Cuidado com armadilhas! Parcerias entre programas de fidelidade podem não valer a pena!

Leonardo Cassol 2 · outubro · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

É impressionante como alguns programas de fidelidade anunciam com vigor parcerias com outras empresas aéreas que trazem pouco benefício real ao passageiro. Algumas são verdadeiras armadilhas! Basicamente, informam ao cliente que é possível pontuar no programa, voando com determinadas companhias parceiras, ou o oposto, pontuar nas parceiras, após viajar pela própria companhia. O que muitos não observam são as regras de pontuação, algumas delas absurdas e inacreditáveis… Saiba como aproveitar as boas oportunidades de acúmulo e não embarcar em parcerias furadas, nesse artigo exclusivo!

Vamos começar com a análise da parceria entre o Smiles e a TAP, anunciada ontem, como o Sorriso Fácil 396. Nela, o Smiles informa o que poderia ser uma boa novidade: agora é possível acumular pontos de voo TAP no programa. Algo muito útil para quem não vai com frequência à Europa e não acumularia milhas suficientes no programa TAP Victoria. Certo? Errado!

Smiles-TAP

Ao analisar as regras de acúmulo, percebe-se que a maioria das tarifas em classe econômica não pontuam nada ou acumulam pontos parcialmente. A maior parte deles, apenas 33% das milhas voadas. Ou seja, num voo São Paulo x Lisboa x São Paulo, ao invés de acumular 9.830 milhas voadas no Smiles, pela regra o acúmulo seria de zero, ou, dependendo do caso, apenas 2.949 pontos. As tarifas que pontuam 70% ou 90% são as mais caras, custando pelo menos R$ 5.000 por viagem. Onde está o benefício para o cliente? Já não bastava os valores de resgate de passagens no Smiles terem crescido astronomicamente nos últimos meses? Nesse exemplo, a parceria do Amigo da Avianca Brasil com a TAP dá um baile no Smiles, sendo mais vantajoso acumular no Amigo. Confira a diferença entre as tabelas dos dois programas:

Acúmulo de voos TAP no Smiles
TAP-Smiles-acumulo

Acúmulo de voos TAP no Amigo
TAP-Amigo

Pegamos o Smiles como exemplo, mas infelizmente ele não é o único que faz isso! Por isso, o Melhores Destinos vai publicar uma série de 4 artigos especiais com guias de acúmulo e resgate de milhas nas parcerias dos programas de fidelidade brasileiros, com dicas para aproveitar as melhores oportunidades, para somar pontos para upgrade de categoria e para não cair em armadilhas!

Concluindo a análise do Smiles, o programa conseguiu acabar com o valor de sua melhor parceria até então, que era com a Delta. Até pouco tempo atrás todas as tarifas elegíveis da Delta pontuavam 100% das milhas voadas. O que aconteceu? Algo parecido, mas ainda não tão ruim quanto ao que Smiles propôs com a TAP… virou um péssimo negócio. Igualmente ruins são as parcerias do Smiles com Air France, KLM e Qatar. As regras do programa são mais razoáveis para Aerolíneas Argentinas, Alitalia, Copa e Korean. Ainda assim, não crie muitas expectativas e fique atento! Conheça em detalhes as regras de acúmulo do Smiles.

Empresas aéreas parceiras do Smiles
Smiles-parcerias-aereas

O TAM Fidelidade tem uma quantidade maior de parceiros dentro e fora da Oneworld e regras de pontuação bem mais razoáveis que o Smiles. Voando LAN e American Airlines é possível acumular pontos integrais em praticamente qualquer tarifa elegível. Parcerias razoáveis também ocorrem com a British e a Qantas, numa análise não exaustiva. Ainda assim, o TAM Fidelidade tem suas pegadinhas, como ocorre nas parcerias com a Air Berlin, Iberia, Malaysia, Lufthansa e Shenzen, com regras de acúmulos de milhas muito ruins. No especial que publicaremos na semana que vem, vamos fazer um guia completo de acúmulo de pontos nos parceiros do TAM Fidelidade. Conheça em detalhes as regras de acúmulo no TAM Fidelidade.

Parcerias TAM Fidelidade com empresas da Oneworld*

 Oneworld

*O TAM Fidelidade tem parcerias fora da Oneworld, como ocorre com a ANA, Lufthansa, SWISS entre outras. 

O programa Amigo da Avianca estabeleceu 26 novas parcerias em julho desse ano, com a entrada da companhia na Star Alliance. O Melhores Destinos fez uma análise especial dessa mudança. Em síntese, o programa tem boas regras de acúmulo, com destaque positivo para as parcerias com a Avianca Colômbia, Air India, Copa, United e Singapore. Já as parcerias com a Eva, Thai e Egyptair deixam a desejar. Conheça em detalhes as regras de acúmulo no Amigo.

Parcerias do programa Amigo da Avianca Brasil – Star Alliance
Star Alliance

Concluindo, o TudoAzul tem apenas uma parceria de acúmulo de pontos, com a United Airlines. O problema é que mal iniciou a parceria, que até então pontuava 100% das milhas voadas no TudoAzul em qualquer tarifa elegível da United, o programa já alterou as regras, sem aviso prévio, para pior é claro… Com a mudança, uma boa parte das tarifas passou a acumular metade do que pontuava até o mês passado. Confira a nova tabela de acúmulo, que ficou idêntica a do Amigo:

Acúmulo de pontos TudoAzul para voos United
TudoAzul-United

O essencial é, antes de decidir onde pontuar, conferir a tarifa comprada. Pode ser na hora da compra, no e-mail de confirmação com o bilhete eletrônico ou pela central de atendimento. Em seguida, compare com as regras de acúmulo disponíveis nos sites dos programas de fidelidade, para saber quanto vai pontuar e onde vale mais a pena. Ainda assim, na véspera do voo, confira novamente as regras. Desagradavelmente, os programas de fidelidade têm mudado as regras de acúmulo sem aviso prévio, ou período de transição, aumentando o risco de você comprar o bilhete numa regra e voar em outra, quase sempre pior que a regra anterior.

E você, já conhecia como funcionava o acúmulo de pontos em parceiros? Já passou raiva na hora de acumular seus pontos? Qual sua opinião sobre essas parcerias? Comente e participe!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Economista, apaixonado por viagens, aviação e milhas! Especialista em programas de fidelidade do Melhores Destinos