Má notícia! TAP passa a cobrar taxa de combustível em todas as passagens!

Leonardo Cassol 15 · março · 2017

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Nota 16/3 – 8h: verificamos no site da TAP e a companhia aparentemente suspendeu a cobrança da taxa de combustível! Ainda não temos um comunicado oficial, mas postaremos aqui assim que sair.

Má notícia! A TAP Portugal iniciou ontem a cobrança de taxa de combustível em todos os bilhetes emitidos com a empresa com voos saindo do Brasil. A prática é questionável, apesar de muito comum na Europa, pois gera sérias distorções para os consumidores ao indicar uma tarifa aérea aparentemente menor, com taxas em valores muito mais altos do que o normal.

Em um comunicado ao mercado, a empresa informou que o valor final dos bilhetes não se alteraria, uma vez que o valor da taxa de combustível seria descontado do valor da tarifa em dinheiro. Porém, os resgates de bilhetes com milhas do programa TAP Victoria já estão sendo penalizados, com a cobrança da taxa adicional de combustível, conforme simulação feita pelo Melhores Destinos no site da TAP.

A cobrança informada pela companhia é de absurdos 100 dólares por trecho para passageiros de classe econômica (200 dólares ou cerca de 640 reais ida e volta) e 200 dólares por trecho para passageiros de classe executiva (400 dólares ou 1.280 reais ida e volta). Porém, na passagem em dinheiro, esses valores seriam subtraídos do valor da tarifa aérea, sem alterar o preço final.

Vamos torcer para essa moda não pegar e a cobrança do adicional de combustível não se propagar entre os demais programas de fidelidade. Realmente é uma decisão lamentável da TAP, uma vez que não há qualquer alteração significativa nos custos de combustível para as companhias aéreas no presente momento.

Para quem utiliza o TAP Victoria, realmente é uma péssima notícia. A melhor resposta a essa prática é mesmo avaliar se ainda vale a pena continuar apostando no programa!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.