Vale a pena trocar pontos por passagens no site do seu banco? Confira nossa avaliação!

Denis Carvalho 8 · abril · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Recentemente  temos visto uma tendência dos grandes bancos a apostarem na criação de portais próprios para a emissão de passagens aéreas e reserva de hotéis com pontos de seus programas de fidelidade. A última se ser lançada foi o Ponto Viagem, que permite aos clientes do banco Itaú trocarem pontos do Sempre Presente. Mas será que vale a pena para os clientes usarem estes serviços em vez de transferirem seus pontos para os programas de milhas das companhias aéreas?

Para tentar responder a esta pergunta – ou pelo menos iniciar esta discussão – o Melhores Destinos avaliou cinco sites de troca de pontos por milhas que atendem a clientes dos maiores bancos brasileiros. Conheça a seguir quais são:

Itaú Sempre Presente / Ponto Viagem

O caçula dos portais de troca foi lançado pelo Itaú há pouco mais de um mês. O portal Ponto Viagem (www.pontoviagem.net)  funciona em um site separado do banco, ao contrário dos concorrentes, e é mantido em parceria com a empresa Conexxtravel, sobre a qual há pouca informação na internet.

Avaliação: Apesar de ter  um visual bacana, o site mostra o valor de milhas de ida separado das milhas da volta e acaba induzindo ao erro. Fora isso, não apresentou problemas durante as pesquisas. Oferece opções nas principais companhias nacionais e muitas internacionais. Segundo a empresa são mais de 80 companhias aéreas.

 

Santander SuperBônus


Oferecido em parceria com a empresa Brasil CT e dados do TripAdvisor, o Superbônus viagens superbonusviagens.com.br é integrado ao site do programa de pontos do Santander e oferece opções interessantes, como mesclar os pontos com pagamento em dinheiro.

Avaliação: A integração com o site do banco facilita para o cliente encontrar a página. Em nossas pesquisas, ela apresentou alguns problemas, como uma janela de “pesquisando”  que não desaparecia mesmo com os resultados já na página, mas bastou recarregar a página para o problema sumir.

 

Bradesco Fidelidade 

Para oferecer o serviço de troca de viagens aos seus clientes (bradescofidelidade.com.br), o Bradesco firmou uma parceria com o portal Submarino Viagens. Por ser uma das maiores empresas do setor, isso oferece uma segurança adicional aos clientes. A troca pode ser feita por passagens, hotéis e pacotes.

Avaliação: A página possui visual limpo e integração perfeita com as demais. Durante o teste não houve problemas de acesso nem nas pesquisas e todas as companhias nacionais foram mostradas.

 

American Express Membership Rewards

Apesar de ser emitido pelo Bradesco, os clientes dos cartões American Express têm um programa separado, o Membership Rewards Viagens membershiprewardsviagens.com.br. A página tem visual parecido e funções semelhantes.

Avaliação:  Apesar de ser praticamente a mesma página do Bradesco Fidelidade, em parceria com o Submarino, chama a atenção a grande diferença de valores entre as duas, como veremos a seguir.

 

Banco do Brasil / Dotz

Não se trata de um site bancário, mas decidimos incluir a página do programa de pontos Dotz devido à parceria com o Banco do Brasil. O serviço Viaja Dotz (viaja.dotz.com.br) é oferecido em um site diferente do programa, em parceria com a Voe Master. O preço das passagens é um pouco mais elevado, mas vale destacar que como regra geral é mais fácil acumular dotz que pontos em bancos.

Avaliação: Ao contrário das demais opções, a página do Dotz é a única que cota e mostra as passagens de ida e volta separadamente. Isso permite combinações de companhias aéreas.

 

 Avaliação

Para nossos testes, selecionamos alguns trechos nacionais aleatórios – São Paulo a Natal, Rio de Janeiro a Porto Alegre e Manaus a Belo Horizonte. As datas das viagens também foram selecionadas de maneira aleatória. Pesquisamos em todos os sites em duas datas diferentes: nos dias 4 e 7 de abril. Para servir de parâmetros, fizemos as simulações também nos sites dos programas TAM Fidelidade, GOL Smiles e Avianca Amigo. O Tudo Azul ficou de fora por ter um funcionamento diferente dos demais.

Apresentamos os resultados a seguir:

São Paulo x Natal 21/05 a 28/05

Programa Melhor oferta 04/04 Melhor oferta 07/04
Santander Superbônus 26 mil GOL 18.000 GOL
Itaú Ponto Viagem 33.990 Avianca 38.224 TAM
Bradesco Fidelidade 21.007 GOL 18.837 TAM
Membership Rewards 36.043 GOL 24.389 TAM
Dotz Viagens 23.676 Avianca/GOL 17.332 TAM/GOL
TAM 20 mil 20 mil
GOL 20 mil 20 mil
Avianca 20 mil 20 mil

 

Rio de Janeiro x Porto Alegre 07/06 a 10/06

Programa Melhor oferta 04/04 Melhor oferta 07/04
Santander Superbônus 12 mil Avianca 10 mil TAM ou GOL
Itaú Ponto Viagem 15.290 Avianca 19.900 GOL
Bradesco Fidelidade 15.699 GOL 15.576 TAM
Membership Rewards 16.540 Avianca 13.608 TAM
Dotz Viagens 9.266 Avianca 10.566 TAM/GOL
TAM 10 mil 10 mil
GOL 10 mil 10 mil
Avianca 20 mil 20 mil

 

Manaus x Belo Horizonte 02/07 a 09/07

Programa Melhor oferta 04/04 Melhor oferta 07/04
Santander Superbônus 29.000 GOL 33.000 GOL
Itaú Ponto Viagem 43.212 GOL 43.212 GOL
Bradesco Fidelidade 23.371 GOL 26.907 GOL
Membership Rewards 40.100 GOL 46.166 GOL
Dotz Viagens 52.592 GOL/TAM 52.592 GOL/TAM
TAM 10.000 TAM 10.000 TAM
GOL 20 mil milhas 20 mil milhas
Avianca 20 mil pontos 20 mil pontos

 

São Paulo x Miami 14/07 a 20/07

Programa Opções encontradas Melhor oferta
Santander Superbônus Avianca, Azul, GOL e TAM 147 mil GOL
Itaú Ponto Viagem Avianca, Azul, GOL e TAM 335.968 Aeromexico
Bradesco Fidelidade Avianca, Azul, GOL e TAM 189.566 Avianca
Membership Rewards Avianca, Azul, GOL e TAM 183.579 Avianca
Dotz Viagens Avianca, Azul, GOL e TAM 201.580 Aeromexico
AeroMexico Premier 72 mil
GOL 100 mil
Avianca LifeMiles 75 mil

 

Analisando os resultados

Como é possível verificar nas tabelas, a diferença entre os valores apresentados é bem grande. Em algumas simulações, a  variação entre o maior e o menor valor mínimo mostrado pelas páginas chegou a 143%  no resultado na viagem de Manaus a Belo Horizonte e 116% do Rio a Porto Alegre. Como o número de pontos obtido nos cartões dos bancos são muito similares, não há justificativa para uma discrepância tão alta de valores.

Banco x banco

A pesquisa mostrou um certo equilíbrio entre os sites do Bradesco e do Santander, que revezavam com a menor pontuação. A decepção ficou por conta do Itaú Ponto Viagem, bem abaixo dos concorrentes. Especialmente nas passagens nacionais a diferença para as páginas do Santander e Bradesco, foi grande de uma maneira geral. A página do programa Dotz se saiu bem, sobretudo se considerarmos que o programa permite ganhar pontos com mais facilidade, por meio de compras, por exemplo.

Além do Ponto Viagem, outra decepção foi a página do Membership Rewards Viagens. Como dissemos, a página é praticamente igual à do Bradesco Fidelidade, mas na comparação mostrou sempre um número maior de pontos pelas passagens.

Banco x companhias aéreas

Na comparação com os programas de milhagem das companhias aéreas, tivemos uma surpresa: em alguns casos é possível encontrar passagens por menos pontos nas páginas dos bancos do que nas próprias companhias. É bem verdade que houve simulações em que a diferença foi enorme em favor dos sites da TAM e da GOL – mais de 500% – mas não podemos afirmar que isso seja uma regra e em vários casos a diferença foi pequena.

Vantagens

Variedade de companhias – Na nossa opinião é o ponto forte destas páginas. Todos os dias vemos leitores no dilema entre Smiles e Fidelidade e cada vez que postamos uma promoção de um deles, quem está no outro sai reclamando da vida.  Mantendo os pontos nos programas dos bancos, você não precisa optar e pode emitir pela companhia que estiver mais oferecendo a melhor tarifa. De quebra, ainda é possível usar os pontos na Azul e na Avianca Brasil, considerada as duas empresas que oferecem os melhores serviços, mas que têm programas de milhas muito ruins. Com tantas empresas, a disponibilidade de datas e horários também aumenta

Facilidade – Com a nova modalidade você não precisa transferir seus pontos do banco para o site do programa da companhia aérea – o que já poupa algum tempo e paciência. Além disso, você evita os sites sempre complicados do Smiles e Fidelidade e suas emissões problemáticas que vira e mexe são temas de post aqui no MD.

Milhas extras – As passagens emitidas pelos sites bancários permitem o acúmulo de milhas nos programas de fidelidade da companhia aérea escolhida. Para a companhia, é como se você tivesse comprado uma passagem em dinheiro, o que é uma grande vantagem adicional.

Sem limite de resgate – Mesmo quem gasta pouco no cartão de crédito pode conseguir emitir pelo menos um trecho pelos programas, já que há valores reduzidos. Vale destacar que essa é uma vantagem “artificial”, pois antes de existirem essas páginas os bancos permitiam o repasse de lotes de mil ou até menos pontos para as companhias aéreas. O valor mínimo foi aumentado propositalmente, tornando as transferências mais difíceis e as páginas próprias dos bancos mais atrativas. Na mesma linha segue a conversão do Itaú de trocar um ponto do Sempre Presente por apenas 0,8 nos programas das companhias.

Desvantagens

Preço – Temos que confessar que nossa expectativa é que os preços fossem bem maiores nas páginas bancárias e, como já comentamos, elas são sim alternativas competitivas nesse aspecto, mas logicamente os programas das companhias aéreas tendem a oferecer uma valor menor para a emissão com milhas. Se você faz questão de viajar com determinada empresa ou se procura passagens em que apenas uma oferece seu voo, essa vantagem se torna maior. Caso você priorize os preços, sem se importar com a companhia, e busque muitas rotas ou rotas com grande competição, a diferença tende a ser menor ou até favorável aos sites dos bancos, graças á facilidade de buscar em diversas companhias, como citamos acima.

Promoções – Os sites dos bancos são desvinculados das páginas das companhias aéreas e isso tende a ser uma grande desvantagem quando houver promoções de passagens com milhas reduzidas. Nossas pesquisas demonstraram isso claramente,  já que os trechos promocionais de 5 mil pontos do TAM Fidelidade (10 mil ida e volta) não apareceram em nenhuma página e em algumas o valor foi cinco vezes maior.

Mudanças de categoria – O repasse dos pontos do cartão de crédito para os programas das companhias aéreas muitas vezes oferecem como vantagem adicional  as mudanças de status, que trazem benefícios aos viajantes frequentes. É o caso do Smiles e do Tudo Azul, por exemplo. Sem esses pontos, fica mais difícil subir de categoria. Para os clientes do  TAM Fidelidade isso não faz diferença, já que a companhia não conta os pontos transferidos para a mudança de categoria.

Validade – Para quem tem um gasto pequeno, muitas vezes é difícil acumular pontos sem que eles comecem a vencer e passá-los para uma companhia aérea sempre foi a melhor alternativa, já que a operação oferece um novo prazo de expiração.

Divisão dos pontos – Transferir os pontos do cartão para as companhias aéreas permite que você reúna pontos de vários cartões, voos realizados, compras e outras fontes em um único local, tornando mais fácil alcançar seus objetivos. Quem tem cartões em mais de um banco não poderá juntá-los para emitir as passagens.

Conclusão

Os resultados dos testes foram uma surpresa agradável para nós. Logo que surgiram as primeiras páginas bancárias, fizemos algumas simulações e o resultado foi desanimador, com passagens custando até dez vezes mais em comparação aos sites do Smiles e Fidelidade. O aumento da concorrência e a separação entre as companhias aéreas e os programas de milhagens, que passaram a ser empresas separadas, parece ter mudado essa realidade e hoje, com satisfação, podemos dizer que estes sites são sim uma alternativa a ser considerada para os clientes que buscam emitir passagens com milhas.

Como mostramos, existem vantagens e desvantagens no novo sistema, mas o melhor de tudo deixamos para o final: todos os sites permitem que você pesquise antes de tomar uma decisão. Isso quer dizer que você pode acompanhar como está o trecho que procura na data desejada e fazer a opção pelo que for mais barato. É bem verdade que os bancos estão restringindo cada vez mais, por meio da criação de limites mínimos para transferências e até cotações absurdas, como a do Itaú, mas ainda assim é possível ao cliente escolher o que é melhor em cada caso.

Por fim, os sites de viagens dos bancos passam a ser mais uma variável muito importante para definir qual cartão de crédito e mesmo qual banco oferece mais benefícios para você e se junta a critérios como quantidade de pontos por dólar gasto, valor da anuidade, possibilidade de pagamento de contas e benefícios adicionais como seguros e serviços gratuitos.

 Esse post foi atualizado às 19:06 após dicas dos leitores Wilton Pinheiro e Marcus Quintino.  

Recebemos dicas e pedidos de uma avaliação como esta de dezenas de leitores, por isso não vamos citar um a um, mas agradecemos muito a todos. Convidamos também para que deem sua colaboração nos comentários, dizendo se já usaram a página de passagens do seu banco, como foi a experiência e o que acham desse novo modelo. Como dissemos no início, esse post apenas abre a discussão. Participe!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe