logo Melhores Destinos

Feriado de 21 de abril: aproveite o Dia de Tiradentes para ir a Minas Gerais!

Monique Renne
08/03/2021 às 11:00

Feriado de 21 de abril: aproveite o Dia de Tiradentes para ir a Minas Gerais!

O dia 21 de abril é feriado nacional e a data comemora o Dia de Tiradentes. Em 2021, o feriado de 21 de abril vai cair em uma quarta-feira e pode não render um feriado prolongado, mas certamente garante uma boa folga. O Dia de Tiradentes é uma ótima pedida para viagens ou passeios curtos de bate e volta, já que em 2021 não será possível emendar o feriado. E para conhecer mais sobre quem foi Tiradentes e porque 21 de abril é feriado nacional, vale embarcar rumo às terras de Minas Gerais. Em terras mineiras será fácil mergulhar na história do Brasil e entender um pouco mais sobre o feriado do Dia de Tiradentes. Se não der para viajar neste feriado, aproveite os outros feriados de 2021! O importante é não perder a chance de folgar.

21 de abril em 2021, feriado do Dia de Tiradentes

Em 2021, o Dia de Tiradentes – feriado de 21 de abril – vai cair em uma quarta-feira. O Dia de Tiradentes, 21 de abril, é um feriado nacional, sendo assim, a folga está garantida em todo o Brasil.

21 de abril é feriado do Dia de Tiradentes

Aproveite o feriado de 21 de abril para conhecer Tiradentes

Feriado de 21 de abril nos próximos anos

Em 2021, o feriado de 21 de abril – Dia de Tiradentes vai cair em uma quarta-feira, o que não rende um feriado prolongado. Já em 2022 e 2023 as chances são bem maiores de aumentar a folga do feriado de 21 de abril e fazer uma viagem curtinha para descansar.

Feriado de 21 de abril – Dia de Tiradentes Dia da semana
21 de abril de 2021 Quarta-feira
21 de abril de 2022 Quinta-feira
21 de abril de 2023 Sexta-feira
21 de abril de 2024 Domingo
21 de abril de 2025 Segunda-feira
21 de abril de 2026 Terça-feira
21 de abril de 2027 Quarta-feira
21 de abril de 2028 Sexta-feira
21 de abril de 2029 Sábado
21 de abril de 2030 Domingo

Quem foi Tiradentes

O dia 21 de abril é feriado do Dia de Tiradentes. O feriado de 21 de abril é uma homenagem ao Herói Nacional Francisco José da Silva Xavier, conhecido popularmente como Tiradentes devido à profissão de dentista. Tiradentes – que também era minerador, ativista político, comerciante e militar – nasceu em 12 de novembro de 1946, em Minas Gerais, na região onde hoje estão as cidades de Tiradentes e São João Del Rei, duas das mais turísticas cidades mineiras.

Tiradentes foi um dos mais importantes nomes para o movimento conhecido como Inconfidência Mineira (ou Conjuração Mineira). O dia 21 de abril marca a morte de Tiradentes, que aconteceu em 1792, por enforcamento e esquartejamento, no Rio de Janeiro. A prisão onde foi Tiradentes ficou encarcerado é a atual sede da Assembleia Estadual do Rio de Janeiro, local que hoje recebe o nome de Palácio Tiradentes. Tiradentes é considerado um Herói Nacional e mártir da Inconfidência Mineira, uma das mais importantes revoltas organizadas contra a Coroa portuguesa.

Destinos para viajar no feriado de 21 de abril

Tiradentes nasceu em Minas Gerais e foi um dos grandes nomes da Inconfidência Mineira. Que tal então percorrer algumas cidades e destinos mineiros próximos à cidade de Tiradentes? Você poderá se divertir, comer maravilhosamente e, de quebra, ainda se aprofundar um pouco mais na história que culminou no feriado de 21 de abril, o Dia de Tiradentes. Confira alguns destinos para percorrer nos arredores da cidade de Tiradentes.

Tiradentes

A cidade de Tiradentes ganhou este nome em homenagem ao herói nacional Tiradentes. Foi também nos arredores desse charmoso destino mineiro que Tiradentes nasceu e onde viver. Sabendo disso, nada mais justo que começar a viagem do feriado de 21 de abril por lá! Com ruas de pedra e cercada por casarios coloniais coloridos, Tiradentes é uma cidade linda, tranquila, fotogênica e muito convidativa a dias de descanso. Patrimônio Histórico Nacional, Tiradentes é facilmente explorada e rende uma viagem bem relaxante. Tudo regado ao melhor espírito mineiro e um delicioso roteiro gastronômico! Convidativa ao deleite e à arte de flanar, Tiradentes é destino para quem busca os pequenos prazeres da vida.

21 de abril é feriado nacional

São João del Rei

A cidade de São João del Rei divide com Tiradentes a mesma história, já que foi nos arredores das duas que nasceu e viveu Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Povoada no início do século XVIII, quando foram descobertas grandes minas de ouro e metais preciosos, São João del Rei chegou a ser uma das mais ricas cidades de Minas Gerais e hoje reserva um belo passeio voltado para a arte e história. A principal atração de São João del Rei é a Igreja de São Francisco de Assis, com traços de Aleijadinho e construída na segunda metade do século XVIIIl. Vale dizer que uma das grandes atrações da cidade é o passeio de Maria Fumaça que liga Tiradentes a São João del Rei. Uma ótima maneira de entrar no clima histórico e conhecer as duas cidades no feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes.

Dia de Tiradentes feriado

Bichinho

Bichinho é uma boa pedida para quem está nos arredores de Tiradentes durante o feriado de 21 de abril. Repleto de lojas de móveis, ateliês, obras de arte e artesanato, Bichinho atrai visitantes que buscam boas opções compras a preço justo. O povoado está localizado a apenas 7 km de Tiradentes e é uma excelente opção para quem deseja um passeio rápido. A história de Bichinho data do início do século XVIII, quando foram descobertas as jazidas de ouro na região de São João del Rei. Já a nova faceta do lugar, de polo para o turismo de arte e comércio, é mais recente. O comércio ganhou recentemente novos contornos e hoje Bichinho é um excelente polo de produção artística na região. 

21 de abril

Ouro Preto

Uma viagem pela história que envolve o feriado de 21 de abril não pode deixar de passar por Ouro Preto. A cidade, que data do século XVIII – período que o Brasil era colônia – reserva paisagens e obras de arte de incalculável valor. Em meio a incontáveis ladeiras, o viajante poderá apreciar traços importantes da arquitetura colonial, obras de alguns dos mais expressivos nomes da arte nacional – como Aleijadinho e Mestre Ataíde – e também experimentar os mais tradicionais sabores mineiros. Além de sentir parte da história do 21 de abril, claro! Ouro Preto consegue manter os viajantes que chegam à cidade entretidos a todo instante. Há muito o que fazer em Ouro Preto, incluindo maravilhosos museus, igrejas e mirantes que merecem paradas fotográficas.

Feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes

Mariana

Se você pretende visitar Ouro Preto no dia 21 de abril, feriado nacional, aproveite para dar um pulinho também na cidade de Mariana. Juntas, elas foram uma dupla quase imbatível no roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais e merecem a viagem conjunta. Mariana ainda preserva parte da história colonial brasileira, especialmente ligada ao período do Ciclo do Ouro em Minas Gerais. Quem visita Mariana poderá conferir de perto belas igrejas, casarões coloniais, pequenos museus e ainda vivenciar o ar de antigamente que torna Mariana um destino imperdível no estado. Sem falar no maravilhoso passeio de trem que liga Ouro Preto a Mariana e que, por si só, já vale a viagem!

Tiradentes


Está com viagem marcada para o feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes? Conte pra gente o seu roteiro e o que pretende fazer na folga!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção