Dicas para escolher seu destino no Caribe: descubra a praia perfeita para sua viagem!

Camille Panzera 26 · março · 2014

O Mar do Caribe é formado por dezenas de ilhas e ilhotas, cada uma com suas peculiaridades. São costumes diferentes, culturas diferentes, idiomas diferentes… E o que todas essas ilhas têm em comum? Praias paradisíacas, é claro! Não importa se a língua oficial é o francês, o inglês ou o papiamento, não importa se o território pertence à Inglaterra ou à Holanda; é fato que as águas do Mar das Caraíbas oferecem uma das mais belas experiências naturais que se pode ter.

As promoções das companhias aéreas que publicamos aqui no Melhores Destinos têm deixado o sonho de conhecer essas praias incríveis cada vez mais próximo dos brasileiros, mas diante de tantos destinos e contrastes, muita gente se vê confusa na hora de decidir para onde ir. Já tratamos de vários destinos caribenhos no nosso Guia de Destinos. A verdade é que optar por um único local para viajar é realmente uma tarefa difícil, apesar de prazerosa, afinal, a escolha é muito pessoal.

Há destinos no Caribe onde o foco é descansar, outros oferecem animada vida noturna,e há aqueles que misturam um pouco de tudo. Uma das coisas mais interessantes sobre a região é que em uma área relativamente pequena pode-se ter experiências completamente distintas. Partindo do Brasil, várias companhias aéreas voam aos destinos caribenhos, entre elas a GOL, a Avianca e principalmente a Copa, que tem voos para diversos aeroportos na região.

Confira abaixo detalhes de alguns destinos onde o MD já esteve no Caribe.

Anguilla – A pequena Anguilla pertence aos britânicos e tem praias maravilhosas, com águas azuladas e transparentes. O lugar é procurado por celebridades e indicado a quem deseja relaxar, longe de badalação. A ilha é realmente muito pequena, portanto, não há muito o que fazer além de visitar as praias – o negócio por lá é escolher um bom hotel e curtir a praia próxima a ele. Apesar de não ter muito mais de 15 mil habitantes, é de impressionar a estrutura dos hotéis nessa ilha. Saindo de St Martin é possível utilizar barcos ou aviões para chegar.

caribe-anguilla

Aruba – Aruba é tida por muita gente como uma “mini Cancún”. O lugar foi colonizado por holandeses, mas a presença estadunidense é muito por forte por lá. A ilha tem algumas das maiores redes hoteleiras do mundo na beira da areia, permitindo que os visitantes tenham uma bela vista para o mar ao acordar e fácil acesso à praia. Aruba é indicada para quem quer desfrutar da estrutura de um bom hotel, mas também poder fazer algumas compras, comer em restaurantes variados e curtir a vida noturna. As praias da ilha têm águas muito tranquilas, e não é à toa que uma das atividades preferidas de quem visita o lugar é passar o dia boiando no mar.

aruba-caribe-praia

Cancún, México – Não é à toa que Cancún é um dos destinos mais visitados do Caribe. A cidade mexicana é um verdadeiro parque de diversões a céu aberto, com opções de entretenimento para pessoas de diferentes idades e gostos variados. O lugar tem hotéis de qualidade na beira do mar, pontos turísticos históricos, parques aquáticos, passeios de diversos tipos, bons restaurantes, vida noturna e shoppings… Tudo isso sem falar no mar, que é deslumbrante e tem um azul de impressionar! Seja para viajar a dois, em família ou amigos, Cancún é um daqueles lugares onde você pode ficar durante duas semanas e a cada dia fazer um programa diferente. O lugar tem uma ótima estrutura, boas praias e entretenimento.

caribe-cancun

Cartagena, Colômbia – Românticos e amantes de história vão se amarrar em Cartagena. A cidade colombiana é um verdadeiro tesouro para quem deseja mergulhar no passado, caminhar por ruas estreitas de pedra, visitar pontos turísticos históricos e construções coloniais. É mais real pensar em Cartagena como um destino com pontos históricos que tem a facilidade de ter praias, do que apenas como um destino litorâneo. A verdade é que as praias urbanas da cidade não têm aquela aparência caribenha e as praias de areia branca e água transparente aparecem apenas quando nos distanciamos da cidade e visitamos ilhas particulares ou Playa Blanca. Pensando no fator “mar”, melhor ir para a ilha de San Andrés; pensando no fator “história”, melhor Cartagena. Se puder, faça um roteiro que contemple Cartagena e San Andrés: os dois destinos se complementam e assim você mistura paisagens naturais e urbanas.

cartagena-indias-caribe

Cozumel – Parada de enormes navios que passeiam pelo Mar do Caribe, Cozumel é um destino indicado para mergulhadores e a quem busca um mar limpo, bonito e com poucas pessoas. A ilha tem opções de restaurantes e bares, além de lojinhas para fazer compras de perfumes ou lembranças de viagem. Cozumel, que tem boa parte da costa pedregosa, tem lugar para nadar com golfinhos, bons hotéis e estrutura para passar alguns dias, mas muitas pessoas que vão ao lugar querem mesmo é mergulhar. A ilha é conhecida como um dos melhores lugares do mundo para mergulho e se você é fã do esporte, já sabe onde ir. 🙂

cozumel-caribe

Curaçao – Curaçao é um destino para quem quer ter um gostinho de Europa no meio do Caribe. O lugar, marcado pela arquitetura holandesa, tem praias incríveis que se parecem com verdadeiras piscinas naturais. Difícil não soltar uma exclamação ao se deparar com a beleza de Kenepa Grandi, por exemplo. Algumas praias são pagas, é verdade, mas em boa parte dos casos o valor é convertido em uma boa estrutura, como chuveiro, cadeiras e guarda-sóis disponíveis. A ilha é indicada para praticar mergulho e para quem acha bacana alugar um carro e cada dia explorar uma praia diferente, pois o transporte público é muito fraco por lá. Curaçao tem bons restaurantes, lojas interessantes para fazer compras e um povo receptivo. Um pouco latina, um pouco europeia, um pouco caribenha – Curação mistura culturas e línguas, formando um destino muito peculiar.

caribe-curacao

Isla Mujeres, México – Muita gente visita Ilha Mujeres, próxima a Cancún, em um passeio de um dia, mas é preciso deixar claro que, para quem gosta de tranquilidade, o lugar rende muito mais do que um passeio de bate-volta. A ilha tem uma estrutura tímida quando comparada à vizinha famosa, mas é ideal para quem deseja desfrutar de praias de águas cristalinas e calmas (ótimas para crianças), e para fazer mergulho. O carrinho de golf também é um meio de transporte por lá, assim como as motos. 

isla-mujeres-caribe

Playa del Carmen, México – Playa del Carmen fica na península de Yucatán, a cerca de 65 km de Cancún, e por conta dessa proximidade as comparações são inevitáveis. Se Cancún é reconhecida pelos hotéis de grande porte e pela megaestrutura voltada para o gosto norte-americano, Playa del Carmen é um destino mais rústico e simples, mais charmoso e frequentado principalmente por Europeus. A área turística da cidade é animada e quem se hospeda perto do burburinho, que ocorre na 5ª Avenida, anda só a pé. O lugar é agradável, com hotéis de pequeno/médio porte próximo às praias, opções de restaurantes, lojinhas e vida noturna. Playa del Carmen tem uma localização melhor do que a de Cancún para quem deseja explorar alguns dos pontos turísticos da península e conhecer os parques aquáticos. Se esse perfil de local te agrada, você pode dividir a viagem, se hospedando parte do tempo em Cancún e parte em Playa del Carmen.

playa-del-carmen-caribe-md

Providência e Santa Catalina, Colômbia – Providência e Santa Catalina são duas pequeninas ilhas a pouco mais de 20 minutos de voo de San Andrés, na Colômbia. Essas ilhas possuem cerca de 5 mil habitantes e por aí já dá para ter uma ideia de que o lugar é reduzido. As duas ilhas, Providência (a maior) e Santa Catalina, são destinos incríveis para quem deseja se isolar, descansar, esquecer internet e simplesmente curtir o mar e a natureza. O lugar tem praias de águas calmas e com pouca gente, e uma grande barreira de corais, o que faz com que boa parte de seus visitantes procure empresas para fazer mergulho. Imperdível nessa região é Cayo Cangrejo, uma ilhota boa para snorkeling e que possui um morro de onde se tem uma vista de 360 graus – é simplesmente espetacular!

caribe-providencia

Punta Cana, República Dominicana – Escolhida por muitos recém-casados e por aqueles que querem relaxar de frente para o mar, Punta Cana se destaca como um destino de ótimo custo-benefício. O lugar, a leste da Repúblico Dominicana, é praticamente dominado por resorts all inclusive cheios de estrutura e a diversão é toda feita dentro dos hotéis mesmo, não é preciso sair deles para nada. O “all inclusive” garante refeições, bebidas (mesmo alcoólicas), sombra e água fresca. Para completar os “árduos” dias em um litoral de águas claras e mornas, com coqueiros a perder de vista, a pedida é fazer alguns passeios, quase todos eles ligados ao mar. Depois de escolher seu destino, a dúvida é decidir em qual hotel se hospedar em Punta Cana – são tantos resorts, um mais atraente que o outro.

punta-cana-caribe-praia

San Andrés, Colômbia – San Andrés é uma ilha pertencente a Colômbia e um dos principais destinos turísticos do país. A pequena ilha peca um pouco em estrutura e carece de cuidado, mas para quem quer mergulhar ou conhecer um mar com diversos tons de verde e azul, San Andrés é inigualável. Não é sem motivo que se diz que San Andrés tem o “mar de sete cores”. O lugar ainda é um tanto rústico e merecia uma estrutura hoteleira melhor, mas há ótimos restaurantes para comer peixes e frutos do mar, além de passeios para locais lindos e praias que dispensam comentários. Os preços em San Andrés são muito bons, principalmente para fazer compras – a ilha é livre de impostos. Quer um destino com bons preços e um mar que te deixa de queixo caído? Então San Andrés é uma boa!

san-andres-caribe-praia

St Barth (Saint Barthélemy) – St Barth ou St Barths, nas versões encurtadas do nome, é uma ilha caribenha próxima de St Martin e St Maarten que pertence à França. O lugar é muito peculiar, cheio de morros, praias cercadas por muito verde e águas azul-turquesa convidativas para um mergulho no mar. O lugar é badaladíssimo no verão, frequentado por famosos e ricaços com iates enormes; já no inverno é menos movimentado, tem praias mais vazias e menos festas. Nada da tal antipatia francesa por aqui, os franceses que vivem em St Barth são muito receptivos, sorridentes e hospitaleiros. O lugar é indicado para quem deseja desfrutar de praias lindas, algumas sem qualquer tipo de comércio, para comer em bons restaurantes e apreciar paisagens naturais. Mas atenção: todo paraíso tem seu preço e aqui ele é bem carinho – e em euros!

st-barths-caribe-md

St Martin e St Maarten – Uma ilha, dois “países”. Essa é um dos destinos mais curiosos do Caribe: na parte de cima, St Martin, território francês e na parte de baixo, St Maarten, território holandês. Apesar de ter sido colonizada por dois países diferentes, a ilha é multicultural e abriga moradores nascidos em diversos países diferentes. Por lá fala-se inglês, francês, holandês e muitos imigrantes da América do Sul falam espanhol. A ilha é relativamente grande, por isso é melhor alugar um carro para transitar e assim poder conhecer suas praias mais facilmente. São tantas praias diferentes, que é difícil eleger as melhores. Tem praia para quem curte balada, praia deserta, praia de nudismo, praia para observar aviões pousando… todas elas com uma cor espetacular e um azul incrível. A ilha é bem estruturada, tem hotéis para todos os bolsos, ótimos restaurantes, cassinos, vida noturna, oportunidade para compras e para mergulhar em um mundo cultural novo.

martin-maarten-caribe

Varadero+Havana – Para uma experiência excêntrica, a dupla Havana e Varadero, em Cuba, é singular. Se em Havana a sensação é de que o tempo parou, em Varadero o foco é o mar de águas claras e os grandes hotéis. A combinação desses dois destinos na mesma viagem mostra dois lados diferentes de Cuba: tanto a beleza natural quando a urbana. Se a ideia é abrir mão das regalias dos mais cobiçados destinos turísticos do Caribe e mergulhar em um país com uma cultura e regime muito diferente, ir à Cuba é a pedida.

varadero-caribe

Jogo rápido:
Onde consigo um bom custo-benefício?
Punta Cana e San Andrés são boas opções.

E se o orçamento estiver folgado?
St Barth.

Onde não preciso de visto?
Nenhum dos destinos citados acima requer visto prévio, embora em Cuba seja necessário apresentar uma “tarjeta turística” obtida através dos consulados, companhias aéreas e agências turísticas. É indicado ter consigo no momento da viagem passagens de ida e retorno, comprovantes de fundos financeiros, reserva de hotéis, etc. Para os destinos colombianos, apenas o RG é necessário; para os demais destinos, o passaporte válido é requerido e, de preferência, deve ter ao menos 6 meses de validade. 

Quais lugares não sofrem com a temporada de furacões?
A temporada de furacões no Caribe compreende o período entre 1 de junho e 30 de novembro, mas não são todos os destinos caribenhos que podem sofrer de intempéries climáticas desse nível. Os locais próximos da América do Sul, como Aruba, Curaçao e Cartagena, na Colômbia, não sofrem com furacões, embora possam ser pegos pelo mau tempo, especialmente entre agosto e outubro, assim como os demais destinos dessa região. Viajar durante a temporada significa apenas que há o risco e não que haverá um furacão.

Dá para ir ao Caribe com crianças?
Claro! Cancún, Aruba e Punta Cana, por exemplo, são bons destinos para viajar com os pequenos. Aruba tem praias bem calminhas e Cancún tem diversos atrativos, entre eles os parques aquáticos. Já Punta Cana tem a estrutura dos hotéis e suas facilidade como os playgrounds, clubinhos infantis, as piscinas e os grupos de animação que organizam brincadeiras.

Qual desses destinos têm muitas opções de lazer?
Cancún e Playa del Carmen.

Onde é legal para descansar?
Um hotel bacana em qualquer um desses locais e uma boa praia já são suficientes para relaxar, mas alguns dos destinos são bem tranquilos e ainda mais propícios para esse fim, como Punta Cana, Anguilla e Isla Mujeres…

E se eu quiser curtir festas e a vida noturna, qual a boa?
Cancún, Playa del Carmen, St Barth (verão) e St Maarten.

Para quem gosta de atrativos culturais, qual destino é indicado?
Cartagena pela herança da colonização espanhola e seus museus, e Cancún pelos sítios arqueológicos maias.

E você, já esteve em alguns desses destinos? Qual seu lugar favorito no Caribe? Conte pra gente suas experiências e divida sua opinião com outros leitores.

Publicado por

Camille Panzera

Camille

  • Diego Chrispim

    Impressionante a matéria!!! MD sempre me surpreendendo… Parabéns pelo post!!!

  • Wagner

    Muito bom! Valeu!

  • Alexandre

    Post muito legal! Já estive em Cancún e Punta Cana. Dois lugares muito diferentes e igualmente fantásticos!

    • Viviane Otaviano

      Olá Alexandre, muita gente diz que Punta Cana não tem nada para fazer, gostaria de saber se é verdade pois estou planejando ir pra lá nas minhas férias. Se puder me dar dicas agradeço!

      • Ingrid Gasparini Plentz

        Oi Viviane, tudo bem?
        Fui para Punta Cana em minha Lua-de-Mel. Escolhemos esse destino exatamente por esse motivo. Punta Cana tem poucas atrações, fizemos apenas um passeio a Isla Saona (vale muito a pena), conhecemos um mercado local e um museu de charuto e fábrica de chocolate, mas não gostamos muito desses últimos. Conhecemos um rapaz que trabalha no hotel, e ele disse que a praia mais bonita de Punta Cana é Macao. Pegamos um táxi e fomos! Foi muito bom. Acredito que tenha mais coisas para fazer, como nadar com golfinhos, mergulhos, etc, mas como estávamos sem muito $$, aproveitamos o resort (que aliás, é tudo incluído) e descansamos.
        Acho que vale o passeio!

  • AMEI a matéria!!!! caiu como uma luva… ADOREI ADOREI

  • Fernando

    Mandaram bem na matéria… um dia ainda quero conhecer Anguilla!

  • Jullyana Marra

    Punta Cana, lugar incrível e paradisíaco.

  • Fábio

    Prefiro Tulum que fica a uns 30 KM de Playa del Carmen…belas praias, vários cenotes, as ruínas de Cobá e Tulum estão bem próximas e o preço dos hotéis não são exorbitantes.

    • IVANA

      Eu também achei Tulum perfeita!!! Para mim um dos lugares mais lindo que já conheci!!!

      • Filipe

        Em 10 dias fiz 5 em Cancun, Isla de Mujeres(bare vilta), 3 em Playa del Carmen, 2 em Tulum, Cozumel (bate e volta). Alugeui carro em Cancun e em Cozunel por uma tarde (mais barato pq turistas alugan cedo) para explorar a ilha. Em isla de mujeres nao deixe de alugar o carrinho de golf. Tudo muuuito Show de Bola!!!

  • Andreia

    Fizemos um cruzeiro maravilhoso saindo do Panamá e passando por Cartagena, Bonaire, Aruba e Curaçao e nos encantamos com cada particularidade de cada lugar. Bonaire não foi citada no post mas é bem bonita, pequena e ótima para mergulho, na praia mesmo vc pega um snorkel e fica impressionado com a variedade de peixes que se vê. Mas de todas o nosso xodó foi Curaçao! Povo hospitaleiro, muito simpático, praias maravilhosas e uma estrutura bem bacana pra compras (pra quem vai com esse intuito). Cartagena também nos encantou pela riqueza cultural e beleza das ruas e praças.

    Com certeza voltaremos com mais tempo a esses lugares e queremos conhecer as outras praias do Caribe.

    • Renata

      Oi Andreia!
      Pretendo fazer este cruzeiro também.
      Foi o da Royal Caribean ou o da Pullmatur?
      Você comprou sozinha ou com uma agência de viagem?
      Pretendo fazê-lo em Janeiro, mas já comecei a pesquisar preços.
      Você comprou com muita antecedência?
      O navio era legal?
      Desculpe tantas perguntas, mas só penso nisso rssss.

      • Andreia

        Oi Renata!
        Não se preocupe… entendo perfeitamente a ansiedade e a quantidade de perguntas! Já passei pela mesma situação quando estava procurando.
        Fui pela Royal e adorei tudo! Foi nosso primeiro cruzeiro e ficamos fãs. É muito gostoso acordar e tomar café em um lugar diferente a cada dia.
        O navio é bem legal, tem piscina interna e externa e 6 jacuzzis. Tem spa, pista de corrida e academia. Meu namorado até cortou o cabelo no navio.
        Tem vários restaurantes e vc come o dia todo se quiser! Não compramos pacotes de bebidas, apenas o de água (8 garrafas é suficiente) e um de vinhos. Achamos que fizemos um bom negócio dessa forma.
        Compramos em cima da hora, com um mês de antecedência mas te aconselho a comprar antes. Só nos atrasamos por não termos as datas das férias antes. O preço do curzeiro não varia tanto mas as passagens aéreas… ui… doeram no bolso!
        Eu comprei pela agência de turismo devido à falta de tempo. Normalmente eu mesma planejo e compro as viagens.
        Fizemos a viagem no início de janeiro. Estava cheio mas nada absurdo.
        Amamos tudo e como disse antes, ainda voltaremos pra ficar mais tempo em Curaçao.
        Espero ter ajudado, qualquer coisa pode perguntar…

  • Graziela

    Já estive em alguns destes lugares, meu conselho se você não for rico é escolher Punta Cana ou Cancún, pois em muitas ilhas é tudo MUITO caro para você se manter e se alimentar, em Cancún a locomoção é muito fácil de ônibus, e escolha um sistema All Inclusive, vale a pena. Outra maneira é fazer um cruzeiro pelas ilhas pela comodidade em todos os sentidos.

    • Graziela

      Voltei semana passada de Curação, é simplesmente maravilhoso, porém gastei até o último Dólar…

  • Ary Filho

    Uma das melhores matérias do MD. Essa sim, faz jus ao nome do site. 🙂

  • Antonio

    Estive em duas ilhas do Caribe que não foram citadas: Cococay (particular da Royal Caribbean) e Nassau (capital das Bahamas). São muito lindas.

    A primeira é bem pequena, mas com alguns atrativos como aluguel de Jet ski, caiaques, mergulhar com snorquel ou você pode ficar numas das centenas de cadeirinhas e aproveitar o mar.

    A segunda é bem maior e tem uma cultura bem legal: inglesa. Os motoristas dirigem do lado direito e a mão é inglesa. A população fala inglês com sotaque e são na maioria protestantes. Tem sua própria moeda (dólar das Bahamas), mas aceita o dólar americano. Porém é perceptível a pobreza dos habitantes que vivem basicamente do turismo.

    Uma coisa que quero destacar é que estive neste mês de Março e as águas estavam bem geladas. Será que é o ano todo assim ou apenas esses meses de inverno?

    • Heloisa

      Março nas Bahamas é inverno ainda, apesar do clima ser quente as aguas ainda estão frias,estive lá em maio e as aguas estavam quentes!

  • Aline

    Esqueça os pacotões de 1 semana em Cancun, há muito o que fazer na região e o ideal é 10 dias ou mais! Divida a hospedagem com Playa del Carmen pela localização e JAMAIS saia da Riviera Maya sem conhecer a idílica Tulum!

  • Felipe

    Show de bola a matéria !!
    Parabéns…

  • Estou indo para Aruba em setembro curtir minha lua de mel. Esta ilha é realmente uma boa escolha? Abraços.

    • Rafaela

      Oi Rodrigo, eu fui em setembro do ano passado para Aruba, também em lua de mel. O lugar é lindo, não nos arrependemos nem um segundo em ter escolhido este destino. Alugamos um carro, o que foi muito bom, pois além da praia do hotel (palm beach) íamos para baby Beach que é mais linda e calma ainda, só a estrutura é ruinzinha..mas nada que uma bolsa térmica e uma passada no mercado antes não resolvam! O legal de ter alugado o carro (4×4) também, é que fizemos o passeio pelo parque onde só entra quadriciculo e carro 4×4, foi super legal, achei bem melhor do que ter feito com alguma agência de passeios. Tem muita opção de restaurante, barzinho e lojas…muuuuitas lojas! Gostamos tanto que é um destino onde certamente voltaremos!

    • Rosana Macedo

      Rodrigo passei o réveillon em Aruba, nos hospedamos no Riu palace,a ilha é simplesmente maravilhosa, prefiro o sistema all inclusive vc não se preocupa em sair para almoçar ou jantar,não deixe de fazer o passeio para ver o pôr do sol é deslumbrante.

  • Luciana

    Se for para Cuba, combine Havana com Cayo Largo ao invés de Varadero. É infinitamente melhor!

  • Eduardo

    Senti falta de indicação de Los Roques, que é maravilhoso!

    • Renata

      Com certeza faltou falar sobre Los Roques! Provavelmente mais rústico do que todos os destinos citados, porém de beleza fantástica!

    • Leo

      Ausente também Margarita, ilha venezuelana de bastante procura.

    • Fabio

      Já estive em Aruba, Curaçao e na Rep. Dominicana, mas, em termos de belezas naturais, Los Roques é realmente insuperável (a única que talvez faça frente a ela é Curaçao). Já em termos de estrutura, aí está bem aquém das outras…
      Na Isla Margarita, citada pelo Leo, só vi praias comuns, do nível das que temos aqui, nada demais.

  • Estive em Cartagena no ano passado e esse ano em San Andrés. Concordo que esses destinos se completam, acrescentaria ainda para dar uma esticadinha até Santa Marta que tem o parque Tairona (quem curte ecoturismo vai amar).
    Com relação a preço, achei a Isla de San Andrés muito boa, não exatamente só para compras, mas para passeios, refeições, etc. Carece um pouco da infraestrutura de grandes resorts, é tudo mais simples, mas nem é esse ponto que deixa a desejar, acho que a sujeira que turista deixa nas praias são os piores.

    • Camille Panzera

      Flávia, Santa Marta está na nossa lista! Você foi na Serra Nevada? Nunca vi nenhum relato, queria ter mais informações de quem já foi…

    • wagner

      olá , tudo bem , eu vou agora em Julio para San Andrés , já fui para Punta Cana , maravilhoso lá , poderia me dar algumas dicas passeio lugares compras , vou ficar num Hotel simples com All Inclusive ,
      desde já agradeço boa dia Wagner

  • Guilherme

    Matéria excelente! MD parabéns pelo excelente trabalho.

  • Sandro Cardoso

    Cadê Los Roques?

    • Camille Panzera

      Los Roques não entrou no post simplesmente porque não estivemos lá ainda. A intenção era fazer um relato real sobre os destinos onde estivemos. Temos planos de ir para lá e em breve atualizaremos o post. 🙂

      • Va na pousada Guaripete. Pertence a um italiano chamado Andrea que esta sempre por la.
        Atendimento excelente, comida maravilhosa. E Los Roques dispensa comentarios…

        • Giovani

          Fui a Los Roques e fiquei na Guaripete. Foi muito bom mesmo.
          Já estive em diversos locais maravilhosos de praia como por exemplo Tulum, que é espetacular, mas nada em termos de beleza natural que vi até hoje se compara a inefável Los Roques.

          • Los Roques é simplesmente FANTÁSTICO, não posso comparar com muitos lugares, estive em Punta Cana o mês passado e foi bem bacana, tem praias lindas, mas nenhuma se compara a ilha "menos bonita" de Los Roques. Ainda volto lá!

      • Francisco Eidt

        Então não percam tempo! Los Roques é Show!!! Merece estar em um dos primeiros lugares!!

  • Antonio

    O MD bem que poderia postar matérias sobre cruzeiros e relatos de viagens de trem pela Europa. Quem sabe as operadoras como Submarino e Decolar, que já vendem cruzeiros, começam a comercializar passagens de trens pela Europa.

    Imagina só: "Como é viajar de trem de Paris para Londres" ou "Como é fazer um cruzeiro de 10 dias no Caribe"

    • Antonio, essa ideia dos cruzeiros não havia pensado ainda. Com relação aos trens vamos fazer sim, inclusive a primeira avaliação já está com a gente e deve logo ser publicada. Um abraço!

      • Giovani

        Denis, otima idéia mesmo essa sobre os Cruzeiros, especialmente no exterior.
        Digo isso porque o assunto cruzeiros na costa brasileira é muito comentado na internet, em diversos tipos de sites, mas relatos nossos sobre cruzeiros no exterior ainda acho pouco material.
        Estive pesquisando nos ultimos meses e percebi isso.

  • Luciana

    A ideia de combinar Cartagena com San Andrés é perfeita, mas se vc já está com a passagem comprada e a sua passagem é só até Cartagena, comprar o outro trecho pode ficar inviável financeiramente. Então faça o passeio de bate e volta que todos fazem até Playa Blanca, mas reserve alguns dias para descansar e mergulhar em Isla Grande. Essa ilha, do arquipélago de Rosario, não decepciona nos quesitos ilhas caribenhas, praias paradisíacas e melhores mergulhos.

  • Gustavo

    Pessoal, é bom lembrar que nas conexões nos EUA o visto é exigido.

  • PATRICIA

    estou aguardando promoção para san andres

  • Heloisa Senott

    Estive em novembro em St Marteen ,é fantastico!! Se ficar no lado holandes os preços são honestos ,justos e as refeições são fartas ,ficamos em Cole bay. Já nao falo o mesmo do lado frances, que vale conhecer praias paradisiacas!!! Para o transporte existe vans entre as praias habitadas .

  • Dani

    Faltou Los Roques…é lindo e vale muito a pena conhecer. ..no mes que vem vou conhecer San Andres/providencia.

  • Já estou pronto para ir pra San Andres só esperando chegar o dia 😀

  • Marcus – BSB

    Pra tirar o 10, faltou colocar Bonaire no post!
    Fui com mais 4 colegas pras ilhas ABC – Aruba, Bonaire e Curaçao há 4 anos naquele saudoso vôo da Gol que ida de BSB direto pra Curaçao/Aruba no sábado a tarde e o mesmo avião já voltava no sábado a noite pro Brasil… Bons tempos! Agora, vou voltar lá com a esposa em lua de mel! Curaçao e St Martin.
    Aruba tem muito americano lá e, além do que já foi falado, tem a 2ª maior usina de dessalinização de água do mundo. Se alguém se interessar, pode tentar um contato lá pra fazer uma visita. Eu, pelo menos, gosto disso!
    Curaçao, achei mais legal. O esquema europeu é legal.
    Bonaire é 99% mergulho. Na época, os bares fechavam às 22h. Só numa noite, achamos um que fechava às 0h e ficamos lá tomando cuba libre e azucrinando o cara até umas 2h! Pra turma do mergulho, o Buddy Dive é padrão de hospedagem, mas tem tb o Captain Don onde o próprio capitão fica contando suas histórias (acho que) nas terças a noite lá.

  • Eu também estive recentemente em Cartagena e San Andrés (comprei após indicação da promoção aqui no MD – 800 reais a passagem!). Os destinos são de fato maravilhosos, depois de ler muito a respeito, percebi que deveria incluir San Andres na viagem, porém, minha passagem era Bogotá-Cartagena. O que muita gente não sabe é que só é possível chegar a San Andres de avião (tem gente que acha que da pra ir de barco a partir de Cartagena rsrs). Então fiz um bem bolado, utilizei milhas e consegui comprar o trecho para San Andres gastando apenas + 400 reais. Realmente, fez toda a diferença! Quem viaja para cartagena esperando ir para o "mar do caribe" acaba se decepcionando um pouco, pois as praias de lá não são tão diferentes do que temos aqui. Sobre San Andres, como disseram acima, deixa a desejar pela sujeira, falta investimento na limpeza da ilha. Ao fazer o passeio no carrinho de golf pela ilha percebe-se que há muito lixo espalhado pela ilha, uma pena. Pelo que o taxista me explicou, o lixo não são "jogados pelos turistas" mas sim, pelos próprios moradores, pois não tem onde jogar, tanto é que os locais mais "turísticos" são limpos… A piscinita é incrível, amei, quero voltar lá só pra ficar horas nadando naquele lugar. E Cartagena, eu achei beeem carinha, mas a gastronomia é incrível! A cozinha "fusion" comanda por lá, e a cidade murada é um charme! Enfim, super indico aos colegas! Quem quiser dicas ou tirar dúvidas sobre os destinos, estou disposta a ajudar! Abs

  • Los Roques ficou de fora??? Que pecado. O Lugar é um paraiso. Ja tive oportunidade de conhecer Cartagena e San Andres mas em materia de praia/ cor do mar Los Roques fica na frente.

    • Camille Panzera

      Wesley, Los Roques ficou de fora só porque não fomos lá ainda. Quando formos, atualizaremos o post. 🙂

    • Concordo Wesley. Praias mais bonitas que ja vi.

  • kie miotte

    Com a ajuda do MD consegui conhecer Punta Cana, Cancun e vou mes q vem pra San Andres. Cancum foi fantastico pretendo voltar assim q surgir uma promoçao . Tulum foi a visao mais incrivel q ja tive em materia de praias. Super recomendo

  • Juliana

    Já estive em Cancun e Playa del Carmen, a primeira é megaestrutura, muito americanizada mesmo, luxo total, já a segunda é mais tranquila, livre de grandes construções, todavia ambas maravilhosas, fui no inicio do mês de novembro/2013, muito sol e temperatura agradável, praias incríveis. Se por lá estiverem, não deixem de ir a Tulum, destino mais exuberante de toda a viagem.

  • claudio

    Faltou Jamaica com certeza…. alem das praias , a musica eh incrivel…..

  • Mariana

    Alem de los roques, senti falta de Barbados..

  • Eduardo

    Acho interessante mencionar que para ingressar em Cuba é sim necessário visto. Muito embora me parece que seja possível se obter este na entrada ao país, acho altamente recomendável viajar já com o visto em mãos. Há um consulado cubano em SP e a obtenção do documento é algo extremamente simples. Salvo engano há uma matéria aqui mesmo no MD que dá detalhes sobre isso.

    • Camille Panzera

      Eduardo, para ir em Cuba não é necessário "visto" daqueles chatos, não existe nenhuma burocracia praticamente, é apenas um cartão turístico que é necessário comprar. Mas você tem razão, eu que fiz a matéria sobre como entrar em Cuba, hahah. Já acertei o texto. Valeu. 🙂

      • Eduardo

        Você tem razão Camille, a obtenção do visto de entrada em Cuba é muito simples e rápida. Eu levei menos de 10 minutos para conseguir o meu ano passado no consulado de SP. Quem precisar de mais detalhes de como proceder, basta acessar a matéria muito bem escrita por você aqui no MD 😉

  • Luis

    Faltou Los Roques e Jamaica!!!
    Já estive em Punta Cana, San Andres e em Cancun e recomendo San Andres pelo custo benefício.
    Cancun gasta-se mais, mas é bonito também e tem mais opções de passeio.
    Punta Cana é mais para ficar no resort e descansar.
    Mas em termos de mar bonito, San Andres vence, apesar de que Isla Mujeres e Tulum (próximos a Cancun) são muito bonitos também!

  • Dani

    Gente, cadê Bonaire aqui? Estive lá e é um lugar de natureza rústica sensacional e um paraíso do mergulho…vale a pena pesquisar.

  • Luciano

    Excelente a matéria. Vejam no link abaizo o relato que fiz sobre Cartagena.

    http://www.mochileiros.com/colombia-cartagena-201

  • Cabral

    Por gentileza, desculpe se minha pergunta é boba, mas tenho essa dúvida, pois nunca saí do Brasil e pretendo viajar agora em breve. Não sei falar nenhum outro idioma além do português, se eu for para Barbados, por exemplo que já pesquisei que lá se fala o inglês, conseguirei ter uma boa estadia ou é muito complicado. Já li que Punta Cana é o espanhol e um idioma mais simples de entender e se comunicar, agradeço a quem tirar minha dúvida.

    • Karen

      Em Aruba e Curaçao, por exemplo, o idioma local é o papiamento que é uma mistura de holandês, português e espanhol. Eles entendem o espanhol, mas se você falar "portunhol" também vai ser compreendido em todos os locais destas ilhas.

    • Paulo Castro

      Não se acanhe com desconhecimento do idioma. No caribe (e muitos países) eles tem atenção grande com o turista que é fonte de renda deles.

    • flavio

      Bom dia Cabral. Não sei como foi sua viagem. Espero que tudo tenha ido bem. No entanto, já vi brasileiros se enrolando em alfandega, se enrolando em lojas, chateando as pessoas das ilhas por não falarem a língua e ainda se acharem no direito de críticas por não serem entendidas. Na última vez que estive em Saint Martin conheci um casal de brasileiros, jovens, a moça assustada pois já tinham passado por diversas situações complicadas. Eles não sabiam falar nada além de Português. Portunhol não é uma língua. E é cansativo tentar falar e ser compreendido nessa pseudo língua. Não é preciso ser fluente. APENAS MINHA OPINIÃO.

  • Parabéns pela matéria ! Já fiz o ABC do caribe (Aruba, Bonaire e Curaçao). No post, senti falta de Bonaire que é a minha predileta, já fui 2 vezes e em maio irei novamente. DETESTEI Curaçao! Péssimo atendimento, totalmente diferente de suas vizinhas! Desde o taxista, a recepcionista do hotel, o responsável pela locação do “carro”…. todos me trataram muito mal, só não antecipei minha passagem porque o custo sairia muito alto. Traumatizante… (IMHO).

  • Parabéns pela matéria ! Já fiz o ABC do caribe (Aruba, Bonaire e Curaçao). No post, senti falta de Bonaire que é a minha predileta, já fui 2 vezes e em maio irei novamente. DETESTEI Curaçao! Péssimo atendimento, totalmente diferente de suas vizinhas! Desde o taxista, a recepcionista do hotel, o responsável pela locação do "carro"…. todos me trataram muito mal, só não antecipei minha passagem porque o custo sairia muito alto. Traumatizante… (IMHO).

  • Leonardo

    Não sou de comentar, mas a clareza e objetividade do post impression. Parabéns a equipe do MD!!!!

  • Karen

    Parabéns pela matéria! Já fui para Aruba e Curaçao. Dois lugares belíssimos e com características muito diferentes. Diferente do colega, não tive problema algum em Curaçao, muito pelo contrário, fui muito bem atendida no Renaissance. Segue abaixo as minhas dicas.
    Aruba é uma ilha mais agitada, com mais opções de lazer, restaurantes e shoppings. Se forem a Aruba, não deixem de provar a Balashi (cerveja local produzida por meio de um processo de aproveitamento da água do mar, o que lhe confere um sabor muito peculiar). Na fábrica da Balashi, há um bar anexo (Balashi Beergarden).
    Curaçao é uma ilha mais rústica, embora também tenha opções de comércio e passeios. Entretanto, Curaçao tem um passeio IMPERDÍVEL que é a Dolphin Academy, na qual golfinhos são criados em cativeiro e é possível assistir o show, além de várias modalidades de interação com estes animais. Existem plataformas junto à praia, na qual as pessoas ficam e os golfinhos vêm para brincar. Eles são animais muito dóceis e só essa experiência já vale a viagem. Para as crianças é realmente inesquecível. Vejam o site (www.dolphin-academy.com). Anexo a Dolphin Academy, há também o Seaaquarium (www.curacao-sea-aquarium.com). Entretanto, este passeio não é divulgado pelas agências de turismo e acho importante disseminar esta informação, especialmente para quem viaja com as crianças.

  • Faltou Los Roques, na Venezuela.
    As praias mais bonitas e vazias que ja vi na vida. Tranquilidae absoluta. Otima para casais e para mergulho.
    Atualmente a politica esta meio conturbada na Venezuela, mas estive por la em 2011 (Chavez estava no poder) e foi bem tranquilo.
    Ah. É otima para compras devido ao cambio paralelo muito vantajoso.

  • Celia Nascimento

    Fizemos cruzeiro pela Pullmantur maravilhoso saindo do Panamá e passando por Cartagena, Aruba, Curaçao todas 3 encantadoras pelas praias e cidade. Caracas é que valeu pra conhecer, aquilo de" colocar no caderninho" nada atrativo. Mas foram 7 dias encantadores no navio. Vale a pena! a cidade do Panamá também é muito gostoso e bonita passamos 3 dias passeando. FIcamos no Hotel HARD ROCK que é fantástico, com custo benefício que vale a pena! Muito especial!

  • celia nascimento

    Parabéns MD pela matéria. Já vamos programar outra viagem. abraços

  • San

    So faltou los roques!

  • Duarte

    Pessoal, existe alguma possibilidade de voar curaçao – brasil ou brasil – curaçao com milhas smiles? Pretendo um dia conhecer Aruba e Curaçao, mas sem que ter que passar por aruba 2 vezes.

    • Vende tuas milhas e usa o dinheiro para emitir os bilhetes em qualquer companhia… de vez em quando rola umas promoções para Aruba por R$ 900,00 de lá tu pega um vôo pela Insel Air ou Tiara Air que deve custar uns R$ 80.00 para Curaçao (que eu particularmente não gostei), depois tu volta de Curaçao para o Brasil.

  • Paulo Castro

    Valeu MD, Cartagena é uma ótima opção e San Andrés também principalmente para quem gosta de mergulho. Em San Andrés o hotel Decameron é ótimo

  • Renata

    Aguardo promoção para Cuba em maio/2014.

  • Jaqueline Gomes

    estive em Punta Cana, é um lugar fantástico, as aguas de isla de Saona é inexplicavelmente lindas, ainda possui muitas opçoes de lazer e passeios otimos, o fato do all inclusive tbm te deixa mais confortável. E como todo o lugar é turistico o povo de lá é bem receptivo, simplesmente amei Punta Cana!!!

  • Sandro

    MATÉRIA MARAVILHOSA! UM GRANDE ESTÍMULO A VIAGEM, OBRIGADO PELO POST.

  • Attilio

    Por favor, alguém sabe me informar se para entrar em San Andres é necessário tomar vacina contra febre amarela?
    Vou para lá no final do mês de abril e se for obrigatório tenho que tomar urgente.
    Obrigado

    • Camille Panzera

      Oi, Attilio, não é obrigatória a vacina para ir a San Andres, porém, se você for via Copa e pretender sair do aeroporto, deve tomá-la. Se não for pela Copa, relaxe.

      • Attilio

        Camille, muito obrigado pela ajuda.

        abç

  • Mayara

    Opa, Mille! Obrigada pelas dicas, realmente merecia uma publicação aqui! Tenho mais ideias, se quiser kkkkkk

  • Paulo Mateus

    St. Maarten / St. Martin / Anguilla lá vou eu e minha amada. Dica pra quem é pão duro igual a eu: compramos as passagens o ano passado e reservamos hotel também no ano passado, além de termos ficado de olho nas cotações do dólar, sempre que baixava, comprávamos um pouco. Aluguel de carro já feito, pagaremos com CC o que dá direito ao seguro. Compra da passagem também realizada com o CC, que também dá o seguro saúde.
    Ou seja, dá pra gastar muito menos pesquisando e indo por conta, e aproveitando as dicas desse belo site.
    Daqui 2 meses 24/05/2014, estaremos indo à esse paraíso.
    Na volta, contribuiremos ao site com avaliações dos vôos e dos destinos como um todo.

    Abraço

  • Celia Oliveira

    Para quem pretende visitar Curaçao: não deixem de visitar a Playa Lagoon, é uma praia abrigada, com muita vida marinha, ideal para crianças. Outra praia interessante é Port Marie, ideal para casais, tem uma excelente estrutura. As duas possuem restaurante, aluguel de cadeiras e dive center com chuveiro. Para as meninas ciumentas não recomendo Port Marie, onde o topless não é raro. A comida não é ruim, mas para prevenir, peça os molhos separados e cuidado com a pimenta. É possível comprar perfumes de marca com um bom preço; eletrônicos mais baratos que no Brasil e mais caros que nos EUA. A água é quente durante todo o ano e para quem gosta de mergulhar recomendo a Goby Divers, operado por uma brasileira e mergulhos de praia até enjoar.

  • Veruska Masia

    Fui para Cancún em Outubro/2013 e minha escolha foi feita por aqui. Aliás através do MD, conheci um brasileiro que tem uma agência lá e fiz passeios fantásticosssss…..MD vocês são demais e estou a procura do novo destino 🙂

  • Estive em Cancún e passei um dia em Isla Mujeres e em Playa Del Carmem, minha escolha foi feita aqui pelo MD e foi simplesmente fantásticoooooo…..MD é realmente fantástico e dá dicas incríveis. Agora estou a procura do meu novo destino 🙂

    • Aline Carvalho

      Veruska vc foi em que época de outubro? Quero comprar passagens para lá mas os sites de turismo só me desanimam porque é o mês mais chuvoso no México…vc pegou chuva? As praias estavam sujas? E me passa o contato da agencia que você usou!Obrigada!

  • Elaine Lopez Rizzoli

    Onde podemos nadar com os golfinhos? Quantas horas de vôo?
    Parabéns pela matéria, muito esclarecedora.

    • Camille Panzera

      Em muitos desses lugares, Elaine. Cancún, Cozumel, Curacao e Punta Cana são alguns exemplos.

  • Kiky

    E Holbox, no alto da peninsula de Yucatán??? que bom que é pouco conhecido, pois ainda é idílico e é lá que se nada com os tubarões baleia, imensos e doces de tão mansos. Mas não pode esperar baixar os preços, pois em setembro eles vão embora para o alto mar.

  • Fran

    Já estive em Cancun, Playa del Carmen e Punta Cana…. amei Cancun e Playa, pois tem muita opção de lazer, tanto dia quanto noite. Punta Cana é mais relax, pra lua de mel deve ser bom, bem como com crianças.

  • ricardo

    qual a melhor agencia de turismo para o caribe???
    a viajarbarato.com.br é de confiança???

    • Você não precisa de agência, compre as passagens, reserve o hotel pelo booking e boa viagem.

  • William

    parabéns pela matéria! tenho 16 dias para o Caribe em janeiro 2015 e, pela consulta, pensei em Punta Cana – Cancún – Curacao. O q vcs acham? A intenção variar as culturas e atividades, além de estar no Caribe é claro…

  • gisele

    ola estouu em duvida do hotel Hard Rock Rivieira Maya e Grand Maya, qual é melhor com crianças

  • Renan Ferreira

    Estou em dúvida pra onde ir!
    Vou com minha noiva e mais um casal de amigos e estamos em dúvida entre San Andrés com Providencia e Santa Catalina ou CURACAO, dentre todos os aspectos citados qual vale mais à pena?
    Nossa intenção é ir no Início de Julho.

    Obrigado, parabéns pela matéria e pelo site.

  • DefendaSeuDinheiro

    San Andrés, eu recomendo, lindo local, boa infra e bom custo beneficio.

  • roberta

    vcs não podem fazer um post sobre o caribe e deixar Bahamas de fora… já fui para san andrés, curaçao, st maarten e no ano passado quando estava indo para punta cana e o avião sobrevoou nassau, deu vontade de gritar “quero ficar aqui”…rs

  • jane

    Amei a materia! muito esclarecedora!

    PARABEns!!!

  • guilherme

    Bom dia Pessoal!

    Estou precisando de algumas sugestoes, pois vou me casar em setembro e estou com receio de ir para o caribe por causa dos furacoes, alguem já foi nessa época? Qual o melhor destino em setembro no caribe?

    Abraços
    Guilherme

    • Camille Panzera

      Oi, Guilherme, no texto tem algumas sugestões de destinos que não sofrem com furacões. Muita gente vai nessa época (eu já fui, inclusive) e não acontece nada.

      • guilherme

        Ola camile
        Obrigado pela atenção, mas qual texto eu nao achei sobre o assunto

  • Eric Humberto

    Muio boa essa matéria, parabéns!!!

  • Rafaela

    Gostaria de Elogiar o post, objetivo com bastante conteudo e com imagens atraentes. Parabéns

  • Leonardo

    Há um lugar que tenho ouvido muito sobre e não foi dito aqui. Ilhas Turks e Caicos, alguém já esteve lá? como é?

  • Darío Neves

    Faltou Barbados !! Já fui e recomendo, excelente custo benefício 🙂

  • Vagner Teles

    Fui a San Andrés…ilhas paradisíacas, custo benefício muito bom, passeios baratos, ótimo local para compras!

    • Jorge Frutuoso

      Vagner, que tipos de compras? É verdade que na ilha não tem impostos?

  • Eduardo Soares

    Em uma próxima edição sugiro Porto Rico (EUA), Bahamas, Tobago e Barbados!

  • Leandro Sabino

    Fui a Cartagena ee San Andrés fiquei apaixonado, os dois lugares são maravilhosos, para entrar na ilha de San Andrés tem que pagar 50 mil pesos.
    Mas as prais de San Andrés são lindas.
    Cartagena tem a parte histórica interessante, quem for não pode deixar de visitar o castelo de San Filipe e conhecer sua história.
    Cartagena tem um passeio de barco para praia blanca e do Rosário MT legal TB, mais ou menos 1 hora de barco. Mais vale MT a pena.

  • Juliana Bruno Silva Sales

    gente, alguem sabe dizer se há outra forma de ir de uma ilha a outra que não seja voando? tentei alguns roteiros mas tá tudo absurdamente caro pra maio/2016. tentei ctg-aua-cur-bon-ctg, ctg-adz-aua-cur-ctg…mas tá dose! rsrsrs…

  • Denise Pereira

    Olá, estou planejando viajar ao Caribe com minha mãe (60 anos) e minha madrinha (56 anos), eu tenho 30 anos.
    O plano é conhecer as belas praias, bater perna e relaxar.
    Qual destino vocês recomendam? Lembrando que somos três mulheres, então se vamos alugar um carro e sair por aí é preciso os lugares sejam seguros.
    E parabéns pelo post, excelente!

  • FABIANA SANTISTA

    da hora

  • FABIANA SANTISTA

    legal.

  • FABIANA SANTISTA

    …..

  • naopenseviaje

    Boa dicas! Parabens!!

  • FABIANA SANTISTA

    SHOW DE BOLA MELHOR QUE O CARIBE SÓ SANTOS/SP.

  • Luciana Gasparini

    Giovanni, voce gastou quanto mais ou menos? Valor total por pessoa 🙂