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Testamos novamente a Webjet

Leonardo Marques
26/10/2010 às 10:31

Testamos novamente a Webjet

Desde que a Webjet teve aquela série de cancelamentos no final do mês passado, que os leitores do Melhores Destinos perguntam como a empresa está agora. Para dar uma resposta mais segura, optamos por fazer dois voos na Webjet na última quinta-feira.

Segundo a Anac e a Webjet, a situação está normal desde a primeira semana de outubro. Ou seja, estão acontecendo cancelamentos e atrasos dentro da média das  empresas aéreas brasileiras.

O Melhores Destinos já tinha feito uma avaliação da Webjet em novembro de 2009. Mas de lá pra cá, a Webjet mudou muito e não foram apenas mudanças superficiais. A Webjet mudou de logotipo, de presidente, de serviço de bordo, reduziu o espaço entre as poltronas, reduziu o preço das passagens, cancelou o traslado entre Congonhas e Guarulhos e iniciou a venda de lanches em alguns voos.

Todas essas mudanças tem como principal objetivo tornar a Webjet na única empresa low cost/low fare do Brasil. Isso significa que a empresa deve ser a menos confortável porém a mais barata. Então você já sabe, Webjet agora significa passagens baratas e menos conforto.

Nos últimos meses a Webjet, de fato, se tornou a empresa com os menores preços. A empresa tem oferecido os menores preços, com ou sem promoção. Trechos muito utilizados ligando Rio, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte são frequentemente encontrados por menos de R$100.

O novo voo teste foi Brasília – Rio de Janeiro na quinta-feira 21/10 pela manhã e Rio de Janeiro – Brasília no mesmo dia no começo da noite. Cada passagem foi comprada por R$39 e o aeroporto do Rio de Janeiro era o Santos Dumont. Para esse mesmo dia a empresa aérea que tinha o segundo menor preço era a GOL, as duas passagens saiam por R$383 (R$144+R$239).

A grande preocupação, nesse momento, é com a pontualidade da Webjet. Nesses dois voos que fizemos isso não foi problema: na ida o voo chegou chegou 10 minutos adiantado e na volta chegou 4 minutos atrasado. Isso não quer dizer que os voos da Webjet não atrasam! Mas, olhando pelo site da Infraero percebe-se que está na média das demais demais companhias.

Vamos aos detalhes…

Brasília – Rio de Janeiro (Santos Dumont)
Voo: 6799
Avião: Boeing 737-300 PR-WJG
Data: 21/10/2010
Saída: 07:10
Chegada: 08:45

Rio de Janeiro (Santos Dumont) – Brasília
Voo: 6798
Avião: Boeing 737-300 PR-WJJ
Data: 21/10/2010
Saída: 19:53
Chegada: 21:38
Fato curioso: esse mesmo avião foi avaliado por nós em novembro do ano passado.

Compra das passagens
As passagens foram comparadas diretamente no site da Webjet. O site funcionou perfeitamente e em menos de 5 minutos foi feito todo o processo de compra e o e-ticket chegou ao meu e-mail.
O site da Webjet ainda tem algumas limitações: não é possível pesquisar passagens por cidade(múltiplos aeroportos) e na tela de resultado da pesquisa não é possível fazer uma nova pesquisa. É preciso voltar sempre para a página inicial.
Nota 8

Check-in pela Internet
O check-in da ida e da volta foram feitos pela Internet, ambos no mesmo momento. Tudo foi simples e rápido, o único problema foi que o cartão de embarque foi impresso em o código de barras, temos esse mesmo problema com a GOL.
Nota 9.5

Avião
Os aviões da Webjet são todos 737-300 já com uma certa idade. A Webjet tem hoje a frota mas antiga do Brasil, mas nada que seja fora dos padrões dos outros países e nem que comprometa a segurança. O ponto negativo são as poltronas que tem o menor espaço entre as companhias aéreas brasileiras. Em média 1cm a menos que TAM e 2 cm a menos que GOL.
Nota 5

Entretenimento
Nos dois voos a única forma de se distrair era olhar para a janelinha. Se a diferença do preço da passagem for realmente grande, você pode comprar um revista no aeroporto 😉
Nota 0

Alimentação
Nos dois voos foram servidos um saquinho de 15g de amendoim e como bebida as opção eram coca, guaraná ou água.
Nota 4

Atendimento
Nesses dois voos o atendimento foi basicamente o mesmo que tivemos no teste de 2009. A melhor forma de avaliar o atendimento é quando temos algum imprevisto, mas não foi o caso.
Nota 8

Pontualidade
Na ida o voo saiu 4 minutos antes de hora e chegou com 10 minutos de antecedência, já na volta o voo saiu com 2 minutos de atraso e chegou com 4 minutos de atraso.
Nota 9.5

Aparentemente a situação da Webjet se normalizou. Mas, de qualquer forma estamos novamente da última semana do mês e vamos ficar de olho. Se os problemas voltarem nós faremos um post aqui.

Veja, nós não estamos falando que a Webjet não tem problemas! Estamos dizendo que seus problemas estão dentro da média.

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