Sucessora da Pluna pretende voar em outubro e já tem nome: “Alas-U”
Sucessora da Pluna pretende voar em outubro e já tem nome: “Alas-U”
Será que agora vai? Os trabalhadores da extinta Pluna que lutam para devolver a companhia aos ares divulgaram os novos nome e logotipo: “Alas-U”. Segundo eles, a a intenção é que a nova empresa comece a voar no último trimestre deste ano, usando os jatos CRJ-900 da Pluna. Se tudo der certo, a nova empresa empregará 75 pilotos e 500 dos 720 trabalhadores afetados pela falência da companhia uruguaia. Para auxiliar o início das operações, o governo liberou um empréstimo de US$ 15 milhões para a nova companhia.
Não é a primeira vez que se divulga um novo nome para a Pluna. No mês passado causou alvoroço a informação do retorno da companhia com o nome “Dyros”, que teria sidodada pela ministra uruguaia do Turismo e Esporte, Liliam Kechichian, ao secretário de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho. Dessa vez, no entanto, a coisa parece mais séria, tanto que os trabalhadores divulgaram o logotipo e imagens do livery das aeronaves e no aeroporto de Montevidéu. Já existe até uma página da Alas-U na Wikipedia em espanhol
A retomada dos voos, contudo, será bem mais complicada do que criar um nome e um logotipo. Em primeiro lugar pela pesada dívida que a Pluna deixou. Além da falta de confiança dos passageiros que ficaram no prejuízo, há o sério risco dos credores pedirem o penhor das aeronaves, como forma de pagar parte da dívida, impedindo os aviões de regressarem assim que pousarem no Brasil. Por esse motivo, existe a possibilidade da companhia devolver os jatos à Bombadier e comprar cinco novas aeronaves para retomar os voos. Outro problema é obter de volta os voos que eram operados pela Pluna, já que alguns horários foram entregues a outras companhias, como GOL e BQB.
O nome foi escolhido pelos trabalhadores. Após uma assembleia onde apresentaram sugestões, chegaram a três nomes. Com o apoio de uma agência de publicidade, fizeram algumas pesquisas junto à população para selecionar o nome, que em espanhol significa “Asas” somado ao U de Uruguai.
Com informações dos jornais El País, O Espectador e 180.