Má notícia! TAP passa a cobrar taxa de combustível em todas as passagens!

Leonardo Cassol 15 · março · 2017

Nota 16/3 – 8h: verificamos no site da TAP e a companhia aparentemente suspendeu a cobrança da taxa de combustível! Ainda não temos um comunicado oficial, mas postaremos aqui assim que sair.

Má notícia! A TAP Portugal iniciou ontem a cobrança de taxa de combustível em todos os bilhetes emitidos com a empresa com voos saindo do Brasil. A prática é questionável, apesar de muito comum na Europa, pois gera sérias distorções para os consumidores ao indicar uma tarifa aérea aparentemente menor, com taxas em valores muito mais altos do que o normal.

Em um comunicado ao mercado, a empresa informou que o valor final dos bilhetes não se alteraria, uma vez que o valor da taxa de combustível seria descontado do valor da tarifa em dinheiro. Porém, os resgates de bilhetes com milhas do programa TAP Victoria já estão sendo penalizados, com a cobrança da taxa adicional de combustível, conforme simulação feita pelo Melhores Destinos no site da TAP.

A cobrança informada pela companhia é de absurdos 100 dólares por trecho para passageiros de classe econômica (200 dólares ou cerca de 640 reais ida e volta) e 200 dólares por trecho para passageiros de classe executiva (400 dólares ou 1.280 reais ida e volta). Porém, na passagem em dinheiro, esses valores seriam subtraídos do valor da tarifa aérea, sem alterar o preço final.

Vamos torcer para essa moda não pegar e a cobrança do adicional de combustível não se propagar entre os demais programas de fidelidade. Realmente é uma decisão lamentável da TAP, uma vez que não há qualquer alteração significativa nos custos de combustível para as companhias aéreas no presente momento.

Para quem utiliza o TAP Victoria, realmente é uma péssima notícia. A melhor resposta a essa prática é mesmo avaliar se ainda vale a pena continuar apostando no programa!

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Fabio

    Algum advogado lusitano nao interpretou direito a resolucao 400 da ANAC. Ali, no seu artigo 4, estah claro que esse tipo de cobranca continua nao sendo permitido.
    No passado a TAP perdeu trocentas acoes no JEC de restituicao da cobranca indevida. Inclusive uma minha.
    Se todo mundo que for lesado ingressar no judiciario certamente terao que rever novamente essa decisao.

  • Italo Silveira

    Então pelo que eu entendi é um ataque aos acumuladores de milhas? 600 pila? Se for, boicote geral neles! Isso é um completo despautério! Taxa de combustível, a vá…

  • maria lucia

    Eu comprei com milhas em set 2016 para voar em set 2017 e não paguei nada de combustível. Será que terei de pagar pq o vôo é posterior à implantação da cobrança?

  • Fernando Costa

    Manda voar sem combustível… só português mesmo pra mandar uma dessas!

  • Gustavo Saraiva

    É só não viajar mais por ela

    • RABUGENTO SFQNS

      Decididamente não viajo mais por essa empresa.
      Usava apenas para evitar conexões.
      Em todas as vezes que a utilizei tive problemas a bordo pela educação das portuguesas com seus conterrâneos e outras coisinhas mais. Normalmente na ida tudo corre bem. Os problemas acontecem na volta LIS/GRU ou LIS/GIG. Parece até que tem ódio de quem vem para o Brasil. 🙁
      Agora, enfim temos a AZUL para fazer essa ligação. Tripulação muito mais educada e atenciosa com passageiros de todas as nações.

      • Daddy

        O pessoal da Tap chama a rota PT/BR de rota dos piolhos e só coloca tripulação em fim de carreira ou como punição. São preconceituosos com o Brasil e não só na Tap, minha filha estuda lá e são super grossos com os brasileiros. Em uma das vezes que fui visitá-la, ao parar na área de desembarque no Porto fui abordada por uma policial que disse: “Não podes parar aqui, caçe seu rumo!”

        • RABUGENTO SFQNS

          Há um ano, no retorno LIS/GIG num avião que já deveria estar aposentado há algum tempo, cheirando a mofo e com os carpetes dos corredores encharcados (devia ser vazamento do esgoto) além da péssima e estragada comida oferecida, contraí uma bela broncopneumonia que me causou 8 dias de UTI.

  • PauloBR

    Atenção! Hoje a TAP retirou a cobrança da YQ nos bilhetes com milhas origem Brasil. Emiti ontem e paguei a YQ. Simulei agora os mesmos trechos e nao tem mais a YQ. Já fiz reclamação na TAP, pelo Messenger, estou aguardando a resposta.

    Podem simular qualquer trecho saindo do Brasil: não há mais a YQ nas milhas.

    • Obrigado, Paulo! Depois conta pra gente o que aconteceu!

      • PauloBR

        Hoje, 22/03/17, a TAP respondeu à reclamação que eu fiz em 15/03 pelo Messenger. Disseram que vão devolver a sobretaxa YQ cobrada nos dois bilhetes da minha reserva e que a devolução será feita no cartão de crédito utlizado para o pagamento dos bilhetes. Deram um prazo de “até 90 dias”, mas acredito que este seja o prazo padrão que as empresas informam nos casos de reembolso pelo cartão de crédito, pois as empresas não tem como saber em que fatura vai ser lançado o reembolso.

    • Rodrigo Lacerda

      Desculpe a curiosidade, você pagou quanto no total?

  • Leandro

    Sim , Alexandre é seu direito cancelar e pedir as milhas ou o dinheiro de volta ou remarcar a passagem sem custo algum . Eu tinha dois bilhetes emitidos pela TAP que sofreram alteração de horário , precisei cancelar os mesmos porque não me atendiam , as milhas foram devolvidas e as taxas aeroportuárias foram devolvidas , e olha que as milhas ainda tinham expirado ano passado e eles revalidaram até a data de aniversário da minha conta nesse ano.

  • Leandro

    É parece que voltaram atrás , acabei de simular agora e tiraram a taxa de combustível mesmo .

  • Tomara que seja isso. Estamos apurando.

  • É só pedir para o atendente da TAM retirar as taxas de combustível que ele o faz.

  • Alexandre, pelo que sei, segundo a Anac, tu pode antecipar ou postergar(sem custo) a viagem em 15 dias, sem quaisquer cobranças. Não estando de acordo, solicitar, sem custo, o reembolso total.

  • Eduardo Paci Galvão

    Tá explicado! Por isto surgiram, nos últimos dias, passagens excelentes via TAP (menos de R$ 1.000 para a Europa) mas com o preço final absurdo!!! Eita!

  • Guto

    Bha…estou na mesma! Minha conexão de volta ficou com apenas 30 minutos para eu trocar de aeronave em Lisboa, sendo que acho este tempo muito curto visto que na hora da compra era de 1,30 horas a conexão. Também liguei e queria me cobrar praticamente o valor da passagem para efetuar qualquer alteração.

  • Miss Myz

    Olha a Lamia, fazendo escola. A gente já sabe no que dá voar sem combustivel. To fora.

  • Todos os passageiros pagam, os portugueses à anos, e porque não pagariam os brasileiros. Não percebo é como não pagavam até aqui isso sim.

    • PauloBR

      João, os brasileiros não pagam a YQ por um motivo muito simples: lei ! A legislação brasileira proíbe cobranças deste tipo, que claramente são abusivas.

  • Fabio

    Parece que um pouco de luz brilhou em Lisboa e voltaram atras da decisao.

  • Fabio

    No caso de uma passagem comprada eu concordo com voce. Existe concorrencia. Basta optar por outra empresa.
    Mas no caso de bilhetes emitidos com milhas, nao. A TAP mudou as regras no meio do jogo. Ela primeiro incentiva a transferencia de milhas e depois coloca uma sobretaxa ateh entao inexistente. O cliente se torna refem.
    Isso eh mah feh em qualquer tribunal de qualquer pais capitalista opressor, como os socialistas gostam de chamar.

  • Jorge Soirefmann

    Cara, não demora muito vão inventar a taxa de pressurização da aeronave, taxa de manutenção da aeronave, taxa de férias da tripulação, taxa de desgaste dos pneus, taxa de iluminação da cabine, taxa de material de higiene, vou para por aqui pois podem usar essas idéias.

    • Danielsson

      Pior q tem um aeroporto na Venezuela q diziam estar cobrando taxa de Oxigênio do ar condicionado. rs

  • Renato Shalom

    Infelizmente as passagens da TAP para Portugal não estão mais tão acessíveis como no ano passado. Fui para Porto saindo de Brasilia com conexão por Lisboa. Paguei por volta de 2220,00 em Abril de 2016. Hoje, esse mesmo itinerário não são sai por menos de 3000,00 em qualquer época do ano. A TAP na minha opinião está cobrando mais caro que outras companhias pela comodidade porque praticamente detém o monopólio de ligações diretas entre Brasil e Portugal. Tem vôos ligando pelo menos umas 10 cidades brasileiras com vôo direto para Lisboa. Qualquer outra companhia, com raras exceções, é necessário fazer uma conexão no Brasil e outra no exterior para chegar em Portugal se você não mora em São Paulo. A Azul não conta como concorrente porque também é coligada. Uma viagem de 10 horas se transforma fácil em 24horas por outra companhia. Quando ao atendimento, não tive problemas. Os comissários foram bastante simpáticos tanto no vôo de ida quanto no de volta. Sempre na econômica. Também tive mudanças no horário de minha conexão em Lisboa que ficou muito curta por causa disso, mas com a ajuda dos funcionários da TAP no desembarque, que separaram os passageiros para uma fila mais rápida na imigração, foi possível pegar meu vôo sem muitos sobressaltos. Quanto a viagem em Portugal em si, gostei bastante e não tive problema algum com os Portugueses. Pelo contrário, fui muito bem recebido em todos os lugares em que estive. Porto, Lisboa, Guimarães e Évora.

    • Daddy

      Viajo bastante pela tap desde que minha filha mora em Portugal, mas NUNCA comprei passagem pra Portugal, compro para Vigo (Espanha) ou Madri e depois termino a viagem por bus, carro ou Ryanair. Os preços para a Espanha pela Tap são até 30% mais baixos. Estou indo em julho e paguei 1650 reais ida e volta SSA-VGO.

  • Danielsson

    Até parece q eles nao estipulam o preço de uma viagem internacional sem se basear no dolar.

  • Danielsson

    Mas ficou mais de um mês em promoção. Agora q acabou e voltaram aos preços semelhantes aos da concorrência pra Europa.

  • Charlene Borges

    Hoje, 21/03/2017, a sobretaxa de combustível está sendo cobrada.