No ar o Guia de Arraial do Cabo, o “Caribe Brasileiro”

Monique Renne 16 · fevereiro · 2016

O Melhores Destinos esteve em Arraial do Cabo para conhecer algumas das mais paradisíacas praias da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Confira no nosso Guia de Arraial do Cabo todas as dicas sobre o “Caribe Brasileiro”. Veja mais detalhes das praias de Arraial do Cabopasseios de barco e tudo o que você precisa saber para passar dias maravilhosos no incrível mar de Arraial. Prepare-se para se apaixonar por algumas das mais belas praias do litoral brasileiro.

arraial-do-cabo-praia-farol-012
Praia do Farol e o incrível mar de Arraial do Cabo.

Sempre tive curiosidade em relação a Arraial do Cabo. Há anos pensava em como era possível todo mundo fazer tantas fotos espetaculares de lá. E quando falo todo mundo, penso nas pessoa que cortam cabeças ao fazer uma fotografia. Não importava se as fotos eram de celular ou câmera, amadora ou profissional, elas sempre registravam um cenário espetacular! Esse é tipo de fenômeno que acontece em destinos do Caribe, nas praias da Tailândia ou nas Ilhas Maurício. O fato é que Arraial do Cabo está a apenas 165 km da cidade do Rio de Janeiro e, o melhor de tudo, é tão linda quanto famosos destinos mundiais e muito mais barata! Já era hora de botar o pé na estrada para conhecer o litoral da Região dos Lagos. Então corremos pra lá!

arraial-do-cabo
Chegada em Arraial do Cabo, com o visual da Prainha.

Ao chegar em Arraial do Cabo é preciso ter foco. Tudo porque a primeira praia, localizada à beira da estrada, é capaz de causar algumas batidas. Sim! É difícil se concentrar no volante ao ver a Prainha. A água azul parece ter saído da mais intensa paleta de cores. Ela era apenas uma pequena mostra do que estava por vir.

Arraial do Cabo é um cidade pequena – menos de 30 mil habitantes – e com infraestrutura turística bastante modesta. Não há grandes resorts, redes hoteleiras famosas ou points badalados. É quase uma cidade de interior. As pousadas e hostels reinam entre as opções de hospedagem e dão à Arraial um clima bastante informal e acolhedor. Rapidamente você se sentirá em casa. A diferença é que essa casa é repleta de porções de areia, uma mais incrível que a outra.

Não posso esconder o meu choque ao ver, pela primeira vez, o cenário da escadaria que leva às Prainhas do Pontal do Atalaia. O tempo estava nublado (coisa rara em Arraial) e ainda assim o mar era incrivelmente transparente. Os tons variavam entre o profundo azul marinho e o mais claro verde água. Eu não seria capaz de definir. Aliás, todas as vezes que estive nas Prainhas elas tinham cores diferentes do dia anterior. Me apaixonei em um piscar de olhos e, se não tivesse que escrever o Guia de Arraial  do Cabo, talvez ficasse naquela praia por muitos dias. Mas Arraial não é lugar de apenas uma bela praia. O mais difícil era dividir o amor entre todas elas.

Escadaria que leva às Prainhas do Pontal do Atalaia.
Escadaria que leva às Prainhas do Pontal do Atalaia.

 

 

A Praia do Forno oferece uma das paisagens mais famosas de Arraial. Do alto do mirante, no topo da trilha que leva à praia, você verá um dos mais apaixonantes cenários da cidade. Com mar calmo e temperatura agradável, a Praia do Forno se torna um dos destinos prediletos entre os visitantes. A boa notícia é que a trilha é facinha, mas quem não quiser encarar (são apenas 15 minutos) poderá ir de barco. Saiba apenas que perderá a vista, que é, digamos, imperdível!

arraial-do-cabo-praia-forno-015

Tanto as Prainhas do Pontal do Atalaia quanto a Praia do Forno, podem ser visitadas durante o famoso passeio de barco em Arraial do Cabo. A rota é praticamente a mesma entre todas as empresas e o grande objetivo do passeio é conhecer a Praia do Farol e a Gruta Azul. Ela tem fama de ser a mais perfeita do Brasil e basta o barco se aproximar para você saber que não se trata de uma constatação absurda. Com água extremamente transparente, areia branca e fina e uma vegetação espetacular, a Praia do Farol é mesmo perfeita! A única maneira de visitá-la é no passeio de barco. Apenas 250 visitantes podem permanecer na praia e pelo tempo máximo de 45 minutos. É um paraíso para poucos. No nosso primeiro passeio não conseguimos uma vaga para aportar. Que desilusão! Aquela praia espetacular e eu não poderia chegar perto? De jeito nenhum! No dia seguinte insisti em um novo passeio, dessa vez com o barco que sai mais cedo do porto para não correr o risco de ficar de fora.

arraial-do-cabo-praia-farol-017

O novo passeio não só me deu a oportunidade de descer na Praia do Forno, ele também presenteou a mim e a todos os turistas com a visita de uma família de orcas! Nem sei descrever a emoção que senti ao avistar três orcas nadando pelo mar de Arraial do Cabo. E, acreditem, isso não é tão estranho! A fama de um dos melhores pontos de mergulho do Brasil não é à toa. Em Arraial do Cabo ocorre um evento raro que a transforma em um paraíso para ver a vida marinha. Conhecido como ressurgência, o fenômeno faz com que águas muito profundas cheguem à superfície. A corrente traz com ela uma enorme quantidade de alimentos e também águas muito geladas, transparentes e azuis. Tal fato atrai uma grande quantidade e variedade de vida marinha para a região. Por isso, mantenha os olhos aberto! Golfinhos, arraias, tartarugas e, sim, até orcas, podem aparecer durante o passeio de barco. E como foi lindo ver aqueles animais incríveis nadando em liberdade! Vale chorar? Ops! Foi só um cisco no meu olho!

arraial-do-cabo-praia-farol-010
Orca vista durante passeio de barco em Arraial do Cabo. Ao fundo, a Praia do Farol.

 

Eu poderia ter parado nas orcas, fechado a mala e voltado pra casa. Afinal, o que poderia ser melhor do que ver orcas? Mas ainda faltava me emocionar com o pôr do sol no Pontal do Atalaia, comer peixe frito fresquinho, rir um bocado no hostel, assistir às manobras dos surfistas na Praia Grande, relaxar à sombra das árvores na Praia do Pontal, sambar à beira-mar e ver o amanhecer na Praia dos Anjos. E fiz tudo isso! Ao deixar Arraial do Cabo entendi o porquê de todo mundo trazer belas fotos de lá. Não é apenas uma questão de praias paradisíacas. É uma questão de estado de espírito. Mas, para garantir, parei na estrada e fiz um último click antes de ir embora. E, só para constar, vou passar minhas férias lá!

Pôr do sol no Pontal do Atalaia.
Pôr do sol no Pontal do Atalaia.

Ficou com vontade de conhecer Arraial do Cabo? Veja no nosso Guia de Arraial do Cabo tudo sobre as praias, o que fazer em Arraial do Cabo, quando ir, como chegar, onde ficar, dicas de mergulho e muito mais! Não perca a chance de visitar um dos mais lindos e baratos destinos de praia no Brasil. Seja bem-vindo a Arraial do Cabo!

Publicado por

Monique Renne

Editora de Destinos

  • Realmente é tudo muito bonito, mas a agua é muuuuiiiiiito gelada, dependendo do dia, é impossivel ficar com os pes na agua, é de doer os ossos, Cabo Frio e Buzios tem as aguas quentes comparado a Arraial do Cabo

    • Henry

      Concordo contigo… as 3x que fomos a Arraial, foi uma praia para se ficar na areia, porque entrar na água era complicado… era cãibra a todo momento…muito, mas muito gelado mesmo…

      • Bruno

        mesmo no verão??? oO

        • Célia Amaral

          Bruno, sim, mesmo no verão a água é geladona

      • Bruno

        mesmo no verão??? oO

      • Guilherme Salvadori

        Ahh vocês são muito exagerados, estou aqui em Arraial neste momento e a água nem é tão gelada assim, é totalmente suportável. É a mesma temperatura da água das praias de Santa Catarina.

    • Márcio Sampaio

      Estava pensando isso… podemos chamar de “Caribe Brasileiro” (como no título do post) pela beleza do local, mas nunca pela temperatura da água! rsrsrs

      Como o MD também é cultura, deixo uma pequena contribuição: a água é muito fria na região de Cabo Frio por causa de um fenômeno chamado ressurgência, raro no Brasil, em que as águas frias profundas sobem à superfície (movimento vertical), enquanto as águas superficiais mais quentes se deslocam em sentido oposto à costa pela ação dos ventos (movimento horizontal). Como consequência, a água na região tem muitos nutrientes, favorecendo a diversidade da vida marinha.

    • Sílvio Carneiro

      Volta e meia estou lá, principalmente para mergulhar. Houve uma vez em que passei o ano novo, estava fazendo 40 graus e ninguém na água. Motivos: águas-vivas e água gelada. Mas o Pontal do Atalaia tem as praias mais bonitas que conheço no Brasil.

    • Edney Araujo

      Nossa sério que a água é gelada então é igual ás de Portugal muito gelada vendo assim parece bem agradável.

    • Cristiano

      Na Praia Grande, sim. A água é muito gelada. Mas na Prainha, é super tranquilo ficar na água.

  • Lorena

    Lá é fantástico! Conheci esse paraíso quarta feira passada e estava um sol lindo.
    Porém depois de ler esse guia conclui que preciso voltar lá rsrs. Não fiz o passeio de barco. Imagina que sonho ver as orcas naquele mar…
    Subir a escadaria do Pontal do Ataláia é sinistra na volta rs

  • Cidadão

    Além de golfinhos, arraias, tartarugas e orcas, também é possível ver pinguins e águas vivas. A cor do mar é realmente espetacular, pena que a água é muito gelada. Já a cidade, deixa muito a desejar

  • Vinícius Ribeiro

    Excelente relato, Monique!!! Achei incrível a forma como você descreveu o local, mostrou as fotos e apresentou as principais características de Arraial. Sou apaixonado por esse lugar e sempre que mostro fotos de lá para as pessoas, todos ficam impressionados! Como comentaram já aqui, às vezes a água realmente está bem gelada, mas já fui em outras oportunidades em que a temperatura da água estava excelente, como no próprio período de Carnaval deste ano. Uma outra dica que eu daria é: para variar as opções de atividades à noite, vale a pena passear pelas cidades próximas, como Cabo Frio, que também é excelente e fica bem pertinho, uns 15 minutos de carro!
    Novamente, parabéns pelo relato!!!

  • Thiago Castro

    Sou carioca e Arraial é absolutamente fantástico!!!! Mas não reclamem da cidade. Deixem Arraial quieta enquanto Cabo Frio e Búzios viram uma zona.

    • Cristiano

      Faço minhas, as suas palavras. Arraial, graças a Deus, não é para quem goste de bagunça.

  • Parabenizo pelas ótimas dicas e contribuo deixando dois links para os vídeos que fiz dos mergulhos em Arraial do Cabo que, conforme foi citado é sim um dos grande pontos de mergulho do Brasil.

    Diving in Arraial do Cabo – Brazil
    https://youtu.be/pYebwes-shc

    Sea Turtles in Arraial do Cabo – Brazil
    https://youtu.be/yg3I0OLpuRg

  • Rafaelle Bruno Nogueira Santos

    Dos poucos passeios de barcos que já fiz, o de Arraial é o mais bonito. A entrada na gruta, a fenda com a santa, ver tartarugas, praia do farol, do forno e tinha um restaurante flutuante, não sei se ainda existe. Já fiz 3x. As prainhas considero também a praia mais bonita que conheço. Totalmente natural com águas calmas. Como a pessoa escreveu, qualquer foto fica linda. Vale ficar o dia todo lá ouvindo o barulho do mar, mesmo sem infra estrutura. Faz algum tempo que não vou tanto que não havia essa escadaria de acesso, era uma pequena trilha subindo e descendo para praia. Lá a água não é tão gelada quanto a praia grande. Para atividades noturnas e melhores opções de comida, vale um pulo em Búzios e Cabo Frio que são próximos.

  • luiz paulo

    Caribe brasileiro mas com a temperatura do mar das calotas polares

  • Alleson

    Os barcos dos passeios param nas praias ou no meio do mar?

    • Camila Monteiro Vianna

      Param bem próximo as praias, e aí os botes levam até a areia é tudo de bom!

  • Vinicius

    Água muito gelada, praia para admirar somente. Tão fria, quanto as praias do sul da França…

  • J. Fernandes

    Realmente um destino formidável!
    Excelentes praias, verdadeiramente paradisíacas, cidade bem tranquila, o que pra mim é um dos diferenciais deste lugar maravilhoso. Tive a oportunidade ir três vezes já e nas três fiz o famoso passeio de escuna, onde em aproximadamente três horas é possível visitar diversas praias, o que acaba sendo uma considerável opção para quem tem pouco tempo de conhecer este lugar. Na última vez que estivemos lá, fomos agraciados com tartarugas e dois pinguins que chegaram muito próximo de nós na Prainha. Enfim, experiências incríveis vivemos lá e sempre que tiver a oportunidade iremos!

  • Monica SOUZA-SC

    Estou emocionada só de ler o depoimento! Contando os dias para embarcar e conhecer de perto essa riqueza. Vou na proxima semana. Tenho 04 dias, fico e cabo frio e pretendo visitar Búzios e com certeza Arraial. Fica corrido, mas é o tempo que temos. Estou ansiosa!

  • Rômulo Bittencourt Pereira

    Vou além: Não existe no Brasil mar mais lindo do que o de Arraial, sendo um paraíso para turistas e mergulhadores dom pais e exterior. Entretanto, a cidade virou um favela! A cor do mar lembra não o Caribe, mas o Oceano Indico. Uma pena que a administração da prefeitura seja tão complascente com a desorganização instalada, tudo em nome do dnh q o turismo desenfreado trás para a cidade. Arraial deveria ser tratada como Fernando de Noronha, com controle de entrada e saída, e commuma tx especial para quem quer visitar a região, mas isso é o Brasil!