Avaliação da Eva Air

Redação 6 · junho · 2018
Econômica
TPE - CAN
BR-0707
Airbus A330-300
22/04/2018

Embarque

Previsto: 09:30h
Efetivo: 09:30h

Partida

Previsto: 10:00h
Efetivo: 10:00h

Chegada

Previsto: 11:55h
Efetivo: 11:55h

AVALIAÇÃO DO LEITOR HAROLDO FRAIZ

Em abril deste ano, o leitor Haroldo Fraiz viajou com a taiwanesa Eva Air, famosa por caracterizar suas aeronaves com a personagem Hello Kitty. Nesta avaliação, ele conta como foi a experiência a bordo do Airbus A330-300 da companhia, no trecho entre Taipei, em Taiwan, e Guangzhou, na China. 

Fundada em 1989, a Eva Air é uma companhia aérea taiwanesa do mesmo grupo da empresa Evergreen Marine, uma das maiores companhias de transporte marítimo de contêineres em todo o mundo. A companhia voa para mais de 60 destinos e tornou-se membro da Star Alliance em 2013. Confira o relato!

Resumo do review
Eva Air BR-0707
Tapei (TPE) – Guangzhou (CAN)
Aeronave: Airbus A330-300
Pontos positivos: espaço para pernas, refeição e amenidades
Pontos a melhorar: –

Inicialmente, fui convidado pelo governo Taiwanês a participar de um evento em Taipei. Desde o Brasil até Taiwan, viajei via Dubai, no Airbus A380 da Emirates (que dispensa comentários) – tudo pago pelo governo taiwanês, diga-se. Ocorre que, por coincidência, o período da viagem para Taiwan (abril/2018) era o mesmo da Canton Fair, a maior feira de negócios do mundo, que ocorre em Guangzhou, na China. Então resolvi esticar minha viagem até lá.

Não consegui fotografar o avião do voo da volta, mas era essa a customização dele.

Algumas semanas antes de embarcar para Taiwan, pesquisei companhias aéreas que fizessem o trecho Taipei – Guangzhou e descobri que várias companhias operam o trecho. Porém, a relação custo benefício me fez optar pela EVA AIR, a famosa companhia área taiwanesa tematizada com personagens da Hello Kitty.

Além de já querer conhecer a EVA, a maioria das outras companhias asiáticas, fazia escala ou conexão em outros países, o que tornaria a viagem mais exaustiva e burocrática. O voo da EVA foi direto.

Comprei meu bilhete diretamente no site da EVA AIR, que possui a versão em inglês (ufa!) e tudo ocorreu perfeitamente bem. Paguei com meu cartão Visa internacional o valor aproximado de R$ 950 (já com o bendito IOF tupiniquim calculado). Observação: Encontrei esse e outros voos em sites de viagem brasileiros, porém, o valor ficava mais elevado (qual será a razão, né?).

Check-in

8,0

O check-in foi rápido. Como cheguei cedo ao aeroporto, praticamente não encontrei filas. Tive apenas um contratempo com o atendente que não estava conseguindo encontrar o Brasil como um país autorizado a enviar cidadãos para a China, mesmo com o visto chinês no meu passaporte. Ele até chamou o supervisor que tentou descobrir a razão pelo qual o Brasil estava bloqueado no sistema deles quando o destino era a China. Por sorte me liberaram alegando que devia ser algum bug do sistema (e devia mesmo, hehe) – mas não sem antes me perguntarem inclusive se o meu passaporte havia sido emitido pelo Brasil mesmo, se era passaporte diplomático ou temporário, etc…

Área para fazer o self check-in

Ps.: Entrei em Taiwan com passaporte espanhol, dessa forma, não precisei de visto para Taiwan, apenas para a China, pois cidadãos espanhóis e brasileiros precisam de visto para entrarem na China continental.

Fila para o check-in

Fato importante a destacar é que por sorte eu havia lido nas entrelinhas no site da EVA que no momento do embarque seria solicitado o cartão de crédito usado para pagar a passagem (conferência da numeração). Isso realmente aconteceu e fica o alerta, pois andei lendo relato de pessoas que não conseguiram embarcar por não estarem com o cartão em mãos ou que tiveram que comprar outra passagem no aeroporto. Já imaginou o transtorno?

Sala de embarque no aeroporto de Taipei

Cabine

9,0

Os voos (ida e volta) foram realizados em aviões Airbus A330-300 muito bem conservados (seminovos talvez). A configuração da classe econômica era de 2-4- 2. A EVA permite marcação gratuita de assentos mesmo na categoria mais barata da passagem e eu optei por janelas na ida e na volta.

O meu voo de ida foi em um avião “normal”, porém, o avião da volta estava totalmente estilizado com os personagens da Hello Kitty. Bem diferente e divertido. Os aviões estavam muito limpos e organizados. As poltronas, mesmo para mim que meço 1,86m, possuem excelente espaço para as pernas.

 

Entretenimento

8,0

Mesmo sendo um voo de curta duração, de 2 horas, todos os assentos possuíam monitor de entretenimento individuais, com uma boa seleção de filmes (a maioria em chinês ou inglês com legenda em chinês). Não havia qualquer opção em português, nem mesmo com legenda.

Vários jogos clássicos também estavam disponíveis. Havia ainda opção de programas de TV e alguns documentários – porém, sempre em chinês ou em algum outro idioma daquelas bandas. Havia ainda algumas opções de revistas: duas em inglês e uma em chinês!

Serviço de bordo

10

Os voos foram muito tranquilos, não houve turbulência alguma e nem atrasos para embarcar e desembarcar. O que me surpreendeu muito foi que, mesmo em um voo de apenas 2 horas de duração, com classes executiva e econômica, com provavelmente mais de 250 pessoas a bordo, foi servida refeição completa. De prato principal havia frango, arroz e legumes cozidos, que estavam bons. De sobremesa, comi frutas na ida e bolo gelado de pêssego com uvas passas na volta. Para beber, suco de caixinha sabor laranja (ida) e maçã (volta). Ao final, ainda serviram chá e café.

Inclusive subtraí do avião os mexedores do café que eram descartáveis, pois achei legal como recordação do voo, haha. Ah sim, os talheres também merecem destaque, já que eram de inox de excelente qualidade. Me senti em um voo de longa duração.

Por falar em detalhes, os fones de ouvido fornecidos funcionaram muito bem (diferente da maioria que eu pego por aí) e foi oferecido até mesmo travesseiro com fronha de algodão a todos os passageiros, além de cobertores aos que solicitassem.

Comissários e equipe de solo

8,0

Programa de fidelidade

7,0

O programa de fidelidade da Eva Air é o Infinity MileageLands, que permite resgatar passagens aéreas tanto na própria companhia, quando na sua subsidiária Uni Air e nas demais parcerias membros da Star Alliance.

Nota final

8,3

Em geral gostei muito de viajar com a EVA e certamente voltaria a voar com eles. A maioria dos atendentes e comissários com quem falei se comunicaram muito bem em inglês. Hoje a companhia tem voos para vários países, tais como Estados Unidos, Canadá e muitos outros países na Ásia e Europa. É uma pena que não exista voos para o Brasil ou qualquer país da América do Sul! Quem sabe um dia?


Agradecemos ao Haroldo pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente. Temos um roteiro que pode ajudar também. Vamos publicar avaliações com maior frequência agora!