O que fazer em Phuket: dicas da maior ilha da Tailândia

Wendell Oliveira 9 · maio · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Phuket é a maior ilha da Tailândia e recebe aproximadamente 3 milhões de visitantes por ano. Possui até voos diretos saindo da Europa, Oriente Médio e outros destinos na Ásia, sem ter que passar pela agitada capital Bangkok. Com tanta oferta, está cada vez mais fácil encontrar promoções de passagens aéreas para visitar esse destino paradisíaco.

Ao contrário da maioria das praias tailandesas, calmas e cristalinas, Phuket possui ondas – um diferencial que atrai cada vez mais turistas, seja para aproveitar os campeonatos de surf, resorts de luxo a preços acessíveis, ou simplesmente os passeios para as ilhas mais famosas da Tailândia, como Phi Phi e Maya Bay.

Praias de Phuket

Com 540 km² de extensão, a ilha de Phuket é quase do mesmo tamanho de Singapura! Ao todo, são mais de 30 praias para todos os gostos e bolsos.

Há opções para quem gosta de festas e agito, mas também existem praias praticamente desertas, verdadeiros refúgios para quem está em busca de um paraíso particular.

As estradas do lado oeste da ilha oferecem vistas fantásticas de um dos mais belos litorais do mundo, repleto de praias com areia fina e água clara.

É impossível falar de Phuket sem mencionar Patong, a praia mais famosa da ilha. A vida noturna aqui é animada, começando sempre com um inesquecível pôr-do-sol. Centenas de restaurantes e bares temáticos ao longo da rua Bangla fazem com que esta seja a localização perfeita para quem deseja festejar.

Uma alternativa mais tranquila (e cá entre nós, mais bonita) é a praia de Karon, bem próxima. A terceira maior praia de Phuket é longa o suficiente para não parecer lotada, apesar da popularidade. Com excelentes pontos de snorkel e mergulho, a praia também conta com uma boa variedade de resorts.

Praia de Karon, longa e com boa infraestrutura

Mais alguns minutos ao sul, a praia de Kata também não decepciona. É a opção preferida dos viajantes em família, que aproveitam a boa estrutura de restaurantes e acomodações próximas à praia. Entre maio a outubro, surfistas lotam a praia em busca da onda perfeita!

Praia de Kata, excelente opção para famílias

O norte de Phuket possui as praias mais exclusivas da ilha, menos visitadas e, por isso mesmo, bem mais bonitas e preservadas. A praia de Kamala, acima de Patongé o total oposto de sua vizinha: quieta, com poucos hotéis e cercada por vegetação. Um oásis para quem procura por sossego.

Praia de Kamala: sinônimo de tranquilidade

Mais a frente temos a praia de Surin, que embora seja popular, mais parece um vilarejo do que de fato um complexo de resorts. Mas não se deixe enganar pelas aparências: Surin é um dos points mais sofisticados de Phuket, com hotéis luxuosos e restaurantes de alto padrão.

Praia de Surin: luxo e sofisticação

Acessível através de barco a partir de Surin, está a praia de Laem Sing, uma das mais bonitas de Phuket, pequenina, rodeada de palmeiras e com um visual encantador. Mais adiante, com 8 km de extensão, a praia de Bang Tao é a segunda maior da ilha. Apesar de boa parte ser propriedade privada de uma rede hoteleira, é possível visitá-la sem ser hóspede.

A 5 minutos de carro do aeroporto, as praias de Nai Thon e Nai Yang são surpreendentemente bonitas e pacatas, em um ambiente descontraído e ainda com pouca infraestrutura. Uma boa opção para quem tem pouco tempo.

Praia de Nai Yang: longe das multidões e próxima ao aeroporto

Existem muitas outras praias em Phuket, algumas somente acessíveis de barco, como a Freedom Beacha poucos minutos de Patong. Outras, como Ya NuiMai Khao, são afastadas mas merecem a visita para quem quer isolamento total.

Passeios em Phuket e ilhas ao redor

Phuket está em uma localização privilegiada, próxima às mais belas ilhas da Tailândia. Inclusive muita gente a utiliza apenas como um ponto de partida, já que os passeios oferecidos em Phuket são os mesmos que saem de Krabi, outro balneário tailandês famoso.

Dentre os tours mais vendidos, destacam-se os que visitam o arquipélago de Phi Phi e Maya Bay, a queridinha dos turistas. Em ambos os casos o bate-volta não é aconselhável, é preferível passar a noite fora de Phuket.

Outros passeios muito procurados são os que visitam ilhas menores nas redondezas, como as sete ilhas (Seven Islands) e Koh Tapu, também conhecida como “Ilha do James Bond”, imortalizada no filme 007 contra o Homem com a Pistola de Ouro, de 1974.

Se possível, opte pelos passeios que começam bem cedo, para evitar aglomerações e o sol forte. Também é possível contratar tours privados, existem várias agências que vendem pacotes em Phuket, até mesmo dentro dos hotéis.

O que fazer em Phuket além das praias?

Uma das principais atrações de Phuket é o Monumento do Grande Buda (Big Buddha). Com 45 metros de altura, a imagem gigante está localizada em uma montanha entre as praias de Chalong e Kata, facilmente acessível a partir do centro da cidade.

Não deixe de visitar o Centro Histórico de Phuket, no distrito principal da ilha (Phuket Town). Você vai se surpreender com o casario em estilo português das ruas Thalang, Dibuk e Krabi, herança dos nossos colonizadores que passaram por lá ainda no século XVI. Além disso, a região é excelente para compras, com diversos shoppings e mercados locais.

Se estiver cansado de água salgada, Phuket reserva uma quantidade considerável de cachoeiras no interior da ilha. As quedas d’água de Ao Yon, Bang PaeKathuTon Sai estão bem longes das praias, em parques florestais de natureza bem preservada. Vale a pena explorar o interior da ilha e descobrir esses verdadeiros tesouros!

Qual a melhor época para visitar Phuket

Em relação ao clima, a melhor época para visitar Phuket é de novembro a fevereiro, quando o calor não é tão forte e praticamente não há chances de chuvas. Porém, este período coincide com a alta temporada e os preços estarão mais elevados.

>> Confira a melhor época para visitar a Tailândia

De março a meados de maio ainda é possível aproveitar Phuket com chances mínimas de chuvas e preços razoáveis, no entanto esta é a época mais quente do ano!

De meados de maio a outubro as chances de chuva aumentam consideravelmente, por conta da temporada de monções. As chuvas dessa época costumam ser intensas, mas passageiras. Com bem menos visitantes e preços mais baratos, pode ser uma boa alternativa se você não se importar com alguns dias nem tão ensolarados.

Dicas de Phuket

– Não fique somente em Patong, praia principal de Phuket. Apesar de ter a maior quantidade de hotéis, nem de longe essa é a melhor praia. Explore a ilha!

– Alugar moto ou jetski é um excelente meio de desbravar Phuket, mas tenha atenção. Alguns locadores são famosos por aplicar golpes nos turistas, exigindo pagamentos extras para reparos de danos pré-existentes. Peça orientação ao seu hotel sobre lugares confiáveis para o aluguel; se possível tire fotos de vários ângulos do veículo antes de seguir viagem.

– O centro da ilha (Phuket Town) é uma boa alternativa para quem quiser economizar com hospedagem, mas está a pelo menos 30 minutos de carro das praias mais próximas. Tenha isso em mente caso queira ficar por lá.

– Táxis e tuk-tuks são praticamente o único meio de transporte na ilha. Para evitar pagar valores exorbitantes, o ideal é negociar bem os preços ou utilizar aplicativos de táxi, como o Grab.


E aí, se animou para visitar Phuket? Já viajou para a maior ilha da Tailândia e tem alguma dica? Deixe seu comentário!

Autor

Wendell Oliveira - Editor - Ásia Viajante profissional, está no fuso horário da Tailândia procurando as passagens mais baratas — e vai te acordar de madrugada quando encontrar :)