Azul e Avianca fazem ofertas para comprar a TAP

Marcel Bruzadin 15 · maio · 2015

Os donos das companhias Azul e Avianca formalizaram hoje o interesse pela TAP com uma proposta para a compra da companhia, que está sendo privatizada pelo governo de Portugal. Além deles, concorre o empresário português Pais de Barro, dono de um conglomerado de mídia e outras empresas.

Germán Efromovich, dono da Avianca, e David Neeleman, fundador da Azul, estão interessados nas rotas da TAP, companhia que tem mais voos entre o Brasil e a Europa, além de outras rotas importantes saindo de Lisboa.  A330 TAP

O processo de privatização da companhia foi reaberto há cerca de 6 meses. No ano passado Efromovich, que tem nacionalidades brasileira, colombiana e polonesa, esteve perto de arrematar a companhia, mas o governo desistiu da venda na etapa final. Dessa vez, ele tem dois concorrentes que chegam à disputa com o apoio de parceiros internacionais.

A TAP fechou 2014 com prejuízo de 85 milhões de euros e uma dívida superior a 1 bilhão de euros. À imprensa portuguesa, Neeleman afirmou que a intenção é que a companhia portuguesa passe a operar em mais rotas, principalmente com voos para os Estados Unidos.

Os jogadores tomaram assento é hora de saber quem vai ficar com a companhia portuguesa. E você? Está torcendo para quem? Deixe sua opinião nos comentários!

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Marcel Bruzadin

Marcel

  • Fernando-RJ

    Seja qual for será muito bom se uma brasileira conseguir o controle da TAP.

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    Torço pela Azul.

    • Gilberto

      Para a Azul sera totalmente estrategico adquirir as rotas da TAP e ai a TAM que se cuide. E eh um enorme passo para ingressar na Star Alliance, a conectividade dela em territorio nacional, caso mantenha as rotas originais da TAP pro Brasil sera de suma importancia para que a Star Alliance venha babando em cima da Azul.

      • Gilberto

        Vale ressaltar e acrescentar que o comentario acima tambem eh valido para a Avianca, que ganharia mais preseca e penetracao no mercado europeu, ja que a colombiana tem presenca mais forte ainda no Caribe e USA.

    • Wescley Lima

      Com certeza na torcida pelo David. Isso significa acordos e integração com a Azul. Para nós Brasileiros creio que será melhor que a Avianca. Pois a Azul voa para mais destinos e será bem mais fácil de pontuar/resgatar no caso de milhas.E se de repente houver um grande acordo entre Tap, Azul e Jetblue será muito vantajoso para nós. Creio que uma das cartadas do David para tirar a Tap do prejuízo serão voos para os EUA, Brasil e Europa através de acordos entre as 3 aéreas (E aumentar os voos da Tap para as Américas).

      • MOACYR LOPES DOS SANTOS

        Concordo plenamente. Mas acho ainda que a grande sacada é pax do interior poder sair de sua cidade e ir para o mundo sem ter de se deslocar para GRU ou GIG. Só para ilustrar isto, hoje posso sair de Uberaba, minha terra, despachar duas malas de 32 kg às 05:40h e chegar em Miami (FLL) às 20 h. Antes, tinha de ir para SP, dormir lá e pegar voo no outro dia. Nós, “roceiros”, seremos muito beneficiados com isto. Um abraço.

    • FabioPalmeiras

      Torço pelas minhas 6 dezenas na mega….não é jogo de futebol.

  • MTorres

    To torcendo pra ninguém. Eles são empresários competentes e bem sucedidos. Todos já conhecem como funciona o mercado… No fim, queremos preço e constância dos serviços.

  • Diogo

    torço MEGA pela Azul…. hj acredito que a cia ta mais preparada pro mercado e accredito que a avianca tenha ido pra star alliance a reboque de suas companheiras latinas, e não por mercado brasileiro real… que a Azul está à frente….

  • lvcivs

    Não é a Azul, e sim o David Neeleman.

  • Micael

    Vai azul!

  • Oscar Luiz da Silva Neto

    Olha o passaporte da Azul para a Europa e Star Alliance aí…

  • Adriano Destorac

    Torcendo pela azul. A nova estrela brasileira.

  • Michaell Dantas

    Independente de quem ganhe, eu quero eh que tenha preços bons e acessíveis a todos…

  • Wescley Lima

    David com certeza. Teremos integração com os voos da Azul e de repente nos EUA com a Jetblue. Um grande passo para o ingresso da Azul na Europa e também na Star Alliance. No caso da Avianca Brasil creio que não vai mudar muita coisa. As rotas domésticas são poucas; pra pontuar e resgatar através de voos doméstivos vai ser muito demorado.E até a entrada dela na Star Alliance demorou demais se comparada a Avianca Colômbia. A Azul tem muitos destinos e eu particularmente acho que são mais justos na pontuação e no valor de pontos para resgate também.

    • Eliezer Fonseca

      Wescley, será que é isso mesmo, afinal em 06 meses voando para a Flórida o Neeleman ainda nem conseguiu unificar os programas da Azul e da JetBlue. E parece que ele não tem nem mais o controle acionário da JetBlue; dizem que criou a Azul justamente por se sentir magoado de perder a diretoria da cia que ele criou.

      • Wescley Lima

        Então se for assim vai ficar no mesmo patamar que a Avianca. Visto que há diferenças e falta de integração entre a Avianca Brasil e Avianca Colômbia. Logo achei extranho quando vi o comunicado dele para os funcionários da azul citando acordo entre Azul e Tap no caso de vencer a disputa. Mas não citava a JetBlue. :'(

  • Ricardo Serra

    Azul!!!

  • Demetrio

    Eu com certeza torço pra qualquer um, menos a Azul, que é a empresa mais cara de se voar atualmente.

  • jorge moraes

    Quer transformar um homem em um milionário? Dê de presente a um bilionário uma ciá aérea. Dívida da Tap de 1 bilhão de Euros. Tem louco pra tudo mesmo.

    • Thiago Castro

      Até parece que quem for comprar vai pagar isso à vista. Não faz nem sentido. Com dono novo, o risco melhora e os credores refinanciam (às vezes até com melhores prazos e taxas). Essa dívida só faz o preço da Tap baixar para um possível comprador mas não inviabiliza nem um pouco a compra. Se assim fosse, provavelmente não teria interessados (e tem 3!!)

    • Eliezer Fonseca

      Muitas vezes compram só os ativos. A conta pode vir a ficar pros contribuintes portugueses pagar! Até porque, boa parte dessa dívida deve ser com o próprio governo português e fundo previdenciário do pessoal da empresa.

  • Nelson Pereira

    Jã não viajo de azul por conta do preço, imagino ela com um pseudo monopólio, preço nas alturas! Que vença a mais lowcost

    • Thiago Castro

      Esse monopólio é bem pseudo mesmo. Só se vc estiver falando das rotas diretas da Tap no Brasil, pq de resto tem um monte de empresa voando pra Europa e que já concorre com a Tap.

  • Eduardo Fiorentini Votta

    so um adendo a reportagem o Germán da Avianca é Boliviano de La Paz de origem judia polonesa e veio jovem ao brasil ser intercambista e estudar, depois que ele conseguiu a cidadania colombiana depois de comprar a Avianca e ser questionado por nao ser colombiano.

    • Eliezer Fonseca

      You´re right ! Ele é cidadão do mundo, se não me engano também tem cidadania boliviana e judia.

      • Eduardo

        Cidadania judia eh meio complicado, já que judaísmo eh uma religião e não um país

        • Eliezer Fonseca

          Tá certísssimo Edu… vou editar e corrigir!

  • Eduardo Fiorentini Votta

    E é muito triste ver uma companhia aérea estatal ser privatizada, no BR temos faltas de companhias nacionais fortes com voos internacionais ainda mais para fora do eixo europa´-USA e temos uma aviação regional patética, precisariamos de mais companhias nacionais quiçá estatais.
    Eu que nao vou ficar torcendo pra pinoia de empresario nenhum

    • Fernando Vieira

      companhia aérea não é coisa pra estatal. Governos devem regular rotas, garantir a concorrência, garantir a segurança dos aeroportos, e do espaço aéreo, impor regras para a segurança da cia aérea, não ter uma cia aérea. Para governos seria um péssimo negócio, no Brasil então. Imagina concurso público para comandantes, comissários, mecânicos, pessoal de terra… Aí entrariam com aquela intocabilidade de funcionários públicos… Quero muito uma cia aérea brasileira com alcance global, mas na mão da iniciativa privada brasileira, não com o governo.

    • jorge moraes

      Concordo com vc, Eduardo.

    • Eliezer Fonseca

      You´re wrong ! Por favor neh, Edu, estado exercendo atividade econômica é uma fórmula cuja ineficiência é comprovada pela história. Perdoe-me pela discordância, mas não entendo como ainda há pessoas que ainda insistem nessa paixão pelo estatização, mesmo depois de anos gozando os benefícios da privatização, inclusive da universalização dos serviços privatizados. Vide telefonia ou mesmo transportes aéreos, basta comparar o que se tinha em décadas passadas, com o que temos hoje.

  • Felipe

    Se a venda for concretizada, que seja pela Azul! O Neeleman já falou sobre priorizar as rotas Europa/America (Estados Unidos), mas com certeza teremos ganho de preço e qualidade. E a operação da Azul, a forma como opera e trata os funcionários tem grande potencial de sucesso.

  • JOÃO VICTOR

    AZUL FOR SURE

  • Raimundo Gomes Braga

    Que a Azul ganhe!

  • Nelson Pereira

    Ela vai assumir muitas rotas, tirando GRU e GIG ela vai dominar o resto, e ainda vai lançar rotas exclusivas para os
    EUA, CNF-MCO já está anunciado e outras virão! É perigoso pois ela eh bem cara e eh a única que ta expandindo!

    • Fernando Vieira

      Ela tá expandindo porque viu o mercado. Se as outras cias aéreas acham que GRU é o centro do mundo e a Azul viu que não é e viu a oportunidade, deixa ele seguir. Se for boa logo outros irão também.

      • jorge moraes

        GRU não é o centro do mundo, mas é o principal HUB da América do Sul. E isso não é pouco.

        • Thiago Barcelar

          Concordo plenamente com o amigo acima (Fernando)..GRU nao é o centro do mundo. Existem varios outros lugarem q podem se tornarem HUB, sem contar que GRU saiu do engarrafamento agora. A maior parte dos voos a um tempo atras fazia conexao la.

          • jorge moraes

            E ainda fazem conexões nele. GRU nunca vai perder a majestade. Se MEX, BOG, LIM, BUE e SCL não conseguem fazer frente a ele, Como podem pensar que a Azul sozinha vai mudar este quadro. Sabem de nada , inocentes.

    • Olavo Resende

      Para viajar com milhas não é a mais cara, prefiro ela nas rotas internas.

  • Fernando Vieira

    Sou #TeamAzul (sério, com esse avatar aí?) Acho uma ótima por três motivos, precisamos de uma legítima flag carrier brasileira, a Azul é um modelo de companhia sério e sólido, haja visto o que é Jet Blue no Brasil e esse Neeleman não joga pra perder.

    • Wescley Lima

      Imagina então acordos entre a Tap, Azul e Jet Blue? Seria uma boa jogada. Concordo com vc, o David não joga pra perder e é muto inteligente. Enquanto as outras aéreas focaram em GRU e GIG-SDU, o David focou em Viracopos que foi um importante aeroporto e largado depois da construção de GRU e também focou em Confins. Não demorou muito e pensou no quanto poderia lucrar se operasse voos nos aeroportos de pequenas/médias cidades que foram esquecidas pela falência de muitas cias aéreas que operavam comercialmente. Um exemplo também foi quando a Azul ganhou mais slots em Congonhas. A mídia o questionou sobre os voos de ponte aérea e ele logo respondeu que esse não seria o foco das operações em Congonhas. Ele focou em ligar algumas cidades de interior e outras capitais.
      Como um usuário comentou aqui no MD, a tacada do David aqui no BR vai ser ligar os passageiros de interior a qualquer lugar do mundo em pouco tempo e sem depender de GRU e GIG.

      • Thiago Barcelar

        Melhor coisa, sair desse eixo GRU e GIG..ainda mais agora q GRU na minha opiniao esta horrivel (tem q andar muito para fazer check-in e depois anda mais ainda para enbarcar).

        • Wescley Lima

          Concordo. Seria/será bem melhor se pudermos contar com mais aeroportos fora do eixo GRU-GIG. Torço para que o GRU continue crescendo e que esse crescimento traga melhoras. mas também torço pelo crescimento e investimento em outros aeroportos internacionais.

        • Thiago Castro

          Até concordo que é bom sair do eixo RJ-SP. Mas usar a distância percorrida para check-in e embarque como argumento fica difícil hein! Os principais aeroportos do mundo são gigantes e mesmo com esteiras, trens, etc, ainda se anda pra caramba pra fazer qqer coisa no aeroporto.

  • maria heloisa campos

    Torço pelo TAM

  • Jose Carlos Servilha

    Certamente a AZUL vai levar a TAP porque Portugal está no seu DNA. É só ler a palavra AZUL da direita para a esquerda que sua vocação aparece: LUZA !

  • sigma7777777

    Se isso ocorrer acho que a Azul passará a integrar a Star Alliance, que já conta com a Tap e Avianca.

  • Wescley Lima

    Sim. Por isso que falo que a Azul se sairia melhor em acordos com a Tap e outras empresas. Pois eles possuem mais trechos domésticos (a grande maioria rotas de interior) que a Avianca. O Brasileiro está voando cada vez mais e as empresas devem pensar nos passageiros de interior. E se houver uma integração com a Tap, os passageiros de que vivem longe dos grandes centros poderiam chegar facilmente nos aeroportos na qual ela decola. No seu caso Confins. GRU e GIG estão saturados e não vai demorar muito para que as empresas deem mais ênfase para outros aeroportos. Isso já acontece lá fora e é uma questão de pouquíssimo tempo para acontecer aqui. 🙂

  • Mônica

    Certamente, alguém tem que comprar a TAP, que vai de mau a pior.

  • Aristeu Melo

    Digo ainda que o governo deveria se preocupar em oferecer aeroportos de qualidade, várias pistas de pouso em cada aeroporto, banheiros limpos, imigraçao e receita federal rápidos, com funcionários treinados, e náo se preocupar em companhias aéreas. Todos os aeroportos do Brasil sáo horriveis, velhos, sujos, sem nenhuma comodidade para o usuario brasileiro, imagina o estrangeiro que conhece aeroportos muito melhores. Regular o setor e deixar a iniciativa privada trabalhar. Diminuir o custo dos combustiveis, taxas aeroporturárias e impostos que incidem em todas as etapas acima.

  • Thiago Barcelar

    O unico ponto ruim da Azul são os seus preços de passagem muito caro, na minha opiniao, em relacao as demais companias..pq se nao fosse tal fator eu torceria para ela.

  • Maria Inês Fonseca Rodrigues S

    minha preocupação é com minhas milhas, pode mudar a política em poucos meses?

  • Luan

    Quem oferecer preços mais baixos, deveria ganhar! rss
    a TAP cobra um preço alto, de Fortaleza para Portugal leva umas 7 horas e alguns minutos e o preço chega a passar de 3 mil às vezes…

  • Anderson Cunha

    Estou “torcendo” para o empresário Pais de Barro. Avianca e Azul que entrem no mercado europeu pelos próprios méritos. Falando sério… esse interesse de um português chama bastante a atenção. Claro que o desejo do governo e simpatia da população de Portugal irão se voltar para o compatriota.

  • claudio

    azul não tem preço….nunca consigo um vôo na azul….na certa vai acabar o voo da tap de brasília para lisboa e transformar em campinas-vcp lisboa….xiiiiii

  • Maria Inês Fonseca Rodrigues S

    Tenho milhas para resgatar, será que as regras vão mudar?

  • Adriane

    Parabenizo a empresa pela iniciativa mas devo deixar meu protesto porque o sul do país fica fora destas promoções. Queremos também poder usufruir destas ofertas saindo de Porto Algre e Passo Fundo aqui no RS. O sul do país também viaja bastante e está sempre colaborando para o desenvolvimento das empresas aéreas. Por isto merecem também serem lembrados.

  • Eduardo Fiorentini Votta

    a questão é que hoje das 4 grandes companhias aéreas brasileiras apenas uma tem controle brasileiro de facto, mesmo com muitas ações vendidas a estrangeiros no caso a GOL. Falta uma companhia aérea brasileira.

  • Rosana Marcolino

    Também gostaria que a Azul comprasse a TAP. Essa empresa é visionária e com certeza trará muitos benefícios aos usuários.

  • Raphael Santiago

    MAIS OQUE NINGUÉM ESTA CONTANDO É QUE A AZUL HOJE É UMA GRANDE FORÇA NO MERCADO, COM ISSO ELA DEIXARA AMBAS AS CIAS NACIONAIS PARA ESCANTEIO, SEM TER QUE SE PREOCUPAR COM AS ROTAS DA TAM,POIS ELA FARA OS MESMOS VOOS E TERÁ UMA MALHA AÉREA GIGANTESCA, COM ISSO É UM GRANDE NEGOCIO PARA A AZUL,MAIS ACREDITO QUE O DAVID NÃO SOMARA AS 3 CIAS (JETBLUE,AVIANCA E AZUL) PODERÁ SIM EXISTIR ACORDOS DE CODESHARE, MAIS UNIFICAÇÃO ACHO DIFÍCIL