Azul começa a testar TV ao vivo em seus voos e anuncia rota a Punta Del Este

Denis Carvalho 10 · maio · 2012

Uma das grandes inovações prometidas pela Azul parece estar próxima de finalmente se tornar realidade. A companhia começa a testar nesta semana seu sistema de entretenimento com TV ao vivo durante os voos. De acordo com o portal Terra,  o diretor de comunicação e marca da empresa, Gianfranco Beting, informou que a perspectiva é que até o final de junho 38 dos 42 jatos da companhia passem a oferecer a transmissão via satélite em seus monitores individuais, sem custos adicionais para os passageiros. Os 11 turboélices ATRs, demais jatos da frota da Azul, não terão o equipamento, segundo informou o portal.

O serviço de TV, com monitores de 16 polegadas, poderá passar programações de novelas ou jogos de futebol, por exemplo. O serviço foi prometido por David Neelman, fundador da companhia, há três anos, quando a aérea começou a operar no País, mas problemas técnicos atrasaram o início da operação. Foi preciso desenvolver uma antena compacta para que as aeronaves pudessem captar sinais de TV. A Azul chegou a anunciar e desmarcar o início do sistema uma infinidade de vezes, resta saber se finalmente a ideia inovadora vai sair do papel dessa vez.

Punta del Este

O novo sistema de entretenimento, contudo, não foi a única notícia positiva para os passageiros da Azul.  Neeleman anunciou que a companhia vai receber 12 novos aviões ainda neste ano e voará para dez novos destinos, entre eles Punta Del Este. Com todo este otimismo, a empresa espera crescer 10%  até o fim de 2012 e reduzir a diferença para GOL e TAM, que seguem no sentido oposto, com cortes de voos e funcionários.

Por enquanto, a companhia não revelou detalhes sobre as novas rotas nem a respeito dos voos ao balneário uruguaio. “Nossos acionistas gostam muito de viajar para Punta del Este”, brincou Neeleman, que tem como sócios na Azul fundos de investimentos como TPG (Texas Pacific Group), Gávea e Weston Presidio.

A empresa lançou ainda um curso de formação de pilotos e comissários denominado Academia de Serviços Azul (ASA). Segundo ela, trata-se de um programa para acelerar o processo de formação dos profissionais da área. Embora a contratação não esteja garantida, a expectativa é que todos os profissionais formados passem a integrar a equipe da empresa após o curso. A primeira turma deve formar 25 comissários e 20 pilotos e as aulas começam nos meses de junho e julho. As inscrições começam nesta quarta.

Com informações dos portais Terra, Folha e O Globo

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Alex Freitas

    Muito bem, que cresça aproveitando as oportunidades existentes, viva a concorrência e a nós, consumidores !!

  • Lilian

    A Azul possui aeronaves modernas e de certa forma, aconchegantes comparadas com as outras. Inovou com a forma do serviço de bordo e agora, mais uma vez, inovando com essa opção de TV ao vivo!

    Muito legal!

  • Ricardo

    Ponto pra Azul! Parabens

  • Márcio

    Olhem este trecho da reportagem do "O Globo":

    "Por não abrir os números de seus balanços, há grande desconfiança entre os especialistas dos níveis de rentabilidade com que a Azul vem operando.

    — Os custos do setor estão muito altos e a Azul fala em crescer, mas a que custo fará isso. Se as duas maiores empresas estão recuando, é porque o mercado está ruim — diz um analista do mercado."

    Bem, a Azul possui preços, em geral, mais caros que Gol e Tam. Qual será o impacto disso nas suas contas?

    • Brum

      Vc mesmo respondeu! Por que enquanto GOL e TAM reduzem voos, demitem e recuam, a Azul expande e amplia suas operações?

      Justamente pq possui os preços mais altos em TODAS as rotas, isso contribui (entre outros fatores) para q suas contas permaneçam positivas.

      • Fabio

        Prezado BRUM, discordo da sua afirmação categórica "TODAS as rotas": nós, aqui do Sul, Santa Catarina por exemplo, quase sempre encontramos na AZul as melhores tarifas para SP e RJ, exceto quando existem promoções pontuais. Gostaria de ouvir a opinião dos demais usuários do MD!!! Eu particularmente acho no mínimo estranha essa posição da empresa não divulgar seus balanços…

        • Leo

          Saindo daqui de Brasília a Azul raramente é uma das mais baratas…

        • Regis

          A Azul é empresa de capital fechado, então não é obrigada a divulgar as demonstrações contábeis.

        • Não é estranho a empresa não divulgar balanços Fábio.

          Pelo simples fato que que ela não é uma empresa de capital aberto (S.A) e não possuir ação em bolsa de valores.

          Ao contrário de TAM e GOL que são Sociedades Anônimas (S.A) e possuírem ação na Bovespa!

  • William Boscardini

    Muito bom ver notícias interessantes da Azul depois de um bom tempo. Ainda espero a volta do Passaporte Azul!

  • José

    Maas , Noos aviões da azul já tem tv néer …. Nãao entedi a notícia!

    • Denis Martins

      Existe TV com vídeos armazenados, mas não ao vivo – como transmissão de jogos de futebol, por exemplo. Isso ainda não existe no Brasil.

      • José

        Entedi , Obrigado pela informação :))

        • José

          Denis outra dúvida , e o resto os outras 4 aeronaves de 38 vão ficar sem a tv?

  • Que venha uma bela promoção para esse voo inaugural o/

  • Matheus

    Espero que Divinopolis-MG seja um dos novos destinos, ja que teremos nosso aeroporto reinaugurado no prox. dia primeiro, centenario da cidade.

  • Se tiver promoção pra Punta do voo inaugural eu to dentro, adorei aquela cidade, espero voltar.

  • Thiago Castro

    Se tiver promoção, aproveitem. Porque depois com certeza voltará ao padrão Azul de preço de passagem!!!

  • titobosco

    E aih AVIANCA? Nao vai dar uma chegadinha tmb nao?

  • A Azul opera aqui no RS voos em Porto Alegre e Caxias do Sul e está esperando o estado melhorar a infra estrutura dos aeroportos em algumas cidades para começar a operar, como Rio Grande, Santo Ângelo, Passo Fundo.
    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/notici

  • Cidadao

    É normal uma companhia aérea operar no prejuízo no início das operações porque ainda está ganhando mercado e adquirindo aeronaves. Como ela é uma companhia fechada, não é obrigada a divulgar resultados. Mas uma companhia fundada por um executivo que conseguiu crescer muito no concorrido mercado americano tem tudo pra ter sucesso no Brasil, que é o mercado que mais cresce no ramo da aviação.

  • Raphael Rosa

    Tomara que tenha promo para o URU e que comecem a voar para ARG. também. As passagens para esses países estao muito caras. Um absurdo. Em 2009 paguei R$220 na GOL ida/volta CWB-EZE (ida 26/12 e 15/01 retorno ALTÍSSIMA TEMPORADA)Hoje estão 900 reais para o mesmo período!!! Um absurdo

  • Rodrigo Paulo

    prefiro outras companhias

  • Glauber Moreira

    Somente como informação, o aeroporto de Guarulhos em breve receberá uma nova empresa área. Será a Sol del Paraguay (www.viajaconsol.com). O vôo já esta sendo anunciado no site da cia (eles operam com mk28 ou nossos famosos fokkers 100), e a proposta é uma rota GRU / CDE (Ciudad del Este) / ASU (Asunción). Será interessante, pois hoje essa rota é operada somente pela TAM Airlines (atinga TAM Mercosur) e Asunción tbm pela Gol via Curitiba.

    Outro ponto interessante é que o serviço de bordo da cia é show de bola e eles fazem o speech também em guarani (segunda lingua oficial do Paraguai). Vamos ver!

  • Léo Teixeira

    Torcendo pra isto..

    🙂

  • Feliciano Martins

    Excelente iniciativa. Tomara que não subam os preços com esse novo conforto.

    Valeu MD!

  • Ricardo

    Eu acho que é porque a Azul opera em aviões menores que a GOL e TAM .. Pode ver, os voos da Azul estão sempre lotados..

    E avioes menores, devem gastar menos combustivel, um dos maiores gastos..

    Bom, é apenas um chute, tb nao sei ao certo.. 🙂

  • Marcio

    Prezados,

    Fiquem tranquilos com o crescimento na nossa Azul pode ter certeza que é fruto do trabalho honesto dos mais de 5.000 funcionários que fazem de tudo pela marca todos os dias.

    Agora os problemas de GOL e TAM se caso interessar aos prezados, acredito que vcs possam achar algo do que falam, alias desde os tempos que derrubaram a querida Varig, quem conhece a historia sabe.

    Bom dia a todos.

  • Denis Martins

    Ao que tudo indica, sim

  • Azul, me leva pra Montevidéu, sua linda!

    Tomara que o preço não fique muito salgado com isso. Na verdade, seria bom se ela barateasse algumas das rotas, mas isso não cabe ficar discutindo, por enquanto.

    Mas cabe dizer que a Azul tá batendo a TAM no serviço. Das três vezes que voei nela (GIG-CNF, CNF-SLZ e SLZ-CNF), todas foram muito boas.

  • Alexandre

    No post diz que Gol e Tam estão em sentido inverso, demitindo e cortando custos. A Tam eu não sabia, ela também está imitando a Gol?

  • Robério Morei

    Quem viaja muito sabe que somente conhecemos a Cia Aérea quando temos algum problema. Já passei por atrasos e cancelamentos com quase todas as companhias aéreas domésticas nacionais e posso afirmar que a Azul é a que melhor atende seus consumidores. Acho que isso, aliado ao conforto, são as razões do sucesso da empresa.

  • Pedro

    Que péssima ideia. Chegará um momento em que não haverá um ambiente público sem uma porcaria de tela ligada na nossa cara!

  • Brum

    Saindo de Brasília, do Rio, de Manaus, de BH, de Natal, etc etc

  • Wesley Carvalho

    Os jatos da Azul são modernos, porem os ATRs 72-200 deixam muito a desejar, segundo a Azul os 72-200 vão sair da frota ficando apenas os ATRs 600, mas pelo jeito isto nunca vai acontcer, pois estão sempre abrindo novos destinos.

  • Thales

    Você pode desligar a sua tela, se desejar. Em voos noturnos, por exemplo, eu costumo desligar para tentar tirar um cochilo…