Qual o melhor programa de milhas do Brasil? Mais de 2 mil leitores já votaram! Participe!

Denis Carvalho 12 · março · 2014

A pesquisa do Melhores Destinos sobre qual é, na opinião dos nossos leitores o melhor programa de milhas do Brasil segue com força total. Mais de 2 mil leitores já avaliaram seus programas e podemos dizer que neste momento há um empate técnico, com pequena diferença entre os primeiros colocados! Agradecemos a todos os que já votaram!

Para participar é fácil! Basta acessar a pesquisa Programas de Fidelidade e responder as perguntas sobre o(s) programa(s) de que participa. Uma observação importante: deixe em branco as respostas nas perguntas sobre programas dos quais não faz parte. Por exemplo: se você só é associados Smiles e Fidelidade não marque nenhuma resposta nas perguntas sobre TudoAzul e Amigo! 

Pesquisa encerrada! Veja aqui quem foi eleito o melhor programa de milhas do Brasil!

melhor-programa-fidelidade

Quem se confundiu e preencheu incorretamente, não precisa se preocupar. No momento da tabulação dos dados vamos eliminar as respostas incorretas.

A pesquisa aborda aspectos que julgamos importantes para um programa de passageiro frequente. São critérios como facilidade para acumular milhas, pesquisar passagens e fazer o resgate. Atendimento, preços, promoções e vários outros pontos poderão ser avaliados pelos clientes, que poderão atribuir cinco conceitos – de péssimo a excelente.

Após a apuração de suas respostas, poderemos ter uma avaliação sobre quais os pontos fortes e fracos de cada programa, o grau de satisfação de seus clientes e, é claro, qual é, na opinião dos leitores, o melhor programa para acumular pontos.

Agora mãos à obra! Acesse já a pesquisa e procure responder da forma mais isenta possível!

Acesse aqui a pesquisa Programas de Fidelidade.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Klaus

    Smiles

  • DANIEL AGUIAR

    Smiles é o melhor. Tudo Azul é péssimo!

  • Guilherme

    Smiles ao menos é possível conseguir tirar passagens sem precisar de um milhão de milha, por exemplo voei no começo do ano de jlle á Brasília por 10 mil ida e volta

  • Não é uma Brastemp, mas o smiles ainda é o melhorzinho, comprei Punta Cana (Rep. Dominicana) com 12.000 o trecho, achei razoável

    • Leonardo

      Hoje está meio complicado pegar uma passagem para Punta Cana, Barbados e Aruba… Parece que a gol cancelou praticamente todos os voos… quando tem passagem (o que é quase um milagre), fica por 50, 70 mil milhas o trecho, o que é um absurdo… torcer para que ela esteja "ajustando" as rotas e não cancelando ou vendendo os assentos para a CVC.

      • Com um certo tempo de antecedência foi possível conseguir passagens para Punta Cana com milhas. Vou em novembro com mais 07 amigas, e no final de janeiro conseguimos encontrar os assentos no mesmo voo e por 15.000 milhas o trecho. Apenas uma teve que pegar um trecho de 22.000. Porém, o programa já foi bem melhor, cheguei a ir para Caracas com 10.000 o trecho em 2011 e com uns 20 dias de antecedência encontrei as passagens.

      • Realmente, as disponibilidades na Tarifa Smiles de 15.000 milhas desapareceram para Punta Cana, Barbados e Aruba… Não encontro nenhum voo por essa quantidade…
        Eles não cancelaram, pois permitem emitir na any-day por cerca de 50 a 70 mil o trecho e também estão vendendo normalmente.
        Já tentei reclamar no Reclame Aqui, mas eles apenas respondem que os voos estão sujeitos a disponibilidade.

        Lembro que ano passado o Smiles reajustou os voos com parceiros e depois de muita reclamação eles voltaram atrás…

        Denis, o Melhores Destinos poderia tentar obter uma posição da empresa sobre isso…

        • Thiago

          Gente, eu emiti 2 idas e 2 voltas (pra mim e pra minha esposa) saindo de FLORIPA até PUNTA CANA por 15 mil milhas o trecho (60 o total). E mais: saindo dia 22/12 e voltando dia 10/01, altíssima temporada! Segredo? Antecedência! Dois meses antes de abrir pra esse período, eu já estava procurando no site da SMILES. No primeiro dia que abriu, todos os destinos pro Caribe estavam entre 15 e 18 mil milhas o trecho. É claro que depois foi terminando até chegar a este ponto. Abraços!!!

          • Taktak

            Verdade… estou indo para Punta Cana com meu marido em Abril, proximo a páscoa que é alta temporada ainda e conseguimos as passagens por 15.000 o trecho. Eu esperava por esta oportunidade desde ano passado e o segredo? ANTECEDÊNCIA! Assim que abriram as vendas para este período, emitimos nossas passagens!
            Também já fui a Santiago por 6.000 o trecho e passei férias em Natal por 3.000 o trecho. Sabendo procurar com antecedência, o Smiles ainda tem boas oportunidades… embora eu reconheça que já foi melhor.

          • vanessa

            as passagens para cancun sao por meio dos voos da gol ou das companhias parceiras? qual é a antecedencia maxima que podemos comprar as passagens? obrigada

          • jessica

            thiago, obrigada pelas informações…
            gostaria de saber quando que abre o periodo para comprar para punta cana ??
            obrigada

  • Complicado opinar nesta enquete.

    Dificilmete um usuario será afiliado a todos os programas, os utilizando de maneira considerável para opinar com fundamento.

    • Olá Marco, como explicamos, você deve opinar apenas nos programas em que participa e deixar os demais em branco

  • O SMILES É O MELHOR SEM DUVIDA PELA FACILIDADE E PELA DESPONIBILIDADE DE LUGARES E A FACILIDADE DE SMILES & MONEY

    GOSTO MUIIIITO !!

    • Olívia

      Só conheço Smiles e Multiplus.
      Concordo com vc, Joas, que com Smiles, pelo menos da pra fazer Smiles e Money.

  • Rodrigo

    Smiles é a menos pior!!!! a Tam é uma brincalhona com seus clientes..só falta ganhar aqui

  • Eu tenho poucas milhas 🙁

    Estou querendo participar no Club Smiles onde paga R$ 30,00/mês por cada 1000 milhas será que compensa?

    • Helder

      Eu assinei e acabei cancelando, pq eu nao voo muito…em media 3 vezes por ano e geralmente sou rato de promocoes.
      Eu acabei abandonando o smiles pra investir no Tudo Azul, pq la eu transfiro QUALQUER pontuacao q eu tenha no sempre presente do itau.
      No smiles e no multiplus eu necessitaria de 20 mil pontos no minimo pra transferir para o programa.
      Transferi os que tinha para o programa da azul e eles dobraram.

      PS. tem que ver o objetivo tbm, o meu era usar milhas pra viajar pelo brasil e nao fora.

      • O problema é que as promocoes da Azul nem se comparam a Smiles…

        Tambem sou cliente Itau, e sei que alem do minimo de 20.000 pontos, ainda perdemos 25% do valor quando envia para Smiles

        Mas mesmo a Azul transferir 1/1, nao acho valido… São pouquissimas promoçoes que realmente valem a pena. Nao adianta me dar o dobro de milhas, se irá me cobrar 3 vezes a quantidade de milhas que as outras companhias cobram.

        Eu gosto do programa Club Smiles, mas opnião vao variar conforme o amigo acima disse (depende de seu objetivo).

  • Ivannete a Silva

    Smiles é excelente!

  • Luciano

    Onde está o resultado parcial?

    • Não vamos divulgar resultados parciais, só vamos tabular o resultado final! Vai ter que conter a ansiedade! 😉

  • Igor

    O Smiles atualmente e' o melhor!
    Permite resgate de bilhetes com empresas parceiras pelo site e com menor pontuacao.

  • Augusto

    Prefiro o Tam fidelidade, para quem gosta de viajar para os EUA é uma mão na roda, já fui duas vezes para Miami só com milhas, send 25 cada trecho. Recomendo a Tam fidelidade.

  • Rodolfo Presser

    Quando vão divulgar? ja ta na hora…..

    IBOPE divulga pesquisa de opinião para presidente da republica com 1500 avaliação em todo o Brasil

    2000 avaliações para programa de milhagem ja ta de bom tamanho!!!!

  • Alguém aí sabe qual o melhor programa para viajar com milhas para Cancun? Eu particularmente gosto do Smiles, mas infelizmente não tem para Cancun.

  • Arthur Leão

    Vou pra NY em abril, e emiti a ida pela TAM (Fidelidade) e a volta pela Delta (Smiles). Por incrível que pareça, gastei 40 mil milhas na TAM e 37500 milhas na Delta, só que com esta última volto de executiva!

    Hoje em dia, para quem sonha em viajar de executiva em longos trechos (como EUA e Europa), a maneira mais viável é pelo Smiles.

    Não sei o que aconteceu com a TAM, mas hoje eles cobram em milhas pela econômica o que quase todas as outras cobram por executiva. Uma pena.

  • CARLOS SEGUNDO

    Se a intensão é viajar para América do Sul e Estados Unidos, o melhor é o da TAM.
    Para voar dentro do Brasil e América do Sul a melhor opção é o da Gol.

    • Alexandre Lagos

      Não mais Carlos. Você compra bilhetes Delta do Brasil para EUA com milhas Smiles sem dificuldade. Não precisa nem fazer login para consultar as datas. Em todas as datas pesquisadas para o trecho GRU / NY, sairam muito mais baratas do que a TAM. Achei este trecho no site Smiles (voando Delta) indo dia 26 de dezembro e voltando 6 ou 9 de janeiro. Ficou 50.000 milhas no Smiles e saia 100.000 na Tam.
      O mais interessante é que vc pode comprar com a mesma facilidade que compra SP / RJ, inclusive para trechos domésticos dentro dos EUA, tipo NY / Orlando por 12.500 milhas Delta. Não precisa nem ser associado DElTA SKY, você faz tudo pelo Site do Smiles.

      • Alexandre Lagos

        correção: é preciso logar no smiles para fazer as consultas dos vôos de parceiras aéreas.

  • Giovanni

    Dizem que é mais fácil pelo Smiles mas estou tentando trocar milhas por uma passagem de Curitiba para NY em junho e simplesmente não aparece passagem disponível em nenhuma data!!!

    • Tenta ver por SP ou Rio. Usa o site da delta para pequisa! E ainda da para fazer stopover! Boa sorte!

  • Jefferson

    Tenho Smiles, TAM e TudoAzul. No geral, o SMILES é o melhor programa! O TudoAzul é o pior disparado (um roubo, horrível, milha demais para maioria dos trechos!)!

  • Oscar Luiz

    Denis e Leonardo, desculpem, mas a escolha deveria ser "qual é o Programa de Milhagem menos ruim do Brasil".

    E o programa da TAM não é de milhagem. É de picaretagem.

  • Rafael

    A resposta correta é NENHUM. São todos prejudiciais aos clientes, mudando regras sempre em nosso prejuizo. São umas porcarias.

  • petros

    Smiles

  • Pra mim o melhor é o smiles, mesmo com as reformulações, o pior é de longe o Tudo Azul… muito complicado, viagens que não computaram sem a menor explicação… só tenho mesmo porque não tenho nada a perder, vai que uma hora consigo os benditos pontos hahahha

  • Carlos

    No programa Smiles antigamente vc falava com uma atendente e ela marcava a passagem, agora que é direto no site tá difícil conseguir emitir uma passagem pelo Smiles na data que a gente quer, agora vc tem que conseguir primeiro a passagem para depois marcar suas férias.

  • Almir

    Meu programa preferido é o multiplus, em 2013 consegui SP/João Pessoa 6.000 ida e volta no mês de março e SP/NYC com ida em outubro e retorno em novembro por 25.000 cada trecho, também tenho smiles e vejo boas promoções e acredito que dependa da disponibilidade de tempo de casa viajante.

  • Caio

    Já consegui trechos nacionais muito bons com o Smiles. MAO – GRU por 7000 ida + 1000 volta foi uma mão na roda! Além de várias outras oportunidades excelentes para alta temporada. Prefiro o Smiles, mas poderia melhorar e muito, começando pelo site.

  • Flavio

    Já voei a partir do Rio, com Smiles para Santiago (Chile) por 5.000 milhas e para Florianópolis por 2.000 milhas.
    Pela TAM, fui para Buenos Aires por 5.000 milhas antes das mudanças de regras em 2011.

    A pesquisa deveria incluir programas de outras empresas do exterior.

    Eu prefiro o AAdvantage, pois as milhas não vencem nunca (desde que haja algum crédito a cada 18 meses). Com a mudança da TAM para OneWorld, voltarei a creditar milhas no AAdvantage!

    Já emiti pela American por 40.000 milhas para RIO/NY/LAS VEGAS/RIO e por 30.000 milhas para Cidade do México. Duvido que a TAM ou Smiles emita bilhete para EUA por esta quantidade de pontos/milhas.

    • Yoichi

      Flávio,

      Como vc faz para acumular pelo AA?!?!

      • Flavio

        Tenho um cartao de credito Citibank American Airlines onde acumulo pontos todos os meses. Dá para negociar a anuidade e recomendo!

        Abs

  • Wagner/SP

    Tenho o TAM Fidelidade, e não tenho o que reclamar, já usei para fazer viagens dentro do Brasil diversas vezes, a quantidade de milhas não são das melhores, porém para a Europa já é a segunda vez que utilizo e são somente elogios, tenho vôo marcado para o final de março para a Itália indo com a Swiss Air e voltando pela Lufhtansa, tudo pela Multiplus, 35mil por trecho, a mesma quantia utilizada para ir para França em 2012, estou muito satisfeito com o programa.

  • beto viajador

    A verdade e que ao longo dos anos os programas de milhagem foram se modificando em desfavor do cliente!

  • George

    Não só o SMILES é melhor, como as aeronaves da GOL possuem mais espaço para as pernas. Chega de Fly "TAM" Sardines !!!

    • mariostefa

      Por acaso vc já foi para Miami pela Gol? No dia que for, vai mudar de opinião quanto ao espaço.

      • George

        Ainda não fui a Miami pela Gol, mas ja fui pela TAM. Posso te afirmar que o espaço da econômica do A330 é um pouco (apenas um pouco) maior do que o A320 que voa no Brasil. Como as aeronaves da GOL que fazem Miami são as mesmas que voam no Brasil, tendo a dizer que o espaço para Miami é igual em ambas.
        IMPORTANTE: A TAM se atribui "A" para a classificação ANAC de seus wide bodies (mais que 73 cm de distancia entre poltronas), o que é uma falácia. Ahh, esta classificação é verdadeira para business e primeira classes, que não correspondem a mais de 15% dos assentos.

  • AAdvantage

  • Benrique

    Poxa…. Pensei que só eu quem achava q o smiles dá de 1000 no multiplus. 😀
    Smiles, sou viciado em tds as promoções deles!

  • anna

    tem como transferir pontos do multiplus fidelidade para o smiles?

  • Alexandre Lagos

    Se me perguntassem semana passada eu ficaria em dúvida, mas descobri algo interessante no Smiles, que talvez só eu não soubesse. Descobri que podia usar milhas Smiles para comprar bilhetes Delta, inclusive para voar trechos domésticos nos EUA. E tem mais, é tudo muito simples para consultar diretamente no site Smiles, sem precisar fazer login. Mas o mais surpreendente é que resolvi pesquisar primeiro no site da Delta para saber quais as datas mais propícias para viajar com milhas. Fiz uma pesquisa para dezembro, saindo dia 26 e voltando dia 6 de janeiro GRU para NY. Ficou 60.000 milhas na Delta e por incrível que pareça saia por 50.000 milhas no Smiles (voando Delta). Depois pesquisei vários trechos domésticos, tipo Los Angeles para NY ou Orlando e custava 12.000 milhas delta cada trecho. Achei por 10.000 smiles em alguns casos, sempre voando Delta. Só para encerrar o assunto, eu gastaria 100.000 milhas na Tam , para fazer a mesma a mesma viagem GRU / NY nas mesmas datas. Eu tenho umas 70.000 milhas no Smiles e pretendo inteirar o resto para ir com minha esposa para os EUA de Delta

    • Alexandre Lagos

      Correção: Consultas sem login é apenas para os vôos Gol.
      Para Cias parceiras é preciso logar para ter acesso às consultas. Mesmo assim é tudo de bom, ao menos para os vôos Delta.

    • Na verdade, o acordo entre as duas vai além das milhas: http://www.melhoresdestinos.com.br/delta-compra-g… Hoje os jatos da GOL voam com o símbolo da Delta no exterior e na cabine.

  • Fabiano

    Tenho Smiles, Tam e Azul. Até agora só usei Smiles. Para trocar milhas Smiles por passagem é tranquilo. Porém, tentei trocar milhas por créditos no Paypal há duas semanas e até agora não deu certo. O resgate foi efetuado, mas o crédito maldito ainda não tenho.

  • Sonia I P Carvalho

    Programas de Fidelidade de qualquer aerolineas no Brasil e UMA VERDADEIRA PIADA! E para enganar nos pobres mortais consumidores brasileiros que sempre "leva na cabeca" Programas de milhagem que funciona MESMO e da UA, AA, Delta (que NUNCA VENCE SEM CONDICOES), etc. A UA e AA voce so tem que continuar usando seus cartoes de credito (uma vez por mes ja e suficiente) para extender a data de validade das milhas. Ja voei mundo afora com milhagens da Delta, UA e AA. Eu tinha varios pontos junto a TAM e perdi tudo por conta do vencimento curto das milhas e quando eu podia usa-las. PIADA E ENGANACAO PLENA.

  • Delta mudará o programa de milhas em 2015:
    http://pt.delta.com/content/www/en_US/skymiles/20

  • Mellyna Reis

    Impressionada com tanta gente elogiando o Smiles. Tá, tudo bem, o Club Smiles foi uma ótima sacada, mas o programa aumentou consideravelmente os preços das passagens no Smiles & Money, que era muito legal. O que se gasta em milha no Smiles é praticamente o preço da passagem, então, se tiver condições, vale mais a pena comprar a passagem e juntar milhas para uma viagem específica que valha a pena usar as milhas. Apesar das mudanças no Tam Fidelidade que aumentou trechos de 10 para 15 mil, é mais fácil conseguir comprar passagens promocionais de milha na Tam, principalmente se for 1 só trecho. No Smiles só rola ida e volta.

  • Alexandre

    Amigos não sejam feitos de palhaços pelos programas de milhagens, tenham em mente que seus pontos no programa de milhagem não são blindes ou esmola oferecida pelas empresas e sim um crédito que lhe pertence o qual foi através de um pagamento indireto e segundo as regras dos programas tem uma tabela de valores para os trechos, portanto a empresa aérea tem que adotar a mesma tabela tanto no programa de pontos quanto em uma compra com dinheiro, a exemplo do que já decidiu o judiciário em caso idêntico, vejamos a decisão abaixo:

  • Alexandre

    Decisão

    Move a autora a presente ação indenizatória contra a TAM, alegando que, em 30.07.2012, consultou o site da ré e verificou que conseguiria adquirir passagens de ida e volta para Miami por 30.000 milhas por trecho, no período de 08.01 a 20.01.2013.

    No entanto, ao tentar emitir as passagens, o programa abria uma outra tela que exigia o pagamento de 100.000 milhas por trecho.

    Ligou para a Central de Atendimento e a funcionária lhe disse que não conseguia encontrar tickets com o preço promocional mencionado no site. Em seguida, acionou o SAC e encaminhou e-mails comprobatórios da promoção, contudo a requerida não cumpriu a oferta.

    Como pretendia fazer um cruzeiro marítimo a partir de Miami, acabou comprando os bilhetes, gastando R$5.540,00. Pediu a condenação da requerida à devolução de tal quantia e indenização pelos constrangimentos experimentados.
    É o relatório.

    FUNDAMENTO E DECIDO.

    1. Conheço diretamente do pedido, por se tratar de questão fática e jurídica, que dispensa a produção de provas em audiência (CPC, artigo 330, I).

    Procede em parte a ação.

    2. A tela por cópia a fls. 11 comprova que a ré anunciou em seu site que, no período citado na exordial, o cliente TAM-fidelidade poderia emitir passagens para Miami mediante a contraprestação de 30.000 milhas por trecho (60.000 no total). O documento indica que havia assentos disponíveis, de modo que a companhia deveria ter cumprido a oferta.

    De fato, a proposta consiste na oferta dos termos de um negócio, convidando a outra parte a com eles concordar. Por meio dela, o policitante convida o oblato a contratar, apresentando desde logo os termos em que se dispõe a fazê lo.

    A proposta contém uma manifestação de vontade séria do policitante e, por ter o condão de gerar o contrato, a lei fez com que tenha um caráter vinculante. É o que dispõe o art. 427 do novo CC: “A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.”

    Diz-se que a proposta obriga o proponente, eis que é necessário dar segurança e estabilidade para as relações sociais. Quem faz uma proposta cria uma expectativa para a outra parte, que pode mudar totalmente os seus planos em virtude da proposta recebida. Desta forma, se o proponente, ao seu bel prazer, pudesse desistir da proposta, tal fato seria uma fonte de insegurança para a sociedade.

    O artigo 48 do CDC reza: “As declarações de vontade constantes de escritos particulares, recibos e pré-contratos relativos às relações de consumo vinculam o fornecedor, ensejando inclusive execução especifica, nos termos do art 84 e parágrafos".

    Não fosse o caráter vinculante da oferta, outro argumento obrigaria a ré a cumprir a sua publicidade: a teoria do risco profissional. Deveria a ré, assumindo o risco de sua atividade, cercar-se de todas as diligências cabíveis no momento de veicular as suas promoções. Como não o fez, deverá arcar com as consequências de sua desídia.

    Ao exercer a sua atividade com fim de lucro, a TAM assume o risco dos danos que vier a causar. A responsabilidade deve recair sobre aquele que aufere os cômodos (lucros) da atividade, segundo o basilar princípio da teoria objetiva.

    Neste cenário, como a ré não cumpriu a oferta e obrigou a cliente a pagar pelas passagens, entendo justo que a reembolse pelo montante gasto.

    Nada obstante, uma ponderação deve ser traçada: a autora deverá perder 60.000 milhas de seu programa de fidelidade, tendo em vista que teria pago tal “importância” à requerida, se a oferta tivesse sido cumprida.

    3. Por fim, não há como acolher o pedido de indenização por danos morais. Houve mero dissabor e não constrangimento grande o suficiente para tipificar abalo moral.

    A autora conseguiu viajar, pagando in cash pela viagem, o que demonstra que não sofreu abalo à sua psique.

    Neste diapasão, consagrou-se em nossos tribunais o entendimento de que o dano moral somente pode ser indenizado se a ofensa tiver incutido transtornos relevantes para a vítima. Em se cuidando de simples aborrecimento, não há falar em indenização.

    4.- Isto posto, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTE o pedido para condenar a TAM ao pagamento de R$5440,00, com correção monetária pela Tabela Prática do TJSP a partir da distribuição da ação e com juros de mora de 1% ao mês (artigo 406 do novo CC), a contar da citação.

    Processo nº. 0002174-85.2013.8.26.0564

    Juiz de Direito

  • Alexandre

    O MD censurou a decisão

  • Alexandre
  • Alexandre

    OK Denis, já corrigido.

    • Ahhh Agora que entendi! Pensei que tinha algo a ver com a pesquisa! rsrsrs

  • Carlos Alberto

    Então MD, quando teremos a publicação dos resultados. A pesquisa está aí desde 20/fev quando ainda era verão e hoje já estamos no outono, com mais de 2000 respondentes e nada ainda?

    • Acho que na semana que vem podemos divulgar

      • Carlos Alberto

        Esqueceram de publicar o resultado da pesquisa?
        Desde quando esta pesquisa foi lançada para o dia de hoje, um monte de coisas ocorreram em relação aos programas de fidelidade, e enquanto os resultados desta pesquisa poderiam ajudar a muitos tomarem uma decisão mais consciente sobre os pontos vcs acabaram simplesmente negligenciando essa oportunidade.

        Realmente não entendo a lógica nisto.

        • Calma, Carlos, já fizemos a tabulação dos resultados da pesquisa e devemos publicar no máximo até a semana que vem.