E o melhor programa de milhas do Brasil de 2015 é …

Denis Carvalho 4 · novembro · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Que rufem os tambores! Chegou a hora de anunciar o resultado da edição 2015 da pesquisa Melhores Destinos do melhor programa de pontos ou milhas das companhias aéreas brasileiras. Neste ano, tivemos uma adesão recorde de quase 10 mil participantes e um resultado surpreendente, se levarmos em conta a pesquisa do ano passado, ou nem tanto, para quem acompanha de perto o dia a dia dos programas de fidelidade nacionais.

Senhoras e senhores, somados os votos temos um novo vencedor! O prêmio de melhor programa de milhas do Brasil neste ano na avaliação dos leitores do MD vai para… O Multiplus / TAM Fidelidade! E foi uma vitória com “V” maiúsculo! O programa da TAM foi o melhor em nada menos que dez das doze categorias avaliadas!

Veja aqui também o melhor programa de milhas de 2014 e o melhor programa de milhas de 2016.

Segundo as notas dadas pelos participantes, o Multiplus / TAM Fidelidade teve média 3,21, de um total de 5 possíveis. O segundo lugar ficou com o TudoAzul, com 3,05. A disputa da terceira colocação foi a mais emocionante, com uma diferença de apenas 0,01 ponto. O Avianca Amigo, que no ano passado amargou a última colocação, desta vez deixou o Smiles para trás: 2,89 contra 2,88! Sim, prezados leitores, o Smiles, grande campeão do ano passado, em apenas um ano despencou da primeira para a última colocação!

A pesquisa teve a participação de 9.6 mil leitores que opinaram em 12 quesitos, de “péssimo” a “excelente”, para o cálculo do vencedor, os conceitos foram convertidos em notas de 1 a 5, respectivamente, permitindo o cálculo das médias dos programa de fidelidade em cada setor.

Vamos ao resultado:

 

 

 

 

1º lugar: Multiplus/TAM Fidelidade

Como dissemos, o TAM Fidelidade deu um baile na concorrência neste ano. Mas a pergunta é: o programa da TAM melhorou ou foi a concorrência que caiu? A análise dos dados mostra que houve sim um importante avanço. Com a Oneworld e outras parcerias o programa conseguiu melhorar seu ponto fraco: a disponibilidade e emissão de passagens em companhias parceiras. A avaliação dos preços cobrados e promoções também melhorou, o que levou o programa a elevar sua média final de 2,88 para 3,21. Uma vitória contundente!

Mas os motivos para comemorar vão muito além! Ele é o programa mais utilizado (88,74%) e aquele em que mais leitores já emitiram passagens (77,03%). Também é o programa de milhas principal da maioria dos leitores (42,2%) e o que deve receber mais novos membros (7,81%). Caso essa tendência se consolide, serão mais de 50% dos participantes acumulando pontos no programa da TAM. Se ser o melhor já é difícil, ser o melhor e ainda o maior é um feito para poucos!

2º lugar: Azul TudoAzul

Grande surpresa do ano passado, o TudoAzul continua bem na avaliação dos leitores do MD. Sua média subiu de 3,00 para 3,05 – suficiente para garantir mais uma medalha de prata para o pessoal da Azul. O programa ainda foi o melhor avaliado em dois itens: sistemas de categorias e atendimento.

O TudoAzul teve ainda o mérito de ser o programa que mais recebeu novos associados. Segundo a pesquisa, 17,8% dos participantes fizeram sua inscrição no ano passado. O segundo foi o Amigo, com  14,3%. Outro marco importante é que 59% dos leitores já participam do programa da Azul, apesar que apenas 9,3% o tem como seu programa principal. Certamente o grande desafio do TudoAzul é aumentar esse percentual, sem perder a qualidade.

3º lugar: Avianca Amigo

Esta é a segunda pesquisa do Melhores Destinos sobre programas de milhas nacionais, mas para o Amigo pode ser considerada a primeira. Isso porque o programa da Avianca Brasil praticamente renasceu neste ano. Entrada na Star Alliance, novo sistema de pontos, novas categorias, novas parcerias, novos serviços e até uma nova imagem. Pouco sobrou do patinho feio que amargou a última colocação no ano passado!

O Amigo ainda é o programa com menos participantes, com 33,59% dos entrevistados. Além disso, apenas 1,6% afirmaram que o tem como sua opção preferencial para acumulo de pontos. Esses números tendem a crescer nos próximos anos, já que as mudanças no Amigo foram profundas e muito positivas. O ponto fraco do programa, porém, é sua companhia principal. Apesar de ser ótima, a Avianca Brasil ainda tem uma participação de mercado bem menor que as concorrentes, o que dificulta a expansão de seu programa.

4º lugar: Smiles

A grande pergunta desta edição da pesquisa MD era qual seria a posição do Smiles. Campeão absoluto no ano passado, o programa da GOL mudou e mudou para pior. Com o incentivo à compra de milhas e bônus generosos, houve uma enorme inflação nos preços das passagens, tanto da GOL, quanto das parceiras. A percepção de valor das milhas do Smiles hoje é bem menor do que era há um ano, inferior aos pontos das concorrentes.

A média do Smiles caiu de 3,01 para 2,88 e ele foi o pior em 7 das 12 categorias. Os maiores problemas do programa são a quantidade de pontos necessária para a emissão de passagens tanto na GOL quanto em companhias parceiras. Mas quem acompanha o dia a dia sabe que os problemas vão além e passam por indisponibilidades repentinas de passagens de companhias parceiras, promoções que saem do ar antes do previsto, prazo de validade menor para pontos bônus e outros problemas que causaram muita reclamação e protestos. Foi um ano difícil para os clientes do Smiles, tanto que 9% dos entrevistados informaram ter abandonado o programa.

Vale destacar que estamos às vésperas do novo regulamento do Smiles. O programa mantém pontos positivos, mas resta saber se conseguirá retomar o equilíbrio e benefícios que fizeram dele o melhor do Brasil ou se continuará a amargar a última colocação.

Considerações finais

Que o Multiplus / TAM Fidelidade é o melhor programa de pontos brasileiro do momento segundo nossos leitores não há o que se discutir. Mas será que ele melhorou tanto? Ou a piora do Smiles levou os leitores a serem mais benevolentes com seu principal concorrente?

Voltando aos números, a pesquisa trouxe uma melhora na média dos programas brasileiros. A média dos quatro é 3,01, ou seja, regular. TAM Fidelidade e TudoAzul ficaram acima da média 3, enquanto Amigo e Smiles se aproximaram dela.

Ainda assim, vale destacar que os programas nacionais são considerados apenas regulares na visão dos leitores e os motivos motivos estão expostos na pesquisa: alto preço para emitir passagens domésticas e internacionais, baixa disponibilidade em companhias parceiras, poucos benefícios e dificuldades em subir de categoria são alguns dos principais problemas.

E você, o que achou do resultado? Acha que o TAM Fidelidade merece esse título? O Smiles é mesmo a pior opção hoje? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe