Avaliação da Avianca Brasil

João Goldmeier 26 · dezembro · 2017
Executiva
GRU - JFK
8500
A330-200
15/12/2017

Embarque

Previsto: 22:45h
Efetivo: 23:00h

Partida

Previsto: 23:45h
Efetivo: 00:00h

Chegada

Previsto: 06:45h
Efetivo: 07:06h

A Avianca Brasil inaugurou no último dia 15 de dezembro sua quarta rota internacional, com voos diretos ligando São Paulo (Guarulhos) a Nova York, Estados Unidos. O Melhores Destinos esteve no voo inaugural e conta pra você como foi a experiência.

Sobre a Avianca Brasil

A Avianca Brasil opera voos regulares desde 2002. Atualmente atende 24 destinos domésticos e quatro no exterior – Bogotá, Miami, Santiago e, agora, voos diários de São Paulo para Nova York. A empresa opera com modelos da Airbus, oferece entretenimento individual e refeição de bordo gratuita. Como o membro brasileiro da Star Alliance, a Avianca Brasil conecta passageiros a mais de 1.300 aeroportos em todo o mundo, por meio de voos de 28 parceiras internacionais.

Resumo do review

Avianca Brasil Voo O6-8500
São Paulo (GRU) – Nova York (JFK)
Sexta, 15 de dezembro de 2017
Partida: 23:45
Chegada: 06:45 (-3h)
Duração: 10h
Milhas: 4.745
Aeronave: Airbus A330-200
Assento: 2A (classe executiva)
Destaques positivos: refeição e conforto das poltronas
Pontos a melhorar: falta de wi-fi e de filmes e séries com legenda

Check-in

9

Check-in

Como saí de Florianópolis fiz meu check-in de todos os trechos no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, onde despachei minha bagagem até o destino final (Nova York). Recebi o cartão de embarque inclusive do trecho entre São Paulo e Nova York, o que permitiu a minha entrada na área de embarque sem passar pelo check-in em Guarulhos.

Sala Vip

Como a Avianca Brasil não possui salas vip próprias (apesar de ter planos para inaugurar uma em Guarulhos em 2018) e opera no Terminal 2, não sendo prático utilizar a sala vip da Star Alliance que fica no Terminal 3, ela acomoda seus passageiros da classe executiva na sala vip da GOL, que é ampla e supre bem as necessidades de quem aguarda seu voo, com banheiros, chuveiros, internet, comidinhas e bebidas.

Embarque

Como de praxe antes do início do embarque de um voo inaugural, houve um coquetel no portão de embarque aberto a todos os passageiros e discursos de José Efromovich, um dos donos da Avianca e de Frederico Pedreira, presidente da companhia. Isso fez com que o embarque atrasasse um pouco, mas nada relevante. A destacar que mesmo com um único portão (no Terminal 3 normalmente se utilizam dois) o embarque foi organizado e as prioridades respeitadas.

Cabine

9

Os Airbus A330-200 da Avianca Brasil estão configurados com 32 assentos na classe executiva, dispostos em duas mini-cabines de 4 fileiras e distribuídos 1-2-1 (um em cada janela e dois no meio). Isso dá aos passageiros acesso irrestrito para o corredor, sem ter que pular o colega ao lado para ir ao banheiro.

Os assentos contam com tomada, entrada USB, tela de entretenimento individual de 15″ touchscreen além de um menu para ajustar o assento, que pode virar uma cama fully flat.

Já na classe econômica, onde estive para dar uma espiada antes do voo, a configuração é 2-4-2, com bastante espaço entre as fileiras, entretenimento individual e tomada em todos os assentos.

A Avianca Brasil acertou na escolha da configuração interna e briga de igual pra igual com as cias aéreas que realizam voos entre do Brasil e os Estados Unidos, com alguma vantagem no quesito espaço na classe econômica.

Entretenimento

8

Talvez este seja o calcanhar de Aquiles dos aviões de longo curso da Avianca Brasil. Embora a seleção de filmes e séries seja boa, você não tem a opção de ver um filme com áudio em inglês ou espanhol e as legendas em português. A única opção é a escolha do áudio em uma das três línguas. Trata-se de algo que já havíamos reclamado no voo inaugural para Miami e que ainda não foi revisto.

Outro ponto a ser melhorado é a ausência de wi-fi a bordo, algo que já está se tornando comum mesmo em voos domésticos e que é oferecido pela maioria das cias que voam do Brasil para os Estados Unidos.

Serviço de bordo

9

Amenidades

O kit de amenidades veio em uma necessaire da marca Trousseau que é super prática para posterior utilização em outras viagens. Dentro, havia uma meia longa na cor cinza, um pacotinho de lenços de papel, escova de dentes e creme dental, uma loção hidratante bastante cheirosa, protetor labial com própolis e calêndula, protetor de ouvidos e um tapa-olhos. Ficou faltando uma caneta, muito útil para preencher o formulário da alfândega americana.

Serviço de bordo

Ainda em solo a simpática chefe de cabine Francesly passou dando as boas vindas e oferecendo um welcome drink, que veio acompanhado de um mix de castanhas quentes e do menu. Em seguida foram oferecidos jornais e revistas.

A partir deste voo os cardápios da classe executiva da Avianca Brasil passam a ser assinados pelo chef Thomas Troisgrois, que estava a bordo do voo – por acaso sentado na poltrona à minha frente. Os menus foram distribuídos ainda em solo e traziam as seguintes opções:

A escolha do prato principal foi fácil: sendo o chef metade francês, apostei no Boeuf Bourguignon e na sobremesa criada por ele: sagu de coco com abacaxi assado. A entrada era a mesma para todos, ceviche de banana da terra com leite de coco acompanhado de um mix de lulas e camarões.

Para acompanhar escolhi o vinho tinto português Vallado Douro Superior 2015, que agradou em cheio e combinou muito bem com o prato principal. E para acompanhar os queijos e a sobremesa outro vinho da mesma vinícola: o Porto Tawny 10 anos.

Embora o ceviche estivesse excessivamente apimentado, um erro na execução reconhecido pelo próprio Thomas Troisgrois, o prato principal estava muito saboroso e a sobremesa foi a melhor que comi em muito tempo, seja no céu, seja na terra.

Outro destaque foi o vinho de sobremesa. Em conversa com Frederico Pedreira, que estava ao meu lado no voo, ele confessou que este vinho foi uma indicação sua – e que indicação, amigos! Um senhor vinho do Porto, suave, sem excesso de álcool queimando a garganta.

Depois do banquete, foi apertar o botão que vira a poltrona em cama e dormir profundamente até a hora do café da manhã, onde optei pelo Croque Monsier, que estava bem gostoso. Logo após foram distribuídos bombons e os formulários da alfândega americana.

Comissários e equipe de solo

10

Vou contar um episódio que ilustra bem o quão prestativo foram os comissários de voo. Ao acordar para o café da manhã, eu percebi que meu celular havia caído no pequeno vão que existe entre a poltrona e o console. Tentei retirá-lo de todas as formas sem sucesso.

Ao perceber que estava procurando algo, a chefe de cabine se aproximou e não sossegou enquanto não resgatamos o celular. Meus sinceros agradecimentos a ela e a toda a equipe que atendeu com entusiasmo e sorriso no rosto.

Programa de fidelidade

7

O programa Amigo da Avianca Brasil tem uma tabela fixa de acúmulo e está em transição para uma tabela dinâmica de resgate de pontos (que varia de acordo com o preço em reais). Uma viagem de ida e volta para Nova York em classe executiva vai permitir o passageiro acumular entre 20 mil e 25 mil pontos Amigo, dependendo da tarifa comprada, podendo chegar a 50 mil para quem tiver status Diamond.

Já o resgate de voos nacionais da Avianca com pontos costumam custar entre 10 mil e 50 mil pontos por trecho, sendo comum achar trechos por 10 mil, o valor padrão. Há ainda promoções periódicas com trechos a partir de 4 mil pontos.

A companhia faz parte da Star Alliance. Entretanto, não é possível resgatar passagens de voos de parceiros pelo site da Avianca Brasil, como ocorre nos voos da própria companhia. É necessário ligar para o call center para ver a disponibilidade  de voos, o que dá bastante trabalho. Há ainda uma cobrança de uma taxa adicional de combustível neste tipo de emissão, o que acaba por deixar a nota da Avianca neste quesito um pouco mais baixa do que poderia ser.

Nota final

8,6

Assim que terminei de preencher o formulário já iniciamos o procedimento de descida no Aeroporto Internacional John Fitzgerald Kennedy onde pousamos às 7h06 do dia 16 de dezembro. Infelizmente não tivemos o tradicional “water salute” em virtude da baixa temperatura que, por sua vez, proporcionou imagens belíssimas.

O “hard product” (conjunto que engloba o equipamento e tecnologia embarcada) é muito bom e põe a Avianca Brasil frente a frente com os principais operadores da rota entre São Paulo e Nova York (American Airlines e Delta). Falta o wi-fi e as legendas para os filmes e séries.

Já o “soft product” (que engloba o serviço de bordo e trabalho dos comissários) é campeão, bem acima da concorrência.

Desejamos à Avianca Brasil muito sucesso na nova rota e que a competição traga melhores preços para que os brasileiros possam cada vez mais conhecer a fantástica Nova York.

João Goldmeier viajou a convite da Avianca Brasil.

  • Lucas Tavares

    chocado que eles dão revista veja pros passageiros lerem

    • Rafael Poggi

      Por quê?

    • Eduardo

      Por quê? Queria que fosse o DCM ou o blog Brasil247?

    • THE GUNSLINGER

      Queria uma playboy?

      • Danillo Pesquero

        O povo critica até a revista… Pelamor!!!

    • Raimundo Barroso Ferreira

      Que nada Lucas, afinal ” tudo está no seu lugar”. O povo adora essa revista.

    • Marcelino

      Poderiam oferecer duas revistas diferentes para ser democrática, uma para cada perfil de leitor. No meu caso eu não voaria sabendo que só tem veja para ler. Mas não estou chocado.

      • silva

        “No meu caso eu não voaria sabendo que só tem veja para ler.”
        Hahaha só rindo mesmo.. Meu Deus!

      • JULIO MEDEIROS

        Você deixaria de voar só porque tem só a Veja para ler? Nos poupe! Tem muita gente babaca mesmo! Leve um livro para ler! Acho que você não vai é viajar para lugar nenhum!

    • Nossa eu bati o olho e pensei a mesma coisa.

      o.o”

    • Salvatore Carrozzo

      chocado que eles dão revista veja pros passageiros lerem (2)

  • Soares Cidinha

    SIM! MAS ESTE TRATAMENTO TOODO FOI SO PRO VOO INAUGURAL NAO E?? PORQUE NA REAL DO DIA A DIA NAO E ASSIM.

  • Rafael Poggi

    Adoro ler esses relatos da classe executiva, sonhando um dia viajar nela e “dar uma espidinha” na classe senzala, ops, econômica para ver como é, rssss.

  • Eduardo

    Não voei pela cia para o exterior, mas em rotas nacionais que utilizei, são prestativos e os equipamentos são melhores.

    • Rafael Poggi

      Só voei em ponte aérea com a AVIANCA e realmente o tratamento é excelente!

  • Bruno Caporalini

    As vezes acho que é bom não ter wifi durante um vôo que para mim seria de lazer, ainda mais por ser um vôo noturno. O avião é o último reduto da civilização onde estamos desconectados por algum tempo, acho ótimo pra desintoxicar num começo de férias.
    As legendas não me fazem falta se posso optar pelo áudio. Nem tenho paciência para ler legenda numa tela pequena durante um vôo.
    Gosto do serviço da Delta, espero que a Latam mantenha o padrão da Tam ao menos nos internacionais, a American é a pior na rota, ainda preciso conhecer a United. Quando a Gol voou para lá de 737 eu não iria nem se fosse pra me livrar dos pontos do Smiles.
    Pelo que vi a Avianca tem tudo p brigar entre as melhores opções. Gostaria de vê-los voar mais longe, para a Europa, conectando com as parcerias de aliança.

  • Ricardo

    sugestão: aumentar resolução da câmera ao fotografar o cardápio, para podermos ler ao ampliar a foto.

  • Fabio

    Por que nao eh pratico utilizar a sala da Star Alliance no T3? Sao apenas 10 minutos de caminhada. Quanta preguica kkkkkkkkkk

  • Thalles Ferreira

    Avianca =/= Avianca Brasil

  • THE GUNSLINGER

    Leva um pacote de alpiste que resolve.

    • Danillo Pesquero

      Kkkkk…. Chorei de rir!!! Nada contra veganos e outras pessoas que fazem escolhas bem mais saudáveis que as minhas na alimentação (realmente preciso melhorar nisso), mas acho estranho essa exigência de ter uma refeição para veganos, intolerantes a glúten, lactose, diet pros diabéticos, ligth pros de colesterol alto, sem sal pros de pressão alta, etc, etc, etc…

      • Salvatore Carrozzo

        nao eh estranho, as grandes companhias já oferecem opções para os diversos tipos de passageiros há séculos.

    • ligia

      kkkk

    • ligia

      kkkk

  • RENE FABIO BOLL

    João! Como é a situação para quem tem mobilidade reduzida? Sou cadeirante e necessita de espaço para as pernas na classe econômica. Como seria voar com a Avianca? Na minha situação?