RIU Palace Punta Cana, um resort com bom custo-benefício em Punta Cana

Camille Panzera 10 · março · 2014

Quando se fala em custo-benefício, Punta Cana é um destino de se tirar o chapéu. A região a leste da República Dominicana está cada vez mais popular entre os brasileiros que desejam conhecer um destino no Caribe desfrutando de sombra e água fresca – e entre a sombra e a água fresca, inclua um drink gelado servido à beira mar, de preferência. 

Punta Cana é conhecida pelos seus resorts all inclusive e não se pode falar nesse estilo de hospedagem sem falar da rede RIU. De origem espanhola, mais precisamente de Majorca (Espanha), o RIU e se especializou em destinos de férias. A rede marca presença com prédios imponentes em pelo menos 16 países e em Punta Cana não é diferente. Ao todo, o RIU oferece mais de 40 mil  quartos em todo o mundo, a maioria deles no regime all inclusive

riu-palace-punta-cana-complexo

Geral
O RIU de Punta Cana está localizado na praia de Arena Gorda e abriga cinco diferentes hotéis, são eles o: RIU Naiboa, ClubHotel RIU Bambu, RIU Palace Macao (atende apenas adultos), RIU Palace Punta Cana e RIU Palace Bavaro. Pudemos passar alguns dias no RIU Palace Punta Cana, que sozinho tem mais de 600 quartos, e vamos dividir um pouco de nossas impressões com vocês, leitores. O hotel foi escolhido pelo preço atrativo.

O complexo, assim como outros de Punta Cana, impressiona pelo tamanho logo na chegada. O lugar, como um todo, é tão grande que fica difícil não se assustar um pouco com sua estrutura. Depois do check-in feito e pulseirinha de acesso colocada no pulso e é só partir para a diversão!

riu-palace-punta-cana-mar

Quartos
Grande e confortável, a suíte júnior do RIU Palace Punta Cana tinha duas camas de casal – um certo exagero para quem viaja só, mas certamente uma regalia que chama a atenção -, sala conjugada com TV e variedade de canais estrangeiros. No área do frigobar encontramos cervejas, água, refrigerantes, destilados e café; tudo podendo ser consumido sem que houvesse qualquer cobrança a mais. A varanda do quarto tinha vista para outro hotel do complexo e o banheiro, grande, contava com banheira, amenidades básicas e pias individuais.

O ar condicionado funcionou com perfeição, toda vez que abríamos a porta do quarto todo o ambiente já estava fresco, bem diferente do calorzinho que fazia do lado de fora. O lado negativo do quarto ficou por conta do cheirinho de mofo e quarto fechado que sentíamos toda vez ao entrar.

riu-palace-punta-cana-quarto

Lazer
O RIU Palace Punta Cana conta com uma área modesta, mas boa dentro estilo a que o hotel se propõe. A piscina é um dos locais onde as pessoas mais gostam de ficar porque nela há espaço para os adultos e para as crianças. A proximidade com o bar molhado é um bom motivo para procurar uma espreguiçadeira perto da piscina para passar o dia. As proporções da piscina foram suficientes para curtir o lugar sem que ficasse cheio demais, pelo menos no período de nossa viagem.

O hotel tinha um grupo de entretenimento animado, que todos os dias organizava brincadeiras e competições entre os hóspedes. É uma forma de aproximação bem legal entre as pessoas e que garantia muitas risadas mesmo entre os que ficavam apenas na plateia. Na praia era possível praticar esportes como caiaque, windsurf ou vela – serviços, normalmente, pagos à parte.

riu-palace-punta-cana-lazer

Para as crianças havia um playground e para os adultos sauna e uma pequena piscina aquecida. Durante todo o dia era possível utilizar os bares da parte interna do hotel, um deles temático e com máquinas para apostar dinheiro, além de jogo de bilhar.

Durante a noite o movimento de hóspedes não cessava. Como o RIU Palace Punta Cana tem uma praça onde estão todos os seus restaurantes, muitas pessoas se acomodavam por ali para conversar e tomar uma bebida ao ar livre. Outra opção para a noite eram as famosas apresentações artísticas, com pessoas tocando e cantando. Um programa turístico e um pouco forçado, mas divertido. Além dos bares do próprio hotel, os hóspedes podiam contar com o cassino do complexo e com a boate Pasha, que não estava tão animada durante nossa visita.

riu-palace-punta-cana-piscina

Praia
Como dissemos, a praia na frente do hotel é a de Arena Gorda. Nesse trecho de areia havia muitos e muitos coqueiros e eram eles que faziam sombra para os hóspedes. Várias espreguiçadeiras estavam disponíveis aos hóspedes, o problema é que elas eram ocupadas logo cedo e quem chegava mais tarde tinha dificuldades para encontrar cadeiras vagas.

O mar, azul clarinho e esplendoroso, é tudo aquilo que a gente espera encontrar na região do Caribe. Arena Gorda, no entanto, não é uma praia sem ondas. O mar nessa região de Punta Cana tem ondinhas e se você espera encontrar aquela praia parecida com uma piscina, talvez não seja o local ideal para se hospedar.

riu-palace-punta-cana-praia

Alimentação
Quem viaja à Punta Cana ouve muito falar do all inclusive e seus enormes buffets e o que você pode esperar do RIU Palace Punta Cana é encontrar um enorme buffet mesmo, independente da refeição ser de manhã, no almoço ou jantar. O local possui sete restaurantes, e em cinco deles é necessário fazer reserva.

O restaurante principal do hotel, Don Manuel, funciona sem reservas e possui várias ilhas, cada uma com um tipo diferente de comida. Alguns pratos são feitos na hora e carnes, por exemplo, podem ser preparadas do jeito que você preferir. A qualquer hora do dia é de impressionar a variedade de sobremesa e saladas; não é por falta de variedade de pratos que alguém passa fome! Algumas noites por semana os jantares do restaurante principal são temáticos, oferecendo pratos da gastronomia de algum país, como México ou Itália.

O almoço costuma ser feito no restaurante da praia, que só funciona durante o dia, no estilo buffet, e não requer reserva. O lugar fica bastante cheio no horário do almoço, por isso é bom não deixar para comer tarde. Arejado, esse restaurante também tem uma boa variedade de pratos, além de bebidas como refrigerante e sucos à vontade.

riu-palace-punta-cana-restaurante

Para jantar, o único restaurante que não necessita reserva é o Don Manuel, os demais restaurantes (que servem comida italiana, brasileira, fusion, de carnes e japonesa) já devem ter sido reservados durante o dia. A qualidade da comida não é tão bacana, e isso talvez se deva ao fato dos pratos serem preparados em larga escala.

Gostamos muito do atendimento nos restaurantes. Durante nossa experiência os funcionários foram muito solícitos e alegres. Em um dos restaurantes em que se pedia reserva, pudemos jantar sem que a reserva fosse feita.

O hotel tem três bares, um bar molhado na área da piscina e outros dois bares na área interna do hotel, próximos ao enorme salão principal. Nos bares era possível pedir drinks com alcoól ou não  à vontade.

riu-palace-punta-cana-bar

Resumo
O RIU Palace Punta Cana é um hotel grande, com muitos quartos e, portanto, feito para um público enorme. Seu custo-benefício é bastante atrativo, mas é importante considerar que não é um hotel para quem procura um serviço personalizado. O custo-benefício é bom para o que o lugar se propõe, lembramos apenas que se o hotel estiver cheio, a quantidade de hóspedes e a disputa por locais vagos pode ser um pouco incômoda. As opções de lazer para crianças são limitadas, mas o RIU continua sendo uma excelente opção para uma primeira experiência em Punta Cana, principalmente se você quer ficar em um hotel com bom preço.

Não deixe de ler o nosso post com dicas para escolher o melhor resort em Punta Cana.

Publicado por

Camille Panzera

Camille