logo Melhores Destinos

Veja como ficará o Aeroporto de Congonhas em São Paulo após modernização e novo terminal

Daniel Akstein Batista
25/03/2024 às 15:21

Veja como ficará o Aeroporto de Congonhas em São Paulo após modernização e novo terminal

Com investimentos de mais de R$ 2 bilhões, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, vai ganhar um novo terminal de passageiros, novas pontes de embarques, mais salas vip e a possibilidade de receber voos internacionais.

O projeto da ampliação e modernização do Aeroporto de Congonhas foi apresentado hoje. A Aena, concessionária que administra o terminal desde agosto do ano passado, será a responsável pelo investimento. As obras devem começar ainda esse ano, com previsão de entrega até junho de 2028.

Melhorias no Aeroporto de Congonhas

Segundo aeroporto mais movimentado do país, Congonhas se prepara para receber ainda mais passageiros. Atualmente, cerca de 22 milhões de viajantes por ano passam pelo aeroporto, e a expectativa é que esse número aumente em quase 40%, para 29,5 milhões.

Daqui quatro anos, quando as obras ficarem prontas, Congonhas estará diferente, mais moderno e eficiente. Confira as principais mudanças no Aeroporto de Congonhas:

  • Novo terminal de passageiros com 105 mil m²’;
  • 215 mil m² de pátio para aviação comercial, com aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves (19 pontes e 18 remotas);
  • Nova área de check-in mais ampla, com 72 posições amplas e acessíveis (podendo chegar a 108) e novos quiosques de autoatendimento;
  • 13 leitores automáticos de cartão de embarque;
  • Aumento de 10 para até 17 canais de inspeção;
  • Área comercial com 20 mil m², com mais lojas, restaurantes e lanchonetes, além de locais para escritórios e salas empresariais;
  • Novas salas VIP;
  • Novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento;
  • 19 novas pontes de embarque (hoje são 12), o que garante 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves;
  • 10 portões de embarque remoto no hangar tombado;
  • Melhorias no acesso viário, com acesso direto ao futuro metrô e área exclusiva para embarque e desembarque;
  • Novo sistema de processamento de bagagens na área de desembarque, com 10 carrosséis (hoje são três), além do aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagem.

Assim que as obras forem finalizadas, Congonhas vai estar pronto também para receber em todas posições o Airbus A321. O projeto prevê também portões de embarque reversíveis para acomodar voos internacionais.

Confira o vídeo do projeto:

Apesar de a obra toda ter previsão para ficar concluída em 2028, a Aena promete algumas melhorias já para esse ano no Aeroporto de Congonhas, como revitalização da fachada, ampliação da sala de embarque remoto, implantação de bolsão para carros de aplicativo e praça pick-up para embarque de passageiros, ampliação das vias de acesso ao aeroporto, retrofit do sistema de ar-condicionado do terminal atual, reforma dos banheiros e reordenamento e ampliação do raio-x.

O projeto, segundo a Aena, “contempla a preservação, revitalização e integração das áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico ao novo terminal”.


O que achou do projeto de modernização do Aeroporto de Congonhas? Você costumar pegar muitos voos lá? Diz pra gente nos comentários!

 

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção