logo Melhores Destinos

Alitalia irá cancelar rotas não rentáveis e devolver algumas aeronaves

Daniel Gadelha
23/02/2020 às 21:37

Alitalia irá cancelar rotas não rentáveis e devolver algumas aeronaves

Não são bons tempos para a principal companhia aérea italiana. Desde 2017, a Alitalia passa por dificuldades financeiras e vem se mantendo graças a empréstimos do governo italiano. Na tentativa de continuar voando, a empresa deixará de voar para Santiago do Chile e Seoul na Coréia do Sul, além de devolver seu único Boeing 777-300ER e duas unidades de seus Airbus A330 antecipadamente.

A decisão visa tornar a empresa mais eficiente, já que essas rotas se tornaram deficitárias nos últimos anos e passaram a custar quase 50 milhões de euros anuais a companhia. Já a devolução antecipada das três aeronaves irá trazer uma economia de US$1,6 milhão por mês. Além delas, o contrato de quatro unidades do modelo Airbus A320 e duas do A321 irá expirar em breve e, segundo os executivos da empresa, não será renovado. No total, nove aeronaves serão devolvidas.

Os passageiros impactados poderão procurar a companhia aérea para pedir o reembolso ou verificar as opções de reacomodação.

Vale destacar que recentemente a Alitalia recebeu um aporte de 400 milhões de euros do governo italiano, suficiente para a manutenção de suas operações nos próximos meses. No total, a companhia aérea italiana já recebeu mais 1,3 bilhão de euros (mais de 6 bilhões de reais) em empréstimos, enquanto não chega a um acordo com nenhum potencial comprador. De acordo com a Agência Italiana de Notícias, a empresa pode ser reestatizada caso as negociações com os compradores fracassem.

Os voos da Alitalia para São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires seguem operando normalmente, sem nenhuma alteração. Claro que isso não impede que ocorra algum novo ajuste na malha nos próximos meses, mas até aqui o mercado brasileiro não foi atingido por reduções de frequência.

O ano de 2019 foi muito difícil para as companhias aéreas no mundo todo e 2020 não parece que será diferente. Veja também: 2020 será mais um ano desafiador para as companhias aéreas no mundo inteiro

Com informações do Simple Flying.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção