Webjet cancela 55% dos voos e Anac suspende venda de passagens

Leonardo Marques 27 · setembro · 2010

A Webjet já tem mais 55% dos seus voos de hoje cancelados. Durante toda a manhã, seus foram foram cancelados pelo País mas a empresa não deu nenhuma justificativa. Agora, no começo da tarde, o Melhores Destinos conseguiu um comunicado oficial da empresa.

Veja a nota que recebemos da empresa:

Em função da sua política de preços competitivos, a Webjet vem crescendo expressivamente nos últimos meses. Em virtude disso, tem contratado novos profissionais para atender essa alta da demanda. Neste momento, a título de exemplo, estão sendo treinados 64 novos co-pilotos e 85 comissários, que estarão em atividade a partir de outubro. Nos últimos três meses, portanto, foram incorporados 149 novos colaboradores à tripulação da Webjet.

O forte crescimento dessa demanda em setembro levou a empresa a remanejar passageiros por meio de contatos antecipados via call center. Vale destacar que 90% deles foram avisados previamente, evitando deslocamentos desnecessários até os aeroportos. Ainda assim, a companhia foi obrigada a reduzir o numero de voos na ultima semana de setembro para cumprir a lei nº 7.183, que regula os limites de trabalho dos aeronautas.

A soma desses fatores provocou problemas localizados em alguns aeroportos nesta segunda-feira.

Para solucionar essa situação cinco medidas estão sendo tomadas:

1ª) Reacomodação dos passageiros em voos da própria Webjet;
2ª) Reacomodação em voos de outras companhias aéreas;
3ª) Isenção total das taxas de remarcação normalmente aplicadas;
4ª) Reembolso das tarifas pagas pelas passagens;
5ª) Fretamento de aeronaves.

Todas essas medidas estão em conformidade com a Resolução 141 da Anac.

Atualização às 15:17 – A Anac acaba de determinar a suspensão da venda de bilhetes para todos os voos da Webjet até a próxima sexta-feira. A empresa pode continuar vendendo passagens para os voos que sejam realizados a patir de sábado.

Como o problema da Webjet é a falta de tripulantes, e esse problema é causado pelo fato dos tripulantes já terem voado o máximo de horas permitidos em setembro, eles só podem voltar a voar a partir de 1º de outubro.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Arthur Carrão

    Mais uma vez esse tipo de situaçao! Na minha opinião é uma vergonha uma empresa emitir este tipo de Nota, e ainda achar que está tudo bem.

    Resumo da seguinte forma: "Estamos vendendo mais passagens do que conseguimos voar!"

    A ANAC deve punir severamente este tipo de conduta. É bem parecido com o overbooking, só que desta vez seria overflying!

    E a COPA 2014??? Como vai ser?

    • O Overflying foi o termo ideal!

      A ANAC precisa agir e rápido! Como fez hoje suspendendo os vôos e vendas da Webjet. Normas precisam ser respeitadas, chega de colocar os passageiros na aeronave em solo, para não ter que pagar alimentação, etc…

      Sobre a Copa? Não conseguimos passar um feriado com tranquilidade, imagine a Copa!

  • Amanda

    Isto é, exatamente o que ocorreu com a Gol há algum tempo, exceto que a Webjet estava 100% ciente da situação. Nunca voei pela Webjet, mas depois dessa vou pensar duas vezes antes de comprar passagens com eles.

  • Cristiano

    Os voos da Webjet sempre lotados!! E imagino o caos que devem ter sido os aeroportos, principais HUBs da Compania: GRU, CNF e BSB!!!

  • Rodolfo Nobrega

    Bem, eles venderam passagens em voos que, depois, viram que não conseguiriam fornecer.

    Falta de planejamento. Na verdade nenhum planejamento.

    Se tiver algum compromisso importante não viaje pela WebJet, meu conselho.

  • Mirian

    já tive vários problemas com a Webjet e por isso digo – NUNCA MAIS voo com eles!

  • livia

    Aconteceu comigo. Tinha minha passagem de ida na webjet para sabado, 25/09 ás 08:05 da manhã para curitiba. Sexta, 14:00 me ligam avisando que teriam de me realocar para um vôo da tam. detalhe : o vôo da tam saia do galeão 06:25 e ainda por cima tinha conexão em são paulo. acordei bem mais cedo e ainda fiquei mais cansada por ficar esperando 1 hora e meia em congonhas.

    estou com medo, dia 02/10 tenho passagem webjet para salvador. vamos ver o que dá…

  • Estou com medo. Tenho passagem marcada com a Webjet de volta para Porto Alegre no próximo dia 30, depois de dois meses fora de casa. Espero que eu consiga chegar no Rio Grande do Sul são e salvo. Meu voo é às 16h, horário (via de regra) com baixa demanda. Espero que dê tudo certo.

  • Paulo Teixeira

    No problema similar que a Gol teve eu passei por ele vindo de Manaus para o Rio. Os passageiros sendo realocados na Tam e eu não porque minha passagem era smiles. Resumindo, perdi uma conexão e cheguei com 2 horas e meia de atraso no Rio. Lamentável.

    • Bruno

      Tive problema semelhante mas por causa de um atrase em porto alegre do voo POA-CGH e CGH-CNF, pela Gol….tinha um casamento para ir e no sbado meio dia e queriam me embarcar às 15h de sábado. Disseram q por ser smiles não realocariam pela azul que tinha um voo logo em seguida. Discuti com uns 3 supervisores da gol, e por A+B, provei que não interessava a fonte da passagem, mas que eu tinha um contrato aéreo igual aos demais….consegui o endosso, mas foi estressante!

  • Leandro Fontes

    Pessoas sempre veem o lado negativo da situação, não estou defendendo os erros das companhias aereas, devemos entender que em todas as empresas a expectativa de crescimento e as cobranças dos superiores são MAXIMAS, ou seja se você funcionario de qualquer companhia diz que não pode vender mais passagens pois a empresa não dará conta do serviço por falta de funcionários, pode passar no RH e fazer o acerto. ou trabalhar o dobro…

    temos problemas com banda larga e voos(isso que é generalizado, alem de outros casos particulares) o melhor é escolher não o serviço mais barato e sim o que atende melhor a sua necessidade, "caso alguem tenha que escolher uma data pra viajar, escolha o ínicio ou até o meio do mês você não correrá o risco de cancelarem seu voo por falta de funcionários." se for voar para algum compromisso inadiavel, escolha uma passagem flexivel, e não uma promocional. ja voei pela WEB JET, GOL, TAM em trechos nacionais e todas tem o mesmo atendimento, só cumprem seus deveres (direitos dos clientes) em casos de atrasos e outros se você correr atras, do contrario vai passar fome, frio e dormir no aeroporto.

  • Eduardo

    Gostaria de saber se terei problemas com dois voos que irei realizar por conta das eleições.

    Saio de BSB para CNF no sábado de manhã e retorno no domingo a noite.

  • Samuel

    Acho normal esse aperto todo da Webjet, espero que ela saia logo desse mal-estar, pq ja voei muitas vezes com eles e deu tudo certo. Como reclamar é fácil, assim qdo o seu time perde, galera fica aí falando horrores, aposto que na primeira promoção já voltam a utilizar a webjet sim. Defendo a cia aérea nao por interesse, mas pq qtos mais alternativas de empresas no mercado, melhor para nós consumidores do serviço que nao ficamos a merce dos preços absurdos das cias mais antigas.

    • Concordo na questão de alternativas no mercado, mas essas alternativas precisam obedecer a mínima norma e um bom padrão de atendimento. Não adianta, colocar várias empresas no mercado, que não respeitam os passageiros (como consumidores), as normas de segurança e ainda, não são capazes de atender a demanda.

      Isso deve ser levado em conta na questão das alternativas… Já voei mtas vezes pela Webjet, mas de uns tempos para cá o padrão, que nunca foi alto, caiu muito e o desrespeito está cada vez mais explícito!

  • Despreparo dos funcionários, falta de logística, desrespeito aos passageiros e consumidores, parecem ser os valores da Webjet.

    No final de agosto passei por um péssimo episódio, que começou justamente pela falta de tripulantes. Ou seja, essa situação vinha sendo empurrada com a WebBarriga por um bom tempo…

    Concordo plenamente com o Arthur, não é o famoso Overbooking e sim o Overflying, deve ser punido e tem que acabar!

    Hoje, visto a camisa de "NÃO A WEBJET!"…

    Vale ressaltar, que após todos os meus problemas na empresa http://migre.me/1pPrJ – me ofereceram 2 vouchers para me ressarcir… Fico imaginando, se eu tivesse aceitado, hoje estaria na mesma situação!

    É uma verdadeira vergonha!!!!

  • Alexandre

    É por esse e outros motivos que empresas "menores" ganham mercado tipo Trip e Passaredo.

    • Claro! Somos consumidores…

      Queremos ser bem tratados e ter segurança, td que a Webjet não oferece!

  • Giovani

    Isso acontece nas melhores cias aéreas, principalmente nas que estão se adequando à demanda do país. Não tem nada demais nisso, visto que 90% dos passageiros ainda foram contactados com antecedência.

    Só teve maior repercussão porque foi a Webjet, se fosse a TAM nem apareceria na imprensa.

    Já viajei de Webjet, TRIP, Passaredo, Oceanair… em todas as empresas. Nunca tive problema com nenhuma. E acredito que o que aconteceu hoje não deverá mais acontecer. Continuo optando pela cia aérea mais barata.

  • Fabrízia Oliv

    Já voei pela Webjet, apesar do atraso não foi tão ruim assim…Espero q se resolva logo, pq tem sido a mais ecônomica…

  • Sorte a minha que não ''APROVEITEI'' aquela promoção recente deles.

  • @luabr

    Concordo plenamente com o Leandro Fontes:

    "…o melhor é escolher não o serviço mais barato e sim o que atende melhor a sua necessidade, “caso alguem tenha que escolher uma data pra viajar, escolha o ínicio ou até o meio do mês você não correrá o risco de cancelarem seu voo por falta de funcionários.” se for voar para algum compromisso inadiavel, escolha uma passagem flexivel, e não uma promocional"

    Nada mais sensato.

  • Ana Cláudia

    Bom, acho que este tipo de problema pode e acontece com qualquer empresa, como foi a caso da GOL recentemente!!!

    Como não acho certo olhar só o lado negativo da coisas, deixo aqui meu depoimento. Viajei recentemente (semana passada) pela empresa WEBJET e não tive nenhum problema, pelo contrário… check in rápido e objetivo e os vôos com pontualidade britânica, coisa que eu, acostumada a viagens aéreas, há muito tempo não via!!!

    Parem de só criticar, os maiores beneficiados seremos nos mesmos… qto mais cias áereas melhor… problemas e imprevistos, irão acontecer em todas!!!

  • Eduardo

    Entrei no chat da Webjet as 15hs (estava na posição 197º) e aguardei até as 18hs, quando – para minha surpresa – me vi estacionado na posição 4º. É lamentável o descaso da companhia aérea diante de uma situação tão complicada, que irá – inevitavelmente – gerar perdas não só financeiras como de imagem para a tupiniquim Webjet.

    • luciano

      Comentando sobre o atendimento on-line da web jet. Eduardo, entra no site da gol prá tú ver o tamanho da fila tbém. É tudo igual só muda o endereço ou melhor o site. Rsrsrs. Usei a Web jet pela prim. vez este ano. 21/06 GRU/SSA E 14/08 SSA/GRU,tudo muito bom, horários cumpridos, bagagens e o """serviço de bordo""". Tinha receio de utilizar a web. Gsotie e recomendo.

  • Rodrigo

    Não acho que seja o que a maioria esteja falando não. Diferente do que ocorreu com a Gol alguns meses atras, a WebJet vem diminuindo alguns serviços (ônibus de traslado e serviço de bordo) para tentar diminuir custos e lançando várias promoções sem nem saber se poderá cumprir os voos.

    Isso me parece estratégia para melhorar seu balanço mensal para uma tentativa de venda. A Webjet é do ex-dono da CVC que vendeu a compania de turismo mas manteve a compania aerea, ha boatos de um interesse da Ryanair nessa compania, portanto eu espero que isso se torne concreto, caso contrario poderemos estar vendo uma nova BRA. Pois se mantiver esse quadro em breve fechara suas portas.

  • Everton Silveira

    É por isso que no Brasil muitas empresas não se preocupam em melhorar seus produtos ou serviços…

    A Webjet simplesmente vendeu mais passagens do que ela poderia atender. Isso ocorreu devido a

    1) Sacanagem

    2) Desorganização

    3) Ambos (mais provável)

    …e ainda vem um bando de bocoiós aqui escrever asneiras defendendo a empresa e dizendo "que se fosse a TAM a imprensa nem noticiava"…

    É claro que não desejo que a empresa vá a falência, pois quanto mais concorrência melhor. Mas essa concorrência tem de ser entre empresas sérias. Na medida do possível deveríamos boicotar GOL e Webjet pois elas se mostraram sacanas. Mas daqui 10 dias, na próxima compra de passagens, 'esquecemos' tudo em troca de um descontinho de 20 reais.

    Esta economia é boa nesse dia, mas um vôo seu que seja cancelado ou 2 horas de um compromisso que vc. chegue atrasado no futuro serão muito pior do que 10 economias de 20 reais.

    Mas enfim, brasileiro se acha espertão… E os donos de empresas sem ética adoram isso!

  • Leonardo (Melhores D

    Oi Natália, que bom que veio postar seu caso, ou melhor… seu filme, aqui.

  • Leonardo (Melhores D

    Eduardo, é difícil saber, mas o mais provável é que tenha.

  • Andre Luiz

    Acho que problemas desse gênero acontecem com todas as companhias, os pax foram avisados e continuarei optando pela companhia mais barata. Nunca tive problemas com a Webjet. Eu apoio a campanha "VIVA A WEBJET. A TARIFA MAIS BARATA DO BRASIL!"

  • Clara

    Meu Deus… que absurdo. Também tô com medo. Tenho passagens para o dia 19/10. E se cancelarem? Meu Deus… concordo que deveriam ser punidos.

  • Carolina

    DEscordo, acho que são todas diferentes na forma de atender, de voar e de driblar as dificuldades. Já voei Gol, Webjet, Oceanair (hj Avianca), Azul, TAM…posso dizer com certeza que a Webjet não me passou confiança pelos aviões velhos e sucateados..bancos quebrados, barulho ensurdecedor (mal dava para ouvir as instruções dos comissários duranto o vôo)…nunca mais voei com eles por medo. Ataulmente voto na Azul, aviões novos, modernos e sempre resolvem os problemas da melhor forma. Sem contar o sistema de milhagem muito eficiente (desconto nas passagens). Não tenho muitas queixas da Gol, e algumas da TAM, mas posso dizer que fui atendida e me senti tratada completamente diferente em cada uma delas!

  • marivanda

    Eu viajo com a Webjet desde 2006 e nunca tive qualquer problema com os voos, faço minhas viagens sempre para Salvador durante o ano e posso afirmar que vou continuar a voar pela Webjet

  • Jaqueline Jesus

    Foi uma situação caótica que passamos. Os profissionais da empresa também estavam despreparados para enfrentar tal situação. Além disso, a Webjet fez pouco caso das particularidades de cada passageiro e, ao acionarmos a justiça, os prepostos sequer se deslocavam à sala de conciliação por não ter um retorno para dar aos clientes. E, para finalizar, as aeronaves estavam em péssimas condições. Nós, clientes e vítimas da Webjet, neste dia 27, exigimos providências rigorosas contra esta empresa. Então questiono: Como querem sediar a copa nestas condições?!?

  • Cristiano

    Tem menos de 1 mês q voei BSB – GRU pela Webjet.. e fiz um vôo perfeito… sem qualquer problema!! Espero que seja algo pontual.. e que a compania resolva isto logo!!!!!

  • Pedro A. de OIliveir

    Acho louvável, o procedimento da Web jet, pois não haveria tantos acidentes com aeronaves, se todas as empresas, fizessem o mesmo.

    Afinal, expor a realidade, pode evitar tragédias, tendo em vista a fadiga da maquina humana,

    Parabéns Web Jet, os fortes jamais cairão.

  • Marcos Fonseca

    Até agora nunca peguei um voo da Webjet, tenho passagens compradas com a empresa para Salvador no carnaval, acredito que essa situação seja temporária… é uma situação que não é nova e não acontece somente com a Webjet, tempos atrás aconteceu com a Gol e está sujeito o mesmo com outras cias aereas, o fato da concorrência entre as cias aereas crescer a cada dia, faz com que problemas como este ocorram, somente o fato acontecendo para a empresa tomar suas devidas medidas e mudanças. É complicado para nois usuários mas é uma forma de termos melhorias !

  • estou impressionado. faz uns 2 anos que não voo webjet. minha impressão deles era que "apesar de aviões velhos, é ótima". xiiiiii!!! sinal dos tempos!

  • COSTA FILHO

    Se as outras já praticaram o mesmo, então com quem você comprara passagens?com as outras ?

  • ANTONIO

    PROCURE VIAJAR PELA TRIP OU PASSAREDO TAMBEM, AÍ VOCE VAI VER SE O PADRÃO É DIFERENTE, COITADO!!!!!

  • ANTONIO

    Natalia voce veste a camisa referida, mas sou ao contrario,pois recentemente a tevista exame publicou as maiores endividadas e a TAM que tem uma aparencia bonitona deve 7,7 bilhões de reais,portanto se não se cuidar é a BOLA DA VEZ para FALIR e NÃO vai DEMORAR MUITO.(Por isto se rendeu à LAN,coisa que a legislação aeronautica brasileira não permite)
    Já imaginou parando WEBJET e TAM como ficará o País nas mãos da GOL ?

  • ANTONIO

    Até parece que viaja todos os feriados,tem pessoas que se acha o ultimo biscoito do pacote rsrs!!!!!!!

  • ANTONIO

    QUANDO VOCE ESTIVER NA EPOCA DE SE APOSENTAR QUE SERÁ UM BENEFICIO PARA SEMPRE,FIQUE NA FILA DO INSS A ESPERA DE UM PÉRITO AÍ VOCE VERÁ O QUE É BOM PARA TÓSSI.
    OBS:E VOCE PAGA O SEU IMPOSTO TODOS OS DIAS.

  • angela

    Já voajei pela webjet sem problemas mas agora estou preocupada, tenho duas passagens para Porto alegre ewm 19 de novembro , já reservei hotel e entradas para o natal luz de Gramado. Como vou ficar?

  • ranerio

    Tinha que ser a Webjet mesmo! Já tinha raiva da desorganização da companhia e da sua gana por cobrar demais e oferecer menos do que o devido em serviços. Sempre evito comprar passagem da Webjet e sempre peço para NÃO marcarem passagem da Webjet para mim. Já passei muita raiva com eles e mais ainda com a atitude com que eles tratam os clientes. Errar não é problema, o problema é como age na hora que ocorre o erro.

  • Eduardo

    obrigado pela ótima informação… LOL

  • Eduardo

    Acabei de recomeçar minha saga… 13:54 e posição 207… vamos ver que horas sou atendido… ps: o telefone deles só pode estar fora do gancho… rs

    • Eduardo

      Atualizando… 15:53h e minha posição é de nº100… @RebeliaoVirtual

  • Tita

    Comprei uma passagem para o dia 06/10 será q terei problemas? O que devo fazer?

  • Eduardo

    Atualizando… 17:20 e estou na posição 14… tá cheirando a coisa ruim…

  • Carolnl

    A questão não é vender mais passagens. É uma conta feita por número de vôos. Independente de quantos passageiros compram passagens para aqueles vôos, o número de tripulantes é o mesmo. Ou seja, a Webjet tinha o conhecimento do problema, já que o número de vôos é determinado com bastante antecedência. Não é uma decisão tomada por meros operadores~/vendedores. É uma decisão de nível gerencial.

  • Alvaro

    Estou solidário com funcionários e clientes da WEBJET, que foram prejudicados com o cancelamento dos voos. Sei que não é uma postura politicamente correta, mas vou continuar comprando passagens na WEBJET, para viagens sem compromisso e, egoisticamente falando, quanto mais gente desistir, mais passagem barata vai sobrar para mim. Talvez seja uma questão de sorte, mas tenho excelentes experiências com a WEBJET.

  • Marcus

    Concordo com vc samuel. Este aperto é normal, a quantidade de voos e de passageiros na webjet, creio eu, aumentou muito nos último ano. Nós precisamos aguardar com um pouco mais de paciência pois estas novas cias são uma alternativa muito interessante para aqueles que viajam sem comprimiços de trabalho ou coisas do tipo. É notório que houve uma falha de planejamento, mas não há novidade nessa história, produtos mais baratos, são mais arriscados. É importante saber qual cia atenderá melhor a necessidade do cliente e, se for o caso, pagar o valor de mercado e ter mais segurança.

  • Luciano

    Exatamente.

  • claudia

    tenho uma viagem mrcada para 06/10 pela WEBJET, vôo noturno… que tipo de precauções devo tomar para chegar ao meu destino conforme planejado?

    • Leonardo (Melhores D

      Claudia, provavelmente você não terá problemas com esses cancelamentos de voos. Até segunda-feira tudo deve voltar ao normal.

  • Leonardo (Melhores D

    Tita, acho que até lá tudo estará normal.

  • DERALDO

    A amiga tem toda razão, as regras da anac é igual pra todas empresas, mas cada uma tem sua maneira peculiar de cumpri-las.(regras)

    Umas simplesmente cumprem as determinações,

    outras com um pouquinho mais de carinho pra agradar o cliente. Mas de todas, embora

    ainda pequena a mais operante desde o atendimento de balcão até a chegada do destino a Azul bate todas.

  • DERALDO

    A anac monitora todas as ações das empresas aereas ex. horas de voos dos pripulantes, quantidade de passagens vendidas por empresa,horários de chegada e saída dos voos.Eu acho que a falha está no sistema.Se uma empresa não condições de operar determinado voo, a venda de bilhetes deveria ser bloqueado automaticamente.

  • Fernando

    Essa é sem dúvida a pior companhia pela qual viajei!!

    Webjet sucks!!!!

  • MARINES DE SOUZA RIB

    Absurdo é a porcaria da ANAC deixar um empresario falir uma empresa com milhares de pais de familia só por que ela esta começando a incomodar o mercado que ele acredita poder existir monopolio apenas duas grandes..a dele e a outra..tá certo os funcionario o avião tem ficar no chão mesmo!!