Smiles anuncia que dobrou a disponibilidade de passagens em companhias parceiras internacionais

Denis Carvalho 11 · junho · 2014

O Smiles, programa de milhas da GOL,  anunciou que está disponibilizando para seus clientes aproximadamente 200 mil passagens de companhias parceiras internacionais até março de 2015, incluindo as classes econômica e executiva. Segundo a empresa, essa quantidade representa um aumento de mais de 100% sobre a oferta do ano passado.

De acordo com o Smiles, os destinos mais procurados pelos clientes são Paris, Madri, Amsterdã, Nova Iorque, Miami e Buenos Aires. Juntos eles representam mais de 50% das passagens emitidas pelo programa de milhagem.

Hoje, além da GOL, é possível emitir bilhetes internacionais usando milhas nas companhias Delta Air Lines, AirFrance, KLM, Ibéria, Qatar Airways e Aerolíneas Argentinas. Em breve a TAP deve se juntar ao grupo. Juntas elas atendem a mais de 700 destinos em todo o mundo.

O Smiles é também o único programa brasileiro que permite a emissão de bilhetes de parceiras aéreas diretamente pelo site www.smiles.com.br, facilitando o processo para seus clientes. O problema é que o sistema de pesquisa das passagens em companhias parceiras é muito complicado, permitindo a pesquisa de apenas uma data por vez.

Com esse aumento de disponibilidade será que o Smiles se torna a melhor opção entre os programas nacionais para emitir passagens em companhias parceiras? Ou ainda é melhor encarar o telefone para emitir com a TAM? E quanto a Azul e Avianca? Será que as futuras parcerias trarão benefícios reais? Deixe sua opínião nos comentários e participe!

 

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Valter

    Continua a mesma coisa. Fui emitir passagem para Miami em 12/01/2015 e possibilita somente uma passagem, e via Aerolineas, saindo de Curitiba.

    • Leonardo

      Delta, em janeiro, só 25, 26 e 27 para Detroit (DTW).

      Se você quiser, pode pesquisar CWB-DTW nessas datas, e depois pegar uma outra conexão para Miami (DTW-MIA).

      • Leonardo

        Só complementando, o Smiles permite stopover, logo só seria cansativo, mas você não precisaria gastar milhas a mais pra fazer isso.

        • Pedro Mello

          mas o stopover nao faz pelo site ne? ou faz?

          • Maria Tereza

            Não faz pelo site o stopover, e mesmo assim eles só me ofereceram na volta, ou seja, muito ruim todo o serviço.
            Eu demorei quase um mês para achar uma passagem para NY, eles dizem que você tem que organizar tudo pelo site, mas toda hora o smiles caía a conexão. Eles também não permitem uma ida e volta com partida e chegada de um local diferente, não permitem que a cia aérea da ida não seja a mesma da volta.

            Tive que fazer todas as pesquisas por conta própria. Comprar vôo de conexão separado. Enfim, é a 4ª vez que viajo com milhas smiles, segunda internacional e tive problemas nas duas. De cancelamento de vôo, não queriam pagar hospedagem. E agora que eles mudaram as regras tarifárias para passagens internacionais (antes a Gol era a melhor opção no preço das milhas) já não sei se compensa transferir os pontos do CC para Smiles.

          • Nunca consegui achar uma passagem internacional smiles saindo de Salvador

          • Leonardo

            Fev/2015 tem um monte, procura por SSA-CDG (Salvador-Paris). OIhando rápido encontrei várias opções de IDA entre 1 a 5 de Fev/2015 e VOLTA a partir do dia 11. No dia 11, especificamente, com opções de conexão em Brasília (BSB), São Paulo (GRU) ou Rio (GIG).

            Não existe voo direto Salvador-Europa por nenhuma das parceiras do Smiles.

          • Catarine

            Não sei se foi isso que você quis dizer, mas já consegui sim fazer ida para Paris e volta por Roma. É só comprar trechos separados que você consegue ir por um lugar e voltar por outro!

          • Leonardo

            Você tem que procurar a disponibilidade dos trechos separadamente no site e depois ligar, passando os voos com as datas, e aí a operadora emite tudo num bilhete só.

            Por exemplo, se você quiser fazer Rio-Paris-Roma (GIG-CDG-FCO), fazendo stopover de 5 dias em Paris, você tem que procurar o trecho GIG-CDG, anotar a data e o voo, depois procurar o trecho CDG-FCO uns 5 dias depois, anotar essa data e o voo, e só aí ligar dizendo pra operadora emitir como stopover.

          • Ok mas as milhas aumentam, ou seja se GIG/FCO custariia 25.000 milhas , o trecho GIG/CDG custará 25.000 milhas e haverá um adicional pelo trecho CDG/FCO. A única forma de não aumentar a necessidade de milhas é se CDG for apenas conexão, se houver parada que caracteriza stopover precisará de mais milhas. è um inferno mas é isso aí!

          • areadeemb

            Oi Maria Lucia, acho que você está enganada. Se pesquisar separadamente vai aparecer o custo de milhas de cada trecho, mas se emitir pela central juntando os dois e configurando o stopover o número de milhas será só o cobrado pelo trecho Brasil-Europa.

    • Sabrina Mahler

      Amigos, me ajudem..rsrsrsrs..vou pesquisar no smiles e não consigo abrir as opções de ovo de cias parceiras! Como faz? Só consigo abrir para pesquisa e emissão da gol e mesmo assim aparece quase tudo indisponível !!!! To perdida!!!

  • A Gol poderia começar desenvolvendo um site melhor para o Smiles. O site atual é horrível, lento, desorganizado, instável e etc.

    • Fernando-RJ

      Esse é o sonho de todos !! Mas acho que só vão continuar a remendar esse atual por longo tempo!

  • Danilo

    Para os EUA só se for pela pior Cia Aerolineas Argentinas, achar passagem disponivrl pela Delta é sacrificante!

    • Diego

      Pela Delta realmente está impossível. Já pela Aerolíneas há uma oferta grande de datas e horários…

      • corderosacestas

        Estranho, mas alguem notou que todas as passagens da Aerolineas sumiram desde o dia 26/06. O que pode ter acontecido?

  • Estive a um passo de encerrar minhas atividades com o Smiles e passar só para o Tam Fidelidade, até meu cartão platinum pensei em cancelar, mas depois que consegui emitir passagens para Amsterdan em pleno mês de julho por 70k (ida e volta) partindo de GIG em voo direto com a KLM, Fernando de Noronha no Carnaval partindo de VIX por 20k (ida e volta), Ushuaia partindo de VIX em Outubro por 20k (ida e volta) e me dar conta de que poderia voar por quase toda a Ámerica do Sul com a nova parceria da Gol com a Aerolíneas eu inverti completamente a ordem e hoje estou acabando com o Tam Fidelidade para concentrar tudo no Smiles.. Hoje, sem dúvida alguma, para mim é o MELHOR programa de fidelidade, sem contar com os benefícios do Clube Smiles criado há pouco tempo, inclusive com reserva de 3 dias em até 5 bilhetes por ano sem pagar!! #coladocomsmiles 🙂 🙂

    • Max

      Concordo em gênero, número e grau. A tam te cobra 100 mil num trecho pela Singapore, enquanto a Avianca Internacional te cobrava 30mil pelo mesmo trecho. Pela smiles vc pode fazer umas conexões a mais, mas é improvável que não consiga ir para a Europa. Pela Ibéria ou Air France vc faz FortalezaxQq lugar da europa por 35 mil em econômica. Concordo que ainda existem sim uma dificuldade em emitir em executiva. E que venha a tap juntar-se ao grupo!

  • Luiz

    Emiti passagem para Bangkok em fevereiro de 2015 com a Qatar, realizando um stopeer em Doha por 50 mil o trecho. Entretanto, para realizar a parada é necessário ligar.

    • qual data luiz? estou procurando, mas so achei com conexao em Paris

      • Leonardo

        Saindo de qual cidade? Porque o trecho DOH-BKK tem disponibilidade todos os dias de Fev/2015

  • Carlos

    Consegui emitir executiva GIG AMS no feriado de Tiradentes, por 110k ida e volta. Emitir pros eua está impossível, só dá aerolineas, vôos esdrúxulos.

    • Leonardo

      A Delta já é ruim de achar disponibilidade no próprio programa dela, imagine no Smiles. O que vai arrebentar é essa tabela nova do Smiles para voar executiva.

      Acho que o melhor plano hoje é a IberiaPlus/British Airways. 50k ida e volta pros EUA, 50k ida e volta para Madrid, 60k (em média) pro resto da Europa, trechos nacionais curtos por 4,5k, médios por 7,5 e longos por 10k. Executiva é "só" o dobro do valor, e tem uma disponibilidade muito boa. Mas como é baseado pela distância, pode sair caro se você quiser ficar pingando de avião. Nesse caso o Smiles é a melhor opção, mas aí vai cair no problema da disponibilidade…

      Entre Smiles e Multiplus, o Smiles ganha fácil. Vamos ver como vai ser a Azul/Avianca depois de entrarem na *A.

      • Leonardo

        Só pra esclarecer, quando falei "arrebentar" quis dizer negativamente.

  • Essa semana usei o 0300 do Smiles e o atendimento não demorou nem 3 minutos.. Já cheguei a ficar 30min e nada.. Aos poucos está melhorando!

  • Duvido alguém achar o trecho TEL AVIV – GIG para qualquer dia do ano de 2015.

    • Leonardo

      Sua melhor opção é DOH-GRU, só olhei Fev/2015, não tem econômica mas tem executiva nos dias 2, 3, 4 e 24. Provavelmente o site não consegue combinar as conexões de categorias diferentes sozinho, aí só ligando mesmo pra ver o que dá pra fazer.

      Outra opção é fazer TLV-CDG-GIG, mas como são regiões diferentes, não sei como funciona, só ligando pra lá.

      • Muito Obrigado Leonardo! Tenho mais uma dúvida: para emitir com companhias parceiras é só pelo site, não é? Você disse para eu ligar…eles emitem por telefone? Ou na loja da Gol?

        • Leonardo

          Ligar mesmo. Dá uma pesquisada antes e vê se existe a disponibilidade, e depois liga falando que você encontrou o trecho TLV-DOH de econômica, DOH-GRU de executiva e GRU-GIG de econômica, e que você na realidade quer emitir TLV-GRU (ou TLV-GIG) juntando esses trechos.

          No pior dos casos ele vai conseguir montar só até SP e de lá você compraria o último trecho por fora.

  • Thiago Meneghel

    Resgatei um bilhete do Smiles FLN – CDG para o dia 31 de dezembro de 2013 (CHEGUEI EM PARIS PARA O REVEILLON) realizei o voo na classe executiva da Air France por 52.500 milhas (SHOW DE BOLA). Retornei em um voo de Lisboa para FLN também pela Air France no dia 08 de fevereiro de 2014. Realizei um sonho de ficar 40 dias na Europa!!! e as emissões de passagens pelo SMILES saindo e voltando para Florianópolis me ajudaram muito!!!! Pra mim, o melhor programa de milhagens!!!

  • Eu emiti Salvador-Dubai (SSA-GRU-DOH-DXB) no Fidelidade TAM, voando econômica da Qatar Airways, por 45 mil ptos, pra abril/15.
    E também emiti pelo Fidelidade TAM Singapura-Salvador (SIN-GRU-SSA), na econômica da Singapore Airlines, por 60 mil ptos.
    A TAM pode até cobrar mais pontos e ter regras chatas (não permite stopover, cobra por continente etc) pra emitir passagem com pontos, mas pelo menos, tenho a impressão, que a disponibilidade usando as parceiras é maior que o Smiles.
    Se o Smiles faz propaganda informando que liberou uma grande disponibiliade de assentos via parceiras, devo concluir que, via de regra, a disponibilidade é bem reduzida.
    Ainda prefiro o Fidelidade TAM.

    • Jbojunior

      Felipe, como voce fez pra emitir? Foi pelo site da TAM, loja ou por telefone? Pois quando faço pesquisas pelo site acho tão poucas opções de destinos.

      • FELIPE

        Junior,
        liga no 4002-5700 da TAM. Antes, pesquise a disponibilidade no site da British Airways ou American Airlines (parceiras Oneworld) pra vc já saber exatamente o que quer. Nem sempre a(s) primeira(s) opção(ões) de vôo(s) que o atendente da TAM oferece é(são) a(s) melhor(es). Se vc disser como vc quer a passagem o atendente procura pra vc.
        Achei que seria complicado, mas foi super simples. O ruim é pagar, forçadamente, R$ 40,00 por emitir pelo Call Center.

  • Pelo Smiles 70.000 ida/volta CWB- Paris Dez/Jan…TAM 130,000…acho que vou segurar os pontos no cartão…a Tam esta muito ruim

  • Rodrigo

    Gostaria de saber oq aconteceu com as passagens para o Caribe pelo smiles. Não tem uma passagem para punta cana nem aruba nem barbados por 15000 milhas. Alguém já percebeu isso também?

    • Evelin

      Só encontrei para Barbados por 17.000. Aruba e Punta Cana só acima de 20000. Isto porque o reajuste era só a partir de julho e detalhe não mudaria a pontuação para o Caribe.

      • Evelin, vc conseguiu barbados pra quando por 17k ?

    • Vou pra Punta Cana em outubro e só achei por 22500 milhas. Mas esse preço é no assento "conforto". rs. A volta peguei de Orlando por 25000 milhas e o trecho entre Punta Cana e Florida comprei por fora.

      • Desde janeiro não encontro Aruba, Punta Cana e Barbados por 15.000. A tarifa Smiles simplesmente não aparece nas consultas.

  • Depois que eu consegui emitir passagem de Manaus pra Ushuaia ida e volta por 20k com apenas três dias antes de viajar e ainda andar dois trechos na executiva da Aerolíneas, o SMILES aumentou absurdamente no meu conceito. Todos os destinos que eu pesquiso estão com milhagem ótima saindo de Manaus. Nota 10 pras parcerias da GOL.

  • A TAP está com uma promoção interessante. Milhas reduzidas em 50% nos vôos do Brasil para Lisboa ou Porto. Tem que emitir até 20 de junho e voar em outubro, novembro ou dezembro.
    http://www.tapvictoria.com/br/Promocoes/2226/50Of

    • Cara

      A TAP cobra 200 euros(sim, euros) por adicional de combustível!

      • Leonardo

        O que é ilegal aqui no Brasil, eles disfarçam com um outro nome aleatório. Imagino que alguém já tenha entrado na justiça contra eles por conta disso.

  • Guilherme

    As passagens na executiva para os EUA desapareceram após o anúncio da nova tabela ou foi impressão minha?

  • Beatriz

    Esta semana sei muita sorte! Tirei ida e volta para Miami para semana q vem e tirei GIG-moscow-CDG-GIG de executiva para outubro. Tinha mta passagem e mta data. Acho q eles aumentaram bem a oferta.

    • Leonardo

      Para fevereiro tem uma quantidade absurda de datas, carnaval inclusive, até na Iberia que costuma ser a que tem menos opções.

  • Polido

    Eu acho que como um portal tão grande de viagens e informações relacionadas o melhores destinos deveria checar as informações antes de postar, o smiles anuncia aumento de disponibilidade global, correto?? Uma meia verdade absurda, sugiro que vocês procurem Guarulhos para Atlanta/Detroit/Nova Iorque para qualquer data em 2015 ou mesmo em 2014, não existe qualquer disponibilidade pela DELTA, o smiles simplesmente apagou a delta, não existe mais a possibilidade de voos diretos brasil-eua ou classe superior, mas daí um leigo vai e procura no smiles e acha praticamente todos os dias BRASIL-EUA pela Aerolineas, ou seja, olhem a malandragem aumentaram a disponibilidade global, porém numa empresa tosca, que não disponibiliza classes superiores e com conexões que chegam a 24 horas para fazer GRU-JFK, ou seja, engana trouxa tremendo, abuso e absurdo, visto que apagam as opções, mudam a tabela e aposto todas as minhas milhas smiles(que não são poucas) e o status diamante que tenho com essa empresa ridícula, que a partir de Agosto tudo volta ao normal. Eu realmente não entendi o teor dessa matéria ou anuncio pago, porque dá a entender que está tudo mutio bom, quando na verdade está acontecendo uma malandragem tremenda.

    • Olá Polido, obrigado pelo seu comentário! Ótimo para esclarecer algumas coisas.
      Antes de mais nada nós nunca fazemos posts patrocinados nem matérias pagas. Não temos nada contra os sites que fazem isso, mas achamos que está fora do perfil editorial do Melhores Destinos por isso pode ficar tranquilo quanto a isso. Com relação a essa matéria, nós não estamos aplaudindo o Smiles, nem dizendo que está tudo a mil maravilhas e – perceba – sequer recomendamos que alguém passe seus pontos bancários para o programa. Tudo o que fizemos fi transmitir aos leitores as informações que a empresa tornou públicas e que, acreditamos, são de interesse dos leitores. São verídicas? Certamente que sim! O Smiles é uma empresa de capital aberto, sujeito às prestações de contas a seus investidores! Então as informações estão checadas e confirmadas, correto? Uma outra questão diferente é sobre a disponibilidade dessas passagens, a facilidade em encontrá-las e mesmo as companhias parcerias, como você bem comentou sobre a Aerolineas. Mas perceba que não entramos na matéria nessa discussão, mas convidamos aos leitores para que debatessem o tema. Enquanto portal de informações (e obrigado pel elogio!) nosso dever é esse: oferecer informações de qualidadee permitir que os leitores tirem suas conclusões e debatam entre si, compartilhando experiências e opiniões que enriquecem o site e a auxiliam a todos. Não queremos – nem devemos ter a palavra final ou sermos os donos da verdade ou gurus dos leitores. Quem somos nós para isso? Trouxemos a informação verdadeira, de fonte confiável e precisa e abrimos o espaço para a discussão. Confiamos na capacidade de nossos leitores de avaliar o serviço prestado pela empresa e suas concorrentes e optar pela que oferecer a que melhor atende a seus anseios. Um abraço!

    • Leonardo

      Tem executiva GRU-JFK indo dia 03 ou 08/02/2015 pela Delta. Econômica tem 2, 3, 4, 8 e 10/02/2015.

      • Polido

        Leonardo, correto, essas datas que você postou estão disponíveis, mas fui além, fui atrás da volta, pesquisei justamente esse período JFK-GRU do dia 02 até 17 de fevereiro/2015, achei nos dias 02/03/05 em econômica pela Delta, ou seja, tem algo errado ou não? Você vai de delta de e volta de aerolineas num voo de 21 horas?? Tem executiva? Não tem, mestre.

        • Leonardo

          Eu concordo com você, a disponibilidade da Delta é péssima, só quis te ajudar.

  • Se realmente aumentarem melhora, um pouco, a precária situação e fama do Smiles junto aos clientes e ex-clientes. Não posso negar que depois da entrada da Aerolineas a disponibilidade de passagens para Nova Iorque e Miami. Contudo, sair do Brasil, ir pra Argentina e de lá seguir para os Estados Unidos cansa e nem só isso, os valores das taxas fica muito alto. Se a quantidade de milhas para emissão não fosse subir no mês que vem até que compensaria, mas do jeito que tá, para mim, é melhor tentar a sorte na TAM e rezar para o ingresso rápido da Avianca Brasil no Star Allince, depois desse upgrande free que eles deram, melhor ainda.
    Ano passado emiti GRU/MCO e NYC/GRU pelo smiles voando Delta, para conseguir a passagem reservei com 11 meses de antecedência e não foi exatamente para as datas que eu queria, pois não tinha passagens.
    Eu sinceramente não entendo, como eles vendem um produto, já que o Smiles agora é uma empresa que visa lucros, que não existe.

  • Clodorencio Pilotto

    Aproveitando o mote, é permitido realizar stopover na ida e na volta pelo Smiles? Estou perguntando isso pois quero ir em Janeiro à Ushuaia, e seria interessante fazer stopover em Buenos Aires na ida e na volta. Se for permitido apenas um, terei de escolher o momento.
    Grato,

    Clodorencio

    • Leonardo

      Pelas regras sim, mas vi algumas pessoas falando que ao ligarem pra fazer stopover os atendentes disseram que não podia. Sugiro ligar para confirmar, mas deveria poder sim, não tem nada no regulamento presente no site (ou em qualquer lugar) fazendo qualquer restrição à América do Sul.

      A partir de junho vai ter um voo direto Mendoza-São Paulo, teoricamente você poderia fazer stopover em Buenos Aires na ida e Mendoza na volta (ou vice-versa).

  • clertonluiz

    querendo ir pra ushuaia em janeiro, mas a aerolineas nao disponibiliza o trecho final. bsas-ushu.

    • Leonardo

      Tem nos dias 15, 16 e 19/01/2015

      • clertonluiz

        o que acontece leonardo eh que que o smiles considera encontra passagens ate buenos aires em uma pesquisa de qualquer cidade brasileira para ushuaia. o que fica faltando eh a conexao buenos aires-ushuaia. o atendente smiles informou que o sistema (idiota) do smiles ao encontrar a passagem pra buenos aires informa erroneamente que encontrou a pssagem pra ushuaia tb. fui aconselhado a procurar essa ultima perna apenas e quando encontrasse refizesse a pesquisa com a saida do brasil ate ushuaia. mas nao se encontra essa ultima perna em nenhuma data, de janeiro ou de qualquer outro mes.

  • Paulo

    Creio que falta mencionar a "regularidade" dos vôos com a Aerolíneas, empresa reconhecida internacionalmente pela falta de pontualidade, e quando existem problemas técnicos, que não são raridade, os passageiros simplesmente ficam à deriva.

    Vale lembrar que o ponto alto da classe executiva da Aerolíneas, conforme destaque na página deles, é a possibilidade de o passageiro, em pleno vôo, enviar até fax ! Olha que modernidade !

    E com esta possibilidade inovadora de envio de fax podemos contemporizar o restante dos serviços.

    Claro que em atrasos ou problemas talvez possam reclamar com Cristina Kirtchner, agora dona da Empresa, se acharem que vale a pena…

  • Em tempo: as regras são diferentes para o atendimento via telefone e para a pesquisa on line? Digo: se eu achar uma passagem on line por 6000 milhas, esse mesmo valor vale pelo telefone?

    • Leonardo

      É cobrada uma taxa para emissão por telefone, EXCETO quando o bilhete em questão não é possível emitir através do site (quando tem stopovers, open jaw, etc).

  • José

    Denis,
    tenho pesquisado, e realmente a quantidade de voos disponíveis pela aerolineas está impressionante. Contudo, tenho procurado voos para Calama (deserto do atacama) e não encontro nenhuma data pelo site do smiles.
    Pelo site da aerolineas eu vi que parte do voo é operado pela sky airlines. Será esse o problema?
    Alguma dica para eu encontrar alguma dataa?

    Obrigado

  • Richard

    se dobrar zero, e ainda zero..

  • GENTE CUIDADO COM ESSE CLUB SMILES
    estou tendo um problemão com eles. http://www.reclameaqui.com.br/9118991/smiles/club

  • Joao

    Na emissão de passagens Smiles em voos gol, a funcionalidade que mostrava as milhas de 7 dias de uma vez parou de funcionar faz 3 dias. Alguem tem noticia disso? Que lixo esse site!

  • Ivan

    Bom dia..
    Tenho uma dúvida.
    Estou emitindo um retorno ZRH – GRU em Executiva com o Smiles e gostaria de saber se é possivel fazer um stopover em Paris quando emito somente um trecho. Poderia emitir ZRH-CDG, ficar dois dias em Paris, e depois seguir CDG-GRU, com o mesmo numero de milhas, no caso, 52.500 milhas Smiles? Se positivo, teria que ligar ao call center e passar os voos?
    Obrigado.

    • Leonardo

      A regra diz que o stopover pode ser feito na região de destino da viagem. Se for uma viagem de ida-e-volta, então a região de destino é a Europa e você pode fazer o stopover, se for somente ida, não devem deixar.

      Mas não custa nada tentar.

      • Ivan B

        Obrigado Leonardo.
        Vou tentar com o Smiles.

  • Volto a dizer novamente,que mesmo com alguns problemas o Smiles é o melhor programa de milhas do Brasil!
    Já fiz a comparação com todos os outros e o Smiles ganhar fácil do fidelidade Tam,Tudo azul e do Amigo da Avianca. No Smiles eu posso viajar mais gastando menos e pra mim isso é o que importa!
    Sempre que eu quis alguma passagem no Smiles,eu sempre consegui e estou muito satisfeito. Mas sempre vai ter alguém que vai reclamar de algo!

  • Não entendi porque o meu comentário foi deletado! Eu acho que tenho o direito de expressa a minha opinião sobre o programa Smiles. E pelo que eu escrevi não infringir nenhuma regra do MD! Vamos ser mais sinceros e não mistura a opinião pessoal com a opinião do cliente Smiles.

  • Mas o mais incrível é que outro cidadão acusou o MD de receber dinheiro e fazer propaganda do Smiles e seu post não foi deletado! E esse cidadão ainda obteve uma resposta digna do MD. Então depois disso eu não entendo mais qual é o critério do MD para deletar um poat!

  • Errata(eu quis dizer post no final)

    • Oi Leonardo, tudo bem?
      Não apagamos nenhum comentário seu nem tem nada para ser aprovado no sistema.
      Tem certeza que foi nesse post seu comentário? Do que você falava nele?

  • Foi nesse post sim,apareceu a mensagem seu post foi deletado! Fiquei até assustado porque sei que aqui no MD temos liberdade de expressão.
    Deve ter acontecido algum erro no site. Vou colocar meu comentário novamente no post. De qualquer forma eu te agradeço pela sua atenção e me desculpe pelo incomodo! Abraços a toda equipe.

    • Sim, deve ter sido algum erro do site! Pode postar novamente, desculpe pela falha!

  • Mesmo com alguns problemas o Smiles é o melhor programa de milhas do Brasil!
    Já fiz a comparação com todos os outros programas de milhas que existem no Brasil e o Smiles ganhar fácil de todos.
    Pra mim o mas importante é gastar menos milhas e viajar mais!
    Por mais que o Smiles melhore um pouco a cada dia que passa, sempre vai ter alguém pra reclamar de algo.
    Boa viagem a todos!

  • Definitivamente este instrumento de busca de passagens internacionais por milhas da Smiles é péssimo, além de ser pura mentira esta história de ela dobrou as passagens disponiveis para milhas, tenho tentado todos os dias passagens para lugares distintos entre os meses de dezembro e janeiro, onde teoricamente já estariam disponiveis com 6 meses de antecedencias e nunca encontro nada, seja para qual lugar seja! Estou para desistir do Smiles!
    Tratando-se de viagens nacionais, eu realmente não tenho nada de mau para dizer, pois o smile sempre me atendeu, mas falando de internacional o TAM FIdelidade ganha de 1000 a zero.

  • wender

    olá alguém sabe se a regra do stopover vale ainda?