Aeroporto de Curitiba pode ganhar ligação ao Centro da cidade com metrô leve de superfície
Aeroporto de Curitiba pode ganhar ligação ao Centro da cidade com metrô leve de superfície
O Aeroporto de Curitiba poderá contar com uma conexão ao centro da cidade por meio de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Esse sistema de transporte, já adotado em várias cidades globais, opera como uma variante de metrô, mas circula na superfície.
O projeto para a obra foi lançada na semana passada e tem um orçamento previsto de cerca de R$ 2,5 bilhões. O plano é interligar o Aeroporto Afonso Pena, quatro terminais de transporte e outras 23 estações de embarque ao longo de uma rota de 22,8 km, terminando na região central de Curitiba.
O VLT de Curitiba é uma colaboração entre as prefeituras de Curitiba e São José dos Pinhais, onde o aeroporto está situado, além do Governo do Estado do Paraná. Juntas, as três entidades assinaram um contrato para estudos e planejam solicitar financiamento do BNDES para a obra, que deve durar 2 anos a partir da aprovação do projeto técnico.
Essa é uma boa notícia não apenas para os passageiros do aeroporto, mas também para a população que se desloca entre as duas cidades, já que estima-se que o VLT atenderá cerca de 160 mil passageiros diariamente.
“Isso vai ao encontro do trabalho de sustentabilidade das cidades e do Estado com um veículo totalmente elétrico, todo um trabalho de requalificação urbana, com menos impacto na área urbana das cidades e um valor possível de viabilidade”, disse o prefeito de Curitiba em exercício, Eduardo Pimentel.
Como chegar até o Aeroporto de Curitiba?
Atualmente, não existem meios de transporte público direto conectando o Aeroporto de Curitiba – São José dos Pinhais ao centro da capital paranaense. As alternativas se resumem a táxis e serviços de transporte por aplicativo, como Uber e 99. Linhas de ônibus que operavam antes da pandemia, como a linha direta do Aeroporto e o micro-ônibus Aeroporto Executivo, foram desativadas e não foram retomadas.
Melhorias no Aeroporto de Curitiba
O Aeroporto de Curitiba é o maior do Paraná e está entre os mais movimentados do Brasil. Em 2022, ele foi concedido à iniciativa privada e hoje é operado pela empresa CCR Aeroportos.
Ao longo da concessão de 30 anos, diversas melhorias devem ser adotadas, incluindo a construção de uma nova que permita voos internacionais de longo alcance, caso daqueles com destino à Europa e Estados Unidos.
Atualmente, o Aeroporto de Curitiba conta com apenas três voos internacionais: da Latam para Santiago, da Aerolíneas Argentinas para Buenos Aires e da Azul para Montevidéu. Além disso, a Copa Airlines já demonstrou interesse em operar voos para a Cidade do Panamá no aeroporto paranaense a partir de 2024.
E você, o que acha deste projeto de Curitiba?