logo Melhores Destinos

Exigência de teste de covid para entrar no Brasil pode acabar esta semana

Leonardo Cassol
28/03/2022 às 10:02

Exigência de teste de covid para entrar no Brasil pode acabar esta semana

O governo brasileiro informou que pretende acabar nos próximos dias com a obrigatoriedade de teste de covid-19 negativo para o retorno de brasileiros ao país e também para a entrada de estrangeiros, seguindo a tendência de flexibilização das restrições de viagem adotadas por vários outros países.

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, disse ontem numa entrevista ao Poder360 que trabalha numa decisão conjunta com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com os ministérios da Justiça, Infraestrutura e Casa Civil para flexibilizar algumas medidas de controle da pandemia. E que espera uma decisão consensual nos próximos dias. “É possível que daqui até o final do mês [de março] já tenhamos uma posição unificada”, destacou Queiroga.

Além dos custos adicionais para os viajantes, já que os testes são cobrados em muitos países, a exigência impõe ainda o risco de testar positivo e não poder retornar ao país por um longo período.

De acordo com o ministro, a proposta do governo é eliminar nos próximos dias não apenas os testes para viagens, mas também a obrigatoriedade do uso de máscaras em algumas situações sobrepostas às regras estaduais e municipais. Mas não ficou claro pela entrevista se o governo pretende retirar a exigência de máscaras em aeroportos e voos nacionais.

“Eu não quero cravar uma data aqui porque a decisão depende de vários órgãos. Temos que fazer isso de uma forma tranquila para sair desse cenário de emergência sanitária de forma segura”, ressaltou o ministro.

Volta do serviço de bordo em voos domésticos também está em pauta

Outra medida que está em discussão no âmbito da Anvisa e do governo é o fim da proibição do serviço de bordo em voos domésticos em território brasileiro. Com a melhoria dos indicadores da pandemia, é possível que a decisão seja revista e que as companhias aéreas possam retomar a entrega de lanches e bebidas a bordo.

Vale destacar que o serviço de bordo está liberado em voos internacionais partindo do Brasil e também já foi retomado em voos domésticos nos Estados Unidos e em muitos países da Europa.

E você, sente saudade da barrinha de cereal, do amendoim e do lanchinho do avião?

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção