Cuidado com armadilhas! Parcerias entre programas de fidelidade podem não valer a pena!

Leonardo Cassol 2 · outubro · 2015

É impressionante como alguns programas de fidelidade anunciam com vigor parcerias com outras empresas aéreas que trazem pouco benefício real ao passageiro. Algumas são verdadeiras armadilhas! Basicamente, informam ao cliente que é possível pontuar no programa, voando com determinadas companhias parceiras, ou o oposto, pontuar nas parceiras, após viajar pela própria companhia. O que muitos não observam são as regras de pontuação, algumas delas absurdas e inacreditáveis… Saiba como aproveitar as boas oportunidades de acúmulo e não embarcar em parcerias furadas, nesse artigo exclusivo!

Vamos começar com a análise da parceria entre o Smiles e a TAP, anunciada ontem, como o Sorriso Fácil 396. Nela, o Smiles informa o que poderia ser uma boa novidade: agora é possível acumular pontos de voo TAP no programa. Algo muito útil para quem não vai com frequência à Europa e não acumularia milhas suficientes no programa TAP Victoria. Certo? Errado!

Smiles-TAP

Ao analisar as regras de acúmulo, percebe-se que a maioria das tarifas em classe econômica não pontuam nada ou acumulam pontos parcialmente. A maior parte deles, apenas 33% das milhas voadas. Ou seja, num voo São Paulo x Lisboa x São Paulo, ao invés de acumular 9.830 milhas voadas no Smiles, pela regra o acúmulo seria de zero, ou, dependendo do caso, apenas 2.949 pontos. As tarifas que pontuam 70% ou 90% são as mais caras, custando pelo menos R$ 5.000 por viagem. Onde está o benefício para o cliente? Já não bastava os valores de resgate de passagens no Smiles terem crescido astronomicamente nos últimos meses? Nesse exemplo, a parceria do Amigo da Avianca Brasil com a TAP dá um baile no Smiles, sendo mais vantajoso acumular no Amigo. Confira a diferença entre as tabelas dos dois programas:

Acúmulo de voos TAP no Smiles
TAP-Smiles-acumulo

Acúmulo de voos TAP no Amigo
TAP-Amigo

Pegamos o Smiles como exemplo, mas infelizmente ele não é o único que faz isso! Por isso, o Melhores Destinos vai publicar uma série de 4 artigos especiais com guias de acúmulo e resgate de milhas nas parcerias dos programas de fidelidade brasileiros, com dicas para aproveitar as melhores oportunidades, para somar pontos para upgrade de categoria e para não cair em armadilhas!

Concluindo a análise do Smiles, o programa conseguiu acabar com o valor de sua melhor parceria até então, que era com a Delta. Até pouco tempo atrás todas as tarifas elegíveis da Delta pontuavam 100% das milhas voadas. O que aconteceu? Algo parecido, mas ainda não tão ruim quanto ao que Smiles propôs com a TAP… virou um péssimo negócio. Igualmente ruins são as parcerias do Smiles com Air France, KLM e Qatar. As regras do programa são mais razoáveis para Aerolíneas Argentinas, Alitalia, Copa e Korean. Ainda assim, não crie muitas expectativas e fique atento! Conheça em detalhes as regras de acúmulo do Smiles.

Empresas aéreas parceiras do Smiles
Smiles-parcerias-aereas

O TAM Fidelidade tem uma quantidade maior de parceiros dentro e fora da Oneworld e regras de pontuação bem mais razoáveis que o Smiles. Voando LAN e American Airlines é possível acumular pontos integrais em praticamente qualquer tarifa elegível. Parcerias razoáveis também ocorrem com a British e a Qantas, numa análise não exaustiva. Ainda assim, o TAM Fidelidade tem suas pegadinhas, como ocorre nas parcerias com a Air Berlin, Iberia, Malaysia, Lufthansa e Shenzen, com regras de acúmulos de milhas muito ruins. No especial que publicaremos na semana que vem, vamos fazer um guia completo de acúmulo de pontos nos parceiros do TAM Fidelidade. Conheça em detalhes as regras de acúmulo no TAM Fidelidade.

Parcerias TAM Fidelidade com empresas da Oneworld*

 Oneworld

*O TAM Fidelidade tem parcerias fora da Oneworld, como ocorre com a ANA, Lufthansa, SWISS entre outras. 

O programa Amigo da Avianca estabeleceu 26 novas parcerias em julho desse ano, com a entrada da companhia na Star Alliance. O Melhores Destinos fez uma análise especial dessa mudança. Em síntese, o programa tem boas regras de acúmulo, com destaque positivo para as parcerias com a Avianca Colômbia, Air India, Copa, United e Singapore. Já as parcerias com a Eva, Thai e Egyptair deixam a desejar. Conheça em detalhes as regras de acúmulo no Amigo.

Parcerias do programa Amigo da Avianca Brasil – Star Alliance
Star Alliance

Concluindo, o TudoAzul tem apenas uma parceria de acúmulo de pontos, com a United Airlines. O problema é que mal iniciou a parceria, que até então pontuava 100% das milhas voadas no TudoAzul em qualquer tarifa elegível da United, o programa já alterou as regras, sem aviso prévio, para pior é claro… Com a mudança, uma boa parte das tarifas passou a acumular metade do que pontuava até o mês passado. Confira a nova tabela de acúmulo, que ficou idêntica a do Amigo:

Acúmulo de pontos TudoAzul para voos United
TudoAzul-United

O essencial é, antes de decidir onde pontuar, conferir a tarifa comprada. Pode ser na hora da compra, no e-mail de confirmação com o bilhete eletrônico ou pela central de atendimento. Em seguida, compare com as regras de acúmulo disponíveis nos sites dos programas de fidelidade, para saber quanto vai pontuar e onde vale mais a pena. Ainda assim, na véspera do voo, confira novamente as regras. Desagradavelmente, os programas de fidelidade têm mudado as regras de acúmulo sem aviso prévio, ou período de transição, aumentando o risco de você comprar o bilhete numa regra e voar em outra, quase sempre pior que a regra anterior.

E você, já conhecia como funcionava o acúmulo de pontos em parceiros? Já passou raiva na hora de acumular seus pontos? Qual sua opinião sobre essas parcerias? Comente e participe!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Rodrigo Aguiar

    Nao eh atoa que o Smiles esta desvalorizado na BOLSA e e nossos “BOLSOS”…. Lamentavel…. Sou Diamante na Gol e nao estou com um pingo de vontade e interesse em continuar…… Culpa da Dilma..

    • Eu Meu

      karaca, até a diferença entre programas de fidelidade é culpa da Dilma? hehehe menos né!! Até essa crise atual é mais culpa do Lula do que da Dilma. É essa mania do PT se importar apenas com o VOTO. Pensando no voto fizeram o orçamento deficitário tentando jogar para o congresso seu dever de cortar gastos (medidas impopulares) e com isso o Brasil perdeu bilhões em investimento perdendo o investment grade rating das agências de análise.

      • Coelho

        Em que parte do texto ele menciona a sua santa “Dilma ou Lula” ?você deve sofrer algum tipo de transtorno de perseguição, em nenhuma momento ele menciona PT ou politica.

        • Eu Meu

          na parte que diz “Culpa da Dilma”

          • Eu Meu

            mmm,parece que ele retirou a parte em que pos a culpa na Dilma. EDITOU A MENSAGEM

        • Fernando

          A mensagem foi editada

      • Jair Batista

        Dilma?! uhauahuah

      • Thalitta Sousa

        Que ridículo, petista esta com mania de perseguição aflorando aos ventos.Tem medo até da própria sombra

        • Eu Meu

          não me XINGUE de PETISTA…..só achei engraçado o cara botar a culpa disso na Dilma (só que ele editou a mensagem e deletou essa parte e vocês não estão vendo).

        • Eu Meu

          Não sou PETISTA, aff. Só achei engraçado e demais ele botar a culpa disso na Dilma.

        • Eu Meu

          o cara não assume o que escreve e apaga parte da mensagem.

          • Thiago

            Um babaca. Ignore.

        • Isack Passos

          Acho que indiretamente essa crise politica/econômica esta afetando esse mercado também!

          • Eu Meu

            sim esta.mas o que o smiles está fazendo está muito além da crise.compare o que eles estão fazendo com os outros programas.Isso q eles tem uma base de clientes pagando mensalmente a mesada de 30 e poucos. Eles ficam ganhando o mensalão deles e depois quando percebem que muita gente está em condições de comprar as passagens eles desvalorizam as milhas.

    • Thiago Brasil

      Se pra você, que é Diamante, tá ruim, imagina pra quem é Gold…

      • what_the_hell??

        Eu já fui Diamante no Smiles mas há mais de um ano que venho desacelerando minha pontuação no programa, hoje sou apenas Gold.
        Infelizmente ainda tenho mais de 100mil milhas no Smiles q tento usar com razoabilidade e não consigo! Me recuso a pagar 40/50mil milhas num trecho nacional!
        Só para termos uma idéia da “desvalorização” das milhas Smiles perante a concorrência, conheço um cara que vende/compra milhas, e ele paga 300 reais nas milhas da Tam e 180 nas milhas Smiles!

    • Leandro Neves

      Também sou Diamante, há anos na GOL, por conseguinte, por longo período fui Diamond na Varig. Saudades daquela época, em todos os sentidos…!!!

      • what_the_hell??

        A última piada que vi no Smiles foi cobrar 80 mil milhas por trecho do Brasil pra Buenos Aires em voo da própria Gol!!!
        Como diria Neto: “tá de brincadeira!!!!”

        • Emerson Angeli

          E a promoção de 6.000 milhas para Buenos Aires que vira e e mexe sempre aparece? Outra piada de mau gosto.

    • Paulo

      Envia copia do seu cartão para a Avianca que eles estão igualando o status (status match). Aí você vira diamante lá 😉

    • 100Paciência

      Então o motivo da perda de valor de mercado do Smiles é “ele ser ‘feio, bobo e chato’ com seus clientes”? Sei…
      Tolinho!!!
      Ah, ia me esquecendo… você é Diamante… incrível!!!

  • Cristian Oliveira

    Estava usando meu cartão da Delta Gold para acumular pontos quando voava gol. Até a mudança valia a pena, pois ganhava 50% mais milhas por ser gold na delta. Pelas últimas pontuações que pude observar isso acabou, não tem mais bônus por ser gold ! Uma viagem Brasília – São Paulo rendia 810 milhas por trecho (540 milhas+ 270 bonus). Agora a pontuação é somente 540 pontos (540 milhas), sem o bônus. uma pena que isso tenha acontecido. Tá cada vez mais complicado acumular milhas voando. a melhor opção mesmo é cartão de crédito, mesmo com o Dólar mais alto.

  • Pedro Bastos

    Parabéns Melhores Destinos! Mais uma vez mostrando isenção e provando que são os MELHORES, não só na divulgação de promoções! Eu mesmo já cai nessa pegadinha, fiz uma viagem pra Europa e depois descobri que a minha tarifa não pontuava nada!

    • Fabiana Branchini

      E acho que o sucesso do Melhores Destinos é esse : transparência e imparcialidade. (E trabalho de qualidade, of course). Que continue assim. Eu sigo as dicas de olhos fechados. Tão difícil isso hoje em dia.

  • rodrigo Resende

    Essa questão de comprar bilhete aéreo numa tarifa que pontuava e haver alteração antes da data do vôo é pegadinha do malandro, verdadeiro menosprezo à inteligência do consumidor brasileiro, que não pode deixar acontecer isso impunemente.

    Aconteceu comigo também: comprei, com antecedência de seis meses, um bilhete da Turkish para ir até Cape Town, com o qual acumularia aproximadamente 24k milhas, tendo escolhido pontuar no Milleage Plus, da United. Um mês antes da viagem, vem a cilada da United e todas as demais companhias da *A terem deixado de pontuar aquela tarifa específica, mas não ressalvaram os bilhetes comprados antes da data da mudança, levando em consideração a data do vôo.

    Voei normalmente e, ao regressar ao Brasil e pedir os pontos, eles foram recusados. Levei a pretensão ao Judiciário e massacrei a Turkish e a United, sendo que o juiz chegou a ridicularizá-las pelo comportamento ridículo com o consumidor.

    Nem recorreram, creditaram sem mais delongas meus preciosos pontinhos. Não deixem lhes fazer de trouxas, dêem-se o respeito. Quem perdoa é Deus, consumidor lesado não deve perdoar nunca.

    • Marco

      Justiça so é boa para advogado ganhar dinheiro nas costas dos outros. Mesmo quem ganha a açao muitas vezes sai perdendo. Sem contrar a angustia dos anos (ou decadas) esperando a “boa vontade” dos deuses do tribunal.

  • Leo Romano

    Aproveitando o ensejo…
    Alguém que comprou passagem/ns no bug da AA conseguiu fazer resgate de milhas pela TAM?

    • Tarcísio Medeiros

      Eu não voei ainda, mas até onde eu vi, dá pra ganhar 100%, não?

      • Sim, 100%

        • gilberto

          Eu estou na dúvida se pontuo na AA ou na TAM , voo BSB-HNL, exec. e primeira, pelos meus cálculos são uns 17k na AA ou uns 13k na TAM, só que não sei se os meus cálculos estão certos , voarei semana vem !

          • Jonatas Elias

            Parece que a executiva pontua 1,25 na Tam e 1,50 na AA.

          • gilberto

            Pois é , os tarifários são sempre confusos e dúbios, o bom mesmo seria saber de alguém que tenha feito essa rota !

          • Hermes Hs

            Tomem cuidado! Principalmente por ter sido um bug! O acúmulo da AA está garantido normalmente para a AA, porém, uma pessoa ter pontuado 100% na TAM e outras parceiras não significa que todos irão, principalmente nos voos com conexão, dependendo da regra da cia. A sua tarifa pode ser Y, a do outro A, B ou C, em fim, a tarifa de um trecho de conexão geralmente sempre são diferentes dos trechos principais! Vale a pena conferir a regra do programa que vcs querem pontuar ceertuificando das classes tarifárias de CADA TRECHO da sua viagem.

            EX: IDA: 1°GRU-MI/2°MIA-MAD/3°MAD-LIS e VOLTA: 1°LIS-MAD/2ºMAD-MIA/3ºMIA-GRU, se a cia que vc vai pontuar fizer por trecho, cada um dos 3 trechos provavelmente tem tarifas diferentes, podem ter regras diferentes para os trechos codeshare(ex voo Iberia com número de voo AA). Já o TAM FIDELIDADE, não sei se tem regras separadas por tarifas.Por isso verifique muito bem o regulamento do programa escolhido para pontuar!

          • Leo Romano

            Tu sabe onde tem uma tabela com as milhas de cada trecho?
            Pq senão fica bem dificil saber a qtidade de milhas

          • gilberto

            Fui no site das empresas e calculei uns 40k pela AA , pois minha tarifa em first é a mais cheia possível , BSB-MIA-LAX-HNL , dai liguei para a AA e uma funcionário falou que só acumularia os 17k , sem muita confiança , por isso estou na dúvida !

          • gilberto

            Tenho parado de escrever aqui por conta do moderador , alguém mais está passando essa mesma raiva , de perder tempo escrevendo a toa !

          • Eu Meu

            é preciso o moderador pra barrar mensagens que não tem nada a ver, caso contrário vai ficar difícil de encontrar opiniões relevantes aqui. E eu percebi que a mensagem normalmente fica com status de “aguardando” quando tem determinadas palavras. Acho que essas mensagens “off-topic” não deveriam aparecer (inclusive as minhas — é que eu devia pensar mais antes de escrever besteira hehehe) inclusive esta mensagem minha deveria ser excluida.

          • gilberto

            Fui no site das empresas e calculei uns 40k pela AA , pois minha tarifa em first é a mais cheia possível , BSB-MIA-LAX-HNL , dai liguei para a AA e uma funcionário falou que só acumularia os 17k , por isso estou na dúvida !

          • TAM pontua 125% na executiva e 150% na primeira. Vai te render 12.500 pontos. AA 21.152 pontos. Veja os pontos voados pelo http://www.milecalc.com
            Regras AA: http://www.aa.com.br/i18n/AAdvantage/earnMiles/airlines/american.jsp

            Regras TAM: http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=b3aa5892584ca210VgnVCM1000009508020aRCRD

          • Jonatas Elias

            Leonardo mas são 12500 na ida e volta ou só ida??

        • Thiago Barbosa

          Será que vamos receber as milhas mesmo? ja temos algum relato de alguem que já voou e pontuou?

          • Cleber Rosa

            Sim, estão pontuando normalmente. Dependendo do seu status, destino e das promoções vc pode chegar a ganhar 350% das milhas voadas.

          • Thiago Barbosa

            caraca, que legal Cleber, vou voar de Executiva para Madri, classe tarifaria I , tem idéia que quanto vou pontuar?

        • Tarcísio Medeiros

          Leo, esse especial da semana que vem vai tratar da pontuação e resgate de milhas das cias parceiras?
          Eu comprei duas passagens pro Canadá, econômica, mas não sei quanto ganharei e quanto vale na AAdvantage ou na TAM. Principalmente quanto ao AAdvantage que não faço a mínima ideia qual a cotação deles. E acredito que essa minha dúvida deve ser a de várias pessoas que pegaram na promoção…

          • TAM é fácil. São 10 mil pontos + bônus de cartão se tiver status no TAM Fidelidade (ida + volta). AA depende do trajeto do seu voo, pois pontua por milha voada. Certamente são mais de 10 mil pontos. Mas 10 mil pontos no AAdvantage não te ajuda muito. Se não for voar mais com eles considere pontuar na TAM.

      • Leo Romano

        Pois é!
        Comprei p Toquio na Executiva viajando em Março e para Sidney em Julho na executiva tbm.
        Se eu pontuar 100% nesses dois trechos ganho mais umas 2 viagens por contas das milhas!

  • Pablo Crocetta Biazin

    Smiles é uma mancada atrás da outra. Pra lá que minhas milhas não vão!

  • Alexandre

    E o melhor é que a Gol se acha Linhas Aéreas “Inteligentes”!! É como eu sempre digo: no Brasil, as coisas sempre melhoram pra pior…

    • No Brasil, de forma geral, ser inteligente é fazer os outros de trouxa.

    • Henry

      Alexandre…
      Na verdade o conceito mais indicado aí não seria “inteligente” mas sim “esperta”…
      Já quem escolhe a cia. talvez coubesse o conceito de “não inteligente”…rsrsrs…

    • Hermes Hs

      O Smiles com certeza está bem ruim, mas mundialmente as regras tem se alterado para pior! A United que eu sempre acumulava está muito ruim agora e muitas outras cias pelo mundo tbm! Infelizmente é uma tedência, porém, acho que dos programas mais utilizados pelos brasileiros, realmente o Smiles está “vencendo” disparado!Já resgatei todas as minhas milhas para o Chile, ants que mudasem as regras e cancelei o meu clube Smiles!

      Esses tempos estava verificando a como resgatar passagens na KLM/Airfrance e tbm tive uma surpresa totalmente desagradável! Em uma única viagem para a Europa acumelei 3.000 e para resgatar uma passagem dentro da Europa, tipo de Paris para Lisboa, 1 trecho saia por 25.000 (o mais barato). Por isso digo que não é só o Smiles, mas esse é o mais próximo a nós e é um programa das cias Nacionais. Evito smiles e Gol sempre que posso agora.

      • Álvaro

        Mês passado voei Istambul para Paris, pela Air France, pagando 12.500 milhas smiles;

  • Roberto Lessa

    O que houve com o priority pass. não tem mais em guarulhos? Atualizou o app e várias salas deixaram de existir

    • Jose

      Inacreditável nao terem nenhuma sala VIP para voos nacionais em Guarulhos, nem no Galeão, nem em Congonhas e nem no Santos Dumont. Quanto a Guarulhos, continuam com 4 salas VIP para voos internacionais: 2 no Terminal 2 (Proair e Smiles) e 2 no Terminal 3 (Executive e Star Alliance). Deve ser problema no app.

  • Luiza

    Um voo pela Iberia do Galeão até Madri acumulou apenas 1.800 pontos no Tam Fidelidade. É bem triste mesmo 🙁

  • Guilhe

    Pessoal, uma dúvida que não consegui esclarecer mto bem no site da TAM, Tenho um voo pra Amsterdã com escala no EUA pela AA, se eu pontuar os trechos no multiplus vai ser creditado: América do Sul- America do norte e depois América do norte- Europa ou somente América do sul- Europa?

    • RENATO

      Depende de quantas horas vc fica nos EUA, até um certo número de horas é AmSul-Europa, e à partir de X horas os dois trechos separadamente. Agora se vc quer realmente ter suas milhas creditadas, boa sorte no Reclame Aqui ou na Justiça…

  • Danilo Fernandes

    Smiles e a sua busca incessante por novas formas de queimar seu próprio filme. Bobo sou eu que ainda estou nesse programa. :/

  • Henry

    Nos últimos anos escolher uma Cia. aérea com o objetivo de acumular milhas não é um parâmetro muito adequado…porque todos os programas de fidelidade destas Cias. estão piorando a regra de acúmulo…
    Não me parece ser um bom negócio fazer uma escolha destas… talvez seja mais negócio vc escolher a empresa em função do custo da passagem, da qualidade do serviço de bordo, incluindo o espaço na poltrona, o tempo do voo…
    Enfim… hoje, temos muitas promoções, até “promobug´s” que te permitem voar por preços incrivelmente baixos… se vc acumular muitos pontos numa promoção destas, será uma “segunda” vantagem, mas a “primeira” e “principal” vantagem será mesmo vc pagar um preço baixo…pois o que economizar vai ter permitir fazer uma segunda ou até mesmo uma terceira viagem com a mesma grana que gastaria para comprar uma passagem numa empresa que te pontue mais milhas (mas que na hora de resgatar a passagem com milhas, vc só conseguiria tendo que acumular mais 2 ou 4 viagens)…

    • Jonatas Elias

      É o que sempre dizem: seja fiel ao seu bolso.

    • Danielsson

      Eu mesmo me inscrevi em quase todos os programas de fidelidade q eu eu conheço, já que a inscrição é tudo de graça. Mas na prática, dificilmente vale a pena. Pra falar a verdade, até hj eu so voei uma vez com bilhete emitido por milha e foi um voo nacional tendo q pagar uma diferença em dinheiro. Era na alta temporada qdo a passagem aérea Rio-SSA-Rio fica caríssima. Isso em milhas adquiridas de voo internacional. Tenho feito viagens internacionais uma vez por ano mas isso não é suficiente, visto q se acumula poucas milhas e em pouco tempo elas expiram. Mais fácil aguardar uma boa promoção mesmo.

    • EIion Tallet

      Falou tudo!!!

  • Flavio Nichitchan

    Eu apostei no TUDOAZUL e me lasquei, o programa está seguindo o mesmo caminho do Smiles (se será sem volta, só o tempo dirá)…. Mas ja queimei minhas milhas, e procurar coisa melhor. Tem trecho nacional por incrível 56 mil milhas… cada perna….

    • Jose

      Eu também! Ainda eh interessante pra alguns voos internacionais: FLL, MCO (se tiver em torno de 40-50.000) pela própria Azul e pra Israel pela Lufthansa, Ethiopian, KLM, Alitalia, Iberia e British (se tiver em torno de 130-150.000) dependendo das datas.

  • Renato ADM

    Boa matéria isso ajuda muito na hora de escolher onde pontuar. Equipe do MD quando sai o resultado daquela pesquisa realizada semanas atrás sobre as empresas aéreas?

  • Guilhe

    Poxa acabei de ver aqui um trecho da Air Berlin de Berlin para NYC, vai pontuar somente 25% no tam fidelidade que tristeza ein.

  • gilberto

    BSB-MIA-LAX-HNL,ida e volata , na first pela AA deve pontuar quanto mais ou menos ?

  • rodrigo Resende

    Queria saber por que um comentário que fiz não aparece disponível. Falei algum absurdo?

    • gilberto

      Eu estou parando de acessar a página por isso rodrigo.

      • gilberto

        não escrevo nada demais e sou moderado, me da uma raiva que só eu sei !

        • gilberto

          eu respondo a uma pergunta e sou moderado , perdendo toda a sequência de pensamento .

          • rodrigo Resende

            Isso serve de desestímulo à participação.

            No meu comentário, eu relatava uma experiência que tive com compra de bilhete numa classe tarifária que deixou de ser elegível um mês antes da data de viagem, me obrigando a ajuizar uma ação para receber meus pontos. Creio que se trata de informação útil a toda gente que passa ou pode passar por isso. Vai entender…

          • gilberto

            O pior é que não vejo ninguém do MD se manifestar quanto a isso !

          • rodrigo Resende

            Silêncio sepulcral…

          • Rodrigo e Gilberto, tudo bem? Lamento profundamente que estejam passando por esses problemas, mas infelizmente não há muito o que possamos fazer. Já tivemos todos os comentários do MD moderados. Sem exceções. Dava muito trabalho liberar um por um e a reclamação era grande. Tentamos o oposto e liberamos todos os comentários. Foi terrível! Além do spam, muitas agressões e brigas. Chegamos nesse modelo misto, em que os anônimos vão para moderação e os cadastrados passam por alguns filtros. Já tentamos tirar os filtros, mas o resultado foi muito ruim, então até o momento é o melhor sistema. Nos esforçamos para liberar os comentários retidos o quanto antes, mas realmente é necessário ter um pouco de paciência, pois são milhares de comentários a cada dia, mais as dúvidas que tentamos responder, sem que isso interfira na elaboração das notícias e pesquisa de promoções, que é a prioridade.

          • Renato ADM

            Quando sai o resultado da pesquisa sobre as empresas aéreas?

          • Muito em breve!

          • Quando o Leo me contratar, pode deixar essa parte de moderação e Redes Sociais comigo, que aí vocês ficam mais livres para os outros projetos =D
            Eu trabalharia por amor a vocês, mas como amor não enche barriga nem paga passagens aéreas, então eu cobro baratinho uahuahuahuahuah ME CHAMA QUE EU VOU!!! (aposto que este comentário cairá na moderação)

          • EIion Tallet

            Talvez seja alguma palavra que te leva a moderação… Reveja seus textos, alguma coisa como palavrão, propaganda, link, comentário ofensivo, etc, etc. (não estou falando que você falou nada disso, apenas comentando possíveis situações!).

          • gilberto

            Não tinha nada disso Elion , mas td. bem !

    • Renato ADM

      Isso acontece muitas vezes comigo também, pior é tentar participar no sábado por exemplo quando a moderação só vai liberar muita das vezes na segunda rsrsrs. Pelo menos agora eu sei que isso não acontece só comigo.

  • re178

    Isso quer dizer que na tarifa promocional na Tap não é possível acumular milhas? Tenho 3 cartôes de milhagem que pontuam nela (Smiles da Gol, Amigo da Avianca Brasil e Skywards da Emirates) e nunca recebi um pontinho sequer… porém todas as vezes que voei nela a passagem foi comprada na tarifa “promocional” (classe E ou R).

  • EIion Tallet

    Até que enfim o MD veio com uma opinião similar aos passageiros… Realmente o Smiles deixou de ser uma boa opção de acumulo nos últimos tempos é o pior programa de milhas do país… Como os 365 motivos pra sorrir que não valeu de nada a não ser pra oferecer que o cliente comprasse, comprasse e comprasse milhas, porque conseguir emitir uma passagem mesmo não é nada fácil.

    • Elion, nossa opinião sempre foi essa. Acontece que cada programa tem suas vantagens e desvantagens. E o que é ruim para uns pode ser bom para outros. Então, divulgamos as promoções, alertamos para armadilhas, mas deixamos nossos leitores decidirem o que é ou não bom para eles.

  • Fabio Vilela

    Ótima matéria! Eu me lasquei ano passado em um voo da Aeroméxico que escolhi pontuar no Lifemiles – GIG – CANCUN só me rendeu 1200 milhas! Pesquisar antes é fundamental!

    Agora deixo uma dica para quem voa TAM. Vai para Europa ou EUA, busque comprar separado os trechos no mesmo localizador. Ex: Ida para Paris e volta por Londres. Fiz isso, manteve-se o valor da ida e volta para Paris, mas transformou as duas tarifas em Flex. Ou seja, tenho uma base tarifaria melhor, pagando a mesma coisa. Fica dica!

  • Henry

    É vero… o que Gérson já falou uma vez de “levar vantagem..”

  • Diego Saraiva

    Leonardo Cassol, tem alguma idéia de quando o Smiles autorizará o acúmulo de milhas de voos Etihad? É a única parceira que ainda não acumula. Já chegaram a perguntar isso? abs

    • A última informação é que seria até o final desse ano

  • Henry

    Que o S.m.i.l.i.a.r não p.r.e.s.t.a todo mundo já sabe…
    Mas.. e o que vocês estão fazendo diante desta realidade ???
    Isto é que é importante nós discutirmos agora…

  • Thiago Brasil

    Leo e demais: no final das contas, pelo que estou entendendo, o melhor seria sempre pontuar no programa da companhia em que se está voando? Exemplo: se viajo GOL, pontuo no Smiles. Se viajo Avianca (Brasil), pontuo no Amigo. Se viajo Copa, pontuo no ConnectMiles. Se viajo United, pontuo no Mileage Plus. Ou não?

    • Henry

      Thiago…
      Acho que o melhor é você voar na cia. aérea que te cobrar menos e te oferecer um bom serviço de bordo (ou até mesmo isso não seja importante, se a viagem for curta)..
      Já, quanto ao local onde vc vai acumular suas milhas… cada um tem que ter um estudo individual.. isto depende de quanto vc vai acumular antes que as milhas comecem a expirar.. quanto o programa de fidelidade da cia. aérea cobra para emitir…. enfim… cada caso é um caso…
      Se vc vai voar pouco para acumular… nem esquenta muito a cabeça com isso… voa mesmo na que te cobrar menos em R$…

      • Thiago Brasil

        Obrigado pelas dicas, mas como eu costumo viajar com certa frequência, procuro estar sempre atento às regras das milhas nas companhias aéres. Como sou Gold no Smiles (grande coisa, né?), procuro viajar de Gol no Brasil e pontuar no próprio Smiles. Mas esses dias viajei de Avianca e pontuei no Connect Miles.
        Por outro lado, achei muito boa esta promoção de Status Match da Avianca, principalmente por ser Gold no Smiles. Valeu, abs!!!

    • Na maioria dos casos sim. Mas Não necessariamente. Aguarde o comparativo e vou provar que as vezes é melhor pontuar no parceiro!

      • Thiago Brasil

        Valeu!

  • ana elisa

    Parabéns pela iniciativa dessa série! Muito esclarecedora. Da um trabalhão ficar fazendo essas mil comparações para ver o que vale a pena desses programinhas enganadores. As tarifas do Smiles estão um absurdo.

    • Ana Elisa Ribeiro

      Por sinal, tenho uma dúvida. eu tenho 10mil pontos no MileagePlus da United, existe alguma chance de eu conseguir usar esses pontos na Azul?

      • rodrigo Resende

        Sim, é só escolher trechos dentro do Brasil no site d United. A pontuação é 10 ou 12,5mil em qualquer trecho nacional.

      • Precisa de 12.500 para emitir um trecho. Você pode emitir pelo site.

  • Luis

    A GOL ou SMILES é uma piada,péssimo programa,péssimo atendimento.Já deixei pontuar nele.

  • Kym

    Leonardo, essa matéria é de grande utilidade! Destaco que apesar da Azul ter alterado as regras de acumulo com a UNITED, diferente do Amigo, clientes de categorias superiores no TudoAzul ganham bonificação de milhas voando em qualquer tarifa UNITED. Creio que Topázio ganhe 15% e Safira/Diamante 30%. Essa bonificação faz diferença na conta final! Sou cliente Amigo Diamante e prefiro pontuar voos UNITED no TudoAzul, pois se a tarifa só acumula 50% de milhas, no TudoAzul ainda terei 30% de bônus, já na Avianca, mesmo sendo STAR GOLD o que vale é a regra da tarifa e fim.

    • Bem lembrado, Kym. No especial das próximas semanas vamos abordar isso em detalhes.

  • Bruno

    Vou para Lisboa de exec.em fev com aquele bug da AA, fiz os cálculos de milhas e me pareceu interessante pontuar na british, devido ao número de milhas acumuladas e ao status maior que conseguiria pela british em relação a AA.
    Tmb achei interessante o fato de poder somar pontos meu e da minha esposa parafusaras utilizações das milhas, algo como um grupo familiar onde as milhas podem ser usadas de contas diferentes sendo essas do mesmo grupo!
    Quem tiver mais informações e já tiver usado essas milhas dos grupos por favor deixem o relato.

    • Breno Vieira

      Na BA vc pode transferir as milhas de uma conta para outra sem custo ?

      • Bruno

        Pelo que entendi vc não transfere de uma conta pra outra, mas caso tenha essa conta familiar, é retirado num suposto resgate, parte de uma conta e parte de outra,. E se não me engano a conta família podem ter 5 contas individuais! Achei interessante mas nunca usei por isso queria mais informações de quem já tenha utilizado.

  • Thiago

    Melhores Destinos, bane essa mensagem! Pra que esse tipo de artifício? Tem medo de expor seus argumentos e fica colocando pontinho entre as palavras?? Vai se tratar!

    • Coelho

      Merecia um BAN.

  • Bruno Yáscara

    Ontem fiz uma reclamação junto ao SMILES. Eles fazem falsas promoções do tipo: Tudo pela metade do dobro, COMPREM ! ! ! Se não vier algo mto bom dentro de 10 dias eu saiu fora.

    • Alexandre Gomes

      vamos fazer um cancelamento em massa do clube smiles!!!

      • what_the_hell??

        Acho q nem precisa conclamar pra isso! Pelos relatos aqui isso já é uma realidade!
        Eu já cancelei meu Clube Smiles e meu cartão de crédito Smiles! E tá dificil usar as milhas q ainda tenho no programa!

        Só para termos uma idéia da “desvalorização” das milhas Smiles perante a concorrência, conheço um cara que vende/compra milhas, e ele paga 300 reais nas milhas da Tam e 180 nas milhas Smiles!

  • Alexandre Gomes

    tem que tomar mais cuidado ainda com o smiles pq eles nunca pontuam a volta vc tem que fazer manualmente e se esquecer já era! e sempre falam que a classe tarifaria vale mas o numero do voo nao vale! entao eh sempre furada!

  • Lairton

    Além da Avianca ser a melhor cia aérea Brasileira, agora também tem o melhor programa de Fidelidade.
    E pelo simples fato que respeita o consumidor, de forma transparente, sem, artimanhas e pegadinhas.
    Pode escrever que a Avianca Brasil, se continuar nesse ritmo logo será uma das maiores do Brasil.

  • aline

    No inicio do ano passei por uma pegadinha da TAP e smiles. Antes de viajar achei que poderia acumular voos da TAP no smiles, pois já eram cias aereas parceiras, mas só depois vi que era cilada e não acumularia nada. por sorte consegui fazer a tempo o cartão fidelidade da TAP.

  • Renato ADM

    No site da TAP não aparece o programa amigo da Avianca. FUJAM DO SMILES!!!

    • Se você quer voar TAP e pontuar Amigo deve procurar as regras no site da Avianca

  • Breno Vieira

    @leocassol:disqus, como sempre post mt util !

    GRU – HKG na exec da AA:

    Vc acha melhor mandar p Tam e talvez passar p categoria Vermelho (precisaria de mais uns voos ainda),
    ou mandar pra AA e ganhar pouco mais de pontos,
    ou mandar pra BA ?

    • EIion Tallet

      Se suas chances de novos voos forem pela TAM mande pra lá… Se suas chances de novos voos forem nas outras vc manda pra lá… Eu mandaria pro multiplus.

      • Breno Vieira

        Comparando os programas, o da tam é o pior.

        a vantagem seria conseguir categoria vermelho, o que precisaria de mais voos pra conseguir… faltaria uns 10.000 pontos ainda.

        Com as milhas acumuladas +/- 33.000, na AA daria quase pra ida e volta para o Canadá onde pretendo ir meio do próximo ano.

        Na tam se muito daria pra um trecho.
        a BA n conheço muito, por isso a pergunta.

        • Henry

          Breno… a AA está pretendendo mudar o programa dela também… vai ficar bem parecido com a da Delta… vc vai receber milhas não pela distância voada, mas sim pelo valor pago na tarifa… então, quem pagou em promoção, vai receber muito menos… dá uma pesquisada nisso antes de enviar para lá..

          • Breno Vieira

            Boa @henrypavlov:disqus, acho que li isso em algum canto, mas ainda não oficializaram ainda.

            Acho que é só especulação, pois a AA eh a unica americana que continua “generosa” pontuando em relação a distancia.

            Se fosse em relação ao pago, nem sei como ficaria.
            Será que considerariam o que paguei realmente no preço bug
            ou o preço cheio ?

            Pois o preço real seria +R$ 11.000 e paguei R$ 1.100 hahaha

            Como a viagem é só em janeiro/16, vou acompanhar qual estará menos ruim nessa época =D

          • Fabio Vilela

            Breno, milhas voadas em cia parceiras não contribuem para a sua mudança de status no TAM Fidelidade. Infelizmente só voos da TAM. Porém, se vc conseguir um status equivalente ao TAM Fidelidade vermelho, pela AA, vc pode usar todos os beneficios na TAM, pois elas fazem parte da One World.

          • Breno Vieira

            Não cara, conta sim.

            15 mil milhas adquiridas em voos de parceiras contam pra passar pra categoria Azul sim. hehehe

            olha aqui direto do site da tam:
            “Desde 01/01/2014 a pontuação necessária para atingir a categoria Azul é de 15 mil pontos em voos TAM e oneworld ou 15 trechos voados com a TAM e LANdentro do período de 12 meses. Ao atingir um desses critérios a mudança de categoria ocorrerá automaticamente.”

            Com as 33k milhas q receberia pontuando na AA, me faria subir para categoria AAdvantage Gold e Oneworld Ruby.

            Na tam, subiria para Azul e Ruby na oneworld tbm.

            Sendo ruby na oneworld ganhos os 10kg a mais na tam ?

          • Se a AA mudar será depois de janeiro, então acho que você pode ficar tranquilo.

        • Alan Barbieri

          Na BA você acumularia pela distância também. Classe I da AA acumula 125% das milhas voadas. Porém as milhas não contam para mudança de status – o que vale são os Tier Points, que variam conforme a tarifa e distância. Sua viagem pra HKG daria 600 TP, o suficiente para virar Silver (Oneworld Sapphire), porém você ainda precisaria de 4 voos na BA ou IB para isso. Por fim, o BAEC sofreu grandes mudanças neste ano, tanto no acúmulo, quanto no uso das milhas. O vôo da TAM pra Toronto fica 25K o trecho na econômica e 75K na executiva; se for com a American, é 25K + o segundo vôo (4,5K se for NY-YYZ ou 10k MIA-YYZ) – isso pq a quantidade de milhas varia pela distância e vôos de conexão são calculados separadamente. As barbadas da BA são GRU-LHR por 19,5K e GRU-MAD por 21,5K ambos na econômica e na baixa temporada.

          • Breno Vieira

            Show de bola, Alan.

            Estou pouco informado sobre a BA.

            Pq “você ainda precisaria de 4 voos na BA ou IB para isso” ?

          • Alan Barbieri

            Pq pra mudar de nível no BAEC é exigido um mínimo de vôos na BA/IB, além dos tier points: 2 voos para se tornar bronze + 300TP; 4 vôos + 600TP para Silver e 4 vôos + 1500TP para Gold.

          • Breno Vieira

            Valeu, Alan.

            Dps do q vc falou, eu pesquisei um pouco mais sobre o executive club vi essa restrição. Obrigado

    • Breno, a categoria vermelho te daria acesso ao melhor benefício de todos. A tabela de resgate diferenciada até 15 mil milhas qualquer trecho nacional, mas a maioria sai por menos de 10 mil. O AAdvantage é um bom programa mas deve mudar as regras de acúmulo ano que vem para uma fração da tarifa. Se não voa com frequência AA para os EUA ou Ásia e ainda não tem status na empresa, eu optaria por virar vermelho na TAM por esse benefício que mencionei. Se tiver status na AA, pode ser um bom negócio continuar

      • Deyvisson F. R. Almeida

        Já existe algum boato sobre esta mudança da AA? Hoje um trecho em baixa temporada para os EUA e Canadá pela A.A custam 20 mil pontos. Para mim é o melhor dos dois mundos, mas se mudar assim de repente pode ficar muito ruim 🙁 Vou ganhar 23 mil pontos indo para o japão ano que vem, estava esperando conseguir emitir um trecho posteriormente para o canadá.

        • Tudo indica que vai mudar o acúmulo e não o resgate. Mas temos que aguardar. A mudança vai acontecer, mas não sabemos qual e a partir de quando.

          • Jonatas Elias

            Puts, azedou minha ida a Paris em julho pela AA. Volta de primeira classe e pelo visto a bordoada de milhas não fará nem cócegas.

      • Breno Vieira

        Obrigado pela resposta, Leo.
        Não tenho status na AA e só pensei em acumular nela, pois poderia praticamente tirar uma passagem para o Canadá, o que to pensando em fazer próximo ano.

        Se a AA realmente mudar, acho que não conseguiria tirar ida e volta. e ficaria com pontos sobrando na AA.

        A maioria das minhas viagens são aqui pelo brasil mesmo.
        E boa parte das minhas milhas estão na Tam. Uma parte proveniente do km de vantagens.

        Como uso mais a Tam que a AA ou BA, acho que faz sentido mandar pra ela mesmo então.

        Nunca cheguei a ver esse resgate diferenciado, já q nunca fui Vermelha só azul.

        Realmente faz diferença ?

        Obrigado !!!

        • Muita diferença. Trechos que custam 15 ou 20 mil eu emito por 10 ou 12 mil. Trechos por 35 mil pontos, saem por 15 mil. Trechos internacionais também ficam bem mais em conta, inclusive Canada. Alem dos 75% de bônus sobre pontos de voos. Se conseguir virar Vermelho Plus ou Black, tem ainda os upgrades ilimitados. Você compra passagem na econômica e viaja quase sempre de executiva.

  • kleber silva

    GOSTARIA DE UM POST SOBRE O CLUB SMILES,PORQUE PELO QUE NOTO É UM PESSIMO NEGOCIO PAGAR R$35,00 POR MÊS E EM 1 ANO ACUMULAR 12 MIL MILHAS POR R$ 420,OO QUE NÃO PAGAM NEM UM TRECHO CURTO.

    • EIion Tallet

      Smiles é furad@

    • Renato ADM

      Club Smiles já foi bom, hoje em dia é pura enganação e ainda vai piorar, depois de 19/11/2015.

    • Hugo Leonardo

      Por R$420 voce voa muito mais do que 12k e não fica amarrado a Gol, se alguma das outras fazer promoção, voce pode usar o dinheiro nelas. Eu cancelei o meu clube smiles faz tempo e insisto nisso a todos os meus amigos, não vou deixar meus amigos serem enganados pela Gol. CANCELE a sua inscrição, não vale a pena, talvez um ou outro caso seja útil, mas contar com a loteria e sorte do programa não é um bom negócio para alguém que está sendo fiel e pagando todo mes para ter um benefício lá na frente. Na grande maioria das vezes, pelo valor em real, voce tem muito mais opção, é só acompanhar as dicas e promoções aqui que voce sai ganhando <3 cancele esse lix*

  • Walter

    TAM Fidelidade pra mim é o pior. Voei para Lima no Peru e recebi somente 1000 pontos é um absurdo! De todas as citadas, a COPA Airlines é a que vem fazendo um bom trabalho junto a seus passageiros.

    • Renato ADM

      Qualquer trecho na América do sul pela Latam é essa pontuação, viajei de Buenos Aires para Santiago e também foi a mesma pontuação acumulada. 1.000k por trecho.

      • Breno Vieira

        Sim. tabela de acumulo tá no site, nada de diferente.

    • Hugo Leonardo

      Cara, o Smiles me deu 100 pontos para fazer um voo São Paulo a Brasília fim de semana passada, um mes atrás eu pontuei 500 pontos pelo mesmo voo na Tam, e a passagem da Tam foi mais barata.

  • Roberto

    Caramba, até nisso a Smiles tá perdendo. Pior programa nacional em disparado… sinto um profundo arrependimento de ter renovado meu cartão smiles há 6 meses, agora que já paguei a anuidade só vou esperar acabar, torrar os pontos em alguma tarifa porcaria e partir pra outra.

  • Renato Monteiro Barbosa

    De forma generalista, o melhor é fazer a inscrição no programa de fidelidade e depois achar alguma coisa “boa” para trocar.
    Voucher de locadora, hotel… revista…
    Tenho feito isso e aparentemente tem sido mais vantajoso, já sei que vou “perder” aquelas milhas, então entre receber 1000 milhas no smiles e um mês de gibi da turma da mônica gastando 8000 milhas da China Airlines que eu vou voar uma vêz a cada renascimento, prefiro o gibi!

    Tem cada troca por parceiro que parece piada.
    Pra emitir passagens então, a famosa milhas + dinheiro… só vi vantagens até hoje nas promoções da Avianca para milhas+dinheiro. O resto é milhas + MUITO dinheiro pra pagar as milhas e a passagem.

    • what_the_hell??

      Pra não expirar os pontos da Smiles ultimamente tenho trocado por vale combustivel no Premmia e voucher do Mcdonalds.
      Quanto ao premmia achei o resgate bem complicado, não há voucher pra imprimir e o pessoal do posto geralmente não sabe proceder!
      No Mc foi tranquilo.
      Mas nenhuma das duas formas possui bom custoxbeneficio: 1 promo do Big Mac média sai por 1.000 milhas ; já 50 reais de combustível sai por 3.500 milhas. Só serve mesmo pra não deixar expirar as milhas!

    • Henry

      Aproveitem para trocar por Mac Donald´s… não demora muito só vai dar para trocar por um pirulito….rsrs

      • Comi hoje uma oferta Big Mac médio do Smiles kkkkkkkkkkk
        tinha milhas vencendo e tirei só pra não perder de vez.

      • Comi hoje uma oferta Big Mac médio do Smiles kkkkkkkkkkk
        tinha milhas vencendo e tirei só pra não perder de vez.

    • Renato ADM

      E agora para resgatar a oferta do Big Mac são 2.000k, esse Big Mac tá muito caro kkkk R$ 70,00 pilas para quem é do Clube Smiles.

      • Pois é, quando teve a promoção de 1.000 pontos ficava uma coisa pela outra pra mim que comprei milhas com código promocional por R$ 23,00

      • Pois é, quando teve a promoção de 1.000 pontos ficava uma coisa pela outra pra mim que comprei milhas com código promocional por R$ 23,00

  • Renato ADM

    Será que é vantagem começar a pontuar na Aerolineas ao invés da GOLpe/SMILES para voos para Argentina?

    • EIion Tallet

      Claro que não! Se você observar no próprio Smiles vc consegue emitir Aerolineas ou Qatar pra BUE por 10.000 o trecho, enquanto so voos da própria gol você não acha por menos de 12.000 (saindo de SP eu quis dizer). Se voa com frequencia pra Argentina continue no smiles.

      • Renato ADM

        Minha pergunta é sobre pontuar no Aerolineas Plus da Aerolineas. Esse valor de resgate de 10.000 é valido até 19/11.2015. Depois os valores pelo SMILES serão os mesmos absurdos tanto para emitir pelas parceiras ou pela Gol.

  • ligia

    Oi pessoal, faz mais de um ano que a Smiles fechou a parceria com a Etihad, porém a parceria ainda não é “full”. Os clientes Smiles podem emitir bilhetes da Etihad com as suas milhas, porém não podem solicitar créditos de milhas voados pela Etihad.

    Alguém sabe dizer quando será possível creditar as milhas da Etihad? No site da smiles está escrito que “em breve” será possível há mais de um ano!!

    Obrigada!
    Ligia

  • Rafael Z.

    Faz tempo que eu desisti do SMILES… estou à procura de um programa de milhagem que seja mais honesto, que renda mais, que valorize o cliente e nao faça pilantragem… ainda tenho milhas no Smiles, mas assim que fechar umas ultimas faturas de cartao, vou vende-las todas e encerrar de vez a minha inscricao.

  • Otavio Melo

    impressionado o como acabaram com o smiles, era o melhor programa, hoje é o pior de todos! Conseguiu superar o multiplus. Não sobrou um que presta. Estes dias fui resgatar da avianca da colombia na avianca do brasil e tem uma taxa de 25 dólares por passageiro, fala sério. QUASE 110 reais pra resgate de uma passagem que muitas vezes custa isso.

  • Henry

    É… importante é acumular as milhas de forma centralizada.. para conseguir emitir pelo menos uma passagem… senão as milhas expiram…

  • Welma

    Smiles já era, vantagem mínima, tenho cartão platinum nem sei se quero continuar, vantagem insignificante

  • Viagei dia 30 de maio pela Copa Airlines para Miami e até hoje não consegui creditar as milhas na minha conta smiles. Já tentei as redes sociais, reclame aqui e nada … 30 de outubro perco o direito ! O sistema não funciona …

    • Fabio Vilela

      consumidor.gov
      É melhor que o reclame aqui

  • Fabricio Reis

    Pior é que a Gol faz essa armadilha na troca e depois ainda cobra valores absurdos pela troca dos pontos. Consultei uma viagem SSA x POA e na Gol custou 60 mil milhas ida e volta. No mesmo período, pelo Fidelidade, custava 18 mil, e pela Azul 22 mil. Ou seja, pior negócio impossível!!!

    • EIion Tallet

      Faltou vc ver pela Avianca (amigo) por 10.000 o trecho… Melhor negócio impossível!

  • Uma vez voei de Avianca Colombia com pontos LifeMiles de Bogotá para Cartagena, na hora de fazer o checkin no aeroporto e imprimir o cartão de embarque, foi solicitado o número do programa fidelidade no autoatendimento, logicamente eu não pontuaria pois já estava viajando com um bilhete emitido com pontos, mas não é que mesmo assim entrou uns pontinhos deste voo?
    Desde então eu sempre ponho meu número fidelidade nos checkins, vai que..

    • Fabio Vilela

      Na Avianca Colombia, dá para tirar passagens com milhas que pontuam. Vc escolhe no site a opção.

  • A previsão era até o final de 2015

    • Ligia

      Obrigada pela resposta Leonardo!

      Você acha que pontos voados anteriormente poderão ser creditados? Vou viajar agora em outubro, não sei se pego os pontos para o programa de fidelidade da american airlines, ou se aguardo a smiles (onde estão a maioria dos meus pontos).

      O smiles não informa nada! Liguei la e depois de muito tempo de “musiquinha”, os atendentes falam que não tem nenhuma informação! Complicado isso….

  • Também vou pro Japão Gilberto, mas de economica =/
    Viajo de 26/12 a 08/01, e vc?
    Poderia compartilhar comigo seu roteiro de viagem?
    Vamos nos comunicar por email
    marcelohenrique@oi.com.br

    • gilberto

      marcelo , te respondi no teu email, mas eu não vou para o japão, e sim para o hawalii !

  • Scalarovit Helbert

    Pois ‘e Eu era categoria Ouro no smiles e diante da piora do programa deixei de me interessar em acumular milhas por este programa. ‘E quase impossivel emitir uma passgem nacional com valores justos!! Acho que o Smiles vai acabar, logo logo..

    • EIion Tallet

      vai acabar com a popularização de passageiros nos seu voos vc quer dizer… porque acabar mesmo NUNCA vai acabar com o Smiles… pelo contrário… do jeito que tão cheios de din din do povo que tá no club smiles ou comprando milhas…

  • No Santos Dumont tem sim, uma Diners e outra Americam Express, usei segunda voltando do Rock in Rio.

  • RENATO

    As regras são sempre para “enganar” o cliente e quando o cliente fica atento à elas tem que brigar com todas as armas e às vezes até ir à justiça para conseguir acumular pontos. A TAM sempre foi bem “picareta” neste sentido e ficou muito pior quando virou “LAN Brasil”. A GOL agora no reinado de Dilma e seu dólar de 4 reais teve que entrar na roda à qualquer custo para sobreviver e piorou demaaaais tb. Por isso sou cliente DELTA há alguns anos. Só tenho stress quando preciso voar GOL no Brasil. Pode ter certeza que os pontos não vão bater e vc vai ter que brigar, mas pra isso use suas milhas do banco e voe com milhas. Quem sabe eles aprendem que desrespeitar o cliente não é boa política.

  • Não entendi, como eu posso comprar separado os trechos e manter um mesmo localizador?
    Tem que ligar e pedir pra juntar os dois trechos depois num bilhete só?

    • Breno Vieira

      acho q ele falou separado no sentido de comprar multi cidades em vez de ida e volta.

      se for isso, e ficar o mesmo valor com uma classe tarifária melhor (mais pontos) é uma dica ótima !!!

      • Fabio Vilela

        Foi isso …..

        Escrevi uma mensagem enorme, contando as três experiências que tive fazendo assim … mas não entrou =(

        • Breno Vieira

          Boa dica, Fabio. dessa eu nao sabia heheh

          os filtros aqui sao estranhos. as vezes escrevo 3 palavras normais e sou moderado. hehehehe

          • Fabio Vilela

            Entrou logo aqui embaixo ….

          • E nós que somos moderadores e somos moderados também…. Mas liberamos todos os comentários. Quando for assim é só aguardar uns minutos. Pelo menos reduzimos em 99% o spam aqui.

          • Breno Vieira

            hahahhaha

    • Fabio Vilela

      Não precisa ligar não, faz no próprio site. Tem uma opção assim: Só Ida / Ida e Volta / Várias Cidades.

      Escolhe a opção vários destinos e monta a viagem.

      Para testar, faz uma simulação com cada trecho separado, pela opção “Só Ida”. Depois faz a simulação no “Várias Cidades” e veja se dará o mesmo preço.

      Na opção de “Várias Cidades”, a maioria dos trechos aparecem como “FLEX” e não como “Básico”, o que te dá mais pontos no TAM FIDELIDADE.

      Fiz isso em três viagens que vou fazer

      1) Europa – Ida por Paris e volta por Amsterdam
      2) Paraná – ida por Londrina e volta por Foz
      3) SP – RJ – Ida por GRU e volta por GIG

      Todas as saidas de CNF e chegadas tb.

      Comigo funcionou, tudo FLEX e uma ficou como PLUS pagando o mesmo que pagaria na Básica ou Acces se tivesse comprado separados os trechos!

      Espero ter ajudado

      • Ótima dica, farei testes assim. Mas o fato é que é uma raridade eu pagar por passagens, só viajo por milhas do cartão de crédito =)

  • Janine

    Aguardo s próximos artigos! Tenho milhas na TAP e na Lufthansa, e não sei como usá-las. Melhores Destinos, parabéns pelos esclarecimentos!

    • Juliana Miranda

      Eu também!

    • Com ambos você pode tentar emitir passagens na Avianca dentro do Brasil ou qualquer cia membro da Star Alliance. Vai depender da quantidade de pontos que você tiver.

  • Racine Rocha

    Smiles subiu assustadoramente as milhas para resgate. Estou focando agora no multiplus. Fiz um downgrade no plano que tinha do clube Smiles e se continuar desse jeito vou sair do clube.

  • Talits

    Smiles sendo smiles. Ou seja, um lixo.

  • Marco Dias

    Mesmo quando vc tem direito à pontuação, é um parto conseguir. Informei meu número Smiles no check in da Alitalia e até hoje não recebi os pontos. Aliás, solicitei depois os pontos via site e nada. E ainda dificultam, solicitando comprovantes com determinados dados que não existem. A dificuldade parece que é feita para a desistência mesmo. E na própria Alitalia lá fora não constava o programa na lista para pontuar. Complicado! Se o Smiles não responder, vou tentar acumular junto à própria Alitalia, já que no ano passado viajei e acumulei algo. Na soma, talvez consiga 12mil pontos, o que com certeza é suficiente para fazer um trecho não muito longo (interno) na Europa ou em algum parceiro. Espero que tenha havido falha na Alitalia na hora de inserir o número Smiles (check in) para que tenha chance de acumular as milhas por lá mesmo.

    • EIion Tallet

      estranho… voei de alitalia em março e consegui pontuar normalmente no Smiles… SP-ROMA-SP ganhei menos de 7.000 em todo trecho. detalhe ao embarcar em SP eu informei o número no checkin… e na volta a mesma coisa.

      • Marco Dias

        Pois é… mas sabe como é… quando dá problema, é um parto conseguir os pontos. Vc sabe como é serviço pós-venda no Brasil quando dá um erro e vc precisa né?

  • Breno Vieira

    Muito maneiro !!!
    Vou começar a testar hahaha

  • Jorge Fermino

    O Smiles é uma armadilha! Promoções pífias, que não existem. Virou um mercado de venda de milhas.

  • Mariana

    Muito obrigada por este post! Eu via esses absurdos e não entendia como ninguém falava nada! E o valor das passagens? O Smiles cobra 65 mil cada trecho voado pela TAP, enquanto a própria TAP cobra 70 mil ida e volta! É engana trouxa! Melhor ter o cartão Victoria logo.

  • Álvaro

    Vá para a Europa! Alitalia, várias opções em 2016, por 70 mil dia e volta;

  • Thiago

    Vale ressaltar, porém, que as tarifas TAP que pontuam 0% na Gol também não são elegíveis pela Avianca.

    • Isso mesmo, Thiago. Por isso, postamos as tabelas. Mas se você comparar todas as tarifas pontuáveis, a diferença entre os programas é grande.

      • maria lucia

        Cassol: Excelente pauta, o assunto é super importante e interessante e o artigo além de elucidativo está bem escrito. Parabéns.

    • maria lucia

      Thiago, eu voei tap logo em seguida da parceria entre elas e não me deixaram transferir para a Gol. Podia mandar da Gol para a Tap mas ao contrário necas! Ai eu resolvi deixar na Tap. Recentemente voei com United e mandei transferir para a Tap e aí descobri que eu não recebo na Tap a mesma qtde que eu teria se deixasse meus ptos referentes ao vôo com a United na própria United. Isso é ou não é querer levar vantagem de qualquer maneira?

  • Wilson Junior

    Muito boa a matéria… parabéns em retratar a cara-de-pau deste pessoal. É pena que idéias inteligentes como o programa de fidelidade seguiu o rumo que tudo toma neste país, enganar e passar a perna nos consumidores. Assim acontece com km de desvantagens, cupons, compras coletivas… se não peneirar você vai ser enganado!!

  • Giuseppe Zuliani Martin

    Passei por isso com a Smiles. Fiz 2 vôos internacionais por parceiras Smiles(KLM e Qatar). Qatar, para BUE acumulei pouco mais que 300 pontos. KLM EZExSCL acumulei entorno de 200 pontos. Lamentável.

  • Wilson Junior

    Muito boa a matéria… parabéns em retratar as armadilhas deste pessoal. É pena que idéias inteligentes como o programa de fidelidade seguiu o rumo que tudo toma neste país, enganar e passar a perna nos consumidores. Km de desvantagens, cupons, compras coletivas… se não ficar atento você vai ser enganado!!

  • Renato Azevedo

    Gosto dos programas da United e da Copa. Têm regras de resgate bastante claras e com boa oferta a preços bons (saver) com diversas companhias da Star Alliance. O resgate no da United é feito facilmente através do site para qualquer cia. parceira. As regras de upgrade também são bem claras e, principalmente na Copa, é fácil de conseguir (sendo Presidential Platinum). As regras de acúmulo costumam ser boas. Na Copa, voando Copa é sempre pelo menos 100%. A única coisa que eu não gosto é que quando você acumula na United voando United (ou com bilhetes emitidos pela United), você acumula com base no preço da passagem (OK, é justo, mas geralmente acumula-se menos)

  • Ganham sim

  • Sim!

  • 17k.

  • Caco Nogueira

    é… mais o dinheiro que vc gastou acionado a justiça… eles só não lhe pontuaram logo pq esperaram vc acionar a justiça… eles não são bobos

    • Francine

      Esse tipo de problema pode ser resolvido no juizado de pequenas causas, que é gratuito em primeira instância, além de ser mais rápido.

  • maria lucia

    Boa tarde Renato, além disso a United tem a seguinte pegadinha: se você transferir para a Tap ganha ainda menos ptos do que se deixasse os ptos na propria United.

  • Guto Fernandes

    Aconteceu comigo este ano. Comprei passagem para Los Angeles ano passado naquele “suposto/provavel erro da GOL”.

    Paguei R$ 490,00 ida e volta com taxas, com regra tarifaria que segundo estava vigente na epoca daria 100% de acumulo de milhas.

    Contudo, ao retorna de viagem e requerer o credito retroativo (sim, porque embora informado o numero do smiles nao houve o credito), a GOL informou que “devido a regra tarifaria nao haveria pontuacao a ser creditada”.

    Resumo: documentacao comprobatoria toda juntada, e processo judicial em curso.

  • gilberto

    Voei eu e minha esposa na exec. da copa bsb-sxm, deu uma 5k milhas, eu resolvi colocar no smiles, as minhas entraram depois de eu ligar umas 10 vezes e as da minha esposa não entraram até hoje, cansei de ligar e mandar email de tudo que vcs podem imaginar ,e ontem resolvi colocar tudo no lixo, me ganharam pelo cansaço !

  • Emerson Angeli

    A parceria da Smiles com a TAP foi uma grande porcaria. Para você trocar um trecho para Europa o mínimo é 65 mil milhas. Totalmente fora da realidade.

  • Josimar

    Aconteceu comigo no TudoAzul: Comprei uma passagem de Pittsburgh para Nova York de United. Como nunca vôo com a United, decidi mandar meus pontos pra Azul. Gastei aproximadamente 200 dólares na passagem da United. Acumulei na Azul 256 pontos na ida e 256 pontos na volta. Pontos qualificáveis para mudança de categoria: 16 por trecho. Deplorável.

  • Catarina

    Viajei com a Copa para Miami e optei por pontuar no Smiles… Apenas 2.000 milhas por trecho de GUA para MIA, um absurdo! Na TAM, comprando a passagem promocional no começo do ano, pontuei 5mil milhas por trecho, mais do que o dobro!

  • Jorge Pizarro Esteves da Costa

    Farei uma viagem de GRU para HKG no final do mês, que contará quase 30 mil milhas.

    Gostaria de saber o melhor lugar para pontuar? United? Copa? Azul ou Avianca?

    Minha passagem é econômica da categoria K.