As 7 dúvidas mais comuns sobre promoções de passagens aéreas

Denis Carvalho 20 · junho · 2014

Recebemos milhares de leitores todos os dias aqui no Melhores Destinos e muitos deles estão descobrindo agora que é possível economizar muito com as promoções de passagens aéreas e os segredos para fazer isso. Para ajudar os novatos, decidimos fazer esse post especial com as principais dúvidas que recebemos e suas respectivas respostas, já que no dia a dia muitas vezes não conseguimos tempo para explicar tudo em detalhes pelos comentários. Por enquanto são sete, mas com o tempo poderemos acrescentar mais algumas, conforme mais dúvidas forem surgindo! 

1.Como encontrar passagens mais baratas ou em promoção?

Resposta: Lendo o Melhores Destinos! 🙂  Mas além de acompanhar nossas postagens, vale a pena fazer suas pesquisas com os destinos desejados, pois os preços das passagens mudam a todo instante. Para isso é essencial saber onde pesquisar e algumas dicas, como a hora certa de comprar. Temos um post especial sobre isso: saiba aqui todos os segredos para encontrar as melhores passagens promocionais.

2. Será que é possível sair promoção da minha cidade para tal lugar? 

Resposta: Sim, é possível! Esta é a boa notícia! A má notícia é que não é possível prever se vai sair, quando vai sair e qual será o preço cobrado. Muitos brincam que para isso o MD teria que ter uma bola de cristal e seria mais ou menos por ai, já que pode surgir uma grande promoção a qualquer momento! O jeito é acompanhar sempre os preços e saber a hora certa de comprar as passagens, pois é o período em que normalmente as companhias fazem promoções.

3. Por que não sai promoção da minha cidade?

Resposta: Promoções são ações estratégicas das companhias aéreas. Vários fatores são avaliados ao se decidir quando fazer uma promoção, as cidades incluídas e o período de compra e viagem. Taxa de ocupação nos voos, concorrência, necessidade de divulgar a rota ou o destino, incentivos externos e eventos são apenas algumas das variáveis consideradas pelas companhias. O assunto é tão importante que nenhuma companhia revela sua estratégia. Isso quer dizer que empresa nenhuma deixa de incluir cidade por “discriminação”, por achar que aquele local “não vale a pena” ou “só tem ricos” – apenas para citar algumas hipóteses quase paranoicas levantadas por leitores 🙂 Se sua cidade tem ficado de fora, saiba que isso não é para sempre. Se mora próximo de alguma capital, logo ela voltará a ser incluída!

4. Mas e se minha cidade nunca é incluída nas promoções?

Resposta: Leu a explicação anterior e pensou: “mas o aeroporto da minha cidade é pequeno, nunca tem promoção mesmo!” Bem, em primeiro lugar se sua cidade é servida por uma das três grandes companhias nacionais – TAM, GOL e Azul – sempre há possibilidade de aparecer promoções nacionais e até internacionais, por meio de acordos de codeshare. Cansou de esperar? O plano B é avaliar o deslocamento ao aeroporto polo mais próximo ou mesmo aos gigantes Guarulhos e Galeão, pagando um voo nacional. Muitas vezes o preço compensa, mas esteja atento ao tempo entre os voos para não passar apertos e à franquia de bagagem, que muda de acordo com o tipo de voo – veja mais aqui.

5. Posso descer na cidade de conexão e ignorar o voo final?

Resposta: Essa é uma pergunta que surge todos os dias! Aparece a promoção para uma cidade pouco procurada, por exemplo Dallas, mas o voo faz conexão em Nova York e o preço está ótimo! Muitos leitores logo pensam em comprar a promoção, descer em Nova York e ficar por lá, ignorando o voo final. Podem fazer isso? Na maioria dos casos, a resposta é não! Em primeiro lugar, há a questão das malas: algumas vezes ela segue direto para o destino final. Em segundo lugar porque a companhia pode considerar “no show” no voo final e cancelar toda a reserva! Por fim, mesmo que descesse na cidade de conexão, teria que seguir até o destino final para pegar o voo de volta. Mas note que dissemos “na maioria dos casos”, você pode tentar conversar com a companhia aérea e chegar a um acordo para ficar na cidade conexão – só não faça isso sem avisá-la. Há outra exceção: se você mora na cidade de conexão (por exemplo, São Paulo) e compra saindo de outra cidade brasileira (por exemplo, Curitiba). Na ida terá que ir a Curitiba para embarcar, mas na volta poderá pegar sua mala e ficar em Guarulhos. Como se trata do último trecho da viagem, não haverá problema em ser cancelado – mas sempre recomendamos informar a companhia aérea com antecedência!

6. Posso comprar uma passagem promocional e alterar a data?

Resposta: É possível, mas não é viável! Todo mundo imagina comprar uma passagem baratinha na promoção e alterar para uma data da alta temporada, como Ano Novo. Há dois problemas nessa estratégia: o primeiro é que a companhia aérea vai cobrar de você a diferença da tarifa na nova data, o que acaba com toda a vantagem financeira. O segundo é que para fazer a mudança pode ser cobrado alguma taxa  – às vezes até 100% do que você pagou na passagem. Ou seja: esqueça!

7. Só acho esse preço nas agências de viagem, mas não no site da companhia aérea. É seguro comprar?

Resposta: Sim! Acontece que muitas vezes as companhias fazem tarifas especiais para agências, tanto físicas quanto na internet. Isso é possível pela quantidade de passagens que essas agências comercializam. A lógica é parecida com o porquê é mais barato comprar nas grandes redes de hipermercados: elas conseguem baixar o preço devido à quantidade. Com isso, as agências conseguem vender passagens com bons preços, mesmo cobrando sua comissão e todos saem ganhando!

Acha que alguma pergunta merece entrar na lista? Deixe dua opinião nos comentários! Mas não vamos responder dúvidas pessoais nesse post (por exemplo: “quero viajar mês tal, para tal lugar”) Encaminhe, por gentileza, essas perguntas para os posts de promoções relacionados ou use nosso fórum para ter a opinião de outros leitores! O link está no alto dessa página! Perguntas e comentários sobre o Melhores Destinos, assim como dicas de promoções, podem ser encaminhadas para o e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Alvaro

    Boas dicas!

  • Marcia

    Alguém sabe se alguma companhia aérea nos Estados Unidos também tem o que a Avianca faz aqui no Brasil, que é conceder a franquia de bagagem internacional em voo doméstico se você embarcar em voo internacional dentro de algumas horas, mesmo comprando o bilhete separado? Eu já procurei nos sites de várias companhias e não encontrei nada sobre isso.

    • Joao Franca

      Se comprou o bilhete separado voce perde a franquia internacional. Mas comigo ja aconteceu casos de eu mostrar o bilhete internacional e ela mudar para franquia nacional. Agora so nao me lembro se era mesma empresa do voo internacional ou nao.. Faz tempo!!

    • Eduardo

      Se vc for fazer o trecho nacional por uma companhia que tenha acordo de codeshare com a empresa americana, por exemplo Delta e Gol ou American e Tam, habitualmente as empresas nacionais honram a franquia internacional de bagagem se o intervalo entre os voos for inferior a 24h, mesmo se vc fizer a compra separada. Basta mostrar o bilhete do voo internacional no check in do voo nacional.

      • marcus

        inclusive no site do melhores destinos tem falando quais empresas tem o acordo codeshare, de um google franquia de viagens melhores destinos que vai achar.
        Ja voei saindo de GRU pra NYC sendo que moro em FOR, peguei um voo de FOR-GRU e a franquia foi honrada sem problemas pela gol, ja que a COPA tem acordo com ela, que era a empresa que fiz GRU-NYC

        MEU POST JA ESTAVA ESCRITO QDO FUI OLHAR NOVAMENTE E ACABOU! A GOL NAO FAZ MAIS ISSO! ABSURDO :(((

        • Gabriel Q.

          A TAM declarou que não faz mais isso, nem mesmo se desembarcar de voo internacional TAM para pegar um voo doméstico TAM. Lastimável!

          • Valeria Tome

            Bom dia. Se você comprar a passagem nacional e a internacional em um mesmo bilhete (compra conjunta), a empresa aérea considera o peso internacional. Por exemplo: Fiz uma viagem para o Canadá saindo de Ribeirão Preto e fazendo conexão em São Paulo. Comprei a passagem em uma compra única e a GOL considerou o peso de 2 malas de 32 Kgs.

    • amadeu carvalho

      Apesar de decorrido bom tempo da primeira pergunta, acho valido narrar minha experiencia para alerta de todos. Eu voei de American para Miami, de la para Toronto (fui de trem para Montreal) de Montreal para New York e retornei a SP. Nesse voo de Montreal para New York (franquia diferente da do Brasil para USA, consideram voo local do Canada para USA), a atendente inadvertidamente, questionou minha bagagem e eu paguei us$ 50.00 pela mala excedente, pois ela não entendeu que eu havia ido do Brasil. Aqui chegando, contatei a American, transmiti o numero do bilhete de embarque e fui reembolsado desse valor, pois meu bilhete inicial era unico para todos os voos.

      • Leonardo F J

        Ótimo saber disso, a American levou quanto tempo p te reembolsar e foi em que forma? Cartão de crédito ou em.cash?

  • Ótimo post! Valeu MD!

  • Além do MD eu sempre entro no site http://matrix.itasoftware.com/

    é muito bom

    • Eu uso esse site como base também. É muito bom na maioria das vezes, mas nem sempre aparece todas as companhias, ou as vezes faz voos casados que (acho) que são impossíveis de comprar( tipo Avianca e Delta )

  • tereza

    Pretendo comprar passagens para a europa na lua de mel, em março do proximo ano. Mas não temos certeza se meu noivo conseguirá tirar ferias nesse mes. É recomendável comprar as passagens promocionais? Como vejo se a passagem que comprei da acesso a remarcar?

    • MTorres

      Depende mais do chefe do seu noivo. Sempre é recomendável comprar passagem promocional.

      As passagens normais tambem paga-se multa e diferença de taxa.

    • Eduardo

      Cada companhia tem uma regra diferente p/ remarcação. Habitualmente eles cobram uma taxa e tb fazem o ajuste da tarifa para o valor do bilhete que vc deseja. Por exemplo, se vc comprou uma passagem por 1000 reais e quer mudar p/ uma data na qual o bilhete custaria 1500 reais, eles provavelmente vão te cobrar uma taxa de remarcação mais os 500 reais de diferença das tarifas. Sendo assim ficaria mais caro do que se vc comprasse o bilhete na data desejada. O único detalhe é que se a companhia por acaso alterar o seu voo (data ou horário) mesmo que seja por 1 minuto, vc passa a ter direito a cancelar a compra ou alterar a data do voo, sem custo!!! Mas tem um intervalo determinado para voar, tipo 15 dias antes ou depois da datas originais sacou???!!!

  • Carlos Rafael

    Se você deixa a companhia aérea te cobrar qualquer multa acima de 10% vc está sendo roubado. Segundo o PROCON isso não pode. E eu nunca paguei essas multas propostas como está no post, inclusive aconteceu no mês passado.

    • marcus

      10% do valor de QUE? do que pagou? ou do que virou? as passagens mudam de valor, se vc precisar em cima da hora mudar, certamente nao será 10% do valor promocional caso tenha sido

    • Daniel

      Tem razão Carlos. O PROCON preconisa esse valor máximo de 10%, entretanto esse percentual corresponde ao valor "cheio" do bilhete e não sobre o valor pago. Na prática existe um valor estabelecido para remarcação e para o "no show" assim como para o reembolso.

  • Rita de Cássia

    Parabéns, acompanho sempre vcs pra comprar passagens e isso tem ajudado muito no meu orçamento. Obrigada pelas dicas.

  • Carlos Paiva

    Carlos Rafael
    Explique melhor como vc faz isso, ja que é um assunto que vale para todo mundo. Compartilhe sua tática, pq me parece que seu caso é unico.

  • Eu já fui 5 vezes a Europa e USA. Sempre pela TAM e uma vez pela Delta. A TAM sempre mudou alguma coisa no voo, pois sempre comprei com antecedência. Se a mudança for superior a 15 minutos, você pode fazer alterações nos trechos de origem e saída, inclusive de datas. Se eu não me engano são 30 dias para antes ou depois. Já consegui pegar reveillon e natal dessa forma, pagando uma tarifa promo e paagando bem mais barato. Porém é um risco,mas a TAM sempre mudou as datas ou horários. Estou com passagem para os USA (TAM via AA) e quase todo mês meu voo sofre mudanças de 30 minutos, isso possibilita que eu também altere, caso eu queira.

    • O meu aconteceu a mesma coisa ia viajar agora dia 03 julho para a Alemanha pela Cingapure Airlines com milhas da tam, houve uma alteração no horário do voo. Aproveitei a situava e troquei minha passagem para viajar dia 01 de julho. Ganhei 2 dias.

  • Carlos

    Achei uma passagem pela TAM de salvador(BA) p/ Paris pela TAM por R$ 1.811,00 ( txs embarque incluidas) e com conexão em Guarulhos. Já o mesmo voo p/ Paris saindo de Guarulhos sai por R$ 2.833,00 ????????????????????? Qual a explicação se por Salvaor estaria incluido mais um trecho na ida e na volta ???
    Obrigado.
    Carlos

    • Eu acho que aí se enquadra o fator de oferta e demanda da TAM nos vôos de Salvador para Paris(minha opinião). Geralmente as promoções abrangem cidades onde a procura é menor. Ou seja: se de Salvador para Paris não tem tanta procura como de SP para Paris, eles fazem isso que é para ter um numero maior de pessoas voando de Salvador para Paris. É como quando voce compra, por exemplo, uma passagem do Rio de Janeiro para Paris pela Lufthansa (que necessaramente pára primeiro em Frankfurt já que é uma cia alemã) e paga menos do que se fosse SÓ para Frankfurt apesar de voce ter que passar por la para ir a Paris. O mesmo ocorre se comprar Rio-Paris pela KLM…vai pagar menos do que se comprar Rio-Amsterdã apesar de que indo para Paris pela KLM voce terá que parar em Amsterdã antes de ir para Paris…

      • Deve ser a resposta da promoção da Condor, ou da Air Europe.

    • Andre Buenas

      Carlos, verifique a tecla de interrogação do seu teclado pois a mesma está presa.

    • Voos diretos são sempre mais caros que voos com conexão, pois todo mundo prefere fazer o voo sem paradas. Esta é uma boa pergunta, vamos incluí-la na lista!

  • Uma duvida quanto a descer fora da conexão, na volta, por exemplo, se comprando PAris Rio, mas saindo do voo e desembarcando em SP, e desprezando o trecho final. Eu já ouvi dizer que há empresas que cobram multas no cartão de crédito usado na compra se isto ocorrer. Alguem já teve este problema, ou é apenas uma lenda que me foi contada?

    • Gilberto

      Aproveitando a pergunta, emendo a seguinte questao que nunca fiquei sabendo, se ocorre mesmo, mas quem abandona o trecho final de um bilhete ida e volta, ou ainda open jaw na volta antes da conexao final, perderia os pontos no programa de viajante frequente que solicitar a pontuacao?

  • Monique

    Gente, eu tenho uma grande dúvida: Sempre que eu encontro uma passagem e promoção para a Europa, a taxa de embarque está quase no mesmo valor da passagem. Isso não é propaganda enganosa? Acontece sempre isso?

    • meliasjr

      Boa pergunta Monique!

  • Marcos Melo

    Tenho um grupo de 10 amigos que quer viajar. É possível comprar todas as passagens de uma vez e cobrar no cartão de crédito de cada um?

  • A grande dica é acessar o MD e comprar sem pensar muito, pois as promoções acabam em minutos depois de publicada aqui.. 🙂

  • Telka

    Qual é o período de antecedência ideal para comprar passagem internacional com milhas?

  • Vanessa

    Alguém sabe me responder essa: como funciona a lógica das promoções das passagens áereas qdo a passagem q eu procuro tem stopover? Com qto tempo de antecedência devo procurar para encontrar a melhor tarifa? Obrigada!

  • A companhia aérea seria obrigada a oferecer ao menos água em seus vôos onde não são fornecidos lanche e bebidas gratuitamente?

    • Maurício Paixão

      Isso depende da legislação interna de cada país. No Brasil as companhias são obrigadas a oferecer água livremente, ao menos. Já na África do Sul, não. Tudo (absolutamente tudo) era cobrado. Mas era um preço justo, parecido ao praticado em terra.

  • Emilson

    Sugestões de assuntos para as dicas:
    a) Formas de pagamento existentes – qual a melhor?
    b) Bagagem – quais os limites para os destinos EUA e Europa.
    c) Tarifas de embarque, como funcionam nos voos internacionais.

  • Danielsson

    Ainda sobre o item 5, ano passado saiu aquela promoção sensacional de voos para os EUA por 320 Reais. O problema é que os voos eram “pinga-pinga” e saíam de Porto Alegre. Mas faziam conexão no Rio. Nesse caso, eu poderia pegar a partir do trecho no Rio, mesmo indo para o mesmo destino final? Isso pra evitar fazer um Rio-POA-Rio-MIA. Ainda assim valeria a pena pegar o trecho de ida e volta nacional, mas podedendo evitar fazer 2 trechos “inúteis” seria bem melhor ne? hehehe

  • joao carlos

    sobre o item 5 eu ja fiz um voo do rio para belem e desci em sao luis claro era escala e na volta tive que seguir ate belem para voltar para o rio,pior de tudo 12 hs de busao de sao luis a belem ufa.

  • Ligia

    Será que apos os jogos aparecerá alguma promoção? Estou querendo para agosto. Por favor podem me informar????

  • Tatiana

    Tenho uma duvida que sempre me impede de comprar passagens promocionais: a data do retorno. Sempre vejo que a volta é 1 semana depois da ida. Mas se eu quiser ficar mais tempo no destino final, consigo embarcar em outra data da descrita no valor da passagem promocional? Agradeço a resposta. Att,

    • Oi Tatiana, no final de todos os posts tem um aviso dizendo que você pode mudar as datas. Nenhum promoção é restrita a 7 dias.

  • Oktoberfest 2014

    Excelentes dicas para quem está pensando em viajar. Parabéns pelo post.

  • Ótimas dicas! É sempre bom pesquisar bastante antes de comprar. Valeu…

  • Amanda Prestes

    Gostaria de saber se é seguro comprar pacotes de viagens internacionais pelo hotel urbano por exemplo
    https://secure.hotelurbano.com/comprar?oft=56541&…

  • Bia

    Para fazer parada no México precisa de visto? Tem uma passagem pra Nova Iorque que faz 1 parada pra troca de aeronave no México, queria saber se tem alguma exigência.

  • Oi Bia, não precisa de visto para o México, só passaporte dentro da validade

  • Talita

    ola me chamo Talita comprei uma viajem de lua de mel a punta cana em abril de 2016,pelo Hotel Urbano, mas so posso marcar a data em junho, neste mes vou saber a data certa e o hotel..tem algum perigo?? alguem sabe me informar sobre este site
    obrigada

  • amadeu carvalho

    Apesar de decorrido bom tempo da primeira pergunta, acho valido narrar minha experiencia para alerta de todos. Eu voei de American para Miami, de la para Toronto (fui de trem para Montreal) de Montreal para New York e retornei a SP. Nesse voo de Montreal para New York, a atendente inadvertidamente, questionou minha bagagem e eu paguei us$ 50.00 pela mala excedente, pois ela não entendeu que eu havia ido do Brasil. Aqui chegando, contatei a American, transmiti o numero do bilhete de embarque e fui reembolsado desse valor, pois meu bilhete inicial era unico para todos os voos.

    • Orem B. Hartuing

      Caro Amadeu, a postura da American foi correta em reconhecer o erro e ressarci-lo, pois ao longo de todo o trajeto comprado conjugadamente, o passageiro tem direito à maior franquia praticada em qualquer dos trechos do vôo. É bom frisar que, em caso de compra avulsa, a companhia não tem nenhuma obrigação de considerar a franquia de outro vôo (e na maioria das vezes não considera mesmo).

  • Iraja

    A TrAPaceira me enviou e-mail oferecendo promoção: entre os dias 06 e 12 de julho2015 para adquirir bilhetes em classe econômica para Londres ou Manchester a partir de USD 598,00 (5 X de USD 119,60 sem juros) em qualquer cartão de crédito. Podendo parar em Lisboa ou Porto, na ida ou na volta, sem qualquer custo adicional na tarifa. Entrei no site e não existia(vi muitas reclamações) a promoção referido, apenas bilhetes pelo DOBRO do PREÇO. TrAPACEIRA. Fique alerta com a TrAPaceira

  • Thais Veras de Holanda

    Ajuuuuda.
    Preciso de passagens pra 20-04 a 25-04 para SP.
    Perdi ontem um preço bem legal de 624,5 já com as taxas.
    eu hoje tou vendo por 741,00 com taxas, eu tou em duvida se compro logo, ou se espero outra promo. o que vocês acham?

  • Maxwell

    Comprei passagem de Ida e Volta de BSB (Brasília) para OPO (Porto) via TAP. Usei a passagem de Ida e quero cancelar a volta. Alguém já fez isto? Sabe se é possível reembolso do trecho de volta, antes da data marcada para o vo?

  • Maxwell, depende da regra da tarifa que você comprou. Geralmente eles não devolvem o dinheiro após ter voado a ida. Apenas remarcam. Mas consulte a TAP.

  • Marba

    Como pesquisar a ida ou volta passando períodos em múltiplas cidades?

  • Deise

    Gostaria de saber como faço só para reservar a passagem, mas sem data definida, apenas para fins de visto junto ao Consulado. Agradecida

  • Deise, não existe passagem sem data definida

  • Lucilene

    Posso comprar uma passagem no meio do ano sem decidir a data e essa data for decidida no final do ano e pagar o valor que paguei no meio do ano?

    • Não. Se fizer isso vai precisar pagar multa e diferença de tarifa. Ou seja, vai ficar no prejuízo.

  • Lucas Rabelo

    Posso comprar uma passagem de ida para Porto Alegre e uma passagem de vinda para onde eu moro separadamente, porém no mesmo dia?