Dicas para a sua viagem de final de ano

Leonardo Marques 14 · dezembro · 2010

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Você comprou as passagens e reservou o hotel para a sua tão esperada viagem de final de ano, agora é hora de ler algumas dicas para evitar problemas durante a viagem.

Você vai viajar no período que todo mundo quer viajar, os aeroportos estarão cheios, os aviões idem. Hotéis, restaurantes, pontos turísticos, enfim… tudo estará lotado e os preços mais caros. Mas nem por isso sua viagem precisa ser ruim.

Esse ano os voos estão mais lotados que em anos anteriores, portanto é melhor aumentar a precaução.

Check-in

Nessa época do ano é comum as companhias cancelarem alguns voos antecipadamente e lançarem alguns outros. Isso implica na mudança de horário do seu voo. Nesses casos, elas entram em contato para sugerir outras possibilidades.  Faça o check-in pela Internet, no dia anterior à sua viagem e confira o horário do seu voo.

Se a sua viagem for dentro do Brasil, chegue de 1h a 1:30h antes do horário da partida do voo. Não precisa chegar mais de 2h antes, mas também não deixe para chegar 30min antes do voo! Vários leitores já contaram que chegaram 35,  40 minutos antes do voo e perderam o checkin. Depois que o voo lota, é muito fácil pra companhia dar uma enroladinha até faltar 30 minutos pro voo decolar e falar que o checkin foi encerrado faltando 30 minutos. No caso de viagens internacionais o melhor é chegar com 2h de antecedência.

Documentos

Para os voos nacionais, é bem tranquilo: RG, carteira de habilitação e passaporte, carteira de trabalho e até carteiras profissionais são aceitas. Se for viajar com crianças a coisa complica um pouco, veja aqui mais informações.

No caso dos voos internacionais, a coisa é bem mais complicada. Se for para um país que precisa de visto/passaporte é muito importante verificar se a validade deles é suficiente para todo o período da viagem. Nos países do Mercosul, você pode viajar apenas com o RG, nesse caso, apenas o RG ou o passaporte são aceitos! Carteira de habilitação, ou carteiras profissionais não têm qualquer valor. É importante levar um RG em boas condições.

Vacinas

Muitos países exigem de seus visitantes vacinas. É importante entrar com contato com o consulado/embaixada do país e se informar. Você pode ter que voltar do aeroporto, se não tiver com as vacinas em dia.

Cuidado com as malas

Você já sabe que nos aeroportos arrombam as malas e roubam o que tem dentro delas? Sim, isso acontece no Brasil e em muitos outros países. Veja aqui dezenas de relatos. Evite colocar na mala objetos de valor. Cadeados e outras tranqueras são quase inúteis.

Guia do passageiro da Infraero

A Infraero tem um Guia do Passageiro que é distribuído nos aeroportos, ele também pode ser consultado cliando aqui.

Direitos do passageiro (resolução 141)

A Anac tem no seu site uma seção com dicas para os passageiros. Lá tem uma versão em PDF da resolução 141, que detalha todos os direitos dos passageiros em caso de cancelamento ou atraso de voos, clique aqui para baixar.

Onde reclamar?

Se você tiver problemas com a companhia aérea e não conseguir a solução desejada terá 4 opções:

– Procurar o juizado especial que tem nos seguintes aeroportos: Brasília, São Paulo (Guarulhos e Congonhas) e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão)
– Ligar no 0800 da Anac 0800 725 4445 (atendimento durante 24 horas)
– Procurar o post de atendimento nos aeroporto de Brasília (DF) e Guarulhos (SP).
– Formalizar a reclamação em www.anac.gov.br/faleanac

Esquecemos de algo importante? Deixa a sua dica aí nos comentários que depois passamos pro post.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos