E o melhor programa de milhas do Brasil de 2015 é …

Denis Carvalho 4 · novembro · 2015

Que rufem os tambores! Chegou a hora de anunciar o resultado da edição 2015 da pesquisa Melhores Destinos do melhor programa de pontos ou milhas das companhias aéreas brasileiras. Neste ano, tivemos uma adesão recorde de quase 10 mil participantes e um resultado surpreendente, se levarmos em conta a pesquisa do ano passado, ou nem tanto, para quem acompanha de perto o dia a dia dos programas de fidelidade nacionais.

Senhoras e senhores, somados os votos temos um novo vencedor! O prêmio de melhor programa de milhas do Brasil neste ano na avaliação dos leitores do MD vai para… O Multiplus / TAM Fidelidade! E foi uma vitória com “V” maiúsculo! O programa da TAM foi o melhor em nada menos que dez das doze categorias avaliadas!

Veja aqui também o melhor programa de milhas de 2014 e o melhor programa de milhas de 2016.

Segundo as notas dadas pelos participantes, o Multiplus / TAM Fidelidade teve média 3,21, de um total de 5 possíveis. O segundo lugar ficou com o TudoAzul, com 3,05. A disputa da terceira colocação foi a mais emocionante, com uma diferença de apenas 0,01 ponto. O Avianca Amigo, que no ano passado amargou a última colocação, desta vez deixou o Smiles para trás: 2,89 contra 2,88! Sim, prezados leitores, o Smiles, grande campeão do ano passado, em apenas um ano despencou da primeira para a última colocação!

A pesquisa teve a participação de 9.6 mil leitores que opinaram em 12 quesitos, de “péssimo” a “excelente”, para o cálculo do vencedor, os conceitos foram convertidos em notas de 1 a 5, respectivamente, permitindo o cálculo das médias dos programa de fidelidade em cada setor.

Vamos ao resultado:

 

 

 

 

1º lugar: Multiplus/TAM Fidelidade

Como dissemos, o TAM Fidelidade deu um baile na concorrência neste ano. Mas a pergunta é: o programa da TAM melhorou ou foi a concorrência que caiu? A análise dos dados mostra que houve sim um importante avanço. Com a Oneworld e outras parcerias o programa conseguiu melhorar seu ponto fraco: a disponibilidade e emissão de passagens em companhias parceiras. A avaliação dos preços cobrados e promoções também melhorou, o que levou o programa a elevar sua média final de 2,88 para 3,21. Uma vitória contundente!

Mas os motivos para comemorar vão muito além! Ele é o programa mais utilizado (88,74%) e aquele em que mais leitores já emitiram passagens (77,03%). Também é o programa de milhas principal da maioria dos leitores (42,2%) e o que deve receber mais novos membros (7,81%). Caso essa tendência se consolide, serão mais de 50% dos participantes acumulando pontos no programa da TAM. Se ser o melhor já é difícil, ser o melhor e ainda o maior é um feito para poucos!

2º lugar: Azul TudoAzul

Grande surpresa do ano passado, o TudoAzul continua bem na avaliação dos leitores do MD. Sua média subiu de 3,00 para 3,05 – suficiente para garantir mais uma medalha de prata para o pessoal da Azul. O programa ainda foi o melhor avaliado em dois itens: sistemas de categorias e atendimento.

O TudoAzul teve ainda o mérito de ser o programa que mais recebeu novos associados. Segundo a pesquisa, 17,8% dos participantes fizeram sua inscrição no ano passado. O segundo foi o Amigo, com  14,3%. Outro marco importante é que 59% dos leitores já participam do programa da Azul, apesar que apenas 9,3% o tem como seu programa principal. Certamente o grande desafio do TudoAzul é aumentar esse percentual, sem perder a qualidade.

3º lugar: Avianca Amigo

Esta é a segunda pesquisa do Melhores Destinos sobre programas de milhas nacionais, mas para o Amigo pode ser considerada a primeira. Isso porque o programa da Avianca Brasil praticamente renasceu neste ano. Entrada na Star Alliance, novo sistema de pontos, novas categorias, novas parcerias, novos serviços e até uma nova imagem. Pouco sobrou do patinho feio que amargou a última colocação no ano passado!

O Amigo ainda é o programa com menos participantes, com 33,59% dos entrevistados. Além disso, apenas 1,6% afirmaram que o tem como sua opção preferencial para acumulo de pontos. Esses números tendem a crescer nos próximos anos, já que as mudanças no Amigo foram profundas e muito positivas. O ponto fraco do programa, porém, é sua companhia principal. Apesar de ser ótima, a Avianca Brasil ainda tem uma participação de mercado bem menor que as concorrentes, o que dificulta a expansão de seu programa.

4º lugar: Smiles

A grande pergunta desta edição da pesquisa MD era qual seria a posição do Smiles. Campeão absoluto no ano passado, o programa da GOL mudou e mudou para pior. Com o incentivo à compra de milhas e bônus generosos, houve uma enorme inflação nos preços das passagens, tanto da GOL, quanto das parceiras. A percepção de valor das milhas do Smiles hoje é bem menor do que era há um ano, inferior aos pontos das concorrentes.

A média do Smiles caiu de 3,01 para 2,88 e ele foi o pior em 7 das 12 categorias. Os maiores problemas do programa são a quantidade de pontos necessária para a emissão de passagens tanto na GOL quanto em companhias parceiras. Mas quem acompanha o dia a dia sabe que os problemas vão além e passam por indisponibilidades repentinas de passagens de companhias parceiras, promoções que saem do ar antes do previsto, prazo de validade menor para pontos bônus e outros problemas que causaram muita reclamação e protestos. Foi um ano difícil para os clientes do Smiles, tanto que 9% dos entrevistados informaram ter abandonado o programa.

Vale destacar que estamos às vésperas do novo regulamento do Smiles. O programa mantém pontos positivos, mas resta saber se conseguirá retomar o equilíbrio e benefícios que fizeram dele o melhor do Brasil ou se continuará a amargar a última colocação.

Considerações finais

Que o Multiplus / TAM Fidelidade é o melhor programa de pontos brasileiro do momento segundo nossos leitores não há o que se discutir. Mas será que ele melhorou tanto? Ou a piora do Smiles levou os leitores a serem mais benevolentes com seu principal concorrente?

Voltando aos números, a pesquisa trouxe uma melhora na média dos programas brasileiros. A média dos quatro é 3,01, ou seja, regular. TAM Fidelidade e TudoAzul ficaram acima da média 3, enquanto Amigo e Smiles se aproximaram dela.

Ainda assim, vale destacar que os programas nacionais são considerados apenas regulares na visão dos leitores e os motivos motivos estão expostos na pesquisa: alto preço para emitir passagens domésticas e internacionais, baixa disponibilidade em companhias parceiras, poucos benefícios e dificuldades em subir de categoria são alguns dos principais problemas.

E você, o que achou do resultado? Acha que o TAM Fidelidade merece esse título? O Smiles é mesmo a pior opção hoje? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Patrick Ferreira

    era pra ter ganhado o Smiles kkkkkkkkkkkk

  • Jayme Prado

    Não consigo usar o smiles pq faz quase 1 ano que tento recuperar a senha que esqueci e o e-mail de recuperação não chega.

    • ricardo

      Jaime isso também aconteceu comigo, eu peço a senha desde janeiro e não me mandam. Eu perdi a paciência e cancelei o clube smiles e ainda entrei com um processo contra o smiles, minha audiência será em janeiro. Faça o mesmo também, por sorte consegui através de amigos emitir Noronha por 6.000 e patagônia por 10.000.

    • Fernando Miranda

      Achei q era soh comigo. O q esperar de um programa de fidelidade q nao consegue enviar uma SENHA???????.

      • André Felipe

        Achei que esse problema para reenviar a senha era só comigo. Eu já tive que pedir senha por seis meses consecutivos pois a senha nunca chegava.

        Tudo que a GOL toca, ela estraga. Estragaram o SMILES. Nem reenviar senha o programa Smiles consegue…

  • Wescley Lima

    “MD – O Smiles foi eleito no ano passado o melhor programa de milhas do Brasil pelos leitores do MD. Com essas mudanças vocês acreditam que conseguirão manter o posto neste ano?

    Mauad – Não tenho dúvida! Estamos confiantes e vai ser bom que a pesquisa ocorra após o novo regulamento estar vigente, para tirar um pouco dessa ansiedade dos clientes, de que vão perder o poder de compra ou percepção de que o programa vai deteriorar no futuro.”

    Nem precisa aguardar esse tal novo regulamento pra saber que não vai mudar muita coisa. Cadê tua voz Mauad? Hahahahahaha. Esse ano não foi de vcs.

    • Tarcísio Medeiros

      Eu me perguntei isso também, acho que frente a uma mudança tão brusca, essa pesquisa deveria ter sido feita após essa alteração. Apesar de que acho muito dificil não sofrer inflação de milhas, algumas milhas de parceiras estão extremamente baratas, como da Aerolineas e Delta.

      • Wescley Lima

        Realmente ainda se encontra algo bom com a Delta, Aerolineas e também com a Qatar. O problema é que só funciona com as parceiras. Quando o assunto é viajar dentro do Brasil… 🙁

        • Tarcísio Medeiros

          É dificil, mas ainda possível…
          Recentemente comprei REC – FEN por 19.000 (Equivalente a R$ 440). Um preço que há tempos não via… Como disse o MD, pode valer em alguns casos que esteja mais barato que as passagens convencionais, que estão ainda mais caras, seja de qualquer cia…

          • Wescley Lima

            Que sorte hein. Com o smiles faz meses que procuro um bom valor e nada. Só acho ofertas boas com as cias parceiras mesmo, e quando encontro.

          • lvcivs

            19k? De REC isso não é barato! Em 2012 emiti GIG-FEN por 20k em pleno feriado de finados!! Hoje esse é o preço de UMA perna daqui a 1 ano!

          • Tarcísio Medeiros

            Ivcivs, em 1995 se comprava passagem pros EUA a R$ 300~R$ 500. Não se pode comparar diferentes épocas diferentes. Além disso o caso de Fernando de Noronha é completamente especial pois ela tem limitação de oferta, logo naturalmente será mais cara. Como disse, pagar equivalente a R$ 450 com taxas pra lá é baratíssimo. Se eu for reclamar de cada passagem a ótimo preço ou de baixas milhas, eu não viajo mais. Já peguei REC – SP por R$ 180 ida+volta+taxas. Já peguei REC – BSB por 1.000 milhas. Já peguei REC – ROS (Argentina) por 3.000. Mas isso é passado. Hoje tem de se comparar com as outras opções disponíveis. Se eu for esperar REC – SP estar a R$ 180, ou ir pra Brasília a 1.000, etc, etc, simplesmente não viajaria…

          • lvcivs

            Mas não estou falando de dinheiro. Tanto que quando emiti GIG-FEN por 20k ida e volta, sabe quanto tava custando cada perna em grana? 2200 reais!! Também no final de 2012, eu vi REC-FEN-REC por 6 mil milhas cada perna!

          • Tarcísio Medeiros

            As milhas são influenciadas pelos preços, e também pelo dólar. O dólar aumentou, e perceba que nem por dinheiro há mais promoções principalmente pra trechos nacionais. Logo se as passagens com dinheiro estão caras, com milhas também estarão.

      • henry

        Não tá barato não. ..basta comparar com o Múltiplas. .

    • Mas o Smiles está realmente inflacionado, principalmente com as 3 categorias de compra de milhas mensais. No entanto, para quem não gasta muito no cartão nem viaja muito (para acumular milhas), o Smiles é de longe o mais fácil de acumular. Só não pode é querer viajar com milhas em alta temporada hahaha

      • Wescley Lima

        Para mim no quesito acúmulo de milhas eu acho Smiles, Multiplus e TudoAzul iguais. Todas tem praticamente os mesmos parceiros e a diferença só ocorre mesmo quando você compra usando o cartão de alguma delas ou passagens. Mas para compras que não sejam passagens, como em farmácias, hotsites e em algumas lojas físicas, dá no mesmo. O negócio é acumular na que tem melhores promoções e valores justos para os destinos que desejo ir.

        • Tarcísio Medeiros

          Mas o Smiles tem quase toda hora promoção de compra de milhas, o que facilita o acúmulo. O Multiplus praticamente sempre opera a cotação original de R$ 0,07, o que torna praticamente impossível a acumulação de milhas por meio de compra. Até o Azul já teve um periodo maior de cotação a R$ 0,05 do que o Multiplus..

          • Wescley Lima

            Pra mim comprar não conta como acúmulo. Pra mim o acúmulo é quando se usa o cartão de crédito no dia-a-dia, quando se voa pela(s) cia(s) parceira(s) do programa de fidelidade com passagem comprada no dinheiro (pra acumular as milhas desse trecho)ou comprando em lojas físicas e sites parceiros do programa de milhagens. Não adianta comprar por exemplo 6 mil milhas a R$ 70,00 pra emitir no futuro um trecho de ida Brasília-São Paulo em uma promoção milagrosa, se eu posso pagar no dinheiro um valor de menos de 200 reais com as taxas e conseguir ida e volta em várias épocas do ano e sem ser promoção.
            Essa ideia de acúmulo vai de cada um.

          • Tarcísio Medeiros

            Isso se você considera a cotação normal, seria basicamente para completar o saldo. Mas a partir do momento em que há promoções a preços até mais de 50%, a compra de milhas perde o propósito de apenas completar o saldo para também fazer parte de um tipo de acúmulo.

            Se uma passagem custa X, e comprando milhas nessa cotação eu tenho um valor menor que isso, vale a pena comprar milhas e utilizá-las. Tanto é que pra mim que basicamente compro milhas e não tenho tantos benefícios do cartão principalmente BB, é praticamente impossível emitir na TAM. Tanto é que enquanto no Smiles eu já superei as 100.000 milhas ao longo dos anos, na TAM eu continuo com míseros 3.100 de uns 2 ou 3 vôos..

      • Célio Albano

        Voce esta falando em compras em lojas virtuais?

        Smiles mudou, muitos motivos pra “SORRIR”.

        O negocio agora é venda, transferência e reativação de
        milhas, transferências reativação são
        pagas obviamente, é uma venda indireta ou alguém tem alguma duvida quanto aisso? A transferência de milhas era um desejo de muitos, esses devem estar felizes agora, um bom motivo para “sorrir.”

        Tempos atraz via-se no smiles via-se promoções em lojas
        virtuais parceiras de 2,3,4 e até 6 milhas por real gasto, parece que acabou uma boa oportunidade de turbinar milhas, não é nada difícil encontrar promoções na
        DOTZ de 6 DOTZ por real gasto, o impressionante é que você pode comprar milhas smiles com DOTZ e compra muito mais milhas com esses DOTZ do que é oferecido no próprio site da parceira smiles, isso mostra o desinteresse do smiles com relação as lojas parceiras, o negocio é mesmo venda, em tempos em que se compra quase tudo pela internet faz
        uma diferença enorme na hora de juntar pontos. “sorria”

        Veja, você compra um produto de R$ 2.120,00 ganha 12.720
        dotz e compra 5.000 milhas smiles no site DOTZ e para ganhar 5.000 milhas smiles na compra pelas lojas parceiras smiles terá que comprar R$ 5.000,00, maisum motivo para “sorrir”.

        Exemplo de uma viajem, Porto Alegre a Buenos Aires ida e volta 18.000 Dotz ida 05/11/2015 volta 12/11/2015, com compras de R$ 3.000,00 voce consegue esses DOTZ e acredite, voa de gol se quiser

        No smiles na mesma data Porto Alegre a Buenos Aries ida e
        volta 17.000 milhas smiles mas o valor das compras terá que ser de R$ 17.000,00 “sorria”

        Algumas lojas virtuais parceiras agora vendem seus produtos
        no shopping smiles, antes essas lojas premiava as vezes até generosamente seus fies clientes, agora vendem seus produtos e aceitam smiles como forma de pagamento,
        uma grande mudança, mais um motivo pra “sorrir”, as lojas e o smiles é claro.

        Vejam só, na web store smiles um descascador de legumes custa 1521 milhas, 1521 milhas no club smiles 1.000 custa mais de R$ 45,00 no walmartvocê compra esse descascador por menos de R$ 10,00. imagina na 25 de março? “sorria”

        Uma faca de Legumes Onix 3″ Inox – Tramontina -23821/063 na americanas custa 4041milhas, o preço da própria faca no site americanas é R$ 36,09. 4041 milhas noclub smiles da um custo de mais de R$ 120,00 (inflação! parece a época do
        Sarnei) “sorria”

        • Wescley Lima

          Verdade. Agora com essa palhaçada do smiles aceitar empresas no seu site vendendo produtos por milhas é um caso sério. Esqueceu de mencionar a melhor promoção deles: O big mac por 1.000 milhas kkkkkkkkkkkkkkk
          Saudades de comprar em loja virtual e ganhar milhas smiles. A única que estou comprando nos hotsites e que ainda vale a pena é o TudoAzul. Em várias lojas vc consegue até 10 pontos TudoAzul em cada real gasto. Última vez que comprei um tênis com o parceiro deles eu ganhei mais de 4 mil pontos e deu pra trocar por um trecho de Ida BSB-GRU

  • Rodrigo eugenio

    Toma, smiles (quero dizer, tears)!
    Seu destino é a cova rasa, lixão!

    • Wescley Lima

      E mesmo que melhore um pouco com o novo regulamento, acho difícil os clientes acreditarem novamente nesse programa. Está sem credibilidade.
      Tears! kkkkkkkkkkk

      • Gabriela Rezende

        Com certeza. Eu não volto pro smiles NUNCA MAIS.

  • Feliciano Martins

    Resultado esperado pela vitória do Multiplus/Tam. Porém surpreende que o Smiles ainda tenha conseguido uma média como essa. A meu ver é muito alta para um programa tão ruim. Vamos ser se eles reagem um pouco depois desses resultados! Obrigado ao MD pela ótima pesquisa!
    Valeu MD!

    • Wescley Lima

      Verdade. Está cada dia mais impossível pensar em ter alguma relação com o smiles.

  • Thiago Silva

    O Smiles anda mesmo cada dia pior. Mas acho que o TudoAzul também merece inúmeros asteriscos com a recente cobrança da taxa de reserva. Pagar R$50 só pra emitir um trecho internacional é intragável…
    De qualquer forma parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo MD!

  • Bruno

    Também achei que ficou barato para o Smiles apenas 1 ponto atrás do amigo. Quem votou bem no Smiles é pq não precisou pesquisar ou emitir passagem nos últimos 6 meses com eles.

    • what_the_hell??

      Tb tive essa impressão. Só pode ser quem não usou ultimamente.
      Mas eu dei boa nota pra eles no quesito facilidade de acúmulo de milhas, que realmente é fácil em relação à concorrência. Mas dei nota mínima em vários quesitos

  • Rogério Luiz Da Fonseca

    Qual a posição das companhias aereas?? Por favor, seria muito interessante ouvir a resposta de cada uma delas.

    • Rodrigo eugenio

      Agora cada uma vai fazer o marketing no quesito que lhe aproveita. Mas o tears nada tem a comemorar. Tomara seus marqueteiros sejam demitidos, por terem transformado aquilo num zero à esquerda.

  • Tarcísio Medeiros

    Smiles em último lugar HAHAHAHAHHA
    Apesar de que acho que houve alguns exageros. Ao menos comigo, sempre dá erro quando coloco um destino que a TAM não opera e seria pela Cia Parceira. Acumular milhas certamente é mais fácil no Smiles também.

    • what_the_hell??

      Realmente, acumular é fácil. Dei nota alta pra eles. Pena q não serve de nada!

  • Rodrigo Aguiar

    Previsível esse título a TAM! Parabéns! E hoje comemorou com os 35k milhas executiva pra Frankfurt! Será que amanhã eles vão comemorar com alguma coisa boa ???? Smiles sem comentários…

  • Gustavo Barreto

    Smiles não é mais programa de fidelidade. Precisa melhorar muito pra ficar ruim.

  • Rodrigo Sciammarella

    Será que dá pra fazer uma pesquisa dessas com os principais programas de milhagem de cias áereas internacionais?

    • Vamos fazer. Fizemos em 2014

      • Daniel T. Santos

        Opa, legal. Migrei pro AAdvantage e embora seja recente (uns 4 meses) eu fiz simulações e achei vários vôos com os preços de tabela. Não é tão bom quanto as promoções da Azul se juntar o bõnus de 100%, mas pelo menos é fácil de achar pelso valores de tabelas

      • André Felipe

        Legal, Leonardo,
        Estou ansioso para ver a avaliação de vocês envolvendo o LifeMiles. Entre o AMIGO e o LifeMiles da prima Avianca Internacional, prefiro somar milhas lá na Star Alliance para poder trocar por passagens no futuro.
        E com essa avaliação, vou querer saber sobre a comparação com do AAdvantage com o Fidelidade. Estou quase migrando para a AA, para usar pra pontuar no lugar do Fidelidade. Vou esperar a avaliação de vocês antes de decidir…

  • Eduardo Schmidt

    Smiles tá ruim demais.. Ja abandonei o meu.. Chegam a cobrar 70 mil pontos num trecho pros EUA, que no multiplus emite por 25 …. !?!?!

    • Rafael Poggi

      zerei o meu SMILES exatamente indo pra os EUA no começo do ano a 50 K (25K o trecho). Nunca mais.

  • Guilhe

    Eu mesmo abondenei o Smiles esse ano. Sobre a Tam fidelidade consegui bons resgates internacionais e nacionais nesses últimos dois anos. Em relação ao Tudo Azul e o Amigo não tenho muito a falar pois apesar de participar de ambos, ainda não acumulei nada expressivo e não vi oportunidade melhor do que transferir pontos para para Tam.
    Mas se o Amigo seguir o caminho da Lifesmiles tem tudo pra ter um bom futuro.

  • Christopher Smith Bignardi Nev

    Adeus Smiles, e Olá Multiplus.
    Smiles ficou mesmo uma mer.d@ e o Multiplus se valeu de bons métodos pra se superar. Business baby.

    p.s. não quero me nome atrelado ao smiles. kakakaka

  • Guilherme Zanutin

    Entrei no smiles no aniversário de 7 anos do MD.
    Mandei milhas, entrei p clube, fiz cartão platinum.
    Hoje tenho quase 50 mil milhas, e não consigo comprar uma passagem de ida e volta de Bh p Montevideo em Dezembro. (Estao pedindo na faixa de 80 mil.)
    Tento acreditar q vai melhorar, mas esse clube vou sair logo após acabar o crédito em dobro, ou após dezembro, qnd realmente não conseguir comprar a passagem.
    Me sinto um trouxa, enganado total!
    Sempre usei multiplus e nunca me senti assim.
    Até nunca mais, Smiles.

  • Flavio Lima

    Eu tenho o programa de milhas do Smiles a bastante tempo,mas vem caindo muito no meu conceito.cada vez preciso de mais milhas para emissão de bilhetes,em junho fiz o cadastro na Azul e hoje só transfiro pontos para a Azul é bem mais fácil conseguir vôos com muito menos milhas.

  • Vitor Holz

    Smiles só ta perdendo. Na hora que fui acumular pontos de um voo da AirFrance/KLM eles só pontual 25%.

  • Raimundo Gomes Braga

    Muitíssimo justo!

  • Wescley

    Concordo que hoje o Multiplus seja o melhor, mas o resultado da pesquisa não reflete a realidade em vários itens. As pessoas foram influenciadas pelo aumento de pontos exigidos nos últimos meses e acabaram votando apenas por ess critério.
    De forma alguma é mais fácil acumular pontos com cartão no Multiplus. Se vocé considerar só pontos do cartão de crédito de cada companhia o Smiles ganha, se for pensar nos cartões de banco então seria empate. O item facilidade para emitir em parceiras também. O Smiles tem muita disponibilidade em parceiras. O valor cobrado é alto, mas esse não é o ponto, e sim facilidade em emitir.

    • what_the_hell??

      Concordo
      O smiles tá muito ruim, mas é bem mais fácil pontuar. O cartão smiles platinum do bb é o único dentre eles q pontua 2 pontos tb no pgto de contas, por exemplo.
      E mesmo assim, eu achava q a média do smiles seria ainda menor.

  • Rogerio Campos Ferreira

    Depois de passar os últimos 2 anos acumulando no Smiles, comecei a fazer a transferência gradual das milhas para Múltiplus. De 1 mês pra cá a participação respectiva que era 99% a 1% já está em 60% a 40%. Até meados do ano que vem zerarei meu saldo lá e irei cancelar clube smiles e cartao smiles platinum.

    A estratégia utilizada: vendo as milhas smiles emitindo para conhecidos e compro múltiplus via km de vantagens.

  • SAmucao

    As pessoas gostam de previsibilidade. Nesse quesito o Smiles se tornou uma caixa preta. Os clientes não tem mais a menor ideia de quanto poderá custar um voo, quanto poderá acumular num voo, ou mesmo saber se a sua transferencia feita dos cartoes foi vantajosa, ou não, dado que toda hora vem algum bônus pra transferencia, de 10%, 20%, 40%..sabe-se lá.
    No caso da multiplus isso é uma coisa boa, os voos tem a mesma tabela a um bom tempo, até mesmo os promocionais. Quem se planeja consegue emitir por preços justos, quem espera a data do aniversario ganha 30% de bônus nas transferencias, o que é excelente.
    Vejo com grande alegria a chegada do Amigo cada dia com mais força, e com a previsibilidade de que falo (que o tudo azul tbm não tem).

  • Roberto

    caramba, achei que a nota da smiles ia ser bem pior, pessoal do marketing de lá deve ter respondido vários fakes pra uma nota alta assim. Eu sou um que respondi que irei mudar, e agora tem até data. Vou esperar até 29 de Novembro pra ver se muda algo pra melhor, caso contrário mando minhas milhas pra Accor (espero mais tb para ter maior validade) e caio fora logo dessa barca furada.

  • Bruno Caporalini

    Mais de 20 mil pontos num trecho curto nacional e em data comum. Cancelei o Clube Smiles e tô passando todos os pontos que comprei pro Le Club… Transferências pro Smiles nunca mais e o Cartão Smiles cancelo antes da próxima anuidade.

  • Wescley Lima

    Enquanto isso no multiplus vc encontra por 10, 14 ou 15 mil. Mês passado tinha por 6 mil cada trecho.
    Vai entender o smiles :'(

  • Márcio Sampaio

    Independente do resultado, creio que o penúltimo parágrafo é a melhor síntese do nosso cenário: nenhum dos programas realmente é bom!

  • Fabio

    Entre as empresas brasileiras não há que se falar em Melhor Programa e sim em Programa Menos Ruim. E isso realmente o Multiplus é.

    • Rafael

      Sim, todas são ruins e o Multiplus é o menos ruim deles.

  • Rodrigo Aguiar

    Ixi, o pessoal do Smiles vai ver resultado ae e achar que estão ótimos! Nem ganharam 0

  • Rafael

    O Smiles ficar em último já era bem previsível pois deixou de ser um programa de confiança e perdeu os diferenciais em relação a concorrência (stopover, por exemplo)

    Agora não dá pra acreditar que o TudoAzul ficou em segundo. O pessoal confundiu a cia Azul, que é muito boa, com o seu péssimo programa de fidelidade (quase tão ruim qt o tears). Um programa que não tem tabela fixa, só emite 2 destinos pros EUA sem possibilidade de conexões e não emite nada pra Europa não pode ficar em segundo. O da Avianca é muito melhor, só precisa aceitar pontos do BB e Caixa pra ficar tão menos ruim qt o da TAM.

  • Alberto Kiess

    Concordo com o resultado. O Smiles é o pior, milhas que não falem nada, logo terá voos de 1 milhão de milhas, nunca mais vou acumular neste programa.

  • Rafael

    O Smiles ficar em último já era bem previsível pois deixou de ser um programa de confiança e perdeu os diferenciais em relação a concorrência (stopover, por exemplo)

    Agora não dá pra acreditar que o TudoAzul ficou em segundo. O pessoal confundiu a cia Azul, que é muito boa, com o seu péssimo programa de fidelidade (quase tão ruim qt o tears). Um programa que não tem tabela fixa, só emite 2 destinos pros EUA sem possibilidade de conexões e não emite nada pra Europa não pode ficar em segundo. O da Avianca é muito melhor, só precisa aceitar pontos do BB e Caixa pra ficar tão menos ruim qt o da TAM.

  • Bruno

    Smiles já era e os outros são meia boca!

  • Jean Siqueira

    Outra prática da Gol/Smiles que começo a notar com alguma frequencia são as falsas tarifas promo de compras de passagens normais. Esses dias paguei R$ 689,00 em um trecho GIG/FLN que me deu ZERO milhas, pois era uma “Promo”. Mais uma pegadinha deles pra cima de nós.

  • Aragão

    O falecido Smiles vai ser enterrado em definitivo no próximo mês,hoje fiz uma pesquisa GRU X NOVA DELI i/v 600.000
    mil milhas,seu tivesse ganhado a promo
    Ção volta ao mundo teria que viajar sozinho.

  • Maicon A Z

    Excelente MD!!! Eu respondi!!!! abç.

  • kleber silva

    nessa brincadeira que dançou foi quem apostou no smiles.transferiu pontos do cartão comprou pontos…
    e a empresa não correspondeu. já tá na hora do ministério publico entrar em ação porque muita gente foi enganada.

  • Afonso Vinícius

    Pq as promoções do Multiplos sempre excluem clientes do Banco do Brasil?
    Gosto do Muliplius mas não vai dar assim.

  • Kelly Assumpção

    Tenho o smiles e está cada dia mais impossível resgatar qualquer passagem, seja por falha no sistema, mudanças recorrentes nas regras ou pela supervalorização das milhas, chega ser absurdo o que estão cobrando por trecho principalmente quando o serviço à bordo deixa muito a desejar… Eu e meu esposo já acordamos e migraremos para a Tam no próximo ano. Smiles = não vale à pena.

  • Marcelino

    Também vou cancelar o smiles, sair do club e cancelar o cartão platinum. Mas a tam não me agrada em nada. A Avianca não voa em VIX e a Azul nunca mais. Não sei para onde enviar meus pontos do cartão.

    • Evandro Gardenali

      Pega cartão que te devolve dinheiro… o citi tem um cartão cashback…

    • Victor Akl

      Me transferi que viajo para você! Rs

  • Delleon Fernando

    Um absurdo essa média de 2,88 do Smiles. Juro que pensei que o programa da Gol não alcançaria 1 ponto.

    Desisti do Smiles depois que tentei emitir um bilhete para a esquina da minha casa e terem me cobrado 100 mil milhas.
    Ah, mas vou ser justo: três dias depois consegui uma ótima promoção, sabe?
    Peguei o mesmo trecho, CASA x ESQUINA, por apenas 99 mil milha IDA e 1 milhas volta, ou seja, 100 mil milhas, só que IDA E VOLTA.
    Programa mais honesto esse Smiles, não?

    • Gabriela Rezende

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É desse jeito mesmo.

  • Henry

    Como o MD publicou a nota por categoria, agora dá para fazermos uma média ponderada, atribuindo peso maior às notas mais importantes…
    Tipo facilidade para emissão de passagens e quantidade de pontos para emitir…
    Por “facilidade para emissão” eu estou entendendo que seja a disponibilidade…
    São 5 categorias que eu (cada um pode atribuir o peso que quiser) julgo mais importantes:
    – confiabilidade
    – facilidade para emitir voos na cia. aérea do programa;
    – idem nas parceiras;
    – quantidade de milhas para emitir voos na cia. aérea do programa;
    – idem nas parceiras.
    Cada uma destas categorias eu atribuiria peso 3. No total elas teriam um peso de 5 x 3 = 15…
    Sobrariam 5 pontos para atingir 20… como sobram 5 categorias para analisarmos, podemos atribuir peso 1 nas restantes…
    No final, atribuindo-se peso, muito provavelmente o resultado não vá mudar, isto é, a Multiplus deve continuar em primeiro e o Smiles deve ficar em ultimo (que surpresa, hein ??? rsrsrs)…
    Mas, a média final de cada programa seria diferente e talvez, a média do Multiplus aumentasse e a do Smiles diminuísse…
    Depois eu vou fazer estas contas e postar aqui..
    Parabéns ao MD por divulgar as notas individualmente…. assim, cada um pode calcular sua média ponderada segundo as suas conveniências e segundo o que achar mais importante…
    Nas notas individuais, eu só discordo da nota para:
    – site: o do Smiles é disparado o melhor… jamais o Multiplus poderia ter um site melhor, mas a nota do Smiles/Multiplus tem o fator emocional agregados em função das sacan—- que o Smiles andou fazendo ultimamente e das excelentes promoções que o Multiplus vem fazendo;
    – sistema de categorias: uma surpresa o TudoAzul tirar a melhor nota..ainda acho que o sistema do Smiles é melhor… embora um pouco mais difícil de atingir o diamante (exige 35k milhas club), eles dão mais validade para as milhas, que é um fator importante, e no TudoAzul, todas as milhas têm validade de 2 anos… o que é péssimo, principalmente se vc não conseguir emitir em promoção, porque nas tarifas normais o TudoAzul é pior que o Smiles…
    – atendimento telefônico: também acho o do Smiles o melhor.. não sei se porque eu sou Diamante… o chat também é muito bom…
    Mas, apesar do Smiles ser melhor nestas 3 categorias, elas são irrelevantes, SE COMPARADAS as 5 categorias que EU entendo serem mais importantes..
    É o velho ditado:
    “… A César o que é de César… ” e o último lugar do Smiles é mais que merecido por tudo de ruim que fez e faz com seus associados…
    Faz promoções com bônus de 20/30/35% e depois aumenta a tabela de resgate em 100%..
    Some com a disponibilidade de passagens, alegando problemas nos sites das parceiras…(hoje eu consigo emitir muita coisa para voar Brasil x Europa, voando Alitália, mas emitindo pelo programa da Delta, mas, nas mesmas datas, não consigo emitir pelo Smiles, o que deixa claro que o problema não é com a Alitália, mas sim a desonestidade do Smiles em nos obrigar a emitir por 50/65/70k voando KLM/TAP/AF…
    É um programa sem futuro, em função do total falta de credibilidade…
    Acho que para reavê-la, só mesmo com demissão em massa da diretoria e um pedido público de desculpas.. fora isso, ninguém mais acredita no programa..
    Na verdade o Smiles virou o “banco particular” da Gool.. que quando precisa de grana, faz o Smiles inventar promoções de acumulo de milhas.. enche o cofre e transfere para a Gool…
    Depois, acerta isso aumentando a tabela de resgate..
    Simples assim…

  • Grande entre os pequenos

  • Gleice Barbosa

    Ricardo, para quais datas e de qual aeroporto vc conseguiu emitir Noronha por 6.000 e Patagônia por 10.000?

  • Luiz

    Teve uma coisa que melhorou no Smiles: o lucro da empresa!

  • Davi TC

    Finalmente alguma justiça ao estelionato que o Smiles fez com nossas milhas que desvalorizaram mais que o real e peso argentino neste ano. Já cancelei o clube Smiles e o cartão Smiles será o próximo.

  • Andre SS

    Votei e pra mim o Tudo Azul é disparado o melhor. Já usei o TAM Fidelidade por muito tempo, mas a dificuldade em pontuar anula todas as outras promoções. Nos dois ultimos anos peguei promoções que davam 100% a mais de pontos na transferência ITAU-> TudoAzul acumulando uma grande quantidade de pontos. Fui ver jogos na Copa do Mundo pegando trechos por 10 mil pontos (POA-BSD) ida e volta, e fiz POA-RIO com 6 mi o trecho em feriadão. Mesmo só tendo dois trechos internacionais(por enquanto) não tenho duvida que viajo muito mais utilizando esse programa de milhagem.

  • marcelo rochs

    e os programas internacionais.. como AA e outros ?!?!

  • rubens amorim

    O smiles é a maior furada, tente trocar os seus pontos com parceiros perto do vencimento. Abandonei todos os pontos da minha familia.

  • Célia Amaral

    Ah com certeza foi a concorrência que caiu muitooo
    Os consumidores aprenderam anão ficar preso a um programa que a cada dia nos surpreende com as desvantagens
    Pulei fora do Smilles e corri para Azul ,depois da novidade dos novos valores para resgate dei uma paradinha na TAm, espero não quebrar a cara mais uma vez e ser obrigada a pular para Amigo rsrs

  • Célia Amaral

    Estou vibrando com o resultado d SMILES hahaha

  • Júlio César Regina

    O Smiles andou na contra-mão e merece o título de pior programa de fidelidade das aéreas. Vou encerrar meu contrato do cartão platinum Smiles do BB, não vale a pena. Parabéns ao TAM/Multiplus, espero que continue melhorando e honre a confiança depositada pelos usuários

  • Alexander Czajkowski

    VIVA!!!
    Comemorando o último lugar merecido do Smiles e feliz em saber que são muitos os insatisfeitos com as pioras no programa. Espero que esta pesquisa e, especialmente, a fuga de clientes, faça pressão para a companhia rever o seu planejamento, porque olha… as decisões deste ano foram horríveis!

  • Henry

    Todos meus comentários estão sendo enviados para moderação…

  • Henry

    Estou com um comentário aguardando há 6 horas..

    • Henry

      Como o MD publicou a nota por categoria, agora dá
      para fazermos uma média ponderada, atribuindo peso maior às notas mais
      importantes…

      Tipo facilidade para emissão de passagens e quantidade de pontos para
      emitir…

      Por “facilidade para emissão” eu estou entendendo que seja a
      disponibilidade…

      São 5 categorias que eu (cada um pode atribuir o peso que quiser) julgo
      mais importantes:

      – confiabilidade

      – facilidade para emitir voos na cia. aérea do programa;

      – idem nas parceiras;

      – quantidade de milhas para emitir voos na cia. aérea do programa;

      – idem nas parceiras.

      Cada uma destas categorias eu atribuiria peso 3. No total elas teriam um
      peso de 5 x 3 = 15…

      Sobrariam 5 pontos para atingir 20… como sobram 5 categorias para
      analisarmos, podemos atribuir peso 1 nas restantes…

      No final, atribuindo-se peso, muito provavelmente o resultado não vá
      mudar, isto é, a Multiplus deve continuar em primeiro e o Smiles deve ficar em
      ultimo (que surpresa, hein ??? rsrsrs)…

      Mas, a média final de cada programa seria diferente e talvez, a média do
      Multiplus aumentasse e a do Smiles diminuísse…

      Depois eu vou fazer estas contas e postar aqui..

      Parabéns ao MD por divulgar as notas individualmente…. assim, cada um
      pode calcular sua média ponderada segundo as suas conveniências e segundo o que
      achar mais importante…

      Nas notas individuais, eu só discordo da nota para:

      – site: o do Smiles é disparado o melhor… jamais o Multiplus poderia
      ter um site melhor, mas a nota do Smiles/Multiplus tem o fator emocional
      agregados em função das sacan—- que o Smiles andou fazendo ultimamente e das
      excelentes promoções que o Multiplus vem fazendo;

      – sistema de categorias: uma surpresa o TudoAzul tirar a melhor
      nota..ainda acho que o sistema do Smiles é melhor… embora um pouco mais difícil
      de atingir o diamante (exige 35k milhas club), eles dão mais validade para as
      milhas, que é um fator importante, e no TudoAzul, todas as milhas têm validade
      de 2 anos… o que é péssimo, principalmente se vc não conseguir emitir em
      promoção, porque nas tarifas normais o TudoAzul é pior que o Smiles…

      – atendimento telefônico: também acho o do Smiles o melhor.. não sei se
      porque eu sou Diamante… o chat também é muito bom…

      Mas, apesar do Smiles ser melhor nestas 3 categorias, elas são
      irrelevantes, SE COMPARADAS as 5 categorias que EU entendo serem mais
      importantes..

      É o velho ditado:

      “… A César o que é de César… ” e o último lugar do Smiles
      é mais que merecido por tudo de ruim que fez e faz com seus associados…

      Faz promoções com bônus de 20/30/35% e depois aumenta a tabela de
      resgate em 100%..

      Some com a disponibilidade de passagens, alegando problemas nos sites
      das parceiras…(hoje eu consigo emitir muita coisa para voar Brasil x Europa,
      voando Alitália, mas emitindo pelo programa da Delta, mas, nas mesmas datas,
      não consigo emitir pelo Smiles, o que deixa claro que o problema não é com a
      Alitália, mas sim a desonestidade do Smiles em nos obrigar a emitir por
      50/65/70k voando KLM/TAP/AF…

      É um programa sem futuro, em função do total falta de
      credibilidade…

      Acho que para reavê-la, só mesmo com demissão em massa da diretoria e um
      pedido público de desculpas.. fora isso, ninguém mais acredita no programa..

      Na verdade o Smiles virou o “banco particular” da Gool.. que
      quando precisa de grana, faz o Smiles inventar promoções de acumulo de milhas..
      enche o cofre e transfere para a Gool…

      Depois, acerta isso aumentando a tabela de resgate..

      Simples assim…

  • Henry

    Censura é coisa proibida no Brasil…

    “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”, isso segundo a nossa Constituição, quer saber mais? Clica aí CONSTITUIÇÃO

  • Allan Konigsberg

    Não é ” o melhor “. É o menos pior.

  • gui vargas

    Não é à toa o resultado do Smiles… Controlado pela piro companhia aérea do Brasil, não surpreende ser o pior programa de milhagem. Sou um dos 9% que abandonei o programa, sendo sempre a minha última opção de compra (atrás até mesmo de ônibus). Gol/Smiles = abacaxi!

  • Claudio Meyer

    Não me admira o smiles estar na última colocação e o multiplus em primeiro. É o óbvio. De um lado temos uma empresa séria, que trata os clientes de forma justa e cobra o correto pelos voos. De outro, uma empresa nebulosa, que ninguém sabe o quanto custará sua viagem em milhas. O que me espantou na pesquisa foi ver o amigo em terceiro, e não em segundo lugar… A avianca, apesar de pequena, faz parte da star aliance, o que permite acumulo nas principais companhias do mundo. Além disso, em serviço de bordo e entretenimento, não deixa a desejar com relação a azul, que, conforme relatos aqui no MD, não tem tabela fixa de resgate, prejudicando seus consumidores. A avianca, para mim, deveria ter ficado com o segundo lugar. Quanto a TAM, espero que a mudança de resgate para a multiplus não altere a quantidade de pontos necessária para emitir uma passagem que, conforme já disse, tem a tabela mais justa do mercado. Além disso, a possibilidade de transferir de diversos cartões, comprar pontos (algumas vezes com promoção como hoje), transferir do km de vantagens, do ipiranga e acumular simplesmente avaliando hoteis e demais itens de viagens no trip advisor, fazem dela SIM a melhor companhia do Brasil com o melhor porgrama de fidelidade. Espero que o resultado desta pesquisa sirve de estimulo (e não de má fé como fizeram outros programas) para ser cada vez mais querido de todos.

  • Beto Karioca

    Estou super feliz com o SMILE na lanterna… era o melhor disparado a uns 5 anos atras, agora dizer q esta pessimo ainda e pouco…

  • André

    Pessoal adora reclamar do Smiles, fala que saiu, não volta nunca mais… Mas ontem mesmo eles anunciaram os resultados do 3o. trimestre e tiveram um lucro maior do que o Multiplus. Então nao parece que o pessoal está abandonando tanto assim…

    • Roberto

      André, claro que tiveram lucro, o programa só busca isso mesmo, ser lucrativo pra eles. Ele está sendo a maior enganação do ano, infelizmente eu e vários outros estávamos acumulando e acreditando na credibilidade histórica do programa. Mas nesse ano mudaram o foco, só vendem milhas e encareceram as emissões de passagens absurdamente, promoções raríssimas, clube smiles que é outro pega-trouxa. Apesar do lucro, é questão de pouco tempo até que as pessoas parem de utilizá-lo, e daí o programa cai em descrédito total.

    • Tarcísio Medeiros

      O Multiplus não sabe como ganhar dinheiro com venda de milhas. Manter a cotação R$0,070 é idiotice. Já o Smiles tem o Clube e diversas cotações “baixas ” de milhas. O Multiplus quando fiz uma simulação ele sequer parcelava , além do sistema ser pelo Pagseguro, ele bloqueia o saldo por 24h caso a compra não seja feita. Em termos de compra de milhas o Multiplus é uma negação total… E certamente boa parte da receita do Smiles são venda de milhas, só que a percepção já está acontecendo. Eu fico besta em saber que ainda tem gente no clube smiles coma cotação de R$0,035, já deveriam ter cancelado há tempos. Se gente “que sabe” tá demorando pra perceber, imagina os n00bs…

  • Torcer para o Smiles melhorar…

    Se bem que não tenho do que reclamar do programa, consegui comprar no meio do ano Campinas -> Orlando por 20.000 milhas o trecho, valeu muito a pena.

    Só tem que estar sempre de olho no site, e não só ficar esperando eles enviarem as promoções e tals.

    Abraço!

  • Guilherme

    o próximo passo é o lucro do Smiles cair… do jeito que anda parece inevitável que isso aconteça…

  • Rafael Poggi

    Não concordo com o resultado. Na minha humilde opinião o TUDO AZUL venceria neste ano, principalmente por conta da facilidade de se acumular pontos, ainda mais quando da transferência dos cartões (houve várias promoções ao longo do ano que garantiram até 100% de bônus!) e inclusive trocar de categoria. SMILES foi o fiasco do ano, isso é fato, principalmente quando o assunto é o preço das passagens (impossível achar um RIO-BUENOS AIRES, por exemplo, que já teve promoção a 6000 pts o trecho por menos de 50 mil o trecho!). O AMIGO surpreendeu também esse ano, renascido das cinzas, e promete crescer no futuro! Já o MULTIPLUS da TAM ficou na mesma, nem piorou, nem melhorou.

  • Muito mimimi, nenhum é essa maravilha não, mas mesmo com o famigerado Smiles longe da sua melhor forma, eu consegui uma excelente compra esse ano: Campinas -> Orlando por 20.000 milhas o trecho!

    A dica é ficar sempre de olho no site, ir acompanhando, e não esperar só as promoções e tals…

    E o próprio nome já diz FIDELIDADE escolha um e mantenha o foco nele, ficar trocando não vai te ajudar, outra dica é manter o máximo possível os pontos do cartão até bem perto de expirar e só depois transferir para um programa.

    Boa sorte!

  • Luis Ghivelder

    O Smiles era ótimo, e agora acabou. Eu fui do Rio a Fernando de Noronha 4 vezes nos ultimos 5 anos, sempre com 10 mil milhas por trecho. Bastava me programar com quase 1 ano de antecedencia e sempre tinha disponibilidade. Agora, em qualquer data, custa sempre 25-30 mil milhas por trecho. Nao preciso cancelar a minha conta, mas e’ muito improvavel eu transferir milhas para o Smile atualmente.

  • Antonio Junior

    Abandonei o Smiles. Eles, agora que vendem milhas, as milhas não servem para nada. Uma reles passagem custa 40.000 milhas.

  • Afonso Abreu

    No início de Outubro, paguei 40K milhas pelo trecho Rio x Vitória. No Multiplus, seria 18K. Infelizmente, na época, eu não tinha pontos suficientes. Meus dias de Smiles (quase 6 anos) chegaram ao fim. Ainda não decidí entre Multiplus ou Tudo Azul.

  • Moacir F

    Fiz questão de votar péssimo para o Smiles, em todas as categorias. Só não saio do programa pelo saudosismo da Varig. A Gol merece todo e qualquer boicote dos clientes. Não confio nem acredito em nada mais que vem desta empresa, para mim está absolutamente fora de cogitação voar com ela.

  • what_the_hell??

    Esse resgate do big Mac hoje custa 2000 milhas!! Tá em promoção até 30/11 por 1600, mas depois volta pra 2000. Não vale mesmo a pena, cada 10.000 milhas valem 100 reais pra eles!!

    • Célio Albano

      Quando lançaram o clube smiles achei que tinha motivos para
      sorrir, com o passar dos meses vi que os motivos são para chorar, mas já estou sorrindo novamente, cancelei minha adesão
      ao club smiles, mes passado estava vencendo 1.000 milhas de minha conta, troquei por 5 casquinhas no
      mcDonalds,(antes dessa “grande” promoção) mais um motivo para meu neto sorrir.

  • what_the_hell??

    Perfeito seu comentário

  • what_the_hell??

    Duvido!
    Com a recente debandada de clientes, seu lucro certamente diminuiu. Veja como o preço das ações deles tem caído vertiginosamente

  • A nota do Smiles me surpreendeu pois esperava ser ainda menor. A melhor coisa que fiz foi migrar para outro!

  • Juliana

    Noronha por 6000 é impossível! Só sefor em 31.02.16!

    • H Lima

      Juliana, eu já vi FEN por 6000, mas é mosca branca. Geralmente o mais fácil é achar o trecho pra REC e de lá pra Noronha por isso(no primeiro fds de julho tinha, partindo de CWB, SAO ou RIO por 6k cada perna). Ainda assim, tem que ter muita sorte.

      • Juliana

        boa dica, vou começar procurar assim, obrigada!

        Em 6 de novembro de 2015 17:30, Disqus escreveu:

      • Juliana

        Dei uma olhada nesta data e o melhor que está tendo é Recife – Noronha por 13mil cada trecho. A sua dica é boa, mas considerando os horários dos vôos (que no meu caso não coincidem) eu teria de ficar um dia em Recife tanto na ida como na volta. É uma ginástica que no final das contas deve dar elas por elas (comprando trechos separados 58mil ida e volta, comprando direto pra Noronha 78mil).
        Quando comparo com o preço da passagem normal fica ainda pior, não compensa mesmo, acaba saindo mais caro.
        Usei este programa com muito gosto nos últimos 3 anos, viajei pra caramba com boas vantagens, mas este ano pra cá virou uma decepção… pura perda de tempo. Lamentável!

    • Jônatas Alves

      Noronha por 5.000 pelo tudo azul, saindo de NAT ou REC.

  • André Felipe

    Guilherme, para pontuar eu ainda prefiro o Fidelidade que o Smiles. Em vez de er um cartão de crédito Smiles, pense em ter um AAdvantage pra pontuar na American Airlines. E no lugar de pontuar seus voos TAM no Fidelidade, usar o AAdvantage. Estou pensando seriamente em fazer isso.

  • André Felipe

    Ainda acho que o SMILES está muito bem classificado. Merecia menos pontuação. A cada dia só piora, como tudo que a GOL tocou/comprou.

    • Célio Albano

      A smilles saiu-se muito bem ainda, muitos votos são de pessoas que não acompanharam as mudanças, só irão perceber na hora de resgatar.
      Perderiam para a DOTZ se a DOTZ participasse da pesquisa “sorria”

  • Célio Albano

    Marcar uma passagem pela aerolineas argentinas (uma parceria
    recente) parece não ser mais possível, vejamos, você marcava uma passagem ida e volta por 20.000 milhas para vários destinos, fico imaginando se voltar a ser possível marcar, quanto sera? Imagino a
    indignação dos gringos dando uma passagem ida e volta por 20.000 milhas pra Ushuaia por exemplo e o smiles querendo 42.000 de São Paulo pra ir ver a casa rosada. Mais um motivo para “sorrir”

    Anunciam que tem trechos para a américa do sul por 6.000 milhas, deveriam informar também a probabilidade matemática pra você conseguir isso, assim como fazem no verso dos volantes dos jogos da caixa, “sorria”

  • Célio Albano

    São
    Paulo Buenos Aries ida e volta. Vejam 42 meses pagando R$ 35,00 por mês (para
    quem esta aderindo agora) no club smiles da 42.000 milhas, em Reais são R$ 1.470,00,
    ai voce pode fazer as malas pra ver a casa do maradona, quem sabe da sorte de
    ver ele na janela dando uma “cheradinha”.
    Detalhe nesse mesmo dia você encontra passagem Ida e volta gol por R$ 965,00 as
    datas pesquisadas são do dia 08 (ida) e
    15 (volta) São Paulo A Buenos Aires em dezembro de 2015. “sorria”

  • Célio Albano

    Volta por 2.000 milhas, suponhamos o seguinte, você te um
    “latão” que voa e cabe 150 passageiros, todos sabemos que as datas oferecidas
    sobram assentos, mas não esqueça que pra
    você voltar você terá que ir, exemplo:
    pesquisa smiles na data de 12/11/2015 e 18/11/2015 Porto Alegre x Belo Horizonte 12.900
    ida + 2.000 volta = 14.900 milhas
    multiplus Porto Alegre x Belo Horizonte 5.000 ida
    + 5.000 volta = 10.000 milhas “sorria”

  • Paulo Martins

    Muito justo!
    O Smiles já era!

  • Rubin Diehl

    Tenho Multiplus, Azul, Avianca e Smiles com pontos atualmente; Sem pontos no momento, tenho também AirFrance, TAP. O Smiles e Azul ficam milhas e milhas à frente dos outros. O programa Amigo da Avianca é uma piada, viajei muito a trabalho, os pontos são muito minguados, nunca consegui trocar por nada e a esta altura caducaram. Nunca tive problema com senha em nenhum deles.
    TODOS os programas de milhagem são muito FDPs no que se trata da VENDA de milhas, revalidação e transferência. Recebo ofertas para comprar milhas da Gol e TAM a R$0,07 por milha, o que é um ABUSO. Só compra quem está mal informado, pois na hora de comprar passagens, elas valem cerca de R$0,03 – 3 CENTAVOS por milha utilizada.
    Na página do MelhoresDestinos, teve uma promoção da TAM dias 3 e 4/11/2015 confirmando isso – milhas de R$0,07, na promoção 60% de desconto – R$0,028 cada, ainda assim, no limite da equivalência.
    É um ABUSO! Fiquem atentos

  • Hilário Charles Oliveira

    Mais que merecido o prêmio de primeiro lugar para o TAM Fidelidade, um grande parceiro dos seus membros para acúmulo de pontos e muitas opções de trocas tanto por passagens aéreas da TAM e suas parceiras, quanto por diversos produtos. TAM Fidelidade o melhor. Quando ao SMILES sem muitos comentários, fui membro do programa de fidelidade e em menos de 1 ano abandonei o mesmo.