Roteiro na Angola: 22 dias de turismo e voluntariado

Redação 5 · julho · 2017

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Localizada na costa ocidental da África, a Angola é um país vibrante, de belezas naturais, cultura marcante, cores, contrastes e culinária peculiar. É assim que a leitora Cícera Alcântara define o destino que percorreu entre fim de 2016 e o início deste ano.

Para colaborar com os que desejam visitar a Angola, Cícera relatou como foi sua aventura de 22 dias pelo país africano. Mineira que reside em Brasília, Cícera se apresenta como uma “mochileira cristã”, que adora conciliar viagens com voluntariado – exatamente o que ela foi fazer na Angola.

“Viajar me conecta com Deus de uma forma surpreendente, sem falar que a troca de experiências é o meu hobby predileto”, diz Cícera.

Leia o relato da viagem pela Angola!

22 DIAS DE TURISMO E VOLUNTARIADO NA ANGOLA

* Por Cícera Alcântara

Sempre fui envolvida com projetos sociais (sou voluntária da ONG Mocidade para Cristo – MPC e de outros projetos cristãos que visam o apoio e desenvolvimento integral do ser humano) e apaixonada pelo continente africano. A convite de um amigo angolano, tive a oportunidade de conhecer a incrível Angola. A alegria do povo e a beleza natural desse país pouco divulgado pelos viajantes são encantos para os olhos!

A proposta da viagem de 22 dias entre dezembro de 2016 a janeiro de 2017 surgiu em um convite de voluntariado, que seria realizado em um acampamento cristão, em orfanatos e em uma comunidade rural. Viajamos em quatro amigos e, ao todo, foram mais de 2.200 km de estrada e incontáveis aventuras. Uma das melhores viagens da minha vida!

Passagens e solicitação do visto para Angola

O primeiro passo da viagem foi a escolha da companhia aérea. Há voos pela South África e pela a TAAG – Linhas Aéreas de Angola – Angola Airlines, que oferece voos diretos com saída de São Paulo e do Rio de Janeiro. O voo direto tem duração de 8 horas. Escolhemos o voo direto da TAAG por ter preço mais acessível. A passagem foi comprada com 60 dias de antecedência. O próximo passo, e o mais desafiador, foi o visto.

A embaixada de Angola oferece em seu site os tipos de vistos que podem ser solicitados e quantos dias o visitante pode permanecer com cada tipo. A solicitação do grupo foi através de visto ordinário (fomos a convite de um cidadão angolano). O valor da solicitação foi de U$ 100 convertidos em reais na cotação do dia da solicitação. Na entrega da documentação na Embaixada, há coleta de biometria e os documentos devem ser rigorosamente conforme solicitado, inclusive a carta convite que deve ser originalmente legalizada na Angola e recebida via correios no Brasil – somente a carta original é aceita. O prazo para análise e recebimento do visto é de em torno de 10 dias úteis.

Após a emissão do visto, o grupo foi orientado que o prazo para utilização é de até 60 dias após a emissão – o visto inicialmente é válido para 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Para informações de andamento da solicitação de visto, o melhor é ir ao consulado, pois as informações por telefone são difíceis. Acabamos recebendo o visto três dias antes da viagem, o que provocou muita adrenalina! A dica é ser objetivo e ter paciência. Lembre-se que você está saindo do Brasil, a cultura é diferente e as normas também.

Voo para Angola

Saímos de São Paulo num voo direto da TAAG com duração de 8 horas. O atendimento no aeroporto internacional de Guarulhos foi rápido e eficaz. O embarque procedeu sem demora e o voo a bordo do Boeing 777-300, embora estivesse muito cheio, ocorreu sem imprevistos. A partida foi na hora marcada: às 18h25 de 29/12/2016. Por volta das 21 horas, foi servido o jantar com duas opções (carne e peixe) – há também opção vegetariana. O serviço dos comissários foi muito gentil, estavam sempre prontos a atender.

Por volta de 5 horas, foi servido um bom café da manhã que nos animou pra chegada em solo angolano. O avião aterrissou na capital Luanda no horário previsto: 6h25 de 30/12/2016. Ao descer do avião, é perceptível que Luanda é muito quente (rsrs). No aeroporto (de médio porte), não é permitido tirar fotos. Fui severamente advertida por um policial quanto à restrição, pedi desculpas e segui pra o guichê da Polícia Federal da Angola.

A identificação de entrada foi tranquila, embora a longa fila de 30 minutos. A saída do aeroporto é um tanto diferente: muitos angolanos se oferecem para carregar suas malas em trocas de alguns dólares. A dica é dizer obrigada, sorrir e seguir até um transporte oficial. No nosso caso, um amigo estava nos esperando.

Outra dica: leve dólares e troque lá pela moeda local – kwanzas. A diferença de troca nos bancos oficiais e nas ruas é gritante. Um exemplo: nos bancos oficiais U$ 100 equivale a cerca a 17.000 kzs enquanto nas ruas 35.000 kzs (essas cotações variam – vale lembrar que com essa recessão a inflação do dólar em Angola chegou a 700%).

Como qualquer cidade grande, tome cuidado com seus pertences. Esteja sempre atento, pois imprevistos podem acontecer e prejudicar todo seu planejamento de viagem.

Luanda

A cidade de Luanda é grande e com muita circulação de carros e pessoas. Muitos vendedores ambulantes se espalham para vendas de frutas e comidas. Luanda não foi meu destino final, então ficamos na cidade de 6h30 até as 14h. Fomos em direção ao centro da cidade e começamos a busca por um local para alimentação. A escolha foi um restaurante de comidas típicas que estava sob direção de indianos (rsrs).

Foi divertido o primeiro contato. O povo angolano é incrivelmente acolhedor, estão sempre abertos para conversa – parecíamos velhos amigos. O Brasil é um país amado pelo povo angolano, eles conhecem nossas músicas, novelas, roupas e muitos têm parentes que vivem por aqui.

A culinária da Angola é influenciada pela portuguesa e pela moçambicana.  Escolhemos experimentar o típico funge com feijão – o funge consiste em uma massa cozida de farinha de milho ou de mandioca. O sabor é exótico, experimente!

Fomos em busca de transporte de Luanda para a cidade Benguela. Os transportes oficiais saem em pouquíssimas opções de horários e, por esse motivo, precisamos nos aventurar nos MINI TÁXIS – vans que comportam em média 28 pessoas (só saem do local marcado quando a van enche, ficamos aguardando em torno de 3 horas para a partida).

Foi um trajeto de 600 quilômetros em estradas movimentadas, desgastadas, curvas acentuadas e com pouquíssima fiscalização de trânsito. O resultado: cerca de 9 horas de viagem. É aventura e adrenalina do início ao fim. Os motoristas, que por vezes fazem muitas viagens na mesma semana, precisam ganhar tempo. Aí, a única opção é acelerar – logo, não se preocupe e aproveite a sensação de estar numa montanha russa. Os gritos são inevitáveis!

A aventura vale o valor da passagem, cerca de 1.500 kwz. Paradas de aproximadamente 20 minutos são feitas umas três vezes, boas para esticar as pernas e tomar folêgo. Por todo trajeto é possível ver a linda paisagem, com muito verde e montanhas. Há também animais nas estradas. Conseguimos ver pequenos macacos. Tem também algumas barreiras policiais, onde os turistas são identificados, e os passaportes, são verificados e liberados. O processo é rápido.

Saímos de Luanda por volta 14 horas e às 23h chegamos a Benguela. Capital da Província de mesmo nome, no oeste de Angola, a cidade tem ruas largas, belas praias e um povo acolhedor. Ficamos hospedados na casa de amigos durante dois dias. Descansamos por toda noite e acordamos cedo para conhecer a cidade e desfrutar a companhia de novos amigos.

Mais uma vez, vale a dica de não fotografar em locais fechados, como supermercados e shopping. Decidimos passar a virada de ano em Benguela e foi uma das mais belas festas que já vi e vivi. Fomos a uma igreja cristã local que se reuniu para apresentações. Lindas canções em língua Umbundu foram cantadas, e as danças fizeram com que muitas lágrimas fossem derramadas. A alegria do povo é contagiante e é impossível ficar parado. Dançar a noite toda ao som de musica angolana é inevitável e vale aproveitar cada minuto. Disposição não falta ao povo! Logo, aproveitei cada minuto, e a festa só terminou ao amanhecer.

A alimentação é cara. Uma dica é comer nas praças de refeições de grandes supermercados, que oferecem self-service (cada porção tem um preço) e têm bom custo-benefício. O sabor da comida é bom e interessante.

Lubango

No dia 2 de janeiro nos deslocamos à cidade de Lubango, no sul de Angola, mais precisamente no planalto da Huíla. É a capital da província da Huíla. Dessa vez, ainda abalados com tanta adrenalina na viagem anterior, decidimos pegar um ônibus da empresa Macon. A viagem levou de cerca de 10 horas. Detalhes: não há banheiro no ônibus e os espaços para as pernas são apertadíssimos.

Em Lubango permanecemos por 11 dias, a região é linda e vale muito explorar. A começar pela a estátua do Cristo no alto da cidade, a vista é simplesmente espetacular, a noite é possível ver a imensidão iluminada. A Serra da Leba é outro ponto que tira o fôlego de qualquer visitante, separe um tempo e sente admire a vista e caso seja explorador, com segurança e guia local, explore as lindas trilhas. Por entre caminhos baixos, há cachoeiras – mas somente é possível o acesso com conhecedores da região.

Outro local que fiquei extasiada foi Tundavala, um amontoado de montanhas com um vale de tirar o fôlego, o silêncio proporciona reflexão e deslumbre. A paisagem é exuberante, a natureza impera e o sentimento de impotência me mostrou que diante de um vale tão impetuoso nos resta somente admirar e agradecer a Deus por sua bondade. Ir a Angola e não ir a Tundavala é como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor. Sem dúvidas, um dos lugares mais lindos que meus olhos já viram.

A cidade de Lubango é recheada de bons restaurantes, food trucks e tendas com vendas de artigos artesanais a comidas de ruas. O shopping é um lugar muito interessante para passar um tempo livre, há exposição de artes locais e interação com visitante.

Lá se foram 11 dias de voluntariado e descobertas, além de Lubango, passamos por uma região chamada Tchivinguiro, a natureza e os contrates de pequenos agricultores florescem o lugar, população simples e um contato mais tímido com estrangeiros.

Os transportes são mais reduzidos nessa região, mas ao fazer contato com os locais é possível se adequar e se locomover, as tarifas são em torno de 200 kwz o trajeto, não espere nosso modelo de transporte, porém é eficiente.

Huambo

Continuamos nossa viagem com rumo a comunidade rural de Kalungo, no município de Mungo, na província do Huambo. Mais de 400 km nos separam e, outra vez usando transporte da empresa Macom, a saída do ônibus estava agendada para 21h, mas embarcamos somente duas horas depois. Às 7h da chegamos à linda cidade de Huambo, conhecida por Nova Lisboa.

A arquitetura portuguesa está presente por toda parte, há muitas árvores e as ruas são largas e bem organizadas. Há um parque no centro da cidade onde estudantes se reúnem para estudos e encontros. As marcas da guerra também são visíveis pela cidade: há ainda prédios totalmente marcados por balas. É possível ver tanques de guerra abandonados e monumentos aos mortos de guerra. Muitas bandeiras são hasteadas representando o domínio dos dois principais partidos de Angola.

Há um projeto de amigos que se tornou o primeiro parque com materiais reciclados na região, é lindo de ver a intervenção ecológica e o despertar para o impacto de práticas sustentáveis na vida da população. Ao contrario de outras cidades, Huambo tem um visual mais limpo. É bom passear a pé pela cidade. A população interage com os turistas e torna a visita ainda mais agradável.

Bailundo e Mungo

Partimos para Bailundo, uma cidade e município da província do Huambo, localizada em pleno planalto central. Local lindo e para os amantes de história. A dica é desfrutar do local com um guia local. Separe tempo e interaja com a história. Vale a pena visitar o museu local e o monumento do centro da cidade. Permanecemos em Bailundo por 2 dias, aproveitamos a região para conhecermos e visitarmos o orfanato da missão católica, um lindo trabalho que merece nossa afeição.

Nos deslocamos em veiculo 4×4 para região de Mungo, onde tivemos o imenso prazer de sermos recebidos na comunidade rural de Kalungo – as estradas merecem atenção e veículos pequenos tem dificuldade em trafegar.

Vivi dias que marcaram minha vida. Ao chegar à comunidade rural – distância de cerca de 60 km de Bailundo – fomos recebidos com cantos em Umbundu, na presença da população local e do Soba (Rei da Ombala). Fomos acolhidos e cuidados. A população fez questão de nos presentear com alimentos e cortesias. Voluntariamo-nos num projeto de construção de uma escola e trabalhamos junto com a comunidade por alguns dias. Se quiser saber mais sobre o projeto, visite nossa página: Uma escola para Kalungo. Eu me senti totalmente acolhida pela população local e dizer adeus foi difícil e doloroso.

DE VOLTA A LUANDA

Após a despedida, hora de refazer a mochila e retornar a Luanda. Desta vez, decidimos optar pela empresa AngoReal, que possui a particularidade de só vender o bilhete, mas não o lugar marcado. Então a dica é: seja o primeiro a entrar no ônibus, principalmente se viajar em grupos, uma vez que as pessoas não são muito favoráveis a trocar lugares. A viagem custou cerca de 4.000 kwz e teve duração de 10 horas foi interrompida por um pequeno incêndio no ônibus. A opção foi permanecer sentado junto às folhagens vendo o pôr do sol, curtindo a noite linda e estrelada por quatro horas até o ônibus-reserva nos resgatar. Passado o susto, a viagem de retorno a Luanda foi tranquila.

De volta a Luanda, tivemos um dia para conhecer a cidade. Fomos à Avenida 4 de Fevereiro e à baía. A poucos quilômetros do centro, fica o Mussulo, o principal local de lazer de Luanda, graças às praias de areia branca, águas cálidas e coqueiros. Em Luanda é possível ainda conhecer dois grandes rios: o Bengo e o Kuanza, do qual deriva o nome da moeda nacional. Um dia foi muito pouco para andar por Luanda, há muito mais a conhecer: museus, bares e restaurantes. Além disso, separe tempo e conheça os ritmos contagiantes do kizomba, semba, redita e kuduro.

O último dia chegou e o desejo de voltar o mais rápido possível já foi construído através do laço com os incríveis angolanos. Fizemos as malas e fomos à feira comprar lembrancinhas e pegar o caminho de volta pra casa.

DICAS

Ressalto que a Angola é um pais caro, mas as suas belezas valem o investimento. A hospitalidade do povo, a diversidade da culinária e a natureza nos convidam à reflexão. Vale a pena separar um tempo e desbravar esse lindo país. Se eu pudesse voltar ao tempo, teria separado mais dias para visita a parques ecológicos e ter uma maior interação local.

Dica #1 – Onde é melhor se hospedar: em hotéis nas regiões centrais das grandes cidades, sendo que o melhor mesmo é se hospedar em casa de amigos.

Dica #2 – Restaurantes ou comidas que recomendo: calulu, feijão com óleo de palma, carneiro assado e a típica bebida quiçamgua.

Dica #3 – Passeios e atrações imperdíveis: Tundavala, Serra da Leba, praias de Luanda, feiras de artesanato.

Dica #4 – Melhor forma de transporte: carro 4×4.

Dica #5 – Como levar dinheiro: em dólar.

CONCLUSÃO

A Angola me surpreendeu com pela diversidade, natureza exuberante e um povo cativante. A cultura riquíssima e acolhedora me fez sentir em casa. Se você gosta de aventuras, acolhimento e experiências pouco tradicionais, aconselho que faça sua mala/mochila e descubra a Angola. Vale muito a pena.

Ndapandula! (Obrigada)

_____________________________________________________________________________

Agradecemos à leitora Cícera Alcântara por esse super roteiro, que certamente vai ser muito útil para quem está planejando uma viagem para a Angola! Quer mandar o roteiro de sua viagem para o MD? Entre em contato com a gente pelo e-mail convidado@melhoresdestinos.com.br