Conheça os melhores sites para reservar hotéis na opinião dos leitores do Melhores Destinos

Denis Carvalho 31 · julho · 2014

O Booking.com é o melhor site de reserva de hotéis na avaliação da grande comunidade de leitores do Melhores Destinos. O site holandês foi o preferido e ganhou com folga: 61,67% dos participantes da pesquisa realizada pelo MD o apontaram como favorito na hora de pesquisar e reservar suas hospedagens. Em seguida no levantamento aparecem o americano Hoteis.com (13,45%) e o argentino Decolar.com obteve a medalha de bronze (9,63%).

A facilidade em consultar e comparar os hotéis, com avaliações e fotos de outros hóspedes e os bons preços foram apontados como principais fatores do sucesso do Booking. Na quarta colocação da pesquisa ficaram os leitores que optam por comprar no site do próprio hotel para obter preços mais baixos, com 5,25%  dos votos.

melhores-sites-reserva-hotel

A pesquisa foi realizada em apenas dois dias e teve mais de 10 mil participantes. Para evitar qualquer possibilidade de fraude, no entanto, consideramos apenas um voto por endereço de ip, o que resultou em um total de 8.800 respostas válidas.

O levantamento revelou que os sites brasileiros andam em baixa diante de seus concorrentes internacionais. O melhor colocado, Hotel Urbano, teve apenas 1,70% de votos, seguido de Submarino Viagens (0,76%) e CVC (0,73%).

A pesquisa também abria a possibilidade dos participantes indicarem qualquer site que usam por meio do campo “outros”. Ao todo mais de 20 sites foram listados pelos leitores – todos com menos de 1% dos votos. Entre eles estão Expedia (0,93%), Trip Advisor (0,73%), Hotwire (0,70%), Trivago (0,64%), Priceline – que é dono do Booking – (0,50%), Hostelworld (0,27%), Detecta / Hotels Combined (0,2%) e Airbnb (0,19%).

Apesar de não ter fundamento científico, a pesquisa é uma ótima oportunidade para saber como a maioria pesquisa e reserva hotéis e permitir que troquem experiências e dicas sobre sites que oferecem melhores serviços.

Você poder acessar aqui o post original onde os leitores foram convidados a responder a pesquisa e  ver os vários comentários deixados por eles.

E você? Concorda com o resultado da pesquisa? Tem alguma outra dica bacana? Deixe nos comentários e participe!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Eduardo Scoz

    Costumo utilizar sempre o booking.com mas ja fiz reservas pelo lastminutetravel.com e consegui valores melhores que a do booking, e ocorreu tudo bem!

    • Andre

      Booking é bom mas sempre mais caro que os demais

      • Stella Tardivo

        Concordo! Estou pesquisando para Buenos Aires, mas o booking sempre mais caro

  • Daniele

    Gosto do Hoteis.com porque posso parcelar e não tem IOF.

    • Daniele, reservei pela primeira vez no Hotel.com e estou morrendo de medo, pq o valor ficou bem mais em conta do que pelo próprio site do hotel. Vc achou seguro então? Sabe me dizer se tem como confirmar reserva direto no hotel?

      • Thyago

        Sempre faço pelo Hoteis.com, quando está chegando perto da viagem, mando um email pra o Hotel, confirmando a reserva. Acho que isso vale pra reservas em qualquer site.

        • Alef38

          Exatamente. Fiz uma reserva em hotel na Ilha de Páscoa (já pensou chegar numa ilha isolada e sua reserva não estar confirmada rssss) pela Decolar pela primeira vez e como só vejo reclamações resolvi enviar email para o hotel para me confirmarem e graças a Deus está tudo confirmado, mas fico sempre com os dois pés para trás.

      • Andre Ferreira

        Pode ir tranquila ! Funciona mesmo

      • Livia

        Lucimara já reservei pelo Hoteis.com e correu tudo muito bem!
        Já usei duas vezes. Mas o booking costuma ser mais barato. Essas vezes que usei foi porque saiu mais em conta que o booking mesmo.

        • Que bom fico mais tranquila, pq realmente estava bem mais em conta!! Obrigada!!

          • Já fiz mais de 50(cinquenta) reservas no hoteis.com. Na minha opinião o melhor de todos, e ainda pago em real parcelado em 10x. A cada 10 diárias você ganha uma. Tem um 0800 que funciona.

          • Paulo Almeida

            Isso ae. Só que ela so entra depois de 48h. Caso volte ou mude de cidade só poderá usar essa diária de bônus na sua próxima viagem.

          • SE VOCE ACHAR UMA COTAÇÃO MAIS EM CONTA, VOCÊ PODE ENVIAR PRO HOTEIS.COM E ELES EQUIPARAM OS VALORES. VALE A PENA!

        • Andre

          Booking mais barato?? Please, me diz como fazer porque sempre que
          procuro é muitoooo mais caro do que em qualquer outro site além de ter
          poucos hoteis, maioria são hostels .. aff

      • Lucimara, eu só uso o Booking e o Hoteis.com, este último principalmente quando quero parcelar a estadia. Uma única vez tive um problema com eles: reservei um hotel e quando cliquei lá no final da página para concluir o pagamento e a reserva, veio um aviso de que tinha ocorrido um erro no site e que eu deveria refazer a reserva mais tarde. Assim o fiz, e só depois disso fui checar meu email. Daí descobri que a primeira reserva (nao reembolsável) havia sido confirmada e paga… Fiquei uma hora no telefone com eles, falei como hotel, mas nada feito, perdi a grana. Mas, por outro lado, todas as vezes que fiz reserva com eles, sempre deu certo, sempre cheguei no hotel e minha reserva estava lá, paga e confirmada. O contrário aconteceu várias vezes com o decolar.com. Nunca mais reservo mais nada com eles, nem voos.

      • marcelo

        Não tem erro. Reservo com eles há anos e nunca tive problema.

      • Lucimara,

        também já reservei pelo site do hoteis.com e foi a opção mais barata, além de conseguir acumular duas noites!

        Mas de vez em quando outros sites como o hotelurbano têm opções melhores.

      • Já usei muito o Hoteis.com(no Brasil e no Exterior) e nunca tive problemas. Pode ficar tranquila

      • Daniele

        Lucimara, o pessoal já te respondeu.

        Realmente vale muito a pena comprar na hoteis.com e eu nunca tive problemas.

        Vale dizer que a maioria dos problemas desses sites acontecem por falha de comunicação no sistema então é sempre bom mandar um e-mail ou ligar pro hotel algum tempo antes da viagem pra confirmar se está tudo certo.

      • Kadu

        Lucimara, fique tranquila. Sempre reservo pela Hoteis.com e nunca tive problemas. Acaba sendo minha primeira opção, princialmente quando há cupons com desconto. Utilizo tb a Decolar.com e tive apenas um contratempo com informação sobre taxa de resort. No site não informava essa tarifa e fui cobrado no hotel em Miami.

    • Paulo Almeida

      O Hoteis.com tem a vantagem de começar a pagar antes da viagem, em real e sem IOF. Pra quem gosta de se planejar antes é muito bom. Gosto de viajar com tudo pago.

  • Leonam

    Como disse anteriormente, costumo pesquisar no Tripadvisor e reservar no site com o melhor valor. Já reservei no Hotel.com e no Otel.com, que para o hotel que eu desejava, estava com o valor imbatível. Não tive problema algum em ambos os sites.
    Por via das dúvidas sempre pesquiso no Skyscanner também.
    Sempre devemos ficar atentos as taxas e prováveis taxas que devemos pagar na origem, como aconteceu comigo em um hotel em Santiago.
    As vezes compensa em algum site nacional se considerarmos o valor do IOF.

    • Leonam

      Desculpe, na verdade é hoteis.com, mas se digitar hotel.com direciona para o site correto.

    • Entao, faz-se no tripadvisor uma busca sobre opinioes de hospedes de determinado hotel e depois usa o de preferencia para fazer a busca ou a reserva? nao entendi o procedimento. nunca fiz reservas por site, somente diretamente com o hotel e pelo visto a pratica no primeiro é mais barata correto?

      • Marcio

        Tito eu faço isso, vejo as avaliações no tripadvisor, e depois reservo no booking, hoteis.com ou decolar.com…

      • Eu faço isto: pesquiso o preço pelo Booking e depois leio no TripAdvisor as opiniões sobre os hotéis que pré-escolhi, pra definir se reservo.

      • Leonam

        Se você colocar no tripadvisor o periodo desejado da estadia, ele ira indicar o valor das diárias em vários sites que fazem reserva (booking, hoteis.com, otel.com, logitravel, etc….) Assim você já pesquisa o melhor preço para aquele determinado hotel, naquele período em vários sites que fazem reserva, além do mais, o tripadvisor é ótimo para verificar os reviews dos hotéis, levando em consideração sempre a quantidade de reviews e o perfil dos colaboradores.

      • Paulo Almeida

        O Bookig é sensacional, com um suporte ímpar. Pena que não pode pagar o hotel logo já que ele apenas reserva.

    • OTEL.COM é confiável? Eles tem muitas boas opções!

  • ari1105

    Hoteis.com => Parcelar e não tem cobrança de IOF.

    • Rodrigo

      E a cada 10 diárias ganhamos 1…

  • Guilherme

    Na minha opinião:

    Site para FAZER a reserva do hotel: Booking ou Decolar.
    Booking por sinal é o mais completo em termos de informações do que te espera.

    Site para CONSULTA se o lugar é confiável: tripAdvisor.
    Além de fazer a comparação de valores entre vários sites, tem um bom ranking que quando levado em comparação com do próprio booking, te dá uma visão mais real do que é o hotel.

    • Falou tudo! Fiz isso

    • Paulo Almeida

      Cuidado com o Decolar, especialmente pra Miami e Orlando já que eles não avisam sobre a tx de 13%. Já li muitos casos de sustos ao chegar no destino.

      Booking dá de 10. Muito transparente. Tudo muito bem explicado.

    • a pinheiro

      Você é bom nisso.
      Corretissimo, parabens.
      alf.

    • Mariana

      Só acrescentaria que para ofertas de última hora ou para barganhas incríveis: Hotwire.
      Meu método é fazer uma reserva com cancelamento gratuito no Booking e tentar encontrar uma oferta as escuras no Hotwire, sempre selecionando um hotel de melhor categoria na área de interesse. Verifique também com quantos dias de antecedência existem as melhores ofertas disponíveis. Consegui para NY com uma semana de antecedência em hotel 4,5 estrelas o mesmo preço que ficaria em NJ em hotel 3 estrelas. Para outros destinos, percebi que com 1 mês de antecedência os descontos são maiores.
      Sou cliente Genius da Booking e Colaborador Mestre do Tripadvisor.

  • Edgard

    Sempre usei o Booking.com porém nos últimos meses utilizei o Hoteis.com, preço igual ao Booking porém já ganhei 4 diárias grátis nos hotéis do site, espécie de programa de recompensa. Ai mudei, mas claro sempre comparo com mais 3 sites.

    • renato

      e o hoteis.com ainda tem a vantagem de caso em outro site, como o booking.com, esteja mais barato, eles cobrem o preco! parei de comprar no booking ha tempos!

    • luademochila

      Eu também fui um que mudei. Outra vantagem é o parcelamento a juros bem modestos. O Hotel Urbano também é bom para quem precisa parcelar e frequentemente rola uns cupons de desconto legais.

  • Guilherme Ribeiro

    O Booking é o mais famoso. Mais quem já está num nível mais superior no quesito viagens sabe que existem outras propostas melhores. Por exemplo 90% das minhas compras são via hoteis.com. Além do parcelamento sem juros vc evita de pagar o IOF. E o preço é na maioria das vezes mais baixo que o do booking. Outro benefício é o programa Welcome Rewards ao qual vc vai pontuando e acumulando diárias gratuítas. Já usei mais de 30 diárias totalmente gratis através do programa em hoteis ao redor do mundo. O airbnb no quesito de aluguel de apartamentos é muito bom tbm.

    • mari

      Eu tbm sou daquelas que não vejo vantagem no booking….. Já peguei bem mais barato até com o próprio hotel =.=

    • João W.

      Exato Daniel! Muitas pessoas acham que o Booking é melhor pelo fato de ser o mais conhecido… Mas quem costuma viajar com frequência sabe que o hoteis.com tem um custo-benefício muito melhor!

    • Kadu

      Concordo. Nunca consegui encontrar o hotel desejado mais barato no booking. O hoteis.com ainda tem a parceria com o km de vantagens do posto Ipiranga. Vc pode trocar 300 km por um desconto de 10% na reserva do hotel.

  • Leonam

    Que tal uma pesquisa para verificar os sites que o pessoal utiliza para fazer reserva de automóvel.

    • ido feiten

      economycarrentals.com, sem dúvida o melhor

  • Ano passado aluguei hotel em Orlando pelo site outlet de viagem e foi com preço ótimo e atendimento 10, me ligaram até qdo eu estava no hotel pra saber se estava tudo ok, infelizmente esse ano o site mudou pra somente site de pesquisa de preço.
    agora resolvi reservar pra esse ano pra dois destinos diferentes pelo hoteis.com, o preço tb estava ótimo e oferecia um cupom bônus de até 12% de desconto. Já me tornei fã do site.
    No decolar.com só uso pra alugar carro e comprar ingressos de parques, pra reservar hotel eu ainda não confio, devido a várias reclamações no reclameaqui.

  • juremir verseti

    Até onde eu sei o booking é ucraniano

    • juremir verseti

      parece que é holandes mesmo!

    • A sede fica em Amsterdã. Passamos por lá em dezembro!

      • danielle

        Por isso tem um letreiro enorme na Rembrandtplein! Não sabia que era a sede.

    • A Booking.com B.V. é registrada na Câmara de Comércio de Amsterdã (Kamer van Koophandel Amsterdam), nos Países Baixos, sob o número 31047344. O número de registro de ISS (BTW) da empresa é NL805734958B01, e o número de registro na Autoridade Holandesa de Proteção de Dados (College Bescherming Persoonsgegevens) é 1288246.

  • Max

    Geralmente pesquiso na internet, mas antes de fechar procuro uma agência.
    Na maioria das vezes pago mais barato que na internet.
    Site direto do hotel somente se for rede grande com sistema próprio para ter preço bom.

  • Murilo Lima

    Boa, uma pesquisa sobre sites para alugar carros seria bem interessante também.

  • Renata

    As unpublished rates do Expedia e Priceline (assim como o name your price) são imbativeis. Eu procuro, procuro em outros sites e acabo sempre optando por um dos dois.

  • O Booking ganhou como melhor site para RESERVAR….acho que no quesito PESQUISA o tripAdvisor leva facil…

    • luademochila

      Tripadvisor pode ser furada para pesquisas, pois qualquer um escreve review sobre o hotel (o próprio dono, amigos, parentes, fakes em geral, assim como os concorrentes para denegrir o lugar). O grande diferencial dos reviews do Booking é que só comenta quem se hospedou no lugar.

      • mari

        É, mas vc pega os fakes fácil … é só ver o número de reviews q a pessoa fez…. se só fez uma, já sabe que é furada

        • luademochila

          É verdade, mas os fakes já estão profissionais e alguns escrevem outros reviews já sabendo que as pessoas desconfiariam de quem tem um post só. Pela minha experiência, noto uma grande diferença no nível dos reviews do Booking e do Tripadvisor para o mesmo hotel.

          • Paulo Almeida

            Sem falar que tem muito sem-noção. Reclamam e negativam um hotel pelos motivos mais idiotas possíveis.

  • Concordo!

  • Daniel Neves

    Uso sempre o Hotwire. Não sei o hotel exato, mas a localização é bem precisa e a qualidade do hotel. Quase sempre já tenho uma boa ideia do hotel que vai ser. Uso desde 2012 e nunca tive problemas. Os preços são imbatíveis, com diárias quase pela metade do preço.

  • Geralmente tento fechar com o Priceline. Das últimas vezes consegui ótimas tarifas em hotéis excelentes! Se não conseguir, vou para o booking.

  • gosto do rocketmiles.com ganho milhas extras sempre

  • Marcela

    Acho o hoteis.com bem mais vantajoso… Dá pra deixar tudo pago antes (não tem esquema de cobrar os impostos depois), não tem IOF, dá pra pagar em reais e parcelado… E ainda tem o programa de recompensa que a cada 10 diárias ganhamos uma grátis. Sempre faço por lá e nunca tive nenhum problema.

  • Ernesto, o pato

    O Agoda na Asia tem ofertas melhores do que o booking, e principalmente para uma estadia longa,sugiro fazer a comparação com o site do proprio hotel.

    • Lucas

      O Agoda faz parte do grupo da Booking.com.

    • Tive uma experiência bem ruim com o Agoda, viajando pro Japão.
      Selecionei BRL como sendo minha moeda, para evitar ser cobrado em dólar no cartão de crédito. Mas eles me cobraram em dólar! Perdi dinheiro na conversão feita por eles de JPY para BRL para USD, e depois perdi de novo na conversão de USD para BRL!
      Mandei diversos emails reclamando e nunca obtive resposta.

      • Paulo Almeida

        Sua moeda real apenas para cálculo. Acho que como a compra é em site gringo a cobrança vem em dólar, aí se fazem as conversões.

  • Thelma

    Gosto do Hoteis.com pq quando o preço deles tá mais caro eles fazem equiparação de preço e ainda dá 1 diária grátis a cada 10 q vc compra.

  • O Booking é excelente, sem comparação.. Poder reservar sem pagar nada antes é o maior ponto desse site, simplesmente AMO e todos os hostels em que me hospedei até hoje eu reservei pelo Booking.

    • Paulo Almeida

      Dependendo pagar antes é bem melhor: Imagina o dólar subindo.

  • Muito legal a iniciativa do Melhores Destinos. Que tal agora uma enquete sobre o melhor site/empresa para alugar um carro?

  • Alexandre

    Priceline, imbativel, já fiquei em Chicago 4*, por Usd 65,00, Miami 4* 60,00 e Ny 4* por Usd 90,00

  • alais

    Também acho válido dar uma olhada no site do próprio hotel, principalmente se for nos EUA. Em algumas vezes há tarifas melhores que nos sites de reserva.

  • manowarsgc

    Pra quem usa Hotwire e Priceline o site http://www.betterbidding.com/ dá várias dicas de como identificar aqueles hotéis com preço incrível mas que o nome não é exibido, além de trazer os preços que outras pessoas conseguiram fechar em diversos locais.

    Consegui um 4 estrelas em NY por 180 dólares próx à Times Square quando os preços nos sites mais baratos eram 280-310 devido à procura da época, e o nome do hotel bateu com o sugerido pelo Better Bidding.

    • Lucas

      Qual o hotel que vc ficou??

      • manowarsgc

        The New Yorker

    • Sigma7

      Utilizei e não indicou nada além da zona que já constava no mapa do Hotwire. Continuarei tentando entender como funciona fazendo outras pesquisas. Pesquisei Orlando, período 25/12 a 05/01, e encontrei uma tarifa de $30 na zona Universal Orlando International Drive North.

      • manowarsgc

        Usei pro Priceline e funciona assim:

        o site (no meu caso o Priceline) vai te dizer: Hotel sem nome 4 estrelas, área Universal Gate, com piscina, wi-fi, aceita animais

        aí no betterbidding vc selecione a cidade, o bairro (ex: Universal Gate), e verifica quais hotéis de 4 estrelas apresentam as mesmas amenidades (piscina, wi-fi, animais), assim consegue ter uma idéia de qual é o hotel que o priceline/hotwire está apresentando.

        No betterbidding eles vão atualizando essa lista de hotéis conforme as pessoas avisam se bateu o site com o que foi reservado pelo hotwire/priceline

        • Sigma7

          No entanto notei que o número de estrelas é referente ao Tripadvisor. Por exemplo, no Howire um hotel "x" tem um número de estrelas, no Tripadvisor outro número e no Booking outro. Estou mencionando isso porque muita gente pode não se ligar e ao ficar cruzando os sites esquecer que as estrelas podem não bater, que foi o que verifiquei. Por exemplo, nesse oferta que mencionei o hotel tem duas estrelas no Hotwire e três no Tripadvisor.

          • manowarsgc

            Acho que você não entendeu, o site BetterBidding só tem correspondência com o Hotwire e Priceline, só serve para esses dois sites, os outros não tem correspondência nenhuma mesmo.

  • valeria

    O booking é bom para quem não tem segurança da viagem, pq, em regra, n paga nada antes e não paga para cancelar, mesmo estando próximo da viagem.

  • Sandra

    boa tarde! alguém poderia me dizer se já utilizou o Hotel Urbano para compras de pacotes para os EUA? Pelo preço, confeço que fico desconfiada…

    • amanda

      Oi sandra
      Eu ja comprei pacote pelo hotel urbano.
      Ano passado fui para orlando e foi pelo hotel urbano.
      Eu fiz a compra no site e depois você resolve o resto das coisas com a agência de viagem, faltando 2 semanas pra minha viagem descobri que não tinha nada! A agência de viagem disse que não tinha mais parceria com hotel urbano, o pior que ninguém me avisou! Eu que fui atrás por falta duas semanas não tinha recebido nada aind….
      Mas enfim, entrei em contato com hotel urbano e resolveram tudo…. mas isso ligando e cobrando todo dia até tudo ficar certo!

      • Bruno

        Já pensei várias vezes em comprar pacotes pelo Hotel Urbano, mas nunca fechei de fato porque acho que as informações não são claras e o valor sempre maior que o informado.. Ultimamente tenho optado pelo Decolar, as vezes se consegue bons valores comprando passagem+hotel

    • Fernando

      Oi Sandra, já comprei e fiquei 7 dias em Las Vegas. Foi tudo perfeito e o preço muito baixo, o hotel era ótimo, eu não tive nenhum problema com o Hotel Urbano.

  • Priscilla Gomes

    Discordo totalmente dos 61% de opinantes. Pra mim, a melhor coisa é poder sair com a viagem totalmente paga e esse lance de reservar pagando só uma diária não tá com nada. Sem contar que o hotéis.com vive fazendo promos sensacionais e dá pra pegar preços ótimos.

    • Paulo Almeida

      Boa Priscilla. Sempre faço isso.

  • Ricardo

    Legal a pesquisa! Contudo, acho que o Melhores Destinos deveria ter disponibilizado um item específico para o Trip Advisor, ao invés de estar no campo "outros".

    Na minha opinião é o melhor site de reservas. Além de classificar a qualidade dos hoteis (e restaurantes) na forma de ranking e divulgar as opiniões dos clientes que por ali estiveram, ele disponibiliza o preço das principais agências / operadoras. Aí sim: comparando o preço com as agências, o cliente finaliza a compra no site que oferecer a proposta mais vantajosa.

    • sabbathbh

      Ai é que tá.. o Trip Advisor é só pra pesquisa, no final você vai parar em um dos outros pra fazer a reserva.

      • danielle

        Tripadvisor não faz reservas.

  • Os valores do Booking.com, na maioria são melhores que o Hotéis.com.
    Contudo, a Booking, na maioria das vezes, só faz a reserva, enquanto a Hoteis.com recebe, parcela e dá bônus de hospedagem free a cada 10 noites.
    Assim, deve-se levar em conta as vantagens e de um e outro.
    Infelizmente, no Brasil, e em vários outros Países, a classificação não nos permite a compra às cegas, feitas pela priceline.com, como é melhor feito nos EUA, pois o desconto em algumas vezes é bem satisfatório.

    • Pedro

      Nos últimos 4 passeios que fiz, achei em 3 locais o preço melhor no hoteis.com e fechei com eles. Na quarta vez, o preço do booking estava R$ 150 mais barato, o que eu fiz? Usei o esquema de cobrir oferta do hoteis.com. Pensei que me dariam apenas os R$ 150 pra ficar igual ao booking, que nada, me deram R$ 200 de desconto. Fora todos os outros benefícios e vantagens em cima do rival.

      • Graci

        Pedro qdo vc acha um preço mais em conta que do hoteis.com como faz pra eles cobrirem a oferta…pode ser pelo site ou tem q fazer a reserva pelo tel

    • O que é a compra as cegas?

  • Acho válido fazer uma pesquisa no kayak.com (ou .br também) para ter uma idéia. Ele é um metabuscador que realiza buscas em diversos sites especializados ao mesmo tempo (inclusive expedia, booking.com, hoteis.com, trip advisor e outros) não é extremamente preciso, mas você consegue ter idéia de onde encontrar o menor preço.

    Recentemente utilizei para consultar hotéis em Medellin. Encontrei diferenças entre tarifas de cerca de 20% para o mesmo hotel entre os diversos sites. Acabei realizando a reserva pelo Booking.com mesmo.

    Uma vantagem do Booking.com é que a partir de um certo número de reservas feitas com eles, você atinge o status Genius. Com esse, consegue 10% adicionais de descontos em algumas ofertas.

  • Raquel

    Gostaria de ter lidos a pesquisa e comentarios antes de ter feito uma reserva pela booking.com, pois embora o site mostra o valor em Real, não deixa claro que a cobrança no cartão de credito será feita em dolar. Desta forma embora comprei baseada em um valor, não tenho ideia de quando vou pagar na fatura do cartão e ainda tem o IOF.
    Booking nunca mais!!

    • Paulo Almeida

      VC não se informa e a culpa é do site?

    • Paulo Almeida

      Na verdade vc não comprou, apenas reservou. É só ir lá e cancelar. Isso se vc optou pela reserva que pode cancelar. De qq forma de uma ligada pro 0800 deles.

    • Diz que se vc reclamar no 0800 eles te dão o desconto do IOF. Mas tem que ligar reclamando, isso se na sua reservo foi informado que não haveria cobrança de taxa nenhuma

  • Alejandro

    O problema e que esses sites das primeiras posicoes sao estrangeiros, com sede fora do Brasil e sem filiais conhecidas em territorio nacional. Caso algo der errado, como irao processa-los? E em caso de execucao? Como se penhorara a conta deles? Havera conflito sobre a aplicacao das leis consumeiristas brasileiras. Melhor reservas em sites nacionais, com endereco fisico e atendimento nacionais.

    • Lucas Botelho

      Olá Alejandro,

      A Booking.com possui mais de 100 escritórios em 50 países, incluindo 4 escritórios no Brasil, com CNPJ e funcionários brasileiros.
      Tem atendimento 0800 24hs por dia/7dias por semana. Então se tiver qualquer problema, terá suporte em qualquer lugar do mundo, gratuitamente e em portugues.

  • João Fogliatto

    Eu tive um problema muito grande com o Decolar. Não recomendo a ninguém. Leiam meu relato!

    Se não fosse pela gentileza do atendente do hotel, no qual eu cheguei quase meia-noite e não tinha reserva alguma no meu nome, eu teria ficado na rua, em plena meia-noite, em São Paulo (capital). Ele conseguiu um quarto, o último, em outra unidade da mesma rede, num bairro próximo.

    Percebam que eu liguei no mesmo dia da entrada no hotel para o Decolar para que eles avisassem o hotel de que eu chegaria à noite e não no horário convencional de check-in. Eles confirmaram que avisariam.

    Chegando lá no hotel à noite, não tinha reserva com meu nome e o hotel estava lotado. Eu liguei para o SAC para reclamar e a atendente, que falava um português muito ruim, disse que ligaria para o hotel. Ela ligou e o pobre do atendente, que estava do meu lado, entendia ela muito menos do que eu. Então ele me passou o telefone e eu voltei a falar com ela. A bela solução que ela deu foi a de eu ligar para a central de vendas do Decolar e fazer uma NOVA reserva. Muito contrariado eu fiz isso, mas tudo o que o Decolar teve para me dizer foi que não tinham mais como efetuar reservas para aquele dia. Lindo, não?

    • João Fogliatto

      A propósito, o que eu mais uso é o Booking. Já devo ter feito mais de 15 reservas com ele. Nunca tive problemas. Tanto em estabelecimentos nacionais quando internacionais. Também já fiz uso do Hostelbookers e do Hostelworld algumas vezes. Não lembro com qual dos três, porque na última viagem (Europa) usei todos, mas aconteceu de eu reservar pelo site hospedagem em Tallinn depois do horário de check-in no hotel. E, como sempre, problema algum. Recomendo os três.

    • Marcela

      Boa noite, não estou defendendo o decolar (já tive problema de processamento de dados do meu cartão uma vez e me avisaram somente depois de 2 dias, perdi o preço promocional por conta disso), mas quando você for dar entrada após umas 20, 21h em qualquer hotel sugiro que entre em CONTATO COM O PROPRIO HOTEL e informe direitinho (e não com o decolar, agencia, etc). Eles até podem te fazer uma gentileza e avisar por você, mas não acredito que seja parte da obrigação.
      Digo isso pois muitos hoteis vão liberando os quartos reservados aos poucos conforme a noite vai chegando e o checkin não é feito. Isso não vale tanto para redes grandes (que costumam ter política de noshow e te cobram 1 diaria), mas para hoteis menores.
      No booking, por exemplo, tem um campo em que vc preenche na sua reserva o horário estimado de chegada. Eu acho que nunca é demais entrar em contato 1 dia antes coma recepção.
      Abraço

    • Também aconteceu mesmo comigo em Punta Cana. Reservei pelo Decolar, 3 dias antes da viagem entrei em contato por telefone e disseram que estava tudo certo, porém , quando chegamos ao destino não constava nossa reserva. Apresentei todos os comprovantes, mas a Decolar não havia informado o hotel. Como era sábado, tivemos que aguardar a solução até a segunda-feira, porque ninguém nos atendia no Brasil. O hotel nos acomodou, pois através dos documentos apresentados tínhamos a garantia de ter feito a reserva, no entanto, nossos passaportes ficaram retidos até que a situação se resolvesse. Enfim, Decolar, nunca mais…

  • Fernanda

    Bem, eu já fiz reserva direto do site do hotel, pela Decolar (não tive nenhum problema com minha reserva) e estarei indo para o Peru agora em setembro e fiz 3 reservas pelo BOOKING.COM, pois os preços em outros sites (incluindo do próprio site do hotel) era o mesmo, com a diferença que pelo booking eu não teria que pagar nada adiantado, então optei pelo booking.
    Pra mim compensa muito fazer reservas pelo booking pois eu tenho cartão de débito internacional e não sofro com a incidência de IOF, pois é um cartão emitido no exterior.
    Eu acho infinitamente melhor pagar o hotel quando se chega lá, ainda mais no meu caso que não pago IOF e não sofro com alterações cambiais, pois recebo meu salário em dólar.
    Mas tb não tenho nenhum preconceito com outros sites de reserva … eu reservaria um hotel de boa no Hoteis.com, porém, como eu disse anteriormente, pra mim compensa pagar só quando chegar lá!!!!!

  • Não consigo entender como tanta gente desconhece o priceline

    • Paulo Almeida

      Só quem viaja há tempos conhece.
      Além do povo brasileiro ser muito conservador, somos tão enganados e roubados que desconfiamos de qq coisa.

    • Lucas Botelho

      A Booking.com faz parte do grupo da Priceline.

    • Renato Sales

      O Priceline tem o melhor preço mas quando viajamos em mais de 2 pessoas começa a complicar.

  • Em geral o hoteis.com oferece mais vantagens, pq a cada 10 diárias ganha-se uma, além da opção de pagar no site (sem o IOF em casos de hotéis internacionais) parcelado. Só que eu sempre faço uma cotação geral, decolar/booking/hoteis… esses valores variam de site para site, o que estiver mais barato eu fecho.

  • Dilamar

    MD, seria legal fazer uma matéria sobre o airbnb, trazendo, principalmente, as experiências de leitores. A oportunidade de saber o relato de quem já viveu a experiência (positiva e negativa) seria de boa serventia a todos. Confesso que, apesar de viajar faz algum tempo, ainda não troquei a rede hoteleira pelo apartamento desconhecido!!! Daí a curiosidade de saber como tudo ocorre, na prática.

    • Aline Martins

      Boa noite! Também não conhecia o serviço do Airbnb, mas tive a oportunidade de conhecer e foi fantástico, sem contar que somos recebidos pelos anfitriões que pode nos dar várias dicas. Usei em para um apto em Gramado e um flat topissimo em Canela. Abs

  • Cecilia

    a unica vez que usei o booking.com pra fazer reserva, foi pra reservar um hotel em Miami, porém, acho que eles não enviaram a reserva pro hotel. A sorte foi que eu liguei lá no hotel uma semana antes de viajar, e eles disseram que apesar de nao ter nada no meu nome, iam reservar o quarto pra mim nesse mesmo valor. Foi sorte, depois dessa só reservo direto pelo site do hotel.

  • Carlos Santos

    Há mais de 8 anos todas as minhas reservas internacionais são com hoteis.com, e já tive até caso de desistência de minha parte e fui reembolsado sem nenhum problema.
    É disparadamente o melhor, nunca tive nenhum problema.

  • Douglas

    Façam a mesma pequisa com os melhores sites para reservar passagens ! Ficarei ansioso pelo resultado !

  • Pesquisa muito oportuna… Não sabia que o hoteis.com fazia as reservas em Reais de consequência não há cobrança de IOF além do mais aceita o pagamento parcelado.

  • Tomem cuidado com reservas no HOTEIS.COM (mesmo dono da Expedia). Eles dizem que você pode cancelar as reservas sem custo algum até 24 horas antes da data, mas não cumprem a palavra e cobram o valor integral em seu cartão de crédito caso você cancele. Só consegui receber meu dinheiro de volta depois de publicar no RECLAME AQUI. por telefone não resolvia nada. Devolvem seu dinheiro depois de meses sem juros nem correção. É uma bagunça. Já fizeram isso comigo várias vezes, pois reservei hoteis em várias cidades e depois logo no mesmo dia eu achava um melhor, ou mais barato e cancelava o primeiro. TODAS AS RESERVAS CANCELADAS FORAM COBRADAS E DEMOROU MESES PARA DEVOLVER O DINHEIRO. ATÉ HOJE TENHO PENDÊNCIAS COM ELES DE RESERVAS FEITAS EM DEZEMBRO DE 2013.

    • Fabio

      Também tive esse mesmo problema com o hoteis.com. Reservei um hotel (cujo cancelamento era grátis) e o cancelei poucas horas depois. O valor foi lançado no meu cartão de crédito e tive que dar muitos telefonemas para conseguir o estorno, isso algumas semanas depois.
      Outro problema é o detalhamento de informações sobre a hospedagem e o atendimento em caso de problema. Já tiveram a cara de pau de dizer que não conseguiam entrar em contato com um hotel (em San Andres) que reservei com eles, para confirmar uma informação duvidosa da reserva, porque não tinham ninguém que falasse espanhol. Nesse ponto o booking.com é muito superior. Já reservei várias vezes com eles (booking), quando estavam com preços iguais ou melhores que os concorrentes), e nunca tive problemas.
      Mas também tem a questão do IOF, então tudo tem que ser pesado…

    • Carol

      Tanto o hoteis quanto a decolar,mesmo a reserva sendo cancelável,debita no seu cartão (nao interessa que cancele rápido)e em caso de cancelamento estornam o dinheiro no próprio cartão!já fiz isso muitas vezes e felizmente nunca tive problemas,sempre estornaram corretamente!sugiro em caso d incerteza no hotel ou viagem reservar pelo booking a principio….tenho feito isso….para garantir o hotel e mais próximo da viagem,dou uma nova pesquisada e sempre encontro algo mais em conta que o booking!!

  • Marcelo

    Achei muito interessante este site: http://www.travelpony.com/

    Os preços parecem mais competitivos.

  • Costumo utilizar o Tripadvisor e o Booking.com para ver as avaliações. Posteriormente vejo a tarifa direto no hotel e as condições pelo Decolar.com . A que me agradar mais eu fecho.

  • Marcelo

    Só não entendi porque a imagem que mostra as porcentagens, deixou o Submarino Viagens 'pra fora', com 0,73%, e o Expedia que teve uma porcentagem maior (0,93%) ficou junto do 'Outros'.

    E o Viajanet então, com 0,12%, deveria estar dentro do 'Outros' que esta dentro do 'Outros'!

    É porque esses que ficam pra fora patrocinam o Melhores Destinos?

    • Você não deve ter respondido a pesquisa: nós colocamos as empresas que imaginávamos mais conhecidas como opções para serem selecionadas e o campo “outros” para permitir que todos os participantes indicassem qualquer site. Ao gerar os dados, as opções iniciais permaneceram ali, mas fizemos questão de listar os mais apontados entre os “outros”. Na próxima pesquisa já teremos essa como base para colocar as opções iniciais.
      Você deve ser novo no MD, então vou te esclarecer que a parte comercial do site não interfere na parte editorial. Não temos qualquer relação de patrocínio com a maior parte das companhias listadas e isso não interfere em nada a pesquisa.

      • Marcelo

        Obrigado pela resposta, Denis. Eu respondi a pesquisa sim! E coloquei "TripAdvisor / Site do Hotel" no campo Outros 🙂
        Não tinha percebido que a imagem era um reflexo das opções listadas na pesquisa. Não lembro nem o que almocei, ainda mais as opções que estavam na pesquisa hehehehe
        De fato, sou novo por aqui… MAs não veja meu comentário como uma crítica, não (desculpa se soou assim)! Se fosse um reflexo dos patrocínios do site, tem o meu apoio! O site tem que se manter, e depende dos patrocínios para isso! Se o nome estar 'pra fora' do Outros ou não fosse uma decisão comercial, teria meu apoio! 🙂

        Continuem o bom trabalho…..

        • Marcelo, soou como crítica sim, mas que bom que não era então! =)
          Nossa filosofia, que sempre repetimos é: não temos um site para manter parcerias, mas sim temos parcerias para manter um site. Por isso muitas coisas não fazemos jamais, como basear uma notícia em interesses de algum anunciante ou publicar notícias pagas / publieditoriais. Muitos sites fazem isso e não estamos julgando ninguém, apenas não achamos que seja adequado para o MD! Um abraço e boas viagens!

    • Busca de hotel no submarino viagens nem funciona direito.

  • Danielsson

    Pesquisei muito pra minha próxima viagem. O TripAdvisor ajuda bastante pq ele reúne os hotéis em ordem de avaliação dos leitores e já oferece os links para as pesquisas nos principais sites de busca de hotéis. Nessa eu via os melhores preços pelo Expedia e Hoteis.com mesmo. Expedia acabava ganhando a maioria. Mas o que eu gostei foi que os hotéis que eu fechei, ofereciam uma política de melhor preço em relação às concorrentes para sua própria reserva. Ou seja, achei na Expedia os melhores preços em relação ao próprio hotel mas acabava ganhando desconto da rede do hotel. A rede Sheraton oferece um desconto de 10% e a do Marriott oferece 25%. Valeu muito a pena. É uma dica bacana para quem estiver pesquisando. Geralmente essas redes grandes hoteleiras possuem essa política. Então é sempre bom pesquisar em outras fontes qual a melhor tarifa e preencher um formulário solicitando o desconto. Eles avaliam e em 2 dias no máximo, te dão a resposta. Fechei 2 Sheratons e um Fairfield Inn (da Rede Marriott) com esses descontos. Hotéis muito bons e com preços bem mais baixos que vários hotéis medianos na mesma cidade.

    • Danielsson

      Só corrigindo: os melhores preços eu encontrava na Expedia e no Booking.com, não no Hoteis.com.

  • Rafael

    Alguém sabe me dizer em qual destes sites você acaba PAGANDO o IOF?

    • Sigma7

      Leia os comentários. Já comentaram que no Hotéis.com não.

    • Booking.com

  • Lucas Botelho

    Para mim o principal diferencial da Bookink, alem da facilidade, é o suporte 24 horas em portugues de qualquer lugar do mundo.
    Sempre um "0800" que atende em portugues, mesmo se você estiver na Russia. Esta segurança não tem preço.

  • Quase sempre uso o Decolar pela facilidade de parcelas e pagamento em real. Nunca tive problemas. Já usei o Booking também ,mas para pagamentos em valores menores, pois gosto de chegar no exterior com a moeda daquele país para outros tipos de gastos. Vou passar a olhar os outros a exemplo do Hoteis,com. Já cancelei hoteis no Decolar e foi tranquilo. Esse ano viajo ao USA e já fiz minhas reservas todas no Decolar pela facilidade de pagamento. Sempre quando ligo eles atendem e colaboram!

  • Laura

    Procuro no Tripadvisor e vejo onde está mais em conta. Sempre acabo fazendo pelo Hotels.com. Nunca deu problema e eles parcelam em Reais. Inclusive ganhei duas diárias por ter usado anterirmente e acumulado diárias. O Tripadvisor também é legal, sempre com comentários que te ajudam a decidir quando vc está na dúvida.

  • Carol

    Sempre começo olhando pelo booking,o mapa de localização dos hoteis dele eh otimo!ai depois vou pro trip advisor e escolho o mais barato para fazer a reserva!ja usei decolar,hoteis,booking,otel,expedia…nunca tive problema c nenhum deles…ultimamente tenho utilizado bastante o hoteis.com,c aquele desconto de 10%que da pra conseguir no km d vantagens Ipiranga esta valendo a pena….mas ai nao acumula noites no welcome rewards….só estou inconformada de nao conhecer o priceline….vou tentar na próxima viagem!!

  • Vinícius

    O site que geralmente tem o melhor preço é o otel.com.

    Preços imbatíveis.

  • Sandra Reis

    Já usei o Booking e Hotel Urbano e não tive problemas… Agora minha ultima reserva foi pelo site Mala Pronta ainda não chegou adata da minha viagem então espero que dê tudo certo!!!

  • Cristina

    Eu uso o Booking e o Tripadvisor para fazer a pesquisa dos hotéis. O primeiro passo é pesquisar no Booking para ver os hotéis disponíveis nas datas pretendidas em uma determinada cidade. Eu seleciono aqueles que me interessam (pelo preço, localização, ambiente do hotel, etc) e vou para o Tripadvisor para verificar as "fotos reais" e alguns comentários mais consistentes (os comentários do Booking muitas vezes são monossilábicos). E eu também uso o Google Maps para conferir bem a localização.

    É óbvio que não levo a sério tudo que eu leio n Tripadvisor. Às vezes o comentário negativo não é necessariamente relevante (vejo muita reclamação de hóspedes, principalmente dos EUA, que reclamam que os quartos são pequenos, em hotéis da Europa, e na verdade, o quarto é até bem grandinho, por exemplo). Também é bom verificar a data da foto: às vezes, trata-se de uma foto antiga, de um hotel já reformado, o que pode mudar totalmente a percepção da pessoa.

    No final das contas, o que eu faço é reservar diretamente no site do hotel. Tem muitos hotéis que oferecem desconto pela reserva efetuada diretamente no site do hotel (mesmo na Europa). É normal também eu encontrar "pacotes" no site do hotel, como por exemplo, café da manhã incluído na diária acima de "x" noites, o que não aparece no Booking.

    Eu só reservo no Booking quando encontro uma promoção mais atraente do que no site do hotel. E uma vez reservei no Booking porque o tipo de quarto que eu queria não estava disponível no site do hotel, mas estava no Booking (obs: deu tudo certo quando eu cheguei lá, ou seja, a disponibilidade existente no Booking era real e não overbookig).

    Contudo eu tive um problema com o Booking há dois anos atrás: eu tenho um cartão de crédito que eu SÓ uso para reservas de hotéis. O cartão recém havia sido emitido, e eu só tinha reservado uns dois hotéis no próprio site dos hotéis (que é de uma rede bem famosa na Europa, a Eurostars, onde eu nunca tive problemas). Depois disso, eu fiz uma terceira reserva para outra cidade no Boooking justamente porque estava mais barato do que no site do hotel. E na semana seguinte, meu cartão começou ser cobrado pelo "Yahoo Wallet", um serviço que eu jamais assinei (nem tenho conta no Yahoo). Tive de cancelar o cartão e pedir outro. Não posso ter 100% de certeza, mas eu acredito o cartão tenha sido "capturado" usando o Booking (só faço reservas no meu notebook de casa, que sempre está com proteção anti-phishing ligada). Também conheço outras pessoas que tiveram o mesmo problema após reservarem com o Booking. Depois disso, fiquei mais desconfiada, mas ainda assim, quando surge uma boa oportunidade por esse canal, eu uso.

  • Marcílio Freitas

    Particularmente, eu só faço as minhas reservas pelo BOOKING.COM e nunca tive problemas. Muito pelo contrário, recentemente, fiz uma reserva de um hotel em Santiago que a priore pelo site do Hotel o café da manhã estava incluso, quando fiz todo o procedimento, descobri que a minha reserva NÃO dava direito ao café da manhã. Imediatamente, liguei para central de atendimento do site e eles cancelaram a reserva e me enviaram 4 opções, mais em conta e nas mesmas condições de hospedagens do que acabara de cancelar. Continuo, achando e VALIDANDO o Booking.com como sendo o melhor para as reservas por vários motivos aqui já descritos por comentários acima.

  • Fui cancelar minha reserva pelo site da Decolar essa noite (por causa da confusão de visto americano) e estavam me cobrando multa. Estava muito bem claro em minha reserva que eu poderia cancelar/alterar sem qualquer taxa até amanhã às 15h. Liguei pra lá e o atendente ainda tentou "argumentar" com explicações que não faziam sentido nenhum, chegou a falar de no-show! Fui insistente e ele resolveu o problema cancelando a reserva diretamente com o hotel, que realmente não gerou multa nenhuma. FIQUEM ATENTOS AO DECOLAR.COM!!!

  • Luiz Lopez

    Sempre faço pesquisa de preços pelo trivago, e depois faço a reserva pelo booking ou decolar, dependendo do resultado da pesquisa

  • julio

    O Bestady tambem e uma opcao, nem aparece ganho milhas Smiles ali

    • junior@hotmail.com

      Vc paga as milhas, e mais de trës centavos por milha, porque os preços das diárias são os piores…..

  • Sem dúvidas o Hotéis.com é o melhor pra mim! Vantagens: pagar em reais, parcelado, sem Iof, ganhar noites grátis. No Booking aparece preço menor, porém não tem as taxas! Atentem-se a isso.

  • Caramba o melhor site para pesquisar sobre hoteis, é o MUNDI.COM.BR, ele faz um apanhado de diversos sites de hoteis, inclusive o Booking. Testem esse site, quando aparecer ofertas, clique em ofertas, ai voces vão entender o que eu estou falando. Aliás quem é dono Booking, é o PRICELINE, existe um site que compara preços do PRICELINE COM O HOTWIRE. Busquem no Google, que voces acham

    • junior@hotmail.com

      Esse mundi é ruim e passa kms de distância do tripadvisor…..

  • Ricardo

    Decolar.com é incomparável. Vende todos os segmentos do turismo com informações reais e para quem quer, pode pagar parceladamente.

  • Simone

    Acredito que o que faz o diferencial do booking é você conseguir efetuar a reserva na hora da comra. Digo isso porque tive uma experiência co o booking e o hotel urbano. O hotel urbano tinha preços muito melhores, entretanto você comprava o cupom e depois tinham que verificar a disponibilidade com o hotel. No meu caso que já estava com passagens compradas, fiquei com medo de não ter disponibilidade na data que eu precisaria!

  • Daniela

    Pessoal,
    vou pra disney em novembro e estou há algum tempo acompanhando os preços dos hoteis.
    Existe um período de tempo antes da chegada para se reservar o hotel com preços melhores?
    Por exemplo: hoje a hoteis.com está com uma super promoção de reservar com preços ótimos para orlando – mas são só pra semana que vem, em novembro os preços voltam ao mesmo valor normal.

  • Bem interessante o resultado dessa pesquisa. Para mim o Booking.com também é um dos meus preferidos. Porém, como acomodação é um dos maiores custos de uma viagem, eu pesquiso em mais de um site. Aqui explica bem quais são os 4 melhores e mais baratos sites para encontrar a acomodação, seja ela hotel ou albergue: http://foradazonadeconforto.com/os-4-melhores-e-mais-baratos-sites-para-encontrar-a-sua-acomodacao-de-viagem/

  • ED55

    Hoteis.com pasosu a cobrar IOF nas compras parcelas com cartao de credito?

  • Marcelo Domingues

    O Booking.com me deixou na mão me Tampa-FL a pouco mais de 1 ano atrás, por sorte o hotel ainda tinha vagas e o gerente se propôs a me cobrar o mesmo preço praticado pelo site pois eu estava com o voucher na mão.
    Depois de horas tentando contato com o escritório americano (que nem localizou a reserva) e o brasileiro, que se eximiu da culpa, o máximo que fizeram foi reembolsar os valores pagos.
    Na mesma viagem todos os outros hotéis foram reservados pelo Hotel Urbano com preços melhores e sem nenhum problema.
    Ou seja, Booking.com nunca mais.