Como é voar na Ukraine International Airlines (UIA)

Redação 2 · agosto · 2013

Graças à participação de nossos leitores em suas viagem mundo à fora, o Melhores Destinos está construindo o maior banco de avaliações de companhias aéreas do Brasil. Hoje, convidamos você a embarcar com a Ukraine International Airlines (UIA) (se preferir pode chamar de Приватне акціонерне товариство 🙂 ), a maior companhia aérea da Ucrânia e a empresa oficial (flag carrier) do país. A UIA foi apontada recentemente como uma das piores companhias aéreas do mundo pela revista Business Inside, mas isso não assustou nosso leitor Fabricio Coelho Vianna. que além de voar com a companhia para Kiev ainda comprou meio litro de cerveja para comemorar. Acompanhe seu relato exclusivo para o MD: 

avaliacao-UkraineRecentemente, eu e minha esposa Júlia planejávamos nossas férias e a ideia inicial seria aproveitarmos 15 dias entre Paris e Londres. Pesquisa pra lá, pesquisa pra cá, encontramos Vitória x Rio x Paris (com stop over) x Londres ida e volta por um preço bem atraente. Como curiosidade não mata, troquei Londres por Kiev e surpresa, a passagem ficou apenas U$ 100,00 mais cara, e considerando que a Ucrânia fica bem mais longe de Paris do que Londres (e supondo que a oferta de voos para Kiev seja menor), resolvemos comprar na hora! Era a oportunidade de reencontrarmos a Olga, que fez high school com a Júlia nos EUA, e de conhecermos Kiev, um destino um tanto fora dos roteiros tradicionais.

Compramos as passagens pela Air France, entretanto, a perna Paris x Kiev seria operada pela Ukraine International Airlines (UIA), a maior companhia aérea da Ucrânia. De imediato pensei: “Ótimo! Vou fazer um relato para o Melhores Destinos!”.

A empresa foi criada em 1992 e atualmente conta com uma frota de 23 aeronaves, a maioria Boeing 737, mas também possui jatos Embraer 190. A sua base é no Aeroporto Internacional de Kiev Boryspil. A UIA voa para cerca de 40 capitais na Europa, países da antiga União Soviética (Rússia, Geórgia, Moldávia, Bielorússia, Cazaquistão, etc), além de alguns destinos no Oriente Médio, na Ásia e na África.

Compra e check-in

IMG_3478

Embora não tenhamos feito a compra no site da UIA, o processo aparenta ser simples e fácil. Ponto negativo: o site da empresa não dispõe de área do cliente, não sendo, portanto, possível recuperar informações ou gerenciar as reservas efetuadas, havendo apenas um formulário de contato.

IMG_3481

O check-in foi relativamente rápido. Havia cinco guichês (três funcionando) no Terminal 2 do Aeroporto Paris Charles de Gaulle. A aeronave não estava em nenhum finger, portanto tivemos que ir de ônibus. O voo saiu no horário previsto, com previsão de aproximadamente três horas e meia de duração.

Voo

IMG_3488

Voamos num 737-400 meio antigo, porém limpo. Para se ter uma ideia, havia cinzeiros nos encostos de braços das poltronas, que eram de couro já bem surrado. Quanto ao espaço entre os assentos, digamos que foi padrão GOL, ou seja, bem apertado. Embora houvesse uma classe executiva na frente da aeronave, não percebi nenhuma diferença nos assentos, provavelmente apenas o serviço de bordo tenha sido mais elaborado.

IMG_3503

Por falar em serviço de bordo, toda a equipe foi muito atenciosa, embora eu não tenha entendido nada do que eles disseram em inglês durante as orientações de praxe, já que falavam muito rápido e com sotaque ucraniano…

IMG_3497

Não havia nenhum sistema de entretenimento, apenas revistas em ucraniano/inglês. A comida estava muito cheirosa, mas tenho que ressaltar que a minha fome também era grande. A refeição foi simples, porém quente e apetitosa. Foi servido fusilli com peito de peru e tomates, e as opções de bebida foram suco, água ou café.

IMG_3512

 

Quem quisesse bebida alcoólica poderia escolher na carta de produtos à venda, o que incluía também snacks e outras coisas. Como bom brasileiro, quando vi que constava cerveja ucraniana de meio litro por 2 Euros já fiz um pedido, mas a realidade bateu mais forte, ela veio quente, direto da caixa…

IMG_3523

Enfim, chegamos a Kiev. O desembarque foi tranquilo no novo terminal construído para a Eurocopa do ano passado: muito bom, porém atualmente operando a 25% de sua capacidade (lembrei logo do “legado” da Copa no ano que vem).

IMG_3535

Conclusão

É difícil avaliar uma companhia aérea tendo nela voado apenas uma vez, já que o voo de volta para Paris, que também seria operado pela UIA, foi trocado por um da própria frota da Air France. Espero que o relato possa ajudar, especialmente ao colegas viajantes que planejam visitar a bela capital ucraniana.

IMG_3530

 

Agradecemos ao Fabricio por esta excelente avaliação, que certamente será muito útil para os leitores que estão planejando uma viagem à Ucrânia e demais países da região. Cá entre nós, não achamos a Ukraine tão ruim, mas esses rankings são sempre muito questionáveis! E você? Já voou com a UIA? Deixe suas impressões nos comentários! Se você fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post. Não deixe de conferir também nosso Guia de Companhias Aéreas, com dezenas de avaliações e notas dos leitores.

Publicado por

Redação

redacao

  • Parabéns, bom relato. O que achou da Ucrania? Vale a visita?

    • jorge otavio

      Eu visitei o país em pleno inverno passado. Kiev Lviv são duas cidades que valem a visita o país como um todo é muito rural, mas as pessoas são hiper atenciosas e solícitas mesmo não falando inglês ou francês fazem de tudo para ajudar.
      Vale a visita sim, o mesmo não digo da vizinha Belarus.

    • Fabricio Coelho Vianna

      Visitamos apenas Kiev, logo não posso avaliar o resto do país, mas pelo que percebi há outros bons roteiros. Kiev é uma cidade muito bonita, com uma história fantástica, bons restaurantes e ótimos pontos de visitação. Além disso, é uma espécie de Meca ou Jerusalém para os cristãos ortodoxos, o que por si já atrai muitos visitantes, sendo que as igrejas são belíssimas.

  • Jackson

    Como posso contactar a equipe para fazer avaliacao de cia aerea como esta?
    Obrigado
    Jackson

    • Dênis Colli
      • Oi,
        no dia 17 de junho, mandei um email com review e fotos de voos que fiz na Air Baltic, da Letonia. Mas nao recebi resposta. Mandei para o email contato@melhoresdestinos.com.br, assim como fiz no ano passado, quando escrevi o review da Iceland Express. Como o email nao voltou para a minha caixa de entrada, julguei que vcs, de fato, tinham recebido.
        EM julho, mandei um e-mail (para a mesma conta) perguntando se vcs tinham recebido, e tb nao recebi resposta.
        Sei que a demanda de vcs deve ser enorme, mas como o site da MD sempre foi tao atencioso e proximo dos internautas, estou estranhando tamanha desconsideração.
        Att,
        Salvatore

  • "O desembarque foi tranquilo no novo terminal construído para a Eurocopa do ano passado: muito bom, porém atualmente operando a 25% de sua capacidade".

    A questão não é a capacidade de operação, mas sim a qualidade. O Galeão é ocioso (se considerarmos sua capacidade), porém sem estrutura adequada até p/ as operações atuais. Nem imagino como seria se operasse a capacidade máxima como Guarulhos (aliás, é outro sem estrutura eficiente).

  • Filipe Santos

    Muito bom Relato, aparentemente voo comum como nosso mas muito bacana ir para UCR.

  • Quantas horas de voo?

    • Thiago Castro

      Tá no texto.
      "O voo saiu no horário previsto, com previsão de aproximadamente três horas e meia de duração."

  • Titobosco

    Interessante escolha! Sair do trivial pra quem já conhece lugares tradicionais como Londres e Paris, é sempre bom fazer algo diferente!

  • Amanda

    Também já voei de Ukraine International Airlines, mas a rota era outra: Kiev-Rússia. Tudo era simples, mas o pessoal foi bem atencioso comigo. Como estava com frio, os comissários arrumaram um cobertor pra mim rapidamente. Concordo com o Fabrício sobre o inglês, não dá pra entender muita coisa. E não se assustem com o comentário sobre a cerveja, pois em Kiev consegui beber uma cerveja geladinha!

    • Fabricio Coelho Vianna

      Ah, isso é verdade, dá para tomar várias boas cervejas geladas na cidade, poderia fazer um relato apenas dessa parte, hehehe…

  • qual a flag carrier de cada pais ?

    • Dênis Colli

      AirFrance – França, Britsh Inglaterra, AerLingus Irlanda e por ai vai…

    • de cada pais do mundo???

  • Cesar

    Estive no ano passado na Eurocopa. A cidade é acolhedora, foi uma boa surpresa… Um dia voltarei!

  • Sérgio

    É… Só tomem cuidado com os taxistas de lá, eles sao malandros, mesmo vc acertando com eles o valor antes da viagem, quando chega ao destino final eles querem te extorquir 3 vezes mais do q o combinado. Estudo em uma cidade russa na fronteira com a Ucrânia, passei por Kiev pra pegar um voo p Milão, e tive que pegar um taxi da estação central pro aeroporto Zhuliany q é dentro da cidade, combinei com ele 100 grivinas e quando chegamos ao aeroporto ele queria q eu pagasse 300. Mas nao paguei. E ja conheci outras pessoas q passaram pelo mesmo perrengue! Enfim, nao gostei de lá, nao pretendo voltar…

    • odeio cidades com essa fama, sergio! sei que dá p explicar, em parte, pela formaçao do povo, pela pobreza, e outros pontos, mas nao tolero! fico puto logo! tb prefiro evitar. Uma coisa é ir em uma cidade e, eventualmente, encontrar alguem tentando te passar p tras (isso pode acontecer em qq pais)..outra bem diferente eh ter essa sensacao/certeza em cada canto!

  • Haha… legal o post. Parabens, principalmente pelas fotos do cardápio… Heineken é o mesmo preço da Absolut, ou Ballantines 🙂

  • Matheus

    Bela refeição…
    Muito melhor que varias de trechos intercontinentais…
    hehe
    E o 737-4 parece ser da epoca que tinhamos VASP e TransBrasil voando por aqui… rs

    • Pelas fotos parece ser um 737-800 já que tem 4 saídas de emergência !

  • Leonardo

    Estou imaginando a qualidade da cerveja: a heineken 330ml por 4 EUR e a cerveja ucraniana de 500ml por 2EUR!
    E ainda sobre os preços a bordo, 3EUR por uma garrafinha de água?! E ainda reclamo da GOL! Rsrsrs

    • Vitor

      4 euros numa Heineken? Sinto dizer, mas você foi assaltado. Bebi coisa muito melhor pagando menos por lá.

      • leonardo

        Os preços em qualquer voo em qualquer cia aérea do mundo são sempre maiores que em terra, porém na europa são ainda mais caros quando comparados a outras regiões.

        • Vitor

          Não tinha visto a foto do cardápio, mal ae time!
          De qualquer forma, mantenho que ao contrário do brasil, o preço da cerveja não tem nada a ver a qualidade dela.

  • Fred K, Chagas

    Permitam-me ensinar:
    BELARUS eh em ingles.
    Em nossa lingua é BIELORUSSÍA !!!!

  • Parece ser um 737-800 antigo já que tem 4 saídas de emergência . Quanto ao espaço nào tem nada a ver com Gol ou qualquer outra mas a decisão da empresa em colocar uma quantidade X de assentos. Só pra constar geralmente os Airbus são mais apertados que os boeings ! Já voei quase que sentado de lado num airbus 320 da Air France e que poderia ser da Lan , Tam, United etc.

  • Muito bom esse relato Fabricio,acho interessante fazer relatos de companhias não muito conhecidas de nós brasileiros. Em Outubro pretendo conhecer a Romênia e talvez faça voos com a Tarom, empresa Romena,dai gostaria de mandar para o Melhores Destinos publicar.

  • Ahhh tá

  • Tatiana Silva

    Interessante que viajei neste ano para Kiev por essa cia aérea, e não vi aviões de bancos surrados. O atendimento é muito bom. Quando saí do Rio fui de KLM e troquei de avião em Amsterdã. Quando cheguei à Kiev a bagagem não estava (só a minha), a KLM só mandou em outro voo. Imagina que era a minha primeira viagem internacional e ganhei isso de brinde. Fiquei tão nervosa (Kiev é só muito mais fria que o Rio), as atendentes da UIA me acalmaram e deixaram claro que a minha bagagem seria entregue no hostel (e foi!).