Passagens com 50% de desconto para idosos previstas em lei é boato

Thayana Alvarenga 30 · março · 2017

Temos recebido muitas mensagens de leitores perguntando sobre descontos em passagens aéreas para idosos. Há um boato correndo pela internet, especialmente em grupos do Whatsapp, de que passageiros com mais de 60 anos teriam direito, previsto em alguma lei federal, a comprar passagens com desconto de 50%.

A verdade é que não existe nenhuma lei que obrigue as companhias a oferecerem passagens pela metade do preço para idosos. Há somente um projeto de lei nesse sentido tramitando no Congresso. De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), também não existe nenhuma regra que determine desconto nas passagens aéreas para idosos.

Infelizmente alguns sites mal intencionados divulgam esse boato de forma irresponsável apenas para ganhar alguns cliques.

No passado, a finada Trip chegou a fazer promoções exclusivas de passagens para pessoas da terceira idade, mas com a compra da companhia pela Azul as ofertas acabaram.

Mas que direitos especiais os idosos têm em voos pelo Brasil? Confira:

Assistência Especial para idosos

A Assistência Especial é um serviço oferecido em qualquer aeroporto do Brasil a passageiros que tenham acima de 60 anos, além de gestantes, pessoas com mobilidade reduzida, com crianças de colo, entre outros. Entenda que não é um favor que a companhia aérea está fazendo por você. É seu direito! Saiba a seguir quais são as vantagens da terceira idade dentro dos espaços aeroportuários.

Não gosta de ficar esperando em fila? Então você já tem um problema a menos. Isso porque o embarque pode ser realizado prioritariamente em relação aos demais clientes. Basta ir ao check-in com documento e a antecedência determinada pela companhia. Ela é responsável por prestar assistência desde o check-in até o acesso à área pública, após o desembarque. É dever oferecer atendimento prioritário em todas as fases da viagem, não sendo permitido que outras categorias como “passageiros frequentes” embarquem antes.

Além disso, o passageiro da melhor idade também pode contar com atendimento de suas necessidades especiais, incluindo o acesso às informações, instruções, instalações aeroportuárias, aeronaves e aos veículos à disposição dos passageiros do transporte aéreo. Informe-se com a companhia aérea que você vai voar!

Companhias aéreas brasileiras

Cada empresa aérea tem sua metodologia individual de trabalho, porém o objetivo é o mesmo: atender bem todos os clientes. Com a terceira idade claro que não seria diferente. A Avianca Brasil, Azul, GOL e Latam têm orientações específicas a serem seguidas pelos funcionários.

  • Avianca Brasil

Passageiros com idade igual ou superior a 60 anos receberão tratamento preferencial e adequado às necessidades. Se você, ou alguém que viajará em sua companhia, necessitar de atendimento especial durante o embarque, desembarque e conexões, informe sua necessidade no momento da aquisição da passagem. No dia do voo, vá ao guichê sinalizado para o atendimento prioritário.

Lembre-se que a solicitação deve ser feita com até 72 horas antes do voo. Em caso de dúvidas ou para providenciar a assistência adequada, você também pode entrar em contato através do telefone 0800 286 6543 ou pelo atendimento online.

  • Azul

Os idosos que precisem de assistência durante a viagem contam com atendimento preferencial. Para garantir mais agilidade, selecione esta opção durante o preenchimento de dados da viagem, na área “Atendimento Especial”. Este procedimento não é necessário para idosos que dispensam alguma ajuda.

  • GOL

Clientes idosos têm direito a atendimento preferencial. Você pode pedir o auxílio no momento da compra da passagem ou no atendimento online da GOL, com até 48 horas de antecedência. Chegando ao aeroporto, identifique-se a um dos colaboradores.

Caso o idoso tenha algum problema de saúde e corra riscos durante a viagem, procure a orientação de um médico antes do voo. Ele poderá preencher o MEDIF (atestado médico) e enviá-lo à GOL até 48 horas antes do voo, para a avaliação da equipe médica.

  • Latam

A companhia oferece o serviço de assistência para idosos, orientando em todas as etapas da viagem. O check-in e embarque também são feitos com prioridade. Além disso, caso haja conexão na viagem, a companhia pode conduzir o passageiro até a porta de embarque do voo seguinte. Há, também, uma orientação sobre assentos da aeronave, para que não exista nenhum problema.

Lembre-se que a companhia deve ser comunicada sobre suas necessidades especiais até 24 horas antes da partida do voo.

Autor

Thayana Alvarenga - Repórter
  • elianete

    Fiquei feliz ao ver a matéria, pois enviei esta sugestão de pauta a vocês na semana passada. Que bom que aproveitaram com competência, e ainda complementaram com informações muito úteis.

  • RABUGENTO SFQNS

    Velho é assim mesmo, só atrapalha nos voos. Não merece coisa alguma.
    Em breve todos morrerão antes de se aposentar e de ficar velhos.
    Assim serão as leis.
    Lembrando sempre que estou quase nos 70…

    • Marcos

      Agora entendi porque o senhor usa o usuário Rabugento, kkkkk!

      • Marlene Oliveira

        kkkkkkkkkkkkk

    • PauloHCM

      Isso pra quem quiser usar a previdência. Existem maneiras muito melhores, mais baratas, com maior rentabilidade de se aposentar.

      • RABUGENTO SFQNS

        Você verá o que aconteceu com seus investimentos “com maior rentabilidade” quando realmente precisar usá-los.

        • PauloHCM

          Já precisei, e até agora estou satisfeito. E pagando menos imposto

          • RABUGENTO SFQNS

            Já se aposentou?
            Parabéns!
            Boa sorte!

    • Por mim indiferente. Desde que haja contrapartida. O que mais acontecesse no Brasil, é o governo privilegiar um em detrimento dos outros.

  • RABUGENTO SFQNS

    Velho é assim mesmo, só atrapalha nos voos. Não merece coisa alguma.
    Em breve todos morrerão antes de se aposentar e de ficar velhos.
    Assim serão as leis.
    Lembrando sempre que estou quase nos 70…

  • RABUGENTO SFQNS

    Velho é assim mesmo, só atrapalha nos voos. Não merece coisa alguma.
    Em breve todos morrerão antes de se aposentar e de ficar velhos.
    Assim serão as leis.
    Lembrando sempre que estou quase nos 70…

  • Marcos

    50% de desconto é exagero. 10% não é muito mas já agradaria. Ao comprar na Gol usando PayPal o desconto é de 10% e já me agrada e até me ajuda no taxi essa economia que faço.

  • Alexandre Martins

    Excelente matéria! Parabéns!

  • Se o povo tivesse vontade de trabalhar como tem criatividade pra criar boato, este país seria bem melhor de se viver.

  • Tarcísio Medeiros

    A Trip também chegou a fazer uma “classe” tarifária para menores de 23 anos. Pena que eu descobri isso quando já estava há um mês de completar 23 anos, havia passagens dentro de MG por exemplo que eram na faixa de R$ 20. Um excelente preço!

    • Eu lembro dessas promoções, se chamava Balada Trip, os jovem viajariam de sexta a domingo com um desconto bacana. Saudades da Trip e principalmente da Webjet.

  • Cidadão

    Esse aí pelo jeito nunca saiu do Brasil….

    • E o fato de dar a minha opinião, o faz deduzir se saí ou não do País?

      Trabalho com mercado. Isso é óbvio. No Brasil, se faz a Benesse com o dinheiro dos outros. Ou você espertão, não acha que as companhias vão repassar o custo dessa redução para os passageiros pagantes???

    • Fabio

      Fiquei curioso para fazer como voce teria chegado a essa conclusao.

  • Ricardo

    Não entendi essa comparação, já que em absolutamente nenhum desses países há desconto de passagens aéreas para idosos.

    • Cidadão

      Não entendeu porque eu não mencionei que havia descontos de passagens aéreas. É só ler de novo. Está escrito que há descontos para idosos, os quais você acha que é o motivo porque o Brasil não vai para frente

      • Ricardo

        Você falou sobre descontos para idosos, dentro de um post sobre desconto para idosos em passagens aéreas…Ainda por cima colocando os EUA como exemplo, um país que simplesmente não tem saúde gratuita para a terceira, segunda ou mesmo primeira idade.
        Não vi ninguém dizendo que o Brasil não vai para frente por ter desconto para idosos, é tão rídiculo esse argumento que não resiste análise. É evidente que nosso maior problema é a corrupção, e o baixo nível dos políticos, que tomam medidas populistas para benefício próprio. Fora a eterna Lei de Gérson. O desconto de 50% para “estudantes” de qualquer nível econômico pode ser um exemplo…
        Você dá a entender que o Brasil só irá pra frente com desconto para idosos. Acho absurdo! Não pelo fato de dar benefícios a quem já entregou tanto da sua vida e agora merece aproveitar, mas sim pela sua idéia tão simplista.

        • É isso que a galera custa a entender.

          A coisa está tão absurda, que o setor rodoviário por exemplo, pode chegar ao cúmulo de fazer uma viagem só com descontos e gratuidades.

          O que você falou foi certeiro. É quase a mesma coisa do governo imprimir dinheiro. Distribuir gratuidades sem lastro…

          • Marcelo Ribas

            Não têm chance da empresa fazer uma viagem só de descontos ou gratuidade, já que a lei estipula 2 passagens gratuitas e não sei se mais 2 ou quatro com desconto de 50%.

          • Para os idosos sim. São duas gratuitas (serviço convencional) é mais duas com 50%. Porém, aquele desconto do menor, não tem limite!

            Empresas como Garcia, Brasil Sul, 1001, etc, estão no STF com esse processo.