Saiba tudo sobre o “GOL NO AR”, o novo sistema de entretenimento Wi-Fi da empresa

Denis Carvalho 26 · agosto · 2011

No mês de maio, o Melhores Destinos antecipou, com dica de nossos leitores sempre atentos, que a GOL preparava o lançamento de um novo sistema de entretenimento sem fio em seus voos. Hoje, o segredo enfim foi revelado e a GOL convidou 8 veículos de imprensa para conhecer a novidade e o Melhores Destinos foi um dos convidados.

O “GOL NO AR”, já estará disponível gratuitamente em aproximadamente 250 voos por dia a partir de 1º de setembro.

Abaixo você confere a tela inicial do portal que você acessa após se conectar às rede Wi-Fi do avião.

GOL NO AR WI-FI

O GOL NO AR é uma plataforma de entretenimento onde o passageiro usa seu notebook, tablet ou smartphone com Wi-Fi, para acessar conteúdos multimidia durante os voos. Segundo a GOL, o sistema é inédito na aviação mundial e oferece aos clientes conteúdo de qualidade fornecido por alguns dos maiores grupos de comunicação do Brasil. Inicialmente a rede sem fio pode ser acessado via iPhones, iPads, iPods touch, netbooks e notebooks equipados com a tecnologia Wi-Fi. Futuramente, a GOL promete acesso  para outros tipos de tablets e smartphones.

Durante o voo entre Congonhas e Porto Alegre, o Melhores Destinos pôde ter acesso ao conteúdo composto por vários vídeos, reportagens e canais de áudio, incluindo material da CBN,  Sportv, canais de rádio e jogos. A GOL explicou que o acesso poderá ser realizado durante o voo e o conteúdo será atualizado automaticamente a cada pouso em nove aeroportos: São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Rio de Janeiro/Tom Jobim-Galeão, Belo Horizonte/Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza. O sistema, porém, não oferece acesso à internet, como chegou a se especular, mas apenas ao material oferecido pela empresa.

Este sistema criado pela GOL busca ser uma alternativa mais eficiente aos sistemas de entretenimento oferecidos atualmente pelas demais companhias aéreas. O foco dele não é fornecer acesso à Internet, e sim substituir aquele serviço que tem por exemplos nos A319 da Avianca no Brasil e em dezenas de companhias aéreas pelo mundo: aquela tela que fica no encosto da poltrona da frente e oferece conteúdos multimida.

É claro que muitos ficam na expectativa de ter acesso à Internet, seria realmente muito interessate, mas nem é alinhado com a proposta da GOL, nem seria gratuito e o mais importante de tudo: a infra estrutura usada para oferecer Internet via Wi-Fi em países como os Estados Unidos não existe ainda no Brasil e provavelmente não existirá nos próximos anos. Aquela tecnologia usada pela TAM para dar acesso à Internet é usando 3G via roaming Internacional e por isso acaba saindo caríssimo o seu uso.

Na nossa avaliação a GOL foi muito  feliz em apostar nesse novo formato, pois com ele a empresa consegue oferecer um serviço de entretenimento melhor que as demais companhias que voam na América do Sul e com custo muitas vezes inferior. Observe que no modelo da GOL ela não tem custo nenhum com equipamentos individuais em cada poltrona e o seu conteúdo é atualizado várias vezes por dia, ao contrário do modelo das demais companhias onde o conteúdo é atualizado em média uma vez por mês. Pense em um voo que faz a ponte aérea, o conteúdo será atualizado praticamente de hora em hora.

Veja um video que fizemos do sistema da GOL sendo utilizado. Nesse video estávamos usando o GOL NO AR em um notebook.

Equipes da GOL trabalharam 14 meses no desenvolvimento do portal, que será utilizado pelos clientes gratuitamente. A instalação dos equipamentos necessários na frota será gradual, sendo que o sistema já está implantado em 35 aeronaves. Neste primeiro momento, a companhia vai oferecer o produto em cerca de 250 voos diários, principalmente na Ponte Aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Em resumo, a novidade tem tudo para agradar aos passageiros que optarem pela empresa, já que contarão gratuitamente com muitas opções de diversão e entretenimento, desde que o passageiro esteja de posse de um equipamento com Wi-Fi, claro.

Para finalizar, fotos do teste no notebook, do teste no iPhone e três fotos do avião 🙂 Depois das fotos a inda tem um F.A.Q sobre o GOL NO AR.

1. Em quais aeronaves o sistema está disponível?
Lançamos o produto inicialmente com 35 aeronaves equipadas, ou seja, 30% da nossa frota total. Para facilitar a identificação:
As aeronaves equipadas com Entretenimento a Bordo GOL NO AR possuem um adesivo escrito “GOL NO AR” identificando-a.
Serão disponibilizados cartões de orientações de acesso numa caixa de acrílico localizada na parte frontal da aeronave.
Nossos comissários de bordo informarão quando o Entretenimento de Bordo GOL NO AR estiver disponível no voo através de speech (anúncio) no momento apropriado.

2. Como saber se a aeronave possui Entretenimento a Bordo disponível?
Haverá um adesivo GOL NO AR indicativo localizado no interior da aeronave.

3. Quais os tipos de equipamentos estão aptos a acessar o Entretenimento a Bordo?
Notebooks com capacidade wi-fi, ipads e iphones inicialmente. O Entretenimento a Bordo ainda não é compatível para outros modelos de smartphones e tablets, podendo haver distorção de layout ou incompatibilidade para assistir vídeos e ouvir áudios caso conectados.

4. Eu tenho que pagar para acessar o conteúdo a bordo?
Não, o acesso ao Entretenimento a Bordo é gratuito aos clientes da GOL.

5. Ao acessar o Entretenimento a Bordo estou consumindo o plano de dados da minha operadora de celular?
Não, o acesso é via Wi-Fi interno da aeronave. O seu equipamento estará em MODO A VIÃO e portanto não estará ligado à sua operadora.

6. Posso fazer ou receber chamadas telefônicas com meu smartphone durante o voo?
Não, os celulares devem ser acessados em MODO A VIÃO e com o Wi-Fi habilitado para acesso exclusivo ao Entretenimento a Bordo.

7. O uso de aparelhos celulares não vai interferir nos sistemas de controle das aeronaves?
Não, os aparelhos celulares deverão ser utilizados em Modo Voo ou Modo Avião e foi devidamente autorizado pelas autoridades competentes.

8. Como configuro meu equipamento para acessar o Entretenimento a Bordo GOL NO AR?
Uma vez anunciado pela Tripulação que está autorizado o uso de equipamentos eletrônicos:
1. Acione o modo avião ou modo voo de seu equipamento (quando aplicável)
2. Ative o Wi-Fi, localize a rede GOL NO AR e conecte-se.
3. Após conectar na rede, abra seu navegador, digite: www.golnoar.voegol.com.br e divirta-se.
Em caso de dúvidas, retire um cartão de orientação disponível em uma das aeronaves equipadas com o Entretenimento a Bordo GOL NO AR.

9. Posso acessar a Internet (outros sites) através da rede Wi-Fi GOL NO AR?
Não, o uso do Wi-Fi GOL NO AR é exclusivo para acesso ao Entretenimento a Bordo da GOL.

10. O que devo fazer se eu encontrar problemas de conexão?
Nós lamentamos por qualquer inconveniência em dificuldades de conexão. Na próxima experiência a bordo, certifique-se que o Entretenimento a Bordo esteja disponível no voo. Dificuldades de acesso podem estar relacionados tanto ao excessivo número de usuários simultâneos quanto a configurações do seu equipamento. Consulte seu administrador de rede ou o fabricante do seu equipamento.

11. O Entretenimento a Bordo GOL NO AR está disponível somente em voo ou posso acessá-lo em casa, no escritório, no aeroporto ou numa lan-house?
Somente a bordo de aeronaves GOL/V ARIG.

12. Quão seguro é o Entretenimento a Bordo GOL NO AR?
Recomendamos que tome as precauções quando acessa redes sem-fio públicas e se conecte apenas à rede nomeada GOL NO AR. Em caso de dúvidas, consulte o Termo de Uso disponível dentro do Entretenimento a Bordo.

13. Qual a frequência de atualização dos conteúdos?
Os conteúdos são atualizados, por internet quando o avião está em solo em alguns aeroportos do Brasil.

14. É obrigatório o uso do fone de ouvido?
Para que todos os passageiros tenham um voo agradável, recomendamos aos passageiros que desejem ouvir músicas ou assistir vídeos do Entretenimento a Bordo, utilize seu próprio fone de ouvido para não incomodar os passageiros ao redor.

15. Como eu posso fazer uma reclamação, sugestão ou elogio sobre o Entretenimento a Bordo GOL NO AR?
Através da nossa Central de Atendimento através do site www.voegol.com.br ou pelo telefone 0800 704 0465 (24 horas).

16. A tripulação está apta a me ajudar a configurar o meu equipamento?
Não, a tripulação não possui conhecimento tecnológico para ajudar os passageiros, além disso, a tripulação está no voo para garantir a segurança do mesmo. Dentro do próprio Portal de Entretenimento a Bordo há um link para Dúvidas Frequentes, além do manual disponibilizado a bordo das aeronaves equipadas.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Muito bom! Os voos serão mais rápidos com o Gol no ar. Abs

  • Ever CWB

    Já é alguma coisa neh, pelo menos uma distração para passar o tempo…

  • Marlon

    Ótima notícia.

    É o primeiro passo para o acesso total à internet.

  • RABUGENTO

    Muito interessante mas haja bateria… 😉

  • Rodrigo

    De qualquer forma, é uma idéia fantástica, com isso ela amplia em muito seu entretenimento com pouco investimento, uma vez que o hardware será do próprio cliente.

  • Gustavo

    Mania que as empresas brasileiras têm de fazer aplicativos só para Apple Store, como se os usuários de Android e Blackberry não fossem potenciais clientes. No exterior quase sempre são lançados para todos sistemas.

    Devem ganhar algo da Apple, ou se acham tão exclusivos quanto os produtos com funções identicas que se diferenciam apenas pelo design.

    • Yuri

      E precisa de aplicativo?

      • Yuri

        ''Inicialmente a rede sem fio pode ser acessado via iPhones, iPads, iPods touch, netbooks e notebooks equipados com a tecnologia Wi-fi''.

        • Gustavo

          Futuramente, a GOL promete acesso para outros tipos de tablets e smartphones.

          Ok, não precisa de um aplicativo mobile, mas pra funcionar precisa ter um celular/tablet fabricado pela Apple.

          E nos notes? Windos OSX Lion? Linux? Vamos aguardar essas especificações técnicas.

    • Tarcísio

      Muito dos aplicativos só estão disponíveis para produtos da Apple, mas nesse caso é um "site" que você acessa por QUALQUER dispositivo que tenha Wifi, inclusive net/notebooks, celulares xingling…

      Nesse caso, nada a ver , mano…

      Acho que quando eles falam que vão disponibilizar para todos futuramente, deve ser através do 3G/GPRS…

    • Rafael

      Ninguém falou em aplicativo da Apple, acho que você esta muito afim de compara um iPhone ou iPad. O serviço nada mais é, do que uma rede sem fio, que ao conectar você passa a ter acesso ao conteúdo pelo navegador.

  • Guilherme

    estará disponível em todos os voos?

    • Rafael

      Pelo visto estará em todas as aeronaves da companhia, mas agora no início vai sendo implantado aos poucos.

      Por isso é bem provável pegarmos um vôo sem o serviço.

  • Yuri

    Um pouco de conforto no desconforto' haha

    • Vitor

      falou tudo!

  • Myla

    Como que o Wi-fi tá ligado ao mesmo tempo que o modo avião?

    • Rafael

      Myla, os aparelhos da Apple permitem ligar o modo avião e ligar o wi-fi posteriormente, ficando assim desligada a conexão de dados e ligado somente a rede sem fio.

      • Joao Vitor

        Eu com meu humilde smartphone da Nokia consigo estar offline e utilizar a wi-fi… Será que consigo usar essa rede????

      • Vitor J. Nunes

        Não só aparelhos Apple. Meu Nokia tem a mesma possibilidade e, imagino, os demais também.

      • Rafael

        Não sabia dessa, conferi aqui e realmente é assim que funciona! Show!

  • Carlos Augusto

    É verdade o que o Gustavo falou, quem não tem IPhone tá fora do mundo?

    Mas é uma boa atitude da Gol, já que tínhamos que ficar horas ou lendo revista ou olhando as nuvens passarem….

    • Carlos Eduardo

      Um amigo meu resumiu bem o iPhone: "é BA-BA-DO meuamô".

      Comprei, tenho desde abril, e concordo, rs…O iPhone já me ajudou tanto!!!

  • Luiz Tarciso

    Quem tem smartphones com sistema Symbian como o N8 da Nókia, por exemplo, não vai poder acessar o "Gol no Ar"? Isso seria pra lá de decepcionante!!!

    • RABUGENTO

      Não tinha reparado no detalhe.

      Melhor colocarem logo acesso a todos os sistemas.

      O meu também é um nokia.

      • Felipe

        É apenas um site, qualquer aparelho que tenha WiFi e navegador deve ser capaz de acessar.

        • Vitor

          pelo publicado, não é um site. A ferramenta não possibilita acesso a internet. O que eles estão oferecendo é um produto que será oferecido via wi-fi. A internet é inexistente, tanto que, como explicitado no texto, a alimentação do conteúdo acontece nos momentos em que a aeronave está em pouso.

          • É um site sim, apenas não está na internet e sim localmente em um computador no avião pelo que é possível perceber.

            Provavelmente qualquer celular com wifi será capaz de abrir, mas talvez os recursos multimídias como audio e video só estarão disponíveis no momento para sistemas iOS e computadores.

        • Sidnei

          Mas…

          Na maior parte dos dispositivos (smartphones), ao ligar o modo aviao ele desliga automaticamente o acesso 'a rede sem fio.

          Tenho dois aparelhos e os dois se comportam da mesma maneira…

    • Denis Carvalho

      Somos três!

      • Joao Vitor

        Up… 0/ Quatro!

  • Muito chique!!!

    Parabéns a GOL, isso vai pesar muito na hora do cliente escolher por qual Cia Aérea voar, ou não, já que esta disponível apenas para tablets e smartphones da Apple =/

    Cá entre nós, mato muito mais tempo no aeroporto com a TV Digital do Samsgung Galaxy S

  • Erick Andrade

    Não é internet, mas isso fará toda a diferença em um voo longo…

  • Andre Kraemer

    Na onda de redução de custos, em breve as revistas serão extintas da cabine, reduzindo assim o peso da aeronave e reduzindo o consumo de combustível! hehehe

    • Rafael

      Inteligentes são eles! Pra quê as revistas de bordo se haverá todo o conteúdo online?

  • Luis

    Gol na frente da Tam..quem diria!!

  • Pedro

    Eu achei essa conexão no meu voo Quarta-Feira. Nem cliquei, mas já devia estar em teste. xD

  • Cearax

    Coitado do passageiro que tem aquela opções de comentaristas ali, timão de picaretas: M. Leitão, Merval, Jabor… É um circo de horrores! Só o Kfouri escapa.

  • Tito Pereira

    Bem, já vi algumas aeronaves da Tam e da Gol com cabo de força embaixo do apoio do braço… problema da bateria: SOLVED. E se já existe um portal, o acesso ao wi-fi, e a energia… o acesso à internet livre é uma questão de tempo. Mas eu acho que a Azul ainda surge com essa novidade com pioneirismo ainda.

  • Alex

    Pra quem disponibilizava poucas revistas como entretenimento, já é um avanço importante. Falta melhorar a democratização do sistema, pois nem todo mundo possui ou leva consigo, notebook, netbook e/ou smartphones.

    • Vitor

      sem contar nos passageiros que furtam as revistas… tsc tsc tsc…

      • Luan Laerte

        Mas se as proprias comissarias falam que voce pode levar a revista.

  • Andre

    Poderia ter tmb tomadas para carregar os aparelhos, porque vai consumir toda a beteria durante o voo.

    • Vitor

      é só comprar um macbook – dura 7 horas a bateria hehehehe

  • Bom! Será melhor ainda se permitirem acessar a internet algum dia.

  • José Vahl

    Ótima iniciativa! Mas isso deve aumentar bastante a quantidade de laptops quebrados pelo passageiro da frente ao reclinar a poltrona… 🙁

    Trocaria de bom grado esse novo serviço por uns 10cm a mais de espaço entre poltronas…

  • Arthur Carrao

    É o primeiro passo… no segundo passo eles disponibilizam internet.. OTIMO! Parabens

    No terceiro passo eles cobrarão pelo acesso!

  • Pelo que entendi isso é um site né… então se o dispositivo, seja qual for, tiver acesso a internet, rola de ver o sistema. Mas anotem, a gol sendo do jeito que é, vai acabar com a revista 😉

  • Cmte. Pimenta

    Ridiculo, só pegaram as revistinhas monotonas e sem graça que tem nos voos e digitalizaram. Isso não é inovador nem se quer interessante. Para musica todos hoje em dia tem seu mp3 player que oferece as musicas que VOCE o passageiro gosta e quer, não um grupinho pré selecionado. para noticias qualquer um que tenha um smartphone pode ler isso nos aeroportos as noticias que querem não as que a gol deseja empurrar para os passageiros. Emfim, esperava muito mais do que isso, quando isso tudo foi anunciado. Basicamente fizeram um sistema de entrentenimento chines, onde eles decidem o que voce o passageiro pode ou não ver ou ouvir em seu sistema. Realmente patetico.

  • Rogerio

    Parabéns ao "Melhores Destinos" por participar desse momento inovador da aviação comercial brasileira. Sem dúvida, um sistema de entretenimento oferecido aos passageiros sempre é bem vindo, e a Gol consegiu fazê-lo com baixo investimento e visão inovadora.

  • JP

    Bem inteligente esse sistema. Eles só disponibilizam o conteúdo e gastam pouco com infra-estrutura, já que não precisa instalar telas, sistemas de som etc..

    Eles ainda podem fazer parceria com grandes portais, aí o gasto com conteúdo cairá mais ainda.

    A única coisa chata será você assistindo no seu notebook ou ipad, e o vizinho de poltrona(que não levou nada) vai ficar esticando o pescoço para assistir também…rsrs

  • Grazielle

    Ainda prefiro a ideia de ter uma poltrona-leito, nos aviões.. com travesseiro…ahahaha.. dormir é tudo! Mas claro, muito boa a iniciativa…

  • Eu particularmente não vi nenhuma vantagem a não ser o entretenimento para passar as horas, mas levando que não vai acrescentar em quase nada ver algo que talvez já tenha visto, é melhor poupar a bateria dos notebooks, smartfones e/ou tablets. Agora se o serviço permitisse o uso da internet … ai sim seria de extrema importância, acredito que muito melhor que a liberação de sinal de celulares como em alguns voos da Tam.

  • Mauricio

    só tem q ter tomada embaixo dos assentos agora. os da tam alguns tem, ja outros nao tem. deve ser o modelo do avião que.

  • Cristiano

    Amigos o sistema de entretenimento, pelo que eu entendi é como uma Intranet. Você tem acesso as páginas ( por qualquer meio wi-fi)da intranet, com os links por ela disponibilizados. O bom que com qualquer note ou net pode-se se acessar.

  • Carlos Eduardo

    Mas as revistas são dos passageiros. Eles podem levá-las.

    O que não pode levar é travesseiro, manta, fone de ouvido (no inter), cartão de instruções de segurança….Isso sim é furto.

  • Não Giselle,

    Pelo que disseram no post sobre a aeronave atualizar o conteúdo toda vez que chegar em solo em certos aeroportos, siginifica que a wi-fi vai dar acesso a um conteúdo armazenado em uma espécie de servidor que ficará a bordo de cada aeronave, apenas uma rede (lan) interna, sem contato com a internet. Ou seja, sem conexão externa entre o avião ou satélites, etc. É isso mesmo, não é Leo e Denis?

    • Denis Carvalho

      Perfeito, Cairo!

    • cairo,

      realmente me expressei mal. não é acesso a internet e sim wifi. se o dispositivo tiver acesso a isso tá bom.

  • Ferbrasilia

    Gostei.. Além do mais, o sistema deve ir passando por melhorias ao longo do tempo. Ponto pra Gol!

  • Não tenho uma opinião tão radical assim amigo.

    Veja bem: Se a Gol for patética por disponibilizar conteúdo aos passageiros via wi-fi, siginica que as todas outras que disponibilizam conteúdo também são patéticas, pois elas escolhem o que oferecer aos passageiros, a diferença é que não é por rede sem fio, mas por equipamentos/monitores que ficam fixados atrás do banco da frende te cada passageiro.

    Com certeza muita gente já tem o que gosta em seus aparelhos, mas mesmo assim não vejo de forma tão negativa a disponibilização de entretenimento de bordo. Eu mesmo, em vários vôos logos ou em internacionais, tinha meu dispositivo e o desliguei porque no sistema de entretenimento de bordo tinha coisas que achei interessantes, como filmes, seriados ou músicas que não tinham no meu iPod… e nem cogitava em ver porque não conhecia ou nem me lembrava deles, e adorei!

    Quem quiser ver o conteúdo que gosta armazenado em seus aparelhos não estará obrigado a deixar de vê-lo com isso que a empresa disponibiliza via wi-fi, não será obrigado a ver o que ela quer "empurrar aos passageiros".

    Acho muito mais positivo do que negativo esse novo meio para passar o tempo ocioso em voo.

    Um abraço aos amigos do MD!

  • Jehmysson

    Que ótimo! Pois antes o entretenimento de bordo era só a revista deles. Agora sim tem muita coisa 😀

  • Leonardo Marques

    Infelizmente tenho que dizer que você está falando besteira Cmte. Rolim….. oooops Cmte Pimenta. O Cairo disse tudo, se isso é ridículo o que falar do sistema de entretenimento de todas as demais companhias quando voam no Brasil? O sistema tem tudo que esses outros sistemas usados pela TAM, Avianca, LAN e demais tem só que com conteúdo atualizado várias vezes ao dia. Perfeito não é, queremos sempre mais. Mas que é melhor do que as demais soluções que estão aí, isso é! Isso sem falar no custo disso, a GOL teve uma bela sacada e vai ter muita gente se mordendo de inveja.

  • Leonardo Marques

    Qualquer notebook pode acessar. Eles apenas fizeram duas versões customizadas uma para iphone e outra para iPad, além da versão para computador "normal". Testamos com Windows, Mac e iPhone.

  • Leonardo Marques

    A partir de 1 de setembro em 35 aviões, até o final do ano em 54 aviões.

  • Leonardo Marques

    Eu já achei essa conexão em vários voos mas ela continua bloqueada. A GOL nos convidou pra testar e deu uma senha válida apenas para esse avião.

  • Gustavo

    Então porque tem essa frase no post "Futuramente, a GOL promete acesso para outros tipos de tablets e smartphones"?

    A minha dúvida e de outros leitores é em relação ao aceso mobile, quais sistemas vão ter acesso? Só IOS ou Android, Symbian (Nokia), Bada (Samsung) e Blackberry também terão acesso a esse conteúdo?

    • Leonardo Marques

      Gustavo, qualquer dispositivo com Wi-Fi e um browser terá acesso à versão "comum", além disso iPhones e iPads têm uma versão específica pra eles.

  • Gustavo

    Não, eu estou bem contente com meu smarthphone com Android e acredito que a curto prazo não preciso de um tablet, que há 2 anos nem existia… Mas voltando ao que interessa "Futuramente, a GOL promete acesso para outros tipos de tablets e smartphones.", isso quer dizer que POR ENQUANTO só vai rodar em smarthphones com IOS ou em outros? Me refiro a mobile, porque note é obvio que vão fazer para Windows e MAC, então que não venha nenhum senhor da razão ficar cagando regra! Obrigado.

    • Tauan

      cara, custa vc ler todo o texto??

      o sistema funciona atravez de um SITE, como qualquer outro, seu tablet ou seu celular vai carregar normalmente, mas porem, talvez não reproduza os videos/audio, porque isso não é padronizado, cada sistema operacional trabalha com um codec de video diferente do outro, por isso esta escrito q funciona 100% nos IOS, mas nos outros não vai funcionar 100%

    • Rodrigo

      Boa, recalcado. Procura na internet a musiquinha: "eu não tenho Iphone, eu não tenho Ipad, eu não tenho Ipod, aí Phode, por que com o que eu ganho, eu só consegui ter, um pré-pago sem 3g…"

      KKKKKKKKKKKKKK

  • Gustavo

    E em smartphones com Android, Symbian, Bada e Blackberry, os usuários terão acesso a esse conteúdo?

  • Rodrigo

    Mas como fica isso sob o ponto de vista viral. Se é uma intranet, seria muito fácil que qualquer hacker entrasse no sistema e infectasse não só o sistema mas como tbm outros gadgets (dos passageiros) ligados a ele. Será que a Gol realmente pensou em tudo?!

    • Virus nao eh problema, pelo que está no texto é apenas um site e mantido pela GOL, então você não vai pegar vírus nesse site pq não é um site duvidoso e nem tem conexão com a Internet no momento do voo. O que seria bom você fazer é definir que está se conectando em uma rede wifi publica, que o seu PC vai desativar o acesso a suas pastas e documentos compartilhados. E não ser bobo e tentar fuçar o PC de alguem que conectou como escritório ou casa e deixou suas pastas acessiveis.

  • No caso do iPhone, ao ligar o modo avião, por segurança o aparelho desliga o Wi-Fi, mas é possível ligá-lo manualmente, mantendo o modo avião ainda ativo.

  • Maurício

    eita povo pra gostar de diminuir as coisas… aff

  • Maurício

    Se o seu aparelho tiver Wifi, é óbvio que funciona ¬¬

  • André, os aviões mais recentes da Gol já estão vindo com tomada para carregar os equipamentos eletrônicos. 🙂

  • Uma dúvida que tenho é a seguinte: esse sistema de entretenimento vai estar disponível a princípio só nos vôos ENTRE esses aeroportos anunciados, ou eles servirão apenas como base de atualização do conteúdo?

    Vou levar o iPad no vôo pra Fortaleza no fim do próximo mês e testar! Tomara que esteja disponível nos vôos que pegarei. =D

    Abs!

    @diegospaiva

    • Leonardo Marques

      Oi Diego, o sistema não estará disponível apenas nessas rotas não. Onde Esses 35 aviões da GOL estiverem terá o serviço, até mesmo no exterior.
      Agora, o conteúdo só é atualizado quando o avião pousa em um desses aeroportos.
      Na prática, todo avião da GOL passar pelo menos uma vez por dia em um desses aeroportos, então o conteúdo será atualizado pelo menos uma vez por dia.
      Se tiver o serviço tem um adesivo na entrada do avião.

  • Tauan

    Adorei..

    keria ter tido essa ideia antes e ter patentiado isso..

  • Leonardo Marques

    Pode acessar sim. A GOL apenas não criou um versão específica para ele.

    • Rodrigo

      Leonardo o que eu entendi sobre essas restrições da Gol para apenas determinados igadgets e notebooks talvez seria por uma questão de proteção à invasões e virus.

      Todos sabemos que até hoje não a abertura para nenhuma invasão ou virus à nenhum iphone ou ipad e quanto aos notebooks, todos tem antivirus muito bem preparados.

      Me parece que a intenção talvez seja se isentar de algum dano ao passageiro, pois caso outros gadgets que não sejam os indicados pela Gol tivessem prejuízos com invasões ou contaminações ela estaria isenta pois não indicou o uso destes.

      É apenas uma teoria, rs.

      • Leonardo Marques

        Oi Rodrigo, é um pouco mais simples que isso…

        A GOL fez uma versão "normal", assim como o site do Melhores Destinos, funciona em qualquer computador (com windows, linux, mac, iphone, androids, smartphones Symbian, MP5,6,7,8,9,10,11,x, 🙂 ), enfim….

        Além disso, a GOL sabe que iPhone e iPad são muito usados e que não tem flash, por isso precisaria de uma versão específica pra eles, e foi isso que ela fez.

        O sistema da GOL é capaz de analisar o que está sendo acessado em cada avião e com que dispositivo esse a acesso está sendo feito. Caso seja necessários farão customizações para outras plataformas.

  • Leonardo Marques

    É isso mesmo cristiano.

  • Em outubro faço uma ponte aerea pela gol. vou levar o tablet e depois conto se não fica muito ruim a visualização das páginas.

    • Leonardo Marques

      Ficará perfeita, é um site como outros qualquer.

  • Jorg Bliesener

    Bem, acho o conceito bastante razoável. Com "abastecimento" de conteúdo nos aeroportos grandes creio (espero) que o sistema seja mantido atualizado. Compartilho as preocupações dos outros leitores em termos de capacidade da bateria, mas acho que futuramente (com mais tablets de baixo consumo – produzidos no Brasil!) esta preocupação se relativará. De repente, a GOL poderia até alugar os tablets durante o voo. Claro que eles vão cobrar por isso, mas acredito que seja valor simbólico de R$ 5-10 por voo…

    Mas (pelo menos no relatório dos Melhores Destinos) senti falta de uma coisa básica dos sistemas de entretenimento comum: Cadê o mapa de rota, o posicionamento GPS em tempo real? Não existe?

    Eu sempre sonhei de captar a trajetória GPS do avião com um programinha e depois transformar num arquivo KMZ e visualizar no Google Earth. Seria outro aplicativo legal.

    Outro elemento do sistema de entretenimento que eu achei super interessante em alguns aviões (principalmente Airbus de longa distância) é/são a(s) câmera(s) externa(s) durante pouso e decolagem. Mas isso interferia com a proibição de usar qualquer equipamento eletrônico nestas fases de voo.

    Leo, você tem algumas informações sobre estas funcionalidades? São previstas?

    • Leonardo Marques

      Oi Jorg, não tenho informações sobre isso, mas posso entrar em contato com eles e verificar.

      O que ficou bem claro é que a GOL vai direcionar o sistema para o caminho indicado pelos usuários. Eles têm muitas estatísticas do sistema e vão moldar e ampliar o sistema baseado no que os usuários estão mais fazendo/consumindo.

      Essa questão da câmera, acho pouco provável, mas o GPS imagino que não tenha custo elevado colocar isso no sistema.

      Eu também gosto muito de ficar acompanhando aquele mapa da rota 🙂 Seria muito interessante se a GOL colocasse.

      Sobre a bateria, os novos aviões que a GOL está recebendo já estão vindo com tomadas.

      • Jorg Bliesener

        Ah, mais uma idéia: Vi uma vez nos Estados Unidos que tinha um canal de áudio no avião que reproduz a comunicação do piloto com o controle aéreo via rádio. Achei super interessante poder escutar. Tecnicamente, também não vejo problemas.

      • Tambem adoro os mapinhas, especialmente os de aviões que são politicamente corretos e não marcam Israel no mapa, acho muito divertido!!!

  • LEOH

    Seria interessante se a GOL criasse também, neste novo sistema, uma forma de iteração entre os passageiros ou entre passageiros e tripulação. Ex.: um canal de chat entre passageiros, um canal para envio de solicitações para tripulação, etc. Ia ser divertidissimo :))) O que ia ter de malandro passando cantada em aeromoça rsrsrs. Talvez quebrasse um pouco o clima de hospital que tem nos voos.

    Enfim, acho que com um pouco de criatividade a GOL consegue fazer algo bem mais criativo deixando a concorrência com mais inveja ainda!

  • Rosinaldo Fonseca

    Parabéns pela iniciativa, GOL.

    Só queria saber quem vai conferir se as pessoas colocaram no modo avião seus smartphones e tablets.

    Se elas esquecerem, isso interfere nos instrumentos do avião e pode causar sua queda ?

  • Pingback: GOL lança novo site()

  • Edimilson

    Muito legal. Só espero que não apareça aqueles mal educados que acham que todos querem ouvir o que eles estão ouvindo e não usam fones de ouvido.

  • Leonardo Marques

    Isso não derruba avião da GOL nem de outra companhia aérea.

  • Hoje fiz AJU – BSB e a rede WIFI GOLNOAR estava disponível na aeronave. No entanto, em meu aparelho Nokia N8, ao tentar me conectar, era solicitado que se informasse a chave WEP, ou seja, uma senha.

    Como o sistema ainda não foi lançado oficialmente, não solicite à aeromoça… Vamos esperar para ver.

  • thais fernandes

    Será q vão disponibilizar para os voos internacionais? Afinal, são mais longos!

  • Carol Vieira

    Em algumas aeronaves da Tam já possuem tomada nas poltronas. Daqui a pouco a Gol coloca também! o/

    • Leonardo Marques

      Em alguma da GOL já tem também.

  • Messias Bicca

    Pimenta nos olhos dos outros… Me perdoe sr. pimenta, patético foi o seu comentario. Empurrar conteudo pra vc??? O que é isso? vc só assinte se quiser. Digitalizar a revista? Essa sim tem o mesmo conteudo por 30 dias, enquanto o sitema tem atualização diaria…enfim…cada um que aparece!!

  • Peguei uma aeronave zero bala ontem com esse gol no ar, gostei de ter as tomadas, mas não tinha nenhuma instrução sobre como acessar o entretenimento, os comissários não tinha a informação e nem havia panfletos na aeronave. Usei o carregador durante a viagem (só funcionou nas fileiras até o meio do avião as tomadas, tive que trocar de lugar). A rede wifi estava disponível, mas não havia nenhum manual.

    O avião tinha o adesivo gol no ar na porta de entrada e tb no porta papel no início.

  • Bruno

    O GOL no AR não é compatível com todos Android e Nokia. #FAIL. Ô Leonardo, quantas aeronaves têm/terão o sistema? Eles não disseram?

    • Leonardo Marques

      35 essa semana, 54 em dezembro e todas até o fim do próximo ano.

  • Bruno

    35 aviões a partir de 1º de setembro? Ver para crer! Só espero que a MD não fique apenas maravilhada com este lançamento e acompanhe de perto a realidade do projeto. Aguardemos.

  • A melhor opção de distração era a da Azul, com telinhas individuais. Esperava mais dessa wi-fi tbm.

  • rafael

    Haha esses fanboy Apple sao incriveis. Parabens pela criatividade.

  • rafael

    Asus e lenovo tem varios modelos qued uram muito. meu eee transformer android tem bateria de 16 horas

  • Pingback: Marketing Viewer - Marketing e Estudo de Marca | » Entretenimento a bordo()

  • Pri

    Oi leo, nao sei vai ler este post mas ja estive em alguns voos c essa novidade do golnoar… Porem meu iphone nao abre os videos disponiveis! Por exemplo, entro no multishow e clico nos videos e ouço o que se passa mas nao vejo a imagem, como se meu celular nao tivesse algum programa necessario! Sera q vc saberia me dizer qual programa preciso baixar???

    Bjs obrigada

  • Caio Eduardo

    Não gostei do "Gol no Ar". Das 3 vezes em que tentei utilizar o serviço, vi que a programação é muito escassa e tem muita besteira. Na minha opinião ou a empresa se esforça pra oferecer um serviço que preste ou é melhor não oferecer serviço nenhum.