Aeroporto de Salvador é o primeiro do país a instalar painéis solares
Aeroporto de Salvador é o primeiro do país a instalar painéis solares
O Salvador Bahia Airport está instalando uma usina de energia solar na cabeceira da pista que irá abastecer o terminal de passageiros. Quando estiver em pleno funcionamento, a energia gerada será suficiente para atender mais de 30% do consumo atual do terminal.
A iniciativa é inédita no Brasil e o investimento para construção dos 11 painéis solares com 30 mil m² de área é de R$ 16 milhões.
Frederico Mascarenhas, coordenador de instalações do aeroporto de Salvador, explica que os painéis terão uma tecnologia que reduzirá a reflexão evitando qualquer tipo de interferência com as aeronaves, além de estarem capazes de suportar fortes ventos. As obras estão em ritmo acelerado e estima-se que a usina entre em funcionamento na segunda quinzena de fevereiro de 2020.
O aeroporto já foi reconhecido por suas práticas sustentáveis em janeiro deste ano quando foi o primeiro da região Norte/Nordeste e o segundo do Brasil a receber a certificação ACA (Airport Carbon Accreditation) que reconhece os esforços de redução de gases de efeito estufa gerados por aeroportos.
Recentemente, o aeroporto de Salvador inaugurou obras de ampliação e melhorias nas pistas, pátio e terminal de passageiros.
Com informações do site Salvador Bahia Airport.
Leia também: Conheça os pontos turísticos de Salvador