Dicas para a sua viagem de final de ano

Leonardo Marques 14 · dezembro · 2010

Você comprou as passagens e reservou o hotel para a sua tão esperada viagem de final de ano, agora é hora de ler algumas dicas para evitar problemas durante a viagem.

Você vai viajar no período que todo mundo quer viajar, os aeroportos estarão cheios, os aviões idem. Hotéis, restaurantes, pontos turísticos, enfim… tudo estará lotado e os preços mais caros. Mas nem por isso sua viagem precisa ser ruim.

Esse ano os voos estão mais lotados que em anos anteriores, portanto é melhor aumentar a precaução.

Check-in

Nessa época do ano é comum as companhias cancelarem alguns voos antecipadamente e lançarem alguns outros. Isso implica na mudança de horário do seu voo. Nesses casos, elas entram em contato para sugerir outras possibilidades.  Faça o check-in pela Internet, no dia anterior à sua viagem e confira o horário do seu voo.

Se a sua viagem for dentro do Brasil, chegue de 1h a 1:30h antes do horário da partida do voo. Não precisa chegar mais de 2h antes, mas também não deixe para chegar 30min antes do voo! Vários leitores já contaram que chegaram 35,  40 minutos antes do voo e perderam o checkin. Depois que o voo lota, é muito fácil pra companhia dar uma enroladinha até faltar 30 minutos pro voo decolar e falar que o checkin foi encerrado faltando 30 minutos. No caso de viagens internacionais o melhor é chegar com 2h de antecedência.

Documentos

Para os voos nacionais, é bem tranquilo: RG, carteira de habilitação e passaporte, carteira de trabalho e até carteiras profissionais são aceitas. Se for viajar com crianças a coisa complica um pouco, veja aqui mais informações.

No caso dos voos internacionais, a coisa é bem mais complicada. Se for para um país que precisa de visto/passaporte é muito importante verificar se a validade deles é suficiente para todo o período da viagem. Nos países do Mercosul, você pode viajar apenas com o RG, nesse caso, apenas o RG ou o passaporte são aceitos! Carteira de habilitação, ou carteiras profissionais não têm qualquer valor. É importante levar um RG em boas condições.

Vacinas

Muitos países exigem de seus visitantes vacinas. É importante entrar com contato com o consulado/embaixada do país e se informar. Você pode ter que voltar do aeroporto, se não tiver com as vacinas em dia.

Cuidado com as malas

Você já sabe que nos aeroportos arrombam as malas e roubam o que tem dentro delas? Sim, isso acontece no Brasil e em muitos outros países. Veja aqui dezenas de relatos. Evite colocar na mala objetos de valor. Cadeados e outras tranqueras são quase inúteis.

Guia do passageiro da Infraero

A Infraero tem um Guia do Passageiro que é distribuído nos aeroportos, ele também pode ser consultado cliando aqui.

Direitos do passageiro (resolução 141)

A Anac tem no seu site uma seção com dicas para os passageiros. Lá tem uma versão em PDF da resolução 141, que detalha todos os direitos dos passageiros em caso de cancelamento ou atraso de voos, clique aqui para baixar.

Onde reclamar?

Se você tiver problemas com a companhia aérea e não conseguir a solução desejada terá 4 opções:

– Procurar o juizado especial que tem nos seguintes aeroportos: Brasília, São Paulo (Guarulhos e Congonhas) e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão)
– Ligar no 0800 da Anac 0800 725 4445 (atendimento durante 24 horas)
– Procurar o post de atendimento nos aeroporto de Brasília (DF) e Guarulhos (SP).
– Formalizar a reclamação em www.anac.gov.br/faleanac

Esquecemos de algo importante? Deixa a sua dica aí nos comentários que depois passamos pro post.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Fala Leo, beleza?

    Cara.. já aconteceu comigo.. no dia 12/11.. quando atrasou o voo da GOL.. cheguei nas atendentes e falei que precisava usar o telefone, pois precisava ligar para o receptivo de BsAs.. elas fizeram cara de CU.. me enrolaram um pouco.. e depois pediram para eu ir até a sala smiles..

    fui todo feliz né.. achando que eu iria entrar na sala.. ahuhua mas acabei ligando da recepção da sala smiles mesmo…

    liguei pro mundo inteiro também.. só de pirraça.. hahaha

    Estou preocupado com um voo meu para o Rio de Janeiro no dia 31/12.. ele chega em SDU as 17:38.. e só foram vendidos miseros 12 assentos!!! estou vendo eles alterarem no momento do embarque.. já pensou que legal.. passar o reveillon no airport?

  • Luiza

    Vou para Miami logo após o Natal pela Avianca. Apesar de fazer 2 escalas que me deixaram um tanto encucada (Lima e Bogotá), acho que o preço valeu muito a pena. Compramos 5 passagens de ida e volta (eu + família) por 6.800 reais aproximadamente e já com todas as taxas. Quase de graça, se comparar com os preços que vi recentemente.

    Mas o que eu queria realmente dizer é que a companhia nos enviou um e-mail alertando para a época "congestionada" em que decidimos viajar e nos recomendando chegar ao aeroporto com 3 horas de antecedência. Acho que para quem vai viajar nas vésperas de Natal e Ano novo, vale o cuidado extra!

  • Luiza

    Não estou conseguindo localizar no site um texto em que um leitor avaliou um vôo da Avianca para os EUA (se não me engano, foi para Miami!). Será que alguém consegue me passar o link?

  • Cairo Roberto Gontij

    Olá Leo!

    Ao meu ver vcs esqueceram sim um detalhe importante, então vou dar a dica:

    Nos aeroportos do país (a grande maioria) onde não existem juizados especiais cíveis, a pessoa pode sim procurar um juizado da cidade onde desembarcou ou até da sua própria cidade (o condigo de defesa do consumidor permite) p/ formalizar por via judicial, o seu problema e a empresa aérea ser devidamente citada para responder ao processo.

    Nos aeroportos de São Paulo, Brasília e Rio existem esses juizados para aproximar o passageiro da solução, mas não é porque são os únicos aeroportos a tê-los que nos demais o passageiro não possa procurar um JEC. Certo?

    Se a reclamação envolver somente as empresas aéreas o consumidor pode reclamar em um juizado especial cível (justiça comum, valor de até 40 salários mínimos), agora se a reclamação envolver a infraero e a anac, a ação deve ser nos juizados federais cíveis (justiça federal, valor de até 60 sal. mín.). Nas causas com valor de até vinte salários mínimos a pessoa pode postular sem advogado. Ficou claro? Abraço.

    • Cairo Roberto Gontij

      E outra coisa importante: Se o passageiro resolver entrar com a ação em um juizado que não seja os dos aeroportos, é importante ela mesmo assim registrar uma ocorrência no posto da Anac que existe dentro do aeroporto, para servir de prova. O mesmo vale p/ testemunhas, ous seja, se possível, pegue contato de umas duas ou três testemunhas. Não se deve esquecer dos comprovantes da viagem, como o cartão de embarque, onde tem todas as informações técnicas e é uma prova importantíssima.

      Acho que é só isso. Abçs

  • Marcelo Lopes da Sil

    E.T. : por razões compreensivas o R.G. deve ter sido emitido ,no máximo, há 10 anos.

    Marcelo

    • Leonardo (Melhores D

      Marcelo, não tem isso, é apenas uma lenda.

      • carolnl

        Mais ou menos. Para vôos internacionais que permitam o uso apenas do RG – caso, principalmente, dos países do Mercosul e da Unasul – existe mesmo a exigência de máximo de 10 anos. Claro, a pessoa pode dar sorte de ninguém da cia aérea perceber, e nem na imigração do outro país. Mas corre o risco de voltar pra casa,

        • Leonardo (Melhores D

          Carol, eu já liguei em duas embaixadas e me confirmaram que não existe isso. Eu também li o documento que 'regulamenta" isso e lá não tinha nada.

          Mas, como você é especialista nisso… sabe se tem escrito em algum lugar essa necessidade de 10 anos.

          Na embaixada da Argentina me garantiram que não existe isso e eu fui para a Argentina com um RG de 13 anos e não deu problema.

          • eu acho que se você tiver tempo, é melhor não arriscar. Conheço algumas pessoas que não conseguiram embarcar pra Buenos Aires em feriados prolongados (carnaval, reveillon), justamente por ter um RG com mais de dez anos.

          • ranerio

            Eu passei a mesma situação, levei RG e o passaporte. Tinha mais de 10 anos o RG e estava em bom estado, mas não foi aceito para Argentina, pois não estava "recente" a foto. Por precaução eu tinha o passaporte e foi o que aceitaram.

  • Dirriba

    Já aconteceu comigo na TAM e tudo correu bem e olha que era um vôo qse de ano novo. O q eles fizeram apenas foi em uma escala, solicitar a todos que desembarcassem e ficamos aguardando 1 h 30 minutos de solo para o reembarque – pois aglutinaram 3 voos em 1 só hehe

  • Dirriba

    Alias vou dar uma dica extra esta é para quem ainda não comprou, insistam e acompanhem. Aconteceu comigo de cair uma passagem (possivelmente cancelamento) e eu estava na hora certa no site certo e comprei a passagem por um preço super especial 🙂

  • Nelson

    Opa! Como dá pra saber o número de passagens vendidas num determinado vôo? 🙂

  • Diego Brito

    Tem dois dados extremamente importantes que as empresas aéreas adicionaram em seus respectivos regulamentos, e percebi 1 mês depois que fui deixado no aeroporto chegando com 30 min pro voo e tendo feito checkin na noite anterior.

    A TAM fala (qnd vc tá fazendo o web checkin) que o horário de encerramento de despacho de bagagem para vôos nacionais é de 1h antes da partida, ou seja, tá tirando o dela da reta. Já a Gol, que foi a empresa com a qual tive problemas, é ainda pior, diz que se o passageiro não se apresentar no portão de embarque com 40min de antecedencia do vôo, ela simplesmente te dá um NO SHOW e seu assento vai pro passageiro q tiver na lista de espera, independente de vc ter feito checkin!!!!

    Isso é o cúmulo do absurdo!!!! Se vc fez check-in, independente de ter sido web, seu assento tem que está garantido!!

    Ora, então pra q serve web check-in??? Pra te fazer de palhaço?? Teoricamente eles fazem propaganda pra economizar tempo, mas vc tem q chegar com mais de 1h de antecedencia no aeroporto pq senão a TAM não te despacha a bagagem… E com a GOL vc tem que chegar bem antes ainda, pq nos aeroportos parece q eles não usam mais fila só de despachar bagagem, e vc tem q sair correndo pq senão eles te dão NO SHOW se não chegar a tempo no portão de embarque!!!!!

    Agora as empresas criam cada uma seu regulamento e fica por isso mesmo???

    • Diego Brito

      Por favor, peço ao Melhores Destinos que façam esse alerta pelo menos dessas duas empresas, pois essas duas cláusulas, tanto da TAM quanto da GOL, aparentemente foram colocadas após a proibição pela ANAC do overbooking, há algumas semanas atrás!

      • Martha

        Eu gostaria de saber mais detalhes desta norma. Costumo fazer web chek in justamente para nao ter que chegar com tanta antecedencia. As vezes viajo somente com bagagem de mao. Como vai ficar registrada minha chegada com antecendencia? Eu chego, entro no setor de embarque e aguardo a chamada no portão. As vezes chego encima da hora, pois nao tenho nada pra fazer antes disso a nao ser ficar sentada esperando.

    • Dirriba

      O controle é feito com a mocinha que libera para entrada na sala de embarque, já que o sistema não imprime o selo da infraero.

      De toda a forma, o que acontece é que nunca consegui usar o webcheck-in da GOL. Sempre teve um erro por problemas deles heeh

  • mary coelho

    Preciso de um hotel (preferencia barato) nos dia 15 a 20 de janeiro em Foz do Iguaçu onde participarei de uma Congresso de Ed. Fisica.

    Vocês podem de ajudar?

  • Jovane

    Comigo aconteceu com um voo da TAM.. NÃO AVISARAM DA MUDANÇA.. ficamos sabendo no dia da viagem.. na hora do checkin.. =/

  • Nilza

    Minha empresa marcou vôo para dia 24/12 para eu voltar prá casa, após período de trabalho fora da minha base, e aproveitando meu horário de almoço, fui espiar as noticias me deparei com essa no site da valor on line:

    "SÃO PAULO – Funcionários de companhias aéreas se reúnem nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, com representantes das empresas para a última reunião de negociação salarial do ano. O encontro está marcado para as 14h30. Caso a proposta da categoria não seja aceita pelo sindicato patronal, a classe ameaça iniciar uma greve em todo o país a partir de 23 de dezembro."

    Só nos resta torcer para que as cia aéreas e os aeroviários cheguem a uma acordo, pois, passar festas de final de ano longe da familia ninguém merece!!!!

    Abraços

  • Marcos Fonseca

    Acredito que somente da para sabar na hora de selecionar seu assento, já com a compra finalizada !!!

  • alessandra

    poxa….ainda bem que eu li os comentários e dicas,pensei que chegar mais 1 hora mais cedo era besteira…pior que eu vou viajar recém casada assim que acabar o casamento,imagina se eu chego bem na hora e perco o voo…tenho que sair de casa rápidão!!!

  • carolnl

    Isso consta tanto do Tratado de Assunção, que criou o Mercosul, quanto da Declaração que cria a Unasul.

    O que acontece é que, em geral, as imigrações dos outros países não se importam. O problema é que, como é a regra, eles podem impedir o sujeito de entrar por conta da validade do RG só por não gostarem da cara da pessoa. Em tese, qualquer pessoa pode ser impedida de entrar em qualquer país, mas é muito mais fácil quando há um motivo. Se a entrada é negada por documentação inadequada, a cia aérea é responsável pelos gastos relativos a ida e volta do passageiro, além de eventuais gastos no país de destino. Por isso é que as cias tendem a ser MUITO mais sérias e preocupadas com isso do que as imigrações/consulados.

    Só lembrando: pra viagens internacionais só vale o RG emitido pela Polícia Civil, o verdinho clássico. Não valem os RGs funcionais. E olha que eu tenho um funcional do próprio Itamaraty, e nem esse é aceito no exterior! Carteira de motorista também não vale.

    • Leonardo (Melhores D

      Oi Carol, eu já li esse Tratado de Assunção mais de uma vez na época que fui viajar e não achei nada lá sobre esses 10 anos do RG. É claro que é sempre bom tomar as devidas precauções, mas na época não achei em nenhum documento/site oficial essa informação de 10 anos. Não satisfeito liguei na embaixada da Argentina e me falaram que não precisava. Não gosto dessa idéia de ligar em algum lugar para ter esse tipo de informação, confio muito mais se achar escrito em um documento, mas ainda não vi….

  • Eduardo

    É possível mostrar só o RG como documento para viajar dentro do país? Sempre tive essa dúvida.

    • carolnl

      Sim. Aliás, é justamente o esperado, o padrão. Os outros documentos é que podem dar um trabalhinho a mais. Como regra, qualquer documento que tenha FOTO e seja reconhecido como oficial vale para viagens dentro do país: passaporte, RG, OAB, carteira de motorista, identidades profissionais, etc. Crachás de empresas ou órgãos públicos não servem. Certidão de nascimento só serve pra menores de idade.

  • carolnl

    Oi, Leo,

    bom, eu estou de viagem e posso ter citado o tratado errado. Prometo que assim que voltar pra casa eu checo direitinho e te passo. Mas tenho, sim, certeza absoluta que isso consta de algum acordo.

    Começo de janeiro, quando eu voltar, eu te mando o dado certinho por email. Eu também acho sempre mais seguro ter o documento que comprove a informação. Já tive até um problema no Mexico relacionado a visto resolvido porque eu tinha impressa cópia do acordo que me isentava de visto por conta do meu passaporte, alguns meses antes da última mudança… 🙂

  • Dirriba

    Ameaça de final de ano, normals 🙂

    Não é atoa que as cias estão solicitando que a data base passe a partir do px ano para abril…

  • Dirriba

    Uma dica adicional é para quem vai para guarulhos pode utilizar no caso da TAM do ônibus de translado e já emitir na hora o seu cartão de embarque com rodomoças da empresa. Ao desembarcar de posse do cartão pode se dirigir diretamente ao portão ou se tiver q despachar malas segue até uma fila especifica.

  • Muito úteis esta dica vou utilizar na minha próxima viagem como dica de hotéis, restaurantes.

  • Ivson

    Tenho viagem marcada para argentina e roubaram meu RG..já dei entrada numa segunda via porém não me deram garantia que o documento estará pronto antes dos três dias úteis previstos..fato que impedirá meu embarque..existe alguma coisa que eu possa fazer??

  • Leonardo Marques

    Ivson, infelizmente não.