Anac notificará Ethiopian por venda irregular de passagens após matéria do Melhores Destinos
Anac notificará Ethiopian por venda irregular de passagens após matéria do Melhores Destinos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que vai notificar a companhia aérea Ethiopian Airlines por vender passagens para seu novo voo entre São Paulo e Adis Abeba, com escalas no Rio de Janeiro e em Lomé. Em seu site, a companhia já está vendendo passagens a partir do dia 1º de junho e algumas agências também estão oferecendo os voos, que ainda não foram autorizados pela agência aérea brasileira, que tomou conhecimento da venda após matéria publicada hoje aqui no Melhores Destinos. Segundo a legislação nacional, as companhias aéreas só podem comercializar saindo ou com destino do Brasil após receber a autorização da Anac.
A Ethiopian recebeu hoje autorização para realizar voos saindo do Brasil, mas ainda não apresentou pedido oficial para nenhum voo à Anac. A autorização da Anac foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo diretor presidente substituto Cláudio Passos Simão. As rotas e horários da companhia ainda terão se ser aprovadas pela Anac e podem sofrer restrições, especialmente pela falta de horários (slots) em Guarulhos. A equatoriana Tame, por exemplo, anunciou seus voos para o Brasil em janeiro, com direito a visita do presidente da companhia, mas até hoje não obteve a autorização da Anac.
De acordo com o site da Ethiopian, os voo serão realizados entre o Brasil e Adis Abeba, capital da Etiópia, com parada em Lomé, capital do Togo. Se for aprovado, o voo ET506 sairá da Etiópia às segundas, quartas e sábados, e fará uma parada em Lomé e outra no Rio de Janeiro, de onde segue para São Paulo. O voo terá duração total de 18h40min, saindo da Etiópia às 1h15 e chegando ao Rio às 20h30 e a São Paulo às 23h25, nos horários locais.
No sentido contrário, o voo ET507 partirá de Guarulhos para Lomé e Adis Abeba aos domingos terças e quintas-feiras. As decolagens serão à 1h15 com chegada à Etiópia às 21h25 no horário local. Os voos serão operados em Boeings 767-300. Sem a parada no Rio, o tempo de percurso é estimado em 14h10min, com saída de São Paulo às 21h25.
Com informações da Anac