Trens entre São Paulo e o Aeroporto de Guarulhos tem início previsto para março

Thayana Alvarenga 2 · outubro · 2017

O Governo do Estado de São Paulo anunciou que em março de 2018 serão iniciadas as operações do trem expresso da CPTM, que vai ligar a Estação da Luz ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Serão oferecidos três tipos de viagens: o CPTM Airport Express, o Connect, além do serviço regular.

Por meio da “Linha 13 – Jade”, o serviço CPTM Airport Express levará os passageiros direto da Estação Aeroporto de Guarulhos até a Estação da Luz, na região central de São Paulo. No local é possível fazer transferência para o metrô. O trajeto vai durar cerca de 35 minutos e os trens vão partir em horários programados: 8h, 10h, 12 e 22h do Aeroporto para a Luz e 9h, 11h, 13h e 21h da Luz para o Aeroporto.

Nos horários considerados de pico, entre 5h e 9h e 16h e 20h, haverá o serviço Connect, com trens que seguirão da Estação Aeroporto até a Estação Brás. Este trajeto deve durar 35 minutos e o trem vai parar normalmente nas estações para embarque e desembarque de passageiros.

Durante a operação comercial, que é das 4h até 00h, o serviço regular funcionará com viagens da Estação Aeroporto de Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart, com duração de 15 minutos. Caso haja interesse em seguir viagem, é possível realizar transferência para a Linha 12 – Safira.

A primeira previsão do trem que ligaria o Aeroporto de Guarulhos a São Paulo foi em 2005, sendo que posteriormente foi adiada para 2010, já na gestão de outro governador. Em 2015, o governo voltou com o assunto e prometeu a entrega para o final deste ano, mas o início das operações já foi alterado novamente para março de 2018. Vamos aguardar!

E aí, o que você acha da novidade? Vai compensar ir de trem para o aeroporto? Participe com a gente nos comentários!

Autor

Thayana Alvarenga - Repórter
  • PAULO CAIRRAO

    O tal do “Trem da Copa” , vai chegar ao aeroporto ? só que não. Ele vai até “perto” , para o terminal 1 =550 metros. Terminal 2= 2 quilometro e Terminal 3 = 3 Quilômetros . Lógico vai ter um ônibus. Custa fazer direitinho, né?

    • Rafael Poggi

      Poderia ter uma ligação mais direta, como o air train que liga o metro ao aeroporto JFK.

      • Rgs Mc

        Sim. É a “promessa”…

      • Fabio

        Melhor ainda CDG, que alem do RER partindo do terminal tem ainda uma estacao de TGV.

      • Machado Oliveira

        Porto Alegre não chega nem perto de ter um aeroporto com o fluxo de passageiros para a cidade como GRU e tem conexão de “aeromóvel” do terminal para a estação de trem mais próxima… Mas esse governo que governa SP há 20 anos parece que tem outros interesses com Metrô e trens…. será?

    • Cassiano

      Verdade… O usuário que se lasque… Reza a lenda que não vai ficar “em frente ao T2” por causa de um possível shopping. Imagina que louco um shopping com trem dentro, quanta gente não ia trazer para o empreendimento além dos passageiros?

      O governo municipal em parceria com o estadual poderia colocar como contrapartida de pólo gerador de tráfego a continuação da linha até o shopping, aí não custaria nada fazer direitinho. Mas pra que fazer o óbvio se podem fazer essas trapalhadas (para não usar outras palavras).

    • Dirriba

      O negócio está envolvido com a GRU, pois eles colocaram limitações e impedimentos para colocar no local que se planejou inicialmente. Entretanto, foi feito uma negociação e será disponibilizado sem ônus adicional veículos para o deslocamento dos paxs até os terminais.

    • Rgs Mc

      Já há o ônibus que liga os terminais. O GRU também “prometeu” um monotrilho para ligá-los, só não se sabe pra quando…

    • rkimwb

      A ideia inicial era chegar até o Terminal 3 se não me engano, mas o consórcio vencedor de GRU planejou usar a área desejada pela CPTM para a construção de um complexo de shopping e hotel, sendo então prometida a construção de um monotrilho ligando a estação até os terminais. Tudo isso antes da crise. Hoje, os planos para o shopping/hotel estão engavetados e o monotrilho foi substituído por ligação por ônibus no miniterminal de ônibus improvisado.

    • Luiz Pereira

      Se fosse para fazer bem feito, o trem poderia “mergulhar” próximo ao aeroporto e parar embaixo dos terminais (aeroportos de Madri, Düsseldord e muitos outros podem servir de exemplo). É mais caro? Sim, alguns % em relação ao total da obra, mas dá comodidade total ao usuário. Se está sendo feita uma obra desse porte, por que não fazer bem feito? Ainda que exista um ônibus ou Skytrain, sempre há uma demora a mais e a necessidade de mais uma baldeação com malas. Na minha opinião a estação colocada longe do aeroporto é uma porquice – similar à estação de Metrô da USP, que inexplicavelmente está fora da universidade. Isso é o Brasil sendo o Brasil!

    • Anderson Ramos de Sá

      550 metros dá pra andar tranquilamente, mesmo arrastando malas. Acho que eles querem que andemos um pouco pra deixar o sedentarismo de lado ou estão nos ajudando a economizar, já que as malas despachadas estão caras, então todos vamos voar só com mala de mão sqn… em dias chuvosos pega-se um taxi ou onibus, que deverá custar mais uns $10 !

    • Andrew Bueno Piolli

      O Orly em Paris tem um mini trem que liga os terminais as estações…

      A ideia era fazer isso a cargo de quem opera o Aeroporto, mas pelo jeito devem ter dado uma grana para os politicos…

  • Rafael Poggi

    Excelente notícia, espero realmente que se concretize logo!

  • Fabio Mignoto

    esse país não é sério

  • Ernesto Lippmann

    A ideia é boa, mas os trens são muito pouco frequentes. So vai valer a pena se bater com o horario de voo. Porque não fazer partidas de meia em meia hora, seria excelente pois o trem não vai pegar o transito que temos para Guarulhos.

  • Ernesto Lippmann

    ps…. Metro na linha vermelha com bagaem….. Esquece nos horários de pico, é uma linha superlotada.

    • Thiago Castro

      Tb achei viagem. “nos horários de pico, o Connect vai até o Brás”. kkkkkkkkkkkkk Deixa o turista desavisado cair na estação Brás em uma sexta às 8h da manhã……

      • Tito Bosco

        Confesso que eu seria um pato direitinho para cair nessa. Poderiam sim, nao de 30/30min mas de 1/1h fazer as partidas diretas ou semi-diretas para GRU.

        Brasil já gosta de um armengue!

  • marcosvalenca

    Para quê três tipos de viagem? Para complicar e dificutar? “Serão oferecidos três tipos de viagens: o CPTM Airport Express, o Connect, além do serviço regular.”

    • Cassiano

      E para quê nome gringo tb né? Podia ter CPTM Expresso Aeroporto, CPTM Conexão Aeroporto e regular. Se fosse gringo o negócio seria dentro do aeroporto (como é em muitos países por aí).

      • marcosvalenca

        É porque os brasileiros acham que coisas em inglês soam melhor. Ninguém, em congressos, usar lanche ou cafezinho mais. É coffee break. Treinador particular, nunca usam. Tem de ser personal trainer. O melhor dos aeroportos daqui são os valores das taxas de embarque e o fato de muitos deles serem novos.

    • Luiz Pereira

      Melhor nem comentar que a passagem do Metrô não é a mesma da CPTM. Difícil é explicar isso para um estrangeiro!

  • Rafael Oliveira

    Chegar ao aeroporto de Guarulhos sempre é caro e o trânsito as vezes é agoniante, se seu voo for em horário de pico. Ter a certeza de que um trem vai lhe deixar próximo ao terminal em 35 minutos já é um grande passo. Poderia ser melhor? Poderia. Mas é melhor do que como está. Só espero que a tarifa não seja muito cara.

    • Eu acredito que a tarifa deve ser a mesma de qualquer passagem da CPTM (R$3,80). Não faz sentido ter uma diferenciação.

      • rkimwb

        A tarifa da linha expressa deve ficar entre R$ 5 e R$ 10 – acima dos R$ 3,80 do sistema normal, conforme informado pela CPTM.

  • Carlos Neto

    quem dera algo parecido acontecesse no Rio.

    • Mas pelo menos no Rio o Aeroporto SD está ligado com o VLT. Aqui em Congonhas reza a lenda que um dia teremos Monotrilho (eu duvido que eu viva o bastante pra ver isso).

      • Leandro Martan

        Galeão é ligado por BRT, mas a rota é demorada e por vezes perigosa; além disso, é distante do circuito turístico.

        • Henrique Cardozo

          Tem o ônibus 2018, o Frescão, 16$ e vai até a zona sul e barra, melhor jeito de sair do GIG.

          • Ricardo

            E para ir da Zona Sul ao Galeão, o táxi (Aerocoop) é a melhor opção, promoção a 50 Reais (mesmo preço há mais de 4 anos). Serviço impecável, mais barato que Uber. O frescão também é boa opção, o problema é que dá uma volta enorme, pelo Centro, demora o dobro.

          • Tito Bosco

            Sem falar que é muito visado né? Sabem com certeza que alí tem muitos turistas, com dinheiro bagagens e equipamentos. Eu prefeiro pagar um aerocoop ou acertar um transfer que pega alguns pax no aero e leva para diversos hoteis. Sai mais em conta e mais discreto.

  • Eu só acredito vendo!

  • rkimwb

    “A linha expressa só terá quatro horários de ida e mais quatro de volta por dia (veja quadro). Sua tarifa deve ficar entre R$ 5 e R$ 10 –acima dos R$ 3,80 do sistema.”

  • Adriel Kohari

    Governador segurou a obra pra inaugurar em ano eleitoral. Quem passa nessa região com frequência sabe o ritmo lento em que as obras estavam

  • St Ooges

    Inaugurado em ano de eleição, e ainda levantou em viadutos pra ficar mais visivel.

  • Luiz Pereira

    Eu acredito que esse seja o ônibus mais caro do mundo se considerarmos o preço em R$/km. Não me surpreende que estejam sempre vazios. Eu já reclamei diversas vezes na EMTU, e nunca recebi uma resposta. É um absurdo completo! É mais barato ir de SP a Taubaté do que até o aeroporto.

    • Henrique Cardozo

      Vamos ter saudades do ônibus de 5cão até o Tatuapé.

      • sepchampions

        Vão excluir o ônibus?? Os funcionários farão como? Acho que uns 5 reais estaria bom pra esse serviço que é voltado pra passageiros

  • antonio gomes de mac

    Bom dia , só quem realmente precisa é que sabe , o tanto que isso ( trem , Metro , V.L.T ) etc… , faz falta , os políticos infelizmente não estão nem ai para o povo , seja de qual classe social , existia no Brasil uma malha ferroviária gigantesca, na época da RFFSA , e hoje ficamos ai a merce destes que vem eleição vai eleição nos enchem de promessas. Ano passado estava em Lisboa , e por uma greve em taxis os Uber`s ficaram impedidos de circular , minha sorte que estava perto de uma estação de metro , que me levou com todo o conforto do centro da cidade até o aeroporto , este ano em porto fui também do aeroporto de Porto até o estadio do Dragão de metro , percursos maravilhosos e tranquilos , rápidos e confortáveis , de Países que respeitam seu Povo!

  • Helder Prado

    Tudo no estado de SP vai começar a funcionar em março…periodo eleitoral é o melhor para se enganar um povo alienado.

  • Diógenes

    A estação poderia ficar dentro do aeroporto, o que não é caso. O lema dos caras pra nós, brasileiros, é “pra que facilitar se a gente pode complicar?”.

  • Paulo Tasso Diniz Filho

    Muita incompetência do governo e concessionária colocando interesses privados na frente do interesse da maioria.

  • Emil Lewinger

    Vamos ver o preço desse transporte. Hoje, com Uber e similares, não vale mais a pena pegar os ônibus para o aeroporto (+/- 40 reais) se você estiver acompanhado, ja que é possivel ir, por exemplo, da zona sul até o aeroporto por 80, 100 reais. Do centro, entre 40-60 reais. Se o trem custar em torno desse preço e, considerando que a estação da luz é EXTREMAMENTE lotada e, por fim, que para chegar da linha 4 ou linha 1 do metro luz até a estação da CPTM é uma longaaaa distancia, não sei se vai valer a pena.

  • Fabio

    O trem nao vai ateh os terminais. Logo, nao vejo nenhum motivo para comemorar

  • Bruno Bastos

    Já vi essa história. Aqui em Recife tem a estação Aeroporto funcionando desde 2008. Ela fica a uns 400m do terminal, mas pra chegar lá precisa atravessar uma avenida de seis faixas. Aí o que o falecido Dudu Malvadeza fez? Uma passarela ao custo de R$ 23 milhões. Só ficou pronta no mês da copa.

    Ok, o equipamento é útil, eu uso e recomendo, mas não precisava demorar tanto e gastar tanto.

  • Gilberto

    Até agora ninguém tocou no principal problema desta linha: Segurança.

    Ficará restrita a quem for com poucas bagagens ou de preferência nenhuma mais os funcionários do aeroporto. Deve atender bem somente passageiros de voos nacionais que não estejam munidos de passaporte, moeda estrangeira, etc

    Isso sem levar em consideração a problemática integração com os terminais do aeroporto.

  • Luiz Filho

    Interessante observar que o metrô de Salvador, com apenas 3 anos de funcionamento, chegará ao aeroporto antes de São Paulo. Previsão de inauguração para dezembro.

    • Tito Bosco

      Também, depois de 14 anos construindo, já tinha passado da hora. Achei até que JEsus fosse voltar e nao encontrar a obra pronta a tempo…
      Mas mesmo assim não vai chegar dentro mesmo do aeroporto a ponto de com uma simples caminhada possa ir para a rodovi, digo, terminal. Vai ter aquele velho jeitinho brasileiro de colocar onibus (que dizem ser gratis, o que não acredito).

      • Luiz Filho

        Você já viu onde será a estação aeroporto? De ônibus, que acredito seja grátis, não levará nem 5 minutos. Salvador até que não está tal mal assim, 14 anos segundo você, para chegar ao aeroporto, enquanto que São Paulo levou cerca de 45 anos. Fora essa discussão inútil, temos louvar a chegada do metrô ou trem em qualquer que seja aeroporto.

  • Alberto Kiess

    Tanta baldeação que era melhor nem estar sendo construído. Custava muito planejar e fazer algo bem feito para a população?!
    E esse papo que vão construir um shopping e um hotel onde queriam colocar o trem. Vou fingir que acredito que não poderia ser um trem com a estação subterrânea ou deslocada apenas na metragem do shopping! Sem falar que vai ser baldeação com bagagens, mas pode ser que já na linha 12 elas sejam furtadas! Se chegarem ao final da jornada, mais um ônibus! Chega ser patético esse projeto e principalmente esse funcionamento. Apenas quatro horários ao dia, que serão diretos. Parabéns Governador, por estar construindo o pior trem de acesso a um aeroporto internacional do mundo.

  • Luis C Barroso

    Uma vergonha as coisas nesse nosso Brasil. Em agosto estive em Lisboa, Madrid e Barcelona e o Metro vai até o terminal, e os AUTOBUS que faz o transporte executivo entre o aeroporto e o centro de Madrid/Barcelona custou 5 euros(R$ 20,00)…