No ar o Guia de Los Angeles: vá muito além das estrelas!

Monique Renne 21 · agosto · 2014

Ao receber a notícia que eu iria escrever o Guia de Los Angeles para o Melhores Destinos as primeiras coisas que vieram à minha cabeça foram: fotografar o pôr do sol com a roda gigante do Pier Santa Monica e dar um jeito de assistir, ao vivo, às gravações de um seriado. A primeira tarefa parecia fácil. Bastava acompanhar a previsão do tempo e ir à praia em um dia de sol. Coisa corriqueira quando estamos falando de uma cidade californiana famosa pelas praias.


Já o segundo desafio era daqueles que nos deixa malucos. Participar das plateias, apesar de pouco comum entre os brasileiros, é um dos passeios mais concorridos em Los Angeles. Conseguir uma vaga exige paciência, organização e um alarme no celular para disparar na hora exata que abrem as inscrições. E eu estava muito disposta a conseguir! 

LOS ANGELES-017

Enquanto tentava, conversei com muita gente sobre as impressões de LA. As respostas, quase unânimes, diziam que é impossível ficar sem carro na cidade. Impus mais um desafio à viagem: estudar o transporte público e usá-lo na real! Confesso: no mapa tudo parece muito complicado. Mais tarde descobri que na prática também.

Foi necessário escolher uma hospedagem que facilitasse o acesso a ônibus e metrô. E isso me levou direto à Hollywood! Bem ali, de frente para o apartamento alugado, estava a estrela de Duke Ellington. Era hora de começar a nossa viagem pela terra das estrelas.

LOS ANGELES-009

 

Muitos destinos do mundo exigem tarefas obrigatórias em uma primeira visita. Los Angeles está no topo da regra. Caminhar pela Calçada da Fama, tirar fotos do letreiro de Hollywood, uma passadinha no Chinese e Dolby Theatre, ver vitrines na Rodeo Drive e visitar um estúdio de cinema fazem parte da viagem e são até divertidos. Já algumas pegadinhas, como o tour pelas casas das celebridades em Beverly Hills, são altamente dispensáveis. Desafio os leitores a identificarem os proprietários de tantas mansões fotografadas. Cinco minutos depois do passeio eu já não lembrava nenhuma delas!

Se você chegar à cidade com a intenção de fazer apenas esse tour básico descrito acima, talvez saia de lá com a impressão de que Los Angeles é um destino desinteressante. Mas como acreditar que a segunda cidade mais populosa dos EUA poderia ser chata? Para mudar de ideia basta ficar alguns dias a mais.

LOS ANGELES-014

No começo é fácil se perder entre os bairros. Aliás, nem tudo é bairro! Que choque ao descobrir que Beverly Hills é uma cidade! Distritos, bairros, cidades, condados… É para deixar qualquer turista maluco! Maluquice também é andar pelas freeways, sempre engarrafadas. Até hoje estou tentando entender o porquê dos motoristas circularem por elas, já que dentro da cidade quase não tem trânsito. E posso dizer com conhecimento de causa, pois passei alguns dias andando de ônibus. Ah! Uma dica a quem quiser se aventurar no transporte público: eles são bastante eficientes quando temos um app de locomoção à mão. Quem poderia decorar um sistema de transporte com mais de 200 linhas? Impossível!

Passado o choque de ser uma cidade tão grande e tudo tão distante, foi fácil entrar no clima. Eu, brasileira, fazia parte da metade da população de Los Angeles que é composta apenas por estrangeiros. Essa realidade está claramente representada nos redutos étnicos e na variedade gastronômica. Mesmo nos farmers markets, onde o produto vem da região agrícola californiana, o sucesso fica por conta de stands que vendem churrasquinhos coreanos, massas italianas, tacos mexicanos e quitutes brasileiros. Tudo regado a muitos frutos do mar, afinal estávamos à beira do oceano Pacífico!

LOS ANGELES-026

Sob o sol da Califórnia, a vida é bem mais leve e feliz. Impressionante como o astral muda ao pisar o Pier Santa Monica. Se alugar uma bicicleta para pedalar até Venice, você se sentirá em outro planeta! E não estou falando aqui dos produtos que você poderá consumir por lá, mas sim do clima, das pessoas e das extravagâncias comuns à área.

LOS ANGELES-025-2

A cidade, que cresceu com base em histórias de ficção, é especialista em nos transportar para outros mundos. Universal Studios, Disneyland, California Adventure, e todos os estúdios de cinema têm o poder de nos levar a outras realidades, ainda mais fantásticas. Fiz um selfie com Homer e Marge Simpson, andei três vezes seguidas na montanha russa do desenho Carros, ri muito com os Minions e curti cada segundo do passeio pelos bastidores dos estúdios. Impossível não se emocionar ao entrar no primeiro parque de Walt Disney.

LOS ANGELES-039

Para desacelerar o ritmo, o melhor é visitar um dos museus da cidade. O MOCA – Museu de Arte Contemporânea e o LACMA – Museu de Arte de Los Angeles estão entre os preferidos, porém o Getty Center e o Griffith Observatory presenteiam o visitante com uma vista incrível da cidade. Para os amantes de automóveis, LA guarda uma surpresa especial: o Petersen Automotive Museum.

Entre todas as atividades que LA oferece, uma das imperdíveis para os brasileiros são as compras. Posso garantir que a cidade está entre as melhores dos EUA neste quesito. Do popular Fashion District, passando pelos descontos enlouquecedores dos outlets, até a elegantíssima Rodeo Drive, você certamente irá encontrar o seu lugar. Alguns destinos de compras vão além das promoções. Circular pelo Grove é, antes de mais nada, um passeio dos mais agradáveis, assim como a Third Street Promenade.

LOS ANGELES-037

 

Ao visitar Los Angeles, tenha em mente que quanto mais tempo ficar por lá, mais você vai gostar. Ah! Antes que eu me esqueça… Sim! Consegui um ticket para ver a gravação de Two and a Half Men! E foi uma das melhores experiências que tive na cidade. Perdoem-me os leitores, mas preciso dizer, o Ashton Kutcher é bem bonitão pessoalmente! E quanto ao pôr do sol no Pier Santa Monica, foi um dos momentos mais mágico da minha vida de viajante…

LOS ANGELES-032

Está pensando em ir para a cidade? O Melhores Destinos preparou o Guia de Los Angeles com tudo o que você encontrará por lá. Veja quando ir, onde se hospedar, como chegar, o que fazer e como se locomover, além de várias dicas sobre as praias, museus, estúdios de cinema, parques temáticos e vida noturna.

Já esteve em Los Angeles? Compartilhe com a gente a sua experiência e aproveite para avaliar o destino lá no guia. Nossos roteiros são feitos com a participação e dicas de vocês!

Publicado por

Monique Renne

Editora de Destinos

  • Que guia legal !!!! Tomando um café bem passado e este guia, meu dia está completo!!!! Parabéns para quem o fez !!! Adoro LA e arredores !!!!

  • Mariane Oliveira

    Gente que demais!! Estou me programando para Maio/2015, POA > Los Angeles > Las Vegas > POA e era disso que eu precisava, dicas boas e que tem fundamento! Vou pesquisar agora nos links de hospedagem e os demais que colocaste em enfase, principalmente o transporte, pois todos que conversei e que foram para lá me disseram a mesma coisa, alugue um carro! rss
    Estarei sozinha e a partir daqui, verei se realmente pode ser bom desfrutar do transporte público. rss
    Obrigadaa pelas dicas!

    • Mariane, me virei super bem no transporte público, de verdade! Porém um app como Google Maps, que indique o ônibus, a direção e a parada é fundamental (ou seja, é bom comprar um chip local). Só usei táxi umas 3 vezes: para sair à noite e para ir ao Getty Center. Em Vegas é MUITO fácil andar de ônibus. No guia tem todas as dicas 🙂

    • Fernanda

      FArei esse roteiro em outubro Mariane… 🙂

  • Natalia

    <3 Perfeito, to indo pela primeira vez em Outubro agora ahahah ja nao vejo a hora!

  • marcelo

    Mas como Vc Conseguiu o ticket para ver two and half man ?

  • Fabiano

    Quero passagens em conta para LA em outubro, novembro.. 🙁

    • Cássio Campos

      Fabiano, esses dias teve, por que não aproveitou??? Não perca as oportunidades. Abraço!

  • Marcos

    Texto muito bom! Parabéns a todos que contribuem para este blog ser um sucesso.

  • Rafaela

    Parabéns pelo guia….consegui me teletransportar para Los Angeles logo cedo. Obrigada!

  • claudia

    Muito legal o guia, realmente L.A. é maravilhosa… em uma viagem a California, vale muito a pena incluir San Diego também.

  • Julio Cesar

    Qunado fui a Los Angeles em 2012 mu filho vomitou na calçada da fama !! Ao lado do Louis Armstrong !

  • Guilherme

    o ashton kutcher é um delicioso! não ia conseguir ficar tranquilo na cadeira,ia querer voar em cima dele!

    • kakakakakakakakkaak! Pela TV eu nem achava essas coisas, Guilherme. Mudei de ideia quando ele pisou no palco!

  • gorgonzola

    Legal o guia, fui em várias dessas atrações. Mas não imagino ir a LA sem alugar um carro lá. Facilita muito e o trânsito não é tão caótico quanto eu imaginei que fosse. Inclusive para ir a Vegas ou outras cidades da CA.

  • Fabio

    Das grandes cidades que conheço no mundo, LA foi minha maior decepção. Esperava muito mais de lá.

    Na minha opinião ela fica completamente ofuscada por destinos mais interessantes por ali como San Francisco, Santa Barbara, San Diego e Las Vegas.

    • joao_alberto

      Concordo, adicionando que Las Vegas também foi decepcionante.

      • Cássio Campos

        Las Vegas decepcionante? Justifique sua resposta, por favor.

    • Tatiana

      Concordo Demais!! Eu particularmente odiei LA! Os parques são legais (Disneyland e Universal) e o passeio pela Warner também! Mas é só!
      Achei o pier de Santa Mônica pequeno e sem graça!!
      Se for opção prefira San Francisco, muito mais interessante!

    • Carlos

      Já fui 3 vezes à Los Angeles e é um destino simplesmente espetacular! Posso dizer que fui também as 3 vezes para Vegas e na minha opinião Los Angeles dá de 10 a 0! Digo isto porque em LA existem muito mais atrações e locais diferentes para se aproveitar. Realmente, quem não gostou é porque não soube se organizar ou ficou muito pouco tempo.

  • Vívian

    Quero uma promo para LA, será que vai rolar?

  • Eduardo Queiroz

    Parabéns pelo post Monique. LA tem algumas coisas maravilhosas, mas muitos defeitos… O trânsito é o mais insuportável que já vi na vida, teve um dia que demorei 5 horas para percorrer 100km (do outlet ao hotel). Mas Santa Monica é bem legal, levando em consideração que é uma praia do pacífico. No geral, LA nunca mais!

  • Marco

    LA não tem nada demais, vão conhecer outros lugares que vale mais apena. Os parks da disney são para crianças…os outros não fui…. Para quem mora no litoral do brasil, não vai se impressionar com as praias de lá..
    Fazer uma viagem com o objetivo conhecer LA não vale apena. Se for só de passagem tudo bem….

  • Nicole

    Acho que só não gosta de Los Angeles quem ficou pouco tempo lá. Fui para lá fazer turismo e um curso de especialização intensivo, fiquei pouco mais de 1 mês. Ao programar a viagem, não me empolguei muito. Mas após alguns dias, me apaixonei demais pela cidade e arredores. Quem tem a oportunidade de viver de verdade a vida de quem mora lá, se encanta. Visitei todos esses locais e mais alguns… e ainda faltou muita coisa. Sem contar no clima, pois fui no inverno e o sol estava sempre brilhando, lindo! As desvantagens ficaram por conta de um terremoto e um incêndio… mas são coisas normais para quem é de lá. Com certeza vou voltar, inclusive eu e meu namorado sempre brincamos que vamos morar na Califórnia um dia. Quem sabe?!

  • Mônica

    A primeira vez que fomos detestei. Passávamos mais tempo dentro do carro do que nas atrações. Na segunda, tinha um amigo local que nos ajudou muito. Minha dica é dividir os dias por regiões, porque realmente as distância e os engarrafamentos são muito grandes.
    Deixem o sábado para curtir a tarde e o por do sol em Venice e depois sigam para a Third Street Promenade. É a maior muvuca.
    Pertinho de LA tem a maravilhosa Sta. Barbara ao norte, Huntigton Beach, Laguna Beach e San Diego ao sul. E Las Vegas a cerca de 5h de carro.

  • Gabriel

    Fui no Pier de Santa Monica e não gostei só mexicano e gente pobre,os banheiros sujos e um clima pesado.
    Huntigton Beach da 10 a zero em santa monica, porém não tem parque, mas enfim um ótimo por do sol bom para fazer compras e alugar bikes

    • Gabriel

      Sem contar que Las Vegas é decepcionante, taxi fede a cigarro e é muito quente unica que coisa que vale a pena são os shows em hotéis e ir aos outlets do sul e do norte.
      Santa Cruz uma cidade proxima perto de San Francisco é uma ótima opção.
      Se for para San Francisco não alugue o carro pois o transporte é fácil e de qualidade.
      San Diego ótimo lugar para fazer compras porém tem que ir cedo ao outlet das America pois fica na fronteira com Mexico, os preços são impressionantes mas o Mexicanos limpam tudo

  • Izabel

    Muito em tempo esse post! Moro na Austrália e tô indo pro Brasil via Los Angeles.. Vou ter uma parada de 20h por lá. Não sei se o jetlag vai me permitir aproveitar muito, mas alguém dá uma dica do que é imperdível nessa lista toda!? Tô inclinada a ir nos parques Universal e Disney. Mas ainda não sei quão viável é isso com tão pouco tempo, e agora fiquei crisada com essa questão do trânsito!

    • Izabel, ir para o Universal dá, porque é bem no meio da cidade e o acesso é super tranquilo de metrô. Já a Disney é bem mais longe! Se fosse você, faria uma visita aos estúdios da Warner. Tem hora marcada, fica bem localizado e você não corre o risco de perder o voo 🙂

  • Jorge

    Ola Monique.
    Eu tambem vou assitir um seriado da Warner mas no mesmo dia vou fazer o Vip Tour. No ticket do seriado diz que nao pode entrar com celular, camera. Mas quero levar pois no Vip Tour pode tirar fotos! Voce sabe se eles tem lockers para guardar essas coisas? Ou terei que voltar para deixar no hotel? Obrigado!

    • Monique Renne

      Jorge, eu não levei nada porque fiquei com medo de ser barrada. A revista é realmente grande e eles repetem a todo momento que não pode entrar com nada. Se você estiver de carro, basta sair do tour e guardar, sem problemas. Eu fui de ônibus, kakakakak. Vi algumas pessoas que guardavam o celular discretamente dentro de uma bolsinha dentro da bolsa, ou seja, na revista da bolsa eles não pegavam. Definitivamente você não pode nem pensar em usar o celular e câmera lá dentro. Meu conselho é que você guarde tudo para não se chatear.

  • izabella

    two and half man ??? OMG!! Perfeiçãoooooooooooooo!!

  • Eu fui agora em agosto e ainda sinto saudadrsxde lá. Sim, 5 dias foi pouco. Concordo com tudo que foi dito. Não fui à Venice, não deu tempo. Também preferi alugar um carro e com GPS ficou tudo! Ah, vale a pena TB comprar um chip com uso dr internet. Por em média $30 você pesquisa os melhores pontos turísticos, endereços… É só pôr no GPs e ir embora! Eles respeitam muito as leis de trânsito, portanto, sem exageros. Agora você não citou a possibilidade, de carro, para ir ao SIx Flags ( parque de montanha russas e aquático) que foi umas das maiores emoções da minha vida, e o SeaWord, que também não consegui ir. Mas assistir a gravação de um seriado??? Ir no Doubly? Não pensei nisso. Achei uma pena não ir à San Diego. Achei LA muito melhor que Las Vegas!!!!

  • Eu gostei de Los Angeles, e até voltaria lá (a AA agora tem vôo direto, o que facilita bastante), mas prefiro muito mais NYC e Miami!!!

  • Eu gostei muito de Los Angeles. Sem falar que andando um pouco de carro vc encontra muitas outras atrações…

  • Eduarda

    Quando vai sair o guia de NY?