Conheça a Sala VIP da Classe Executiva da Emirates no Aeropoto de Dubai

Monique Renne 7 · dezembro · 2016

Publicamos ontem a avaliação da Sala VIP da Primeira Classe (First Class Lounge) da Emirates no Aeroporto Internacional de Dubai e hoje é dia da avaliação da Sala VIP da Classe Executiva (Business Class). Reconhecida como a melhor companhia aéreas do mundo em 2016 pelo Skytrax, a Emirates investiu forte nos lounges do Aeroporto Internacional de Dubai e agora oferece mais uma novidade! Antes acessíveis apenas a passageiros da First Class, Business Class e portadores dos status Silver, Gold e Platinum do programa de fidelidade Skywards, os lounges da Emirates em Dubai agora permitem o acesso a qualquer passageiro mediante pagamento de taxa.

O acesso à Sala VIP da First Class tem custo de USD 200 e à da Business Class de USD 100. O preço pode parecer muito caro à primeira vista, mas se comparado a uma noite em um hotel de Dubai pode ser um bom negócio para quem vai passar muitas horas em conexão no aeroporto.

dubai-lounge-executiva-002

Sala VIP da Classe Executiva da Emirates no Aeroporto de Dubai

O Aeroporto Internacional de Dubai oferece três diferentes salas VIP da Classe Executiva, em três asas (concourses) diferentes. Nossa visita foi ao lounge do Concourse A, o mais novo e moderno entre os três. A primeira coisa a ser dita sobre a sala VIP da Classe Executiva da Emirates é sobre o tamanho dela. O espaço não ocupa apenas uma sala, como é comum em outros aeroportos e companhias aéreas. O Business Class Lounge da Emirates ocupa um andar inteiro (isso vale também para o First Class Lounge). Não há apenas uma Sala VIP, mas sim vários ambientes dispostos ao longo de todo o 5º andar do Concourse A.

business-class-lounge-001

O elevador, localizado no saguão central, leva até a porta do Lounge da Classe Executiva (o da Primeira Classe é no 4º andar). Antes da entrada é possível ver o spa que oferece serviços aos passageiros (no caso da Business, os serviços são todos pagos) e, mais adiante, a porta de acesso à sala VIP da Classe Executiva. O processo de identificação dos passageiros é fácil e rápido, mas com um pouco de fila nos horários com mais voos, como o início da manhã.

O Lounge da Classe Executiva é claramente mais agitado se comparado ao da First Class. Para comprovar, basta ver o número de assentos disponíveis nos dois: 2.552 no Business Lounge contra 1.491 do First Class Lounge. Entretanto, o espaço é tão grande que é pouco provável que o passageiro tenha dificuldade para encontrar um lugar com mais privacidade. Pode haver apenas uma certa disputa pelas chaises para deitar e descansar com um pouco mais de conforto, mas nada que atrapalhe a experiência.

emirates-dubai

O lounge oferece praticamente as mesmas amenidades, ambientes e opções de refeição dos dois lados do corredor (a recepção marca o centro). Se estiver na dúvida sobre qual lado escolher, invista no corredor onde está o portão de embarque previsto para o seu voo. Sim! Você poderá embarcar direto da Sala VIP, assim como acontece no Lounge da Primeira Classe.

Os diferentes ambientes oferecem decorações variadas e poltronas de vários tipos dispostas de maneiras incontáveis. Há grandes mesas para grupos e também espaços mais intimistas onde você nem verá outros passageiros. É um espaço capaz de agradar a todos os viajantes. Há salas com televisores, outras com comida e bebida e tem até alguns espaços que permitem apreciar a vista do saguão geral do aeroporto e do free shop (no Business Lounge não há free shop exclusivo).

classe-executiva-aeroporto-dubai-002

Sala para dormir (Quiet Lounge)  O Business Class Lounge não oferece uma sala fechada para dormir, como acontece no First Class Lounge. Na Sala VIP da Classe Executiva o espaço dedicado ao descanso mais profundo são as pontas dos corredores, onde há menos movimento de passageiros. O ambiente é silencioso, a luz um pouco mais amena e há alguns espaços com divisórias que tornam o lugar mais reservado. Em cada um deles há uma chaise, colcha e tapa olhos disponíveis para aumentar o conforto. Além desses espaços, há chaises ao longo de outros ambientes do lounge.

lounge-executiva-emirates

Sala para negócios (Business Center) – O espaço dedicado ao business center é um pouco menor se comparado ao da First Class, porém oferece as mesmas facilidades, como computador, impressora e sala de reunião. Os espaços são separados por baias e o uso é liberado a todos os usuários da sala.

lounge-executiva-dubai-002

Bar para fumantes (Cigar Bar) – O Cigar Bar da Business Class segue a linha de decoração com inspiração inglesa encontrada no Lounge da First Class (porém sem os lindos vitrais) e também passa a ideia de ambiente refinado e aconchegante. O espaço também tem um bar próprio, porém sem opção de buffet (há apenas alguns petiscos).

emirates-vip-room-003

Salas para banho – A Sala VIP da Classe Executiva oferece salas para banho no mesmo padrão do lounge da Primeira Classe, com os mesmo produtos de higiene pessoal, entre eles toalhas, shampoo para corpo e cabelo, condicionador, secador, escova de dente, pente e pantufas. As salas de banho são divididas entre masculinas e femininas e todas oferecem também um sanitário dentro do ambiente do banho. 

sala-vip-002

Sala para crianças (Kid’s Room) – O Kid’s Room do Business Class Lounge ganha a atenção das crianças e dos pais pela presença de dois PS4 e também de um fliperama. O espaço é maior e com mais opções de entretenimento e brinquedos que o do First Class Lounge.

Comidas e Bebidas – Neste ponto o Business Class Lounge se difere muito do First Class Lounge. Enquanto na sala VIP da Primeira Classe as refeições incluem um menu à la carte, no Lounge da Classe Executiva todas as opções de refeição são do tipo buffet. Não é possível fazer pedidos especiais ou exclusivos como no First Class Lounge, porém isso não quer dizer que as refeições disponíveis sejam ruins, muito pelo contrário. A variedade de alimentos é muito grande e há pratos para todos os gostos. Há comida disponível 24h por dia. O cardápio do buffet principal muda de acordo com o horário, com refeições como café da manhã, almoço, lanche e jantar. Enquanto estivemos no lounge nós vimos apenas o buffet de café da manhã.

business-class-006

Além dos pratos principais do buffet, ao longo de todo o lounge é possível encontrar espaços com pequenos expositores com saladas, pães, frios, frutas, petiscos, doces e sorvetes. Difícil não encontrar algo que agrade. Comparável ao Lounge da Primeira Classe, o Business Class Lounge tem boa oferta de locais para refeição, porém não com a mesma variedade e refinamento de pratos.

aeroporto-dubai-lounge-business-001

Sobre as bebidas disponíveis, o Lounge da Classe Executiva oferece para os passageiros opções como champanhe Moet & Chandon, Jack Daniels, vinhos variados, diferentes tipos de cervejas e também água Voss. Todas as bebidas estão disponíveis gratuitamente. A qualidade, entretanto, é inferior ao Lounge da Primeira Classe. Além das opções alcoólicas, há também sucos de frutas, refrigerantes e variados tipos de cafés e chás. 

Acesso exclusivo ao portão de embarque – Passageiros que estão na Sala VIP contam com um serviço exclusivo de embarque para voos da Emirates. Não é necessário sair do lounge para embarcar na aeronave. O Business Class Lounge do Concourse A, assim como o First Class Lounge, oferece acesso exclusivo direto para o avião ou para o transporte, caso o embarque seja remoto. Mesmo os passageiros da Classe Econômica (no caso dos pagam o acesso ao Lounge da Classe Executiva) podem embarcar direto da Sala VIP. Há portas de acesso para todas as classes. Este serviço não está disponível para passageiros de outras companhias aéreas. 

lounge-executiva-dubai-003

O processo é semelhante ao embarque no saguão geral, porém com muito menos fila e confusão. Sem contar que os passageiros que estão no Lounge da Executiva embarcam depois da econômica, ou seja, eles têm mais tempo para aproveitar o lounge. O áudio da sala anuncia apenas voos da Emirates e os portões de embarque dão acesso apenas aos voos da companhia. Passageiros de outras companhias aéreas devem seguir os trâmites normais de embarque. Certamente este é um dos pontos altos do lounge da Emirates no Concourse A em Dubai.

aeroporto-dubai-lounge-business-003

Pequenos serviços e amenidades – Passageiros do Business Class Lounge têm acesso a serviço de engraxate pago, armários com código de segurança para carregar aparelhos eletrônicos e celulares, jornais e revistas de várias partes do mundo, sala para banho e vários produtos de higiene à disposição, como escova de dentes, pente para o cabelo, shampoo e condicionador, além de tapa olhos e cobertores para dormir. No lounge há um balcão de atendimento exclusivo para passageiros que necessitem resolver qualquer tipo de problema relacionado ao voo ou ao programa Skywards.  

Quem tem acesso à sala VIP da Classe Executiva da Emirates em Dubai – O acesso é permitido a passageiros que estão voando na Classe Executiva da Emirates e também portadores dos status Silver, Gold e Platinum do programa de fidelidade Skywards da Emirates. Recentemente, ainda em processo de implementação, a Emirates passou a oferecer a possibilidade de acesso ao Lounge da Classe Executiva mediante pagamento de taxa de USD 100 (segundo informações dos funcionário da Emirates no lounge). O acesso mediante pagamento é permitido a passageiros de todas as companhias aéreas e de qualquer classe de voo. O passe tem duração de 24h.

sala-vip-business-002

Nossa avaliação

A Sala VIP da Classe Executiva da Emirates é uma excelente opção para quem precisa passar algumas horas em Dubai e não deseja sair do aeroporto. O espaço é bastante completo e não deixa a desejar em comparação ao Lounge da Primeira Classe. Claro que os dois apresentam diferenças significativas, como a qualidade das bebidas, o menu à la carte e a sala para descanso mais restrita, porém as diferenças não desabonam o Lounge da Classe Executiva, que tem preço equivalente a diária de um hotel em Dubai.

Ainda que não ofereça alguns serviços gratuitos disponíveis do Lounge da Primeira Classe (como o de engraxate e a massagem), o Lounge da Classe Executiva é bastante refinado, com boas opções de refeições, ambientes confortáveis e muito tranquilos. Se você tem vontade de ir a um Lounge de Primeira Classe e terá tempo para usufruir dele por várias horas (experimentando e aproveitando tudo), o valor de USD 200 pode até valer. Porém, se você deseja apenas um ambiente confortável, boa comida e descanso antes do próximo voo, mas sem pagar demais, o Lounge da Executiva é a melhor opção. Tudo vai depender do seu bolso e do quanto você gostaria de aproveitar cada um deles. Tenha em mente que o serviço do Lounge da Classe Executiva é muito bom! O importante é aproveitar ao máximo o que o lounge oferece e chegar descansado para o voo. 

Publicado por

Monique Renne

Editora de Destinos

  • Ernesto Lippmann

    Parabens pela repotagem Voce sabe dizer se aceitam diners ou priority pass?

    • Monique Renne

      Oi Ernesto! Infelizmente não, nenhum dos dois. O Priority Pass é aceito no Marhaba Lounge.

      • Ernesto Lippmann

        Obrigado! Se puder, me add no face!

  • Não me incomodaria de uma conexão demorada, caso ficasse esperando nessa sala. 😛