Vale a pena trocar pontos por passagens no site do seu banco? Confira nossa avaliação!

Denis Carvalho 08/04/2013 às 16:30h 46 Comentários

Recentemente  temos visto uma tendência dos grandes bancos a apostarem na criação de portais próprios para a emissão de passagens aéreas e reserva de hotéis com pontos de seus programas de fidelidade. A última se ser lançada foi o Ponto Viagem, que permite aos clientes do banco Itaú trocarem pontos do Sempre Presente. Mas será que vale a pena para os clientes usarem estes serviços em vez de transferirem seus pontos para os programas de milhas das companhias aéreas?

Para tentar responder a esta pergunta – ou pelo menos iniciar esta discussão – o Melhores Destinos avaliou cinco sites de troca de pontos por milhas que atendem a clientes dos maiores bancos brasileiros. Conheça a seguir quais são:

Itaú Sempre Presente / Ponto Viagem

O caçula dos portais de troca foi lançado pelo Itaú há pouco mais de um mês. O portal Ponto Viagem (www.pontoviagem.net)  funciona em um site separado do banco, ao contrário dos concorrentes, e é mantido em parceria com a empresa Conexxtravel, sobre a qual há pouca informação na internet.

Avaliação: Apesar de ter  um visual bacana, o site mostra o valor de milhas de ida separado das milhas da volta e acaba induzindo ao erro. Fora isso, não apresentou problemas durante as pesquisas. Oferece opções nas principais companhias nacionais e muitas internacionais. Segundo a empresa são mais de 80 companhias aéreas.

 

Santander SuperBônus


Oferecido em parceria com a empresa Brasil CT e dados do TripAdvisor, o Superbônus viagens superbonusviagens.com.br é integrado ao site do programa de pontos do Santander e oferece opções interessantes, como mesclar os pontos com pagamento em dinheiro.

Avaliação: A integração com o site do banco facilita para o cliente encontrar a página. Em nossas pesquisas, ela apresentou alguns problemas, como uma janela de “pesquisando”  que não desaparecia mesmo com os resultados já na página, mas bastou recarregar a página para o problema sumir.

 

Bradesco Fidelidade 

Para oferecer o serviço de troca de viagens aos seus clientes (bradescofidelidade.com.br), o Bradesco firmou uma parceria com o portal Submarino Viagens. Por ser uma das maiores empresas do setor, isso oferece uma segurança adicional aos clientes. A troca pode ser feita por passagens, hotéis e pacotes.

Avaliação: A página possui visual limpo e integração perfeita com as demais. Durante o teste não houve problemas de acesso nem nas pesquisas e todas as companhias nacionais foram mostradas.

 

American Express Membership Rewards

Apesar de ser emitido pelo Bradesco, os clientes dos cartões American Express têm um programa separado, o Membership Rewards Viagens membershiprewardsviagens.com.br. A página tem visual parecido e funções semelhantes.

Avaliação:  Apesar de ser praticamente a mesma página do Bradesco Fidelidade, em parceria com o Submarino, chama a atenção a grande diferença de valores entre as duas, como veremos a seguir.

 

Banco do Brasil / Dotz

Não se trata de um site bancário, mas decidimos incluir a página do programa de pontos Dotz devido à parceria com o Banco do Brasil. O serviço Viaja Dotz (viaja.dotz.com.br) é oferecido em um site diferente do programa, em parceria com a Voe Master. O preço das passagens é um pouco mais elevado, mas vale destacar que como regra geral é mais fácil acumular dotz que pontos em bancos.

Avaliação: Ao contrário das demais opções, a página do Dotz é a única que cota e mostra as passagens de ida e volta separadamente. Isso permite combinações de companhias aéreas.

 

 Avaliação

Para nossos testes, selecionamos alguns trechos nacionais aleatórios – São Paulo a Natal, Rio de Janeiro a Porto Alegre e Manaus a Belo Horizonte. As datas das viagens também foram selecionadas de maneira aleatória. Pesquisamos em todos os sites em duas datas diferentes: nos dias 4 e 7 de abril. Para servir de parâmetros, fizemos as simulações também nos sites dos programas TAM Fidelidade, GOL Smiles e Avianca Amigo. O Tudo Azul ficou de fora por ter um funcionamento diferente dos demais.

Apresentamos os resultados a seguir:

São Paulo x Natal 21/05 a 28/05

Programa Melhor oferta 04/04 Melhor oferta 07/04
Santander Superbônus 26 mil GOL 18.000 GOL
Itaú Ponto Viagem 33.990 Avianca 38.224 TAM
Bradesco Fidelidade 21.007 GOL 18.837 TAM
Membership Rewards 36.043 GOL 24.389 TAM
Dotz Viagens 23.676 Avianca/GOL 17.332 TAM/GOL
TAM 20 mil 20 mil
GOL 20 mil 20 mil
Avianca 20 mil 20 mil

 

Rio de Janeiro x Porto Alegre 07/06 a 10/06

Programa Melhor oferta 04/04 Melhor oferta 07/04
Santander Superbônus 12 mil Avianca 10 mil TAM ou GOL
Itaú Ponto Viagem 15.290 Avianca 19.900 GOL
Bradesco Fidelidade 15.699 GOL 15.576 TAM
Membership Rewards 16.540 Avianca 13.608 TAM
Dotz Viagens 9.266 Avianca 10.566 TAM/GOL
TAM 10 mil 10 mil
GOL 10 mil 10 mil
Avianca 20 mil 20 mil

 

Manaus x Belo Horizonte 02/07 a 09/07

Programa Melhor oferta 04/04 Melhor oferta 07/04
Santander Superbônus 29.000 GOL 33.000 GOL
Itaú Ponto Viagem 43.212 GOL 43.212 GOL
Bradesco Fidelidade 23.371 GOL 26.907 GOL
Membership Rewards 40.100 GOL 46.166 GOL
Dotz Viagens 52.592 GOL/TAM 52.592 GOL/TAM
TAM 10.000 TAM 10.000 TAM
GOL 20 mil milhas 20 mil milhas
Avianca 20 mil pontos 20 mil pontos

 

São Paulo x Miami 14/07 a 20/07

Programa Opções encontradas Melhor oferta
Santander Superbônus Avianca, Azul, GOL e TAM 147 mil GOL
Itaú Ponto Viagem Avianca, Azul, GOL e TAM 335.968 Aeromexico
Bradesco Fidelidade Avianca, Azul, GOL e TAM 189.566 Avianca
Membership Rewards Avianca, Azul, GOL e TAM 183.579 Avianca
Dotz Viagens Avianca, Azul, GOL e TAM 201.580 Aeromexico
AeroMexico Premier 72 mil
GOL 100 mil
Avianca LifeMiles 75 mil

 

Analisando os resultados

Como é possível verificar nas tabelas, a diferença entre os valores apresentados é bem grande. Em algumas simulações, a  variação entre o maior e o menor valor mínimo mostrado pelas páginas chegou a 143%  no resultado na viagem de Manaus a Belo Horizonte e 116% do Rio a Porto Alegre. Como o número de pontos obtido nos cartões dos bancos são muito similares, não há justificativa para uma discrepância tão alta de valores.

Banco x banco

A pesquisa mostrou um certo equilíbrio entre os sites do Bradesco e do Santander, que revezavam com a menor pontuação. A decepção ficou por conta do Itaú Ponto Viagem, bem abaixo dos concorrentes. Especialmente nas passagens nacionais a diferença para as páginas do Santander e Bradesco, foi grande de uma maneira geral. A página do programa Dotz se saiu bem, sobretudo se considerarmos que o programa permite ganhar pontos com mais facilidade, por meio de compras, por exemplo.

Além do Ponto Viagem, outra decepção foi a página do Membership Rewards Viagens. Como dissemos, a página é praticamente igual à do Bradesco Fidelidade, mas na comparação mostrou sempre um número maior de pontos pelas passagens.

Banco x companhias aéreas

Na comparação com os programas de milhagem das companhias aéreas, tivemos uma surpresa: em alguns casos é possível encontrar passagens por menos pontos nas páginas dos bancos do que nas próprias companhias. É bem verdade que houve simulações em que a diferença foi enorme em favor dos sites da TAM e da GOL – mais de 500% – mas não podemos afirmar que isso seja uma regra e em vários casos a diferença foi pequena.

Vantagens

Variedade de companhias - Na nossa opinião é o ponto forte destas páginas. Todos os dias vemos leitores no dilema entre Smiles e Fidelidade e cada vez que postamos uma promoção de um deles, quem está no outro sai reclamando da vida.  Mantendo os pontos nos programas dos bancos, você não precisa optar e pode emitir pela companhia que estiver mais oferecendo a melhor tarifa. De quebra, ainda é possível usar os pontos na Azul e na Avianca Brasil, considerada as duas empresas que oferecem os melhores serviços, mas que têm programas de milhas muito ruins. Com tantas empresas, a disponibilidade de datas e horários também aumenta

Facilidade – Com a nova modalidade você não precisa transferir seus pontos do banco para o site do programa da companhia aérea – o que já poupa algum tempo e paciência. Além disso, você evita os sites sempre complicados do Smiles e Fidelidade e suas emissões problemáticas que vira e mexe são temas de post aqui no MD.

Milhas extras – As passagens emitidas pelos sites bancários permitem o acúmulo de milhas nos programas de fidelidade da companhia aérea escolhida. Para a companhia, é como se você tivesse comprado uma passagem em dinheiro, o que é uma grande vantagem adicional.

Sem limite de resgate – Mesmo quem gasta pouco no cartão de crédito pode conseguir emitir pelo menos um trecho pelos programas, já que há valores reduzidos. Vale destacar que essa é uma vantagem “artificial”, pois antes de existirem essas páginas os bancos permitiam o repasse de lotes de mil ou até menos pontos para as companhias aéreas. O valor mínimo foi aumentado propositalmente, tornando as transferências mais difíceis e as páginas próprias dos bancos mais atrativas. Na mesma linha segue a conversão do Itaú de trocar um ponto do Sempre Presente por apenas 0,8 nos programas das companhias.

Desvantagens

Preço - Temos que confessar que nossa expectativa é que os preços fossem bem maiores nas páginas bancárias e, como já comentamos, elas são sim alternativas competitivas nesse aspecto, mas logicamente os programas das companhias aéreas tendem a oferecer uma valor menor para a emissão com milhas. Se você faz questão de viajar com determinada empresa ou se procura passagens em que apenas uma oferece seu voo, essa vantagem se torna maior. Caso você priorize os preços, sem se importar com a companhia, e busque muitas rotas ou rotas com grande competição, a diferença tende a ser menor ou até favorável aos sites dos bancos, graças á facilidade de buscar em diversas companhias, como citamos acima.

Promoções - Os sites dos bancos são desvinculados das páginas das companhias aéreas e isso tende a ser uma grande desvantagem quando houver promoções de passagens com milhas reduzidas. Nossas pesquisas demonstraram isso claramente,  já que os trechos promocionais de 5 mil pontos do TAM Fidelidade (10 mil ida e volta) não apareceram em nenhuma página e em algumas o valor foi cinco vezes maior.

Mudanças de categoria – O repasse dos pontos do cartão de crédito para os programas das companhias aéreas muitas vezes oferecem como vantagem adicional  as mudanças de status, que trazem benefícios aos viajantes frequentes. É o caso do Smiles e do Tudo Azul, por exemplo. Sem esses pontos, fica mais difícil subir de categoria. Para os clientes do  TAM Fidelidade isso não faz diferença, já que a companhia não conta os pontos transferidos para a mudança de categoria.

Validade - Para quem tem um gasto pequeno, muitas vezes é difícil acumular pontos sem que eles comecem a vencer e passá-los para uma companhia aérea sempre foi a melhor alternativa, já que a operação oferece um novo prazo de expiração.

Divisão dos pontos - Transferir os pontos do cartão para as companhias aéreas permite que você reúna pontos de vários cartões, voos realizados, compras e outras fontes em um único local, tornando mais fácil alcançar seus objetivos. Quem tem cartões em mais de um banco não poderá juntá-los para emitir as passagens.

Conclusão

Os resultados dos testes foram uma surpresa agradável para nós. Logo que surgiram as primeiras páginas bancárias, fizemos algumas simulações e o resultado foi desanimador, com passagens custando até dez vezes mais em comparação aos sites do Smiles e Fidelidade. O aumento da concorrência e a separação entre as companhias aéreas e os programas de milhagens, que passaram a ser empresas separadas, parece ter mudado essa realidade e hoje, com satisfação, podemos dizer que estes sites são sim uma alternativa a ser considerada para os clientes que buscam emitir passagens com milhas.

Como mostramos, existem vantagens e desvantagens no novo sistema, mas o melhor de tudo deixamos para o final: todos os sites permitem que você pesquise antes de tomar uma decisão. Isso quer dizer que você pode acompanhar como está o trecho que procura na data desejada e fazer a opção pelo que for mais barato. É bem verdade que os bancos estão restringindo cada vez mais, por meio da criação de limites mínimos para transferências e até cotações absurdas, como a do Itaú, mas ainda assim é possível ao cliente escolher o que é melhor em cada caso.

Por fim, os sites de viagens dos bancos passam a ser mais uma variável muito importante para definir qual cartão de crédito e mesmo qual banco oferece mais benefícios para você e se junta a critérios como quantidade de pontos por dólar gasto, valor da anuidade, possibilidade de pagamento de contas e benefícios adicionais como seguros e serviços gratuitos.

 Esse post foi atualizado às 19:06 após dicas dos leitores Wilton Pinheiro e Marcus Quintino.  

Recebemos dicas e pedidos de uma avaliação como esta de dezenas de leitores, por isso não vamos citar um a um, mas agradecemos muito a todos. Convidamos também para que deem sua colaboração nos comentários, dizendo se já usaram a página de passagens do seu banco, como foi a experiência e o que acham desse novo modelo. Como dissemos no início, esse post apenas abre a discussão. Participe!

46 comentários para “Vale a pena trocar pontos por passagens no site do seu banco? Confira nossa avaliação!

  1. Vitor J. Nunes

    Hum esse post já devia estar no ar mesmo? Parece que está faltando algo… E é impressão minha ou, às vezes, os posts têm sua ordem trocada? Esse mesmo encontrei agora depois de postagens mais antigas.

    Quanto ao tema proposto, vejo que nossa vida está cada vez mais complicada e temos que fazer várias simulações e contas antes de emitir um bilhete. É preciso ver o valor das passagens em R$, depois por pontos/milhas em difefentes cias. e agora temos que incluir os sites de bancos nas pesquisas para só depois decidir se compramos ou trocamos por milhas/pontos. Ufa!

    Responder
  2. Rodrigo Fraxino Arau

    Oi Denis. Achei o post muito legal, até porque sou cliente do Itau. Ate entao achei que o esquema de comprar com eles diretamente era furada, mas em alguns casos parece valer a pena. Acho que o ponto principal é a falta de promocoes para sites desse tipo. Uma coisa que na minha opinião seria interessante do MelhoresDestinos realizar seria uma comparação entre as bandeiras/bancos/tipos de cartão de crédito existentes em relação ao fornecimento de pontos. Abraços.

    Responder
      1. Carlos Eduardo Silva

        De fato seria uma excelente informação sobre uma comparação entre as bandeiras/bancos/tipos de cartão de crédito existentes em relação ao fornecimento de pontos, pois quando pesquisamos encontramos muito pouco devido à diversidade/complexidade de alguns programas e quando encontramos estão um pouco desatualizadas.

        Responder
  3. Douglas Do Vale

    Essa informação de que os sites dos bancos estão desvinculados das promoções das cias aéreas soou meio estranho para mim. Já fiz vários resgates no programa Bradesco Fidelidade e sempre ficou nítido para mim que o valor em pontos corresponde ao valor em reais que aquela passagem custa diretamente com o site do submarino viagens, e algumas vezes com a própria cia.

    Inclusive, uma dica que eu dou para meus amigos que pretendem resgatar passagem com o Bradesco fidelidade é aproveitar as promoções das cias aéreas.

    Por exemplo, quando este blog publicou promoção da Emirates no ano passado para Kuala Lumpur, pelo site Bradesco Fidelidade a passagem estava em torno de 70 mil pontos, enquanto o preço em reais no site da cia aérea era 2200,00 reais. As outras cias, que não estavam em promoção, apresentavam passagens a 120 mil pontos.

    Por conta da promoção da Emirates eu não consegui finalizar o meu resgate através do site, sempre dava erro. Tive que fazer todo o processo através do telefone, com uma atendente, que me explicou que o Bradesco Fidelidade tem sim uma pequena cota de assentos disponíveis ao preço promocional da cia aérea, como qualquer outra empresa (decolar, submarino viagens, etc), e por isso eu não estava conseguindo finalizar a compra. Entre o momento que eu iniciei o pedido e finalizei, aquela passagem já havia sido vendida na cia aérea.

    Dessa forma foi difícil, mas consegui resgatar o trecho desejado a 55 mil pontos + 500 reais de diferença. Achei que foi muito vantajoso.

    Também já resgatei passagens de Los Angeles para Las Vegas, de Bali para Melbourne, e passagens nacionais usando poucos pontos se comparado aos programas de milhagens das cias, quando as mesmas passagens estavam em promoção.

    Responder
    1. Caio Luiz

      Meu caro, pelo que eu entendi a passagem era 2,200 reais, e vc trocou 55 mil pontos + 500 reais pra emitir a passagem? Isso daria 1,700 reais por 55 mil pontos? Se 1 ponto Bradesco é equivalente a 1 ponto Multiplus (1 ponto = 1 dolar gasto) vc fez um péssimo negócio. 55 mil pontos seriam o suficiente para emitir 5 passagens para Manaus (sem promoção de pontos) que sai em média de R$1.000,00 reais cada uma por exemplo… Caso tivesse uma promoção de 5000 pontos o trecho, vc conseguiria emitir 11 (onze) passagens de R$1.000,00 com esses 55 mil pontos.

      Abs

      Responder
      1. Gustavo Dutra

        Caro Caio, dizer que foi um "péssimo negócio" é muito relativo, primeiramente acredito que o Douglas prefira ir uma vez a Kuala Lumpur do que 5 vezes a Manaus, já que este é o destino que ele estava buscando.

        Em segundo lugar, se você fizer uma avaliação pelo ponto de vista de centavos de real por milha, pode ser um bom negócio. Neste caso as 55.000 milhas foram equivalentes a R$1.700, o que dá um valor de aproximadamente R$0,03/milha e dependendo da sua maneira de acumular milhas (pague contas, cartões Black e Infinite, etc.) provavelmente estas milhas foram acumuladas a um custo menor do que estes R$0,03/milha.

        Resumindo, tudo é uma questão de ponto de vista e de objetivos de cada um com o seu programa de milhagem.

        Responder
      2. Wagner

        Realmente concordo com o Caio, você fez um péssimo negócio. Não entendi…

        Seria mais vantagem você ter pagado os 2200,00 e usado os 55 mil pontos em outros casos. Viajava várias vezes no Brasil ou até na América do Sul por muito mais vantagem…

        Responder
  4. john

    Bom post , so para comparacao, 2550 dotz valem 1.000 milhas smiles, entao se pegar os dotz e dividir por 2550 da pra saber quantas milhas smiles estaria gastando na gol.

    Outro fator é que como as passagens sao compradas, quando surgem promocoes os precos baixam , então geralmente a oferta em pontos nestes sites tambem pode baixar…

    Responder
  5. laura

    tenho o superbonus do santander e não gosto se leva muiiiito tempo para conseguir uma quantidade de pontos razoável para utilizar, até porque depende do seu tipo de cartão que eles aumentam o tamanho do bonus, também dependendo do cartão o bonus expira rapidamente.

    Prefiro acumular milhas por empresas e utiliza-las no período de promoções que saem bem em conta

    Responder
  6. ALEXANDRE ROSSI

    Excelente matéria.

    Eu prefiro o programa Superbônus Viagens Santander, pois eles possuem uma gama maior de produtos, trabalham com passagens aéreas, hotéis, locação de veículos e ingressos, tenho também pontos no sempre presente, porém sempre que fiz comparação entre os preços tive mais facilidade com o Santander.

    Responder
    1. Thaís Groegel

      Alexandre, queria comprar para Orlando com o Superbonus mas nao sei como funciona a compra. Durante a compra já ficamos sabendo o número da reserva para entrar no site da Cia aérea e marcar as poltronas? Existe o risco de eles descontarem os seus pontos e depois nao ter mais a passagem que escolhi ?

      Obrigada pela atenção, Thaís.

      Responder
  7. Douglas Benicio

    Pessoal uma dúvida que para muitos pode ser boba, mas me deu um nó na cabeça. Dúvida referente a promoções e tarifas:

    Este final de semana tivemos a promoção da Gol, na qual comprava a ida pelo preço normal e a volta você pagava 49,90 + taxas.

    Ontem de madrugada estava no PC e fiz a compra para o trecho MGF-CWB-MGF, deu um total de R$ 238,00 (em média). Fiz a compra e deu erro em meu pagamento e acabou sendo recusado.

    Hoje, há uns 10 minutos, procurei saber se minha conta estava com problemas e nada. Estava tudo ok. Eu quem não digitei o código de liberação do pagamento. Daí refiz a compra, mas sem estar na promoção por mim dita antes. A quando penso que não, paguei fora da promoção R$ 241,00 (média).

    Não entendi, parece que não houve alteração no preço.

    Essa promoção seria apenas para inglês ver?

    Caro jornalista do site, se possível, publicar minha dúvida.

    Responder
    1. Wagner

      Nossa e você não percebeu isso antes? A Gol aumentou 51 reais na ida e diminuiu a volta. A única que entrou em promoção foi a TAM, a GOL só fez jogada de marketing…

      Responder
  8. Danielle Feitosa

    Denis essa informação que diz que a passagem emitida pelo site do banco é como se fosse comprada em dinheiro e com isso irei acumular as milhas voadas no trecho é 100% verdadeira? Exemplo: Simulei aqui no SuperBonus ida e volta (Fortaleza-Orlando) e ta custando 60.000 pontos + taxa de embarque, daí eu irei pontuar no meu programa fidelidade da delta como se tivesse comprado a passagem? Obrigada

    Responder
    1. gustavo de bautzer f

      Danielle Feitosa, é exatamente isto. Este é um grande diferencial do programa SuperBônus Santander. Todos os bilhetes que vc emite em pontos, vc pode acumular pontos no programa de fidelidade da cia aérea. :)

      Responder
  9. CARLO CONTE

    Gostei do post. Porém não gostei de terem vinculado o programa do Banco do Brasil com o Dotz.

    Sim, o Banco do Brasil te da a escolha de passar automaticamente os "pontos para você" para o Dotz. Porém, ainda podemos manter os pontos no BB e passar diretamente para Smiles ou Multiplus. Vocês poderiam comparar com esse programa também.

    Fica a Dica… ;)

    Abraço

    Responder
    1. Denis Carvalho Autor do post

      Carlo, não entendi. Todos os bancos permitem que você compre ou passe para o Smiles ou Fidelidade. O programa do BB, até onde sei, não tem página de emissão direta de passagens, tem? Por isso não há como incluí-lo no comparativo!

      Responder
  10. Carolina Bertoni

    Eu tenho o programa Sempre Presente do Itau e não sabia dessa alteração da regra de valor para troca com o Multiplus (0,8 pontos). Vcs sabem me informar quando essa alteração ocorreu?

    Obrigada!

    Responder
  11. Marcelo Henrique

    Minha avaliação é simples, curta e grossa:

    Banco nunca sai perdendo em nada, sempre querendo faturar mais e mais em cima dos clientes, mesmo que para isso tenha que mudar todas as regras para pior (caso do Itaú).

    Sendo assim, melhor trocar os pontos diretamente para os programas de fidelidades das CIAs e esperar por boas promoções de milhas reduzidas para viajar.

    Responder
  12. Flavio Silva

    Opa pessoal, tudo bem? Sei que não tem nada a ver com o assunto, mas alguem aí sabe indicar algum blog/site tipo o melhores destinos que exiba promoções diárias de passagens aéreas dentro dos Estados Unidos? Estou a algum tempo procurando passagens de Detroit para NY mas fica complicado procurar site em site, e muitos desses sites comparadores de preços acabam informando preços que nem sempre estão disponíveis. Valeu (:

    Responder
  13. valtamiro

    Prefiro deixar no banco e quando for precisar viajar, transfiro pra uma companhia aérea.

    A propósito, o SMLES está reabilitando as milhas expiradas. Isso é muito bom.

    Responder
  14. Caio Luiz

    Caros, é muito simples, estamos nesse site procurando promoções, R$ 2.200,00 numa passagem pra Malásia é muito barato, tendo em vista que de lá vc pode ir pra Tailândia, Bali, o sudeste asiático todo por muitas pechinchas… Sendo assim comprar no dinheiro era muito mais vantajoso..

    Não quer ir pra Manaus? Simples, venda pra quem quer, a matemática é simples 55 mil pontos poderiam equivaler no MINÍMO R$6.000,00, quando rendeu R$1.700,00, então sim, foi um mal negócio.

    O sistema de pontos deve ser usado da mesma forma que usamos o MD, para grandes promoções.

    Abs

    Responder
    1. Gustavo Dutra

      Caio, não existe certo ou errado, são apenas pontos de vista diferentes já que uma grande promoção para uma pessoa não é necessariamente uma grande promoção ou um grande negócio para outra (vide as discussões sobre a nova tabela de transferência do programa Km de Vantagens para o Multiplus).

      Existem pessoas que acumulam milhas com o objetivo de voar no Brasil ou outros destinos da América do Sul enquanto outras buscam trechos para EUA, Asia, Africa, Oceania ou Europa, assim como existem outras pessoas que acumulam milhas com o objetivo de emitir trechos em classe executiva ou primeira classe onde a relação de custo por milha acumulada versus o preço da passagem pode ser mais vantajosa, e por aí vai.

      De qualquer forma vale lembrar que: "milha boa é milha gasta".

      PS: Se você souber de alguém que pague R$1.000 por um lote de 10.000 milhas me avise quem é o louco!!! rs

      Abs

      Responder
  15. Caio Luiz

    Gustavo Dutra e leitores do MD, vou exemplificar o que eu postei acima:

    No Carnaval agora eu troquei 20 mil pontos por ida e volta pra Manaus no Carnaval, quando o valor da passagem na TAM estava R$2.643,00. É essa questão de oportunidade que eu digo que acho valer a pena usar os pontos, se vc for do Sul pro Norte do país e vice versa em feriados como carnaval e fim de ano as passagem ficam mto caras e vale a pena trocar os pontos, por isso que no meu ponto de vista R$1.500,00 por 55 mil pontos não vale a pena.

    Mas seu ponto é válido.

    Abs

    Responder
  16. ALEXANDRE ROSSI

    Thaís,

    Quando você compra pelo site gera um número de pedido, o localizador você recebe somente após a emissão da reserva, portanto quando o bilhete tiver emitido você pode realizar a marcação de assentos na cia aérea.

    Quanto ao risco de não confirmar a passagem, eu nunca tive esse tipo de problema, não sei como que funciona, questão é, que é bem mais rápido que fazer direto na cia, pois na cia aérea demora 8 dias para os meus bônus aparecerem no sistema da cia, lá no Superbônus eu fiz primeiro a reserva pra depois resgatar em 2 dias estava com o voucher em mãos.

    Além de ter a opção de fechar por telefone onde consigo pagar até as taxas de embarque em bônus.

    Responder
  17. Fabricio Reis

    Só serve para comprovar que o Itaú é pior em tudo o que oferece aos seus clientes. Desde o relacionamento até os serviços oferecidos. Estou brigando no Procon com o banco para garantir meus direitos, porque solicitei a transferência dos pontos do meu cartão antes da nova regra de troca e o banco simplesmente não fez a troca. Agora só querem fazer pela nova pontuação. Sempre jogando contra o cliente.

    Responder
  18. Alexandre Aleixo Per

    Ja fiz viagens pelo BradescoFidelidade e apresenta uma super vantagem em relação aos outros. Permite que se utilize uma quantidade menor de milhas e um pouco mais de dinheiro. Isso permite que mesmo não tendo a quantidade total de milhas seja possível ainda assim fazer a viagem.

    Responder
  19. Bernardo Cretton Vie

    Denis, não entendi o post quando menciona: "Mudanças de categoria – O repasse dos pontos do cartão de crédito para os programas das companhias aéreas oferecem como vantagem adicional as mudanças de status, que trazem benefícios aos viajantes frequentes. Sem esses pontos, fica mais difícil subir de categoria tanto no Smiles quanto no Fidelidade."

    Que eu saiba só quem premia com upgrade de status é a GOL/SMILES, não? Tenho, inclusive, email da TAM afirmando que passar pontos várias vezes ou em alta quantidade não faz aumentar o status do Fidelidade.

    Responder
  20. Mario Santana

    Sou correntista do Santander mas utilizo meus pontos no TAM fidelidade. Passei a pesquisar melhor as vantagens do site do Santander Esfera e noto que há vantagens sim nesse site, principalmente no fato de que você pode pagar conjuntamente com seus pontos e em dinheiro. No TAM fidelidade só se pode utilizar a milhagem disponível em até 3 meses de antecipação da viagem, além de que não há como complementar o valor com dinheiro.

    Responder
  21. Eduardo H. R. Tarcia

    Só tenho uma coisa a comentar e a discordar do que foi postado. Aqui fala que os pontos dos cartões de credito, ajudam a subir na categoria (status) do programa de milhas Smiles da Gol. Bom, pelo menos comigo foi bem diferente. Atingi mais de 25 mil milhas acumuladas e não subi de categoria. Quando liguei pra Gol Smiles pra saber o porque, eles me informaram que apenas as milhas de viagens aereas realizadas pela compainha que serviam como contabilização para mudança de categoria no programa. Como a maioria dos meus pontos eram do cartão de credito, continue com o menor status do programa de milhagem.

    Responder
  22. Douglas Do Vale

    Então, Caio, para mim foi vantajoso sim pois caso eu fosse utilizar milhas Tam para eimitir uma passagem para Kuala Lumpur, eu gastaria muito, muito mais que 55 mil pontos.

    E Kuala Lumpur não era meu objetivo final. Montei uma viagem para Indonésia e Austrália por conta desse bilhete emitido com pontos.

    Realmente 2200,00 reais é pouco para uma passagem para KL, mas contando com as passagens que gastei para montar o restante da viagem, eu gastaria mais que 5000,00 no total, o que seria inviável para mim.

    Portanto, tenho para mim que fiz um ótimo negócio.

    Responder
  23. Douglas Do Vale

    Exatamente, Gustavo!

    Nunca tive interesse em resgatar passagens nacionais com milhas. Quase sempre tem promoção de cia área no Brasil. Moro em Campinas e sempre compro passagens da Azul por bons preços.

    Mas para mim, gastar 55 mil pontos numa passagem para a Ásia é sim grande negócio, mesmo que ela estivesse custando 2200,00.

    Como eu disse em outra resposta, com a economia que fiz com essa passagem, pude comprar outras passagens a partir de Kuala Lumpur e compor meu roteiro de férias na Indonésia e Austrália.

    Portanto, pra mim foi ótimo negócio!

    Responder
  24. Thiago Monjardim San

    Olá Eduardo. Sim, as milhas transferidas de bancos contam para upgrade de categoria porém em outra proporção: 15 pontos transferidos valem 1 milha club. Cada milha voada vale uma milha club. Isso nos Smiles ok? A tabela de upgrade esta no site Smiles (ler regulamento). Minha mulher acabou de transferir cerca de 100.000 pontos do banco, subiu de categoria e ainda ganhou os bônus de alteração de categoria.

    Responder
  25. Mágna Fernand

    Marcelo Henrique, concordo plenamente com vc. Tenho até um agravante nesta estória toda do Itaú. Esperei quase um ano para efetuar a transferência(pois tinha um limite mínimo de 20.000 pontos, para a primeira transferência), e quando finalmente tive este saldo, simplesmente "sumiram" 7.000 pontos do meu saldo. Conclusão: Não pude fazer a transferência(para Multiplus), dizem que os meus pontos expiraram(não tem como, pois eu estava acompanhando), mas não

    sabem nem dizer quando e em seguida muda de 1/1, para 1/0,86…simples assim.

    Responder
  26. Mágna Fernand

    Verdade Fabrício Reis.

    Estou muito chateada com o Itaú.

    Esperei quase um ano para efetuar a transferência(pois tinha um limite mínimo de 20.000 pontos, para a primeira transferência), e quando finalmente tive este saldo, simplesmente “sumiram” 7.000 pontos do meu saldo. Conclusão: Não pude fazer a transferência(para Multiplus), dizem que os meus pontos expiraram(não tem como, pois eu estava acompanhando), mas não

    sabem nem dizer quando e em seguida muda de 1/1, para 1/0,86…simples assim.

    Responder
  27. Viviane Mezzini Port

    Preciso da ajuda de vcs URGENTE!!!

    Tenho 10.000 pontos no Smiles e mais 10.000 cartão Itau e minha mãe tem 18.000 no smiles e 11.000 cartão Itau e 18.000 na Tam fidelidade já que este da Tam eu transferi do programa do Kmdevantagens da Ipiranga (que nem sei se compensa pq paga 50,00 reais cada lote) e estamos querendo ir para Dublin na Irlanda em 14/12/13 e retorno em 10/01/14, vcs tem alguma dica como posso fazer para aumentar meus pontos?

    Responder
  28. Carlos Santana

    São tantas as variadas opiniões que, ao invés de ajudar, acabam nos deixando mais confusos e indecisos, mas me decidi pelos DOTZ, espero realmente estar fazendo a melhor escolha.
    Abraços!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>