Como é voar na Air France

Leonardo Marques 4 · novembro · 2010

No final o mês passado a leitora Paula Gelbert, voou do Rio de Janeiro para Paris pela Air France. Ela nos mandou o seu relato e hoje estamos publicando.

A Air France é uma das maiores companhias aéreas do mundo, ela voa para 178 destinos em 88 países. No Brasil a companhia tem dois voos diários para São Paulo e dois para o Rio de janeiro.

Em 2004 a Air France de juntou à holandesa KLM e formaram a maior companhia aérea do mundo. As duas empresas continuam operando conjuntamente, porém cada uma com a sua marca. Hoje, com tantas fusões de companhias aéreas, fica até difícil saber qual é o maior grupo, mas a Air France-KLM está entre as 4 maiores.

Confira abaixo o relato da Paula.

Já tinha feito o checkin online, mas quando cheguei ao aeroporto a funcionária da Airfrance, nada simpática, pediu que eu fosse pesar a minha mala de mão. Tempo para checkin 10 minutos porque não havia fila.

Apesar do embarque rápido, o vôo saiu com 10 minutos de atraso. O que não foi compensado durante o vôo e chegamos com 10 minutos de atraso em Paris. Achei a cadeira desconfortável, apertada, a minha perna não encostava no banco da frente, mas a pessoa ao meu lado (que estava sentada na janela) teve que ficar de lado, por sorte não tinha ninguém na cadeira do meio.

Achei o pessoal de bordo bem simpático em sua grande maioria, mas demorou quase 20 minutos de vôo até que distribuíssem o fone de ouvido.

Antes de servirem o jantar distribuíram um cardápio o que permitiu saber exatamente o que estava nas refeições. O jantar foi servido com duas horas de vôo. Como opções uma carne com legumes e Penne com queijo. Escolhi o penne, e me arrependi, porque ele veio meio duro como que passado do tempo e seco. Complementando o jantar: pão, queijo, uma salada de manga com camarões e pudim de leite como sobremesa.

Além disso, vinho, champagne e cerveja eram servidos à vontade.

Durante toda a noite os comissários de bordo checavam se os passageiros estavam com cinto de segurança quando o comandante acionava o alerta. Achei bem eficiente.

Uma hora e meia antes de pousarmos foi servido um café da manhã, sem opções, tinha um pão, uma fatia de queijo, três frios diferentes, suco de Laranja e iogurte. Além disso tinha pão à vontade que era oferecido pelos comissários.

Como entretenimento, várias opções de filmes, e alguns que ainda estão em cartaz ou acabaram de lançar. Excelente!

Ao chegar à Paris as malas demoraram um pouco, mesmo contando com o tempo de fila na imigração e tal.

De uma forma geral daria uma nota 8, pela simpatia e entretenimento.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Ela só se esqueceu de falar que durante todo o voo está disponível lanches e sorvete Häagen-Dazs.

  • Bom saber deste relado da passageira Paula Gelbert , pois , um dos destinos que mais vendo aqui (sou Turismologo e Agente de Viagens ) é Lisboa via Paris pela AR FRANCE .

    • LEONARDO

      eu nunca compraria uma passagem de um turismólogo pela "AR FRANCE".

  • Seria interessante publicar um ranking de companhias aéreas avaliadas por destino, não?

    • Leonardo (Melhores D

      Acho muito difícil fazer um ranking de forma justa. Por isso prefiro colocar os textos contando a experiência.

  • Fernando

    viajei pela air france no final de agosto e no ínicio de setembro…as cadeiras são apertadas mesmo (ela deu sorte de não haver ninguém na poltrona do meio).. e o espumante que servem não é gelado.. nosso atraso foi de quase uma hora.. e um agravante: haviamos marcado a poltrona com antecedencia de quatro meses mas fomos realocados no check-in a contragosto… tanto na ida qto na volta.. lamentável

  • Ricardo

    Minha Vida,

    Não muito diferente da nossa viagem via Air Italy

    Te Amo !!!!

  • Simone

    Voei para Paris pela Air France no ano passado e posso confirmar o relato da Paula.

    Apesar da falta de simpatia dos funcionários, considerando ainda que meu voo foi cancelado pouco tempo antes do embarque, nos colocaram em um hotel para embarcar no dia seguinte e o atendimento dentro da aeronave foi de maneira geral bom.

    Infelizmente não posso dizer o mesmo da IBERIA com quem voei este ano para Madri. Seguramente o pior serviço e atendimento que já tive o desprazer de experimentar e não recomendo a ninguém!

    • Ingo

      haha… realmente… eu já voei pela Iberia e é bem ruinzinha. A comida é ruim, o avião é ruim e velho, não tem telas individuais e nas telas que existem não passou nada de filme, só ficou mostrando as informações do voo. Além de só ter jacuzada. Parece um busão voador.

      Na época era a mais barata. Era a única vantagem. Fazer o que.

    • cicera irene

      pois eu ja achei a iberia maravilhosa td de bom fucionarios comida parabens iberia,,,

  • Carlos!

    Acho bem interessante, afinal essa rota é feita por muitos anos, por varias pessoas!

  • Fred Furtado

    A Paula deu sorte. Toda as vezes que minha mulher viajou de Air France, ela teve dor de cabeça, desde o mau humor e incompetência dos funcionários (incluindo os do escritório e do aeroporto do Rio de Janeiro) até extravio de bagagens e demora na sua devolução.

  • Ranyele

    A propósito, falando em viagem pela Air France, vocês sabem quando é o melhor período, ou o período mais provável pra compra de passagens mais baratas e promoções para Europa no primeiro semestre do ano que vem?

    Obrigada ao melhores destinos, que sempre nos brinda com notícias rápidas de promoções!!!

    • Leonardo (Melhores D

      Oi Ranyele, varia muito, cada ano é uma situação diferente. Mas o melhor(mais barato) é comprar depois de fevereiro para até junho.

      • Ranyele

        Obrigada pela resposta.

  • Vanessa

    Já viajei algumas vezes com a Air France.

    Em geral todas as cias aéreas são iguais em termos de atendimento e a considero uma boa empresa. Mas as coisas que não gostamos durante o vôo acabam marcando e por isso são lembradas. Por exemplo, numa viagem São Paulo-Paris aquecimento estava tão quente que a cabine do avião parecia uma sauna. Na viagem de volta, o barulho das turbinas era tão alto que era difícil até assistir aos filmes ou escutar música, mesmo estando com os fones de ouvido. Apesar disso, já viajei novamente e voltaria a voar com a Air France.

  • LEOH

    poxa, se soubesse teria feito algo similar no meu voo pela QuatarAirways. Alguém já falou da Quatar aqui? Eu gostei bastante dela!

  • Igor

    Gosto muito destes tópicos sobre flyghts reports!

  • Rodrigo

    Os funcionarios da Air France são extremamente grosseiros mesmo. Air Italy voa do Nordeste e é superior.

    • Rodrigo

      Qual é a diferença de voo sair do nordeste, sul, leste ou oeste?

  • Marcos Fonseca

    Nossa pelo relato o serviço da Air France deve ser muito bom mesmo !!!

  • Leonardo (Melhores D

    Ninguém fez ainda, mas tem dois leitores que ficaram de fazer.

  • Silas

    Ja viajei de Air France e pra mim foi a melhor companhia que ja voei. Funcionários muito educados e atenciosos. Comida excelente. E como falou a tatianna, lanche durante todo o voo em uma mesa posta no fundo do aviao. Recomendo.

  • Rodrigo

    Voei ano passado para Europa e tive uma experiência horrível e desta forma nunca mais voarei de Air France.

    O serviço de bordo e entretenimento são muito bons, porém o serviço de solo e atendimento são HORRÍVEIS!

    Na volta para o Brasil, cheguei no aeroporto com 4hs de antecedência e mesmo assim o vôo já estava com overbook! O tratamento deles foi péssimo, inclusive com pessoas mais idosas e simplesmente falavam que "isso era normal!"

  • Tem alguns relatos de pessoas reclamando de barriga cheia. Vai ser difícil arrumar essa situação já que em geral é em todas as companhias.

  • Ataide

    Cia aéreas de um modo geral são todas iguais, se quer um tratamento diferenciado não viaje na classe econômica.

    • Aloisio Sartorato

      Você paga a diferença, ou está pensando que todo mundo é rico?

  • claudete sieber

    Air france, um dos piores voos da minha vida, poltronas horrorosas, voo torturante, só as tvzinhas touch salvam aquele inferno, e pior a campainha da aeromoça da cadeira da minha filha estar estragada e aquele "pim" acordava todo mundo. terríevel.

  • Silmar Luiz

    Gostei do relato da viagem, estou pensando em viajar pela Air France. Agora, vejo muitos comentários negativos a respeito da Ibéria, eles continuam ruins mesmo ou é coisa do passado?

  • Daniel

    Ela fez reclamações pq acho que nunca voo de TAM. O ano passado voei de Air-France (Sao Paulo – PAris). Esse ano fui pra Alemanha de TAM. Me arrependi amargamente. O Voo da Airfrance parece 5* comparado ao TAM. Sem falar que a TAM remarcou todos nossos assentos sem nos avisar. Ficou cada um num lugar. Sacanagem e falta de respeito com os clientes. Minha opinião: Voo aifrance nota 9, TAM nota 3!

    • Osmar

      A TAM realmente está uma vergonha. Acabei de voltar de Miami pela TAM. O avião é pequeno e antigo. Poucos banheiros, televisões que mal funcionam e são coletivas, poltronas super apertadas e grosseria de funcionários que passam informações desencontradas. Minha esposa e minha sogra tiveram que despachar as bagagens de mão na porta do aviaão, pois cada um falava uma coisa, mas o pior foi o funcionario dizer que não cabiam no avião pois era muito pequeno. O voo dura 09 horas e colocam um aviao destes? Uma vergonha!!!

  • Sergio Luis

    Viajarei dia 20 agora para a India com a Air France, espero que nao tenhamos problemas durante os dois trajetos (existe uma conexao em Paris), mas depois eu posto aqui o resultado.

    Abraço e parabéns pelo site!

  • José Luiz

    Dependendo dos preços, alguns verões vamos de Air France, outros de TAP (nunca Iberia mesmo sendo + barata)… A simpatia dos comissários da Air France dão de 1000 a zero na grossura dos da TAP, onde todos são muito antipáticos, principalamente os portugueses, que são a grande maioria…

    • Osmar

      José, viajei pela Air France este ano para paris e os comissários não são nada simpaticos. E o avião ainda estava com alguns banheiros fechados. Poltronas muito apertadas. Na ida fui na janela, e passei sufoco, já que tenho 1,90m. na volta consegui mudar meu assento para o andar superior, sem pagamento de taxas, o que no Brasil foi impossível. Quanto à TAP, tive uma atendimento excelente, inclusive com os comissários conseguindo assentos onde pude viajar com mais conforto. Para mim foi a melhor cia aérea que já voei longas distancias.

  • Tardelli

    Foi exatamente do sorvete Häagen-Dazs que lembrei quando terminei de ler.

    Abraço.

  • JOHN

    Oi gente, que bom que Vcs brasileiros estão descobrindo uma verdade que ficamos sabendo faz 20 anos na Europa.AIR FRANCE (Air Chance)é mesmo uma corporação burocrática, gerada para o beneficio dos funcionários. O "safety record" também não é dos melhores e a antipatia faz parte da experiência. O problema dos assentos apertados é comum a AIRBUS: eu acho que os Boeings Jumbo são mais confortáveis. Eu escolho normalmente para viajar SP – Europa a British Airways. Pelo menos eles têm uma opção "Traveller Plus", que custa um pouco mas do que Classe Econômica e proporciona um pouco mas espaço para as pernas. Vale a pena.

  • JOHN

    O que está faltando no setor aéreo em geral aqui é a concorrência! Interessante que o dinâmico Richard Branson (dono de "Virgin Airways") esteve recentemente no Brasil para fazer contato com as autoridades. A Virgen é um sucesso na importante rota Europa-Estados Unidos. Brasil agradeceria.

  • JOHN

    Falando de preços, fiquem de olho nas ofertas das "low cost airlines" como Ryanair, EasyJet etc. Eles cobram até R$50 por kilo de equipagem despachado no balcão. E cobram mesmo sem piedade! Estas empresas são boas se Vcs apenas têm equipagem de mâo dentro dos padrões estabelecidos. De outra maneira as vezes custam mais caras de que as empresas grandes.

  • Rafaela Ventura

    Usei a Airfrance uma vez, num vôo Atenas- Paris. Achei excelente. Equipe de comissários de bordo experiente( curiosamente todos homens, e piloto e co-pilotos mulheres), ótima refeição considerando que é comida de avião. Como foi um vôo curto, o espaço não incomodou. Mas, na minha opinião, a melhor companhia que eu já voei sem dúvida foi a TAP.

  • Virginia

    Viajei em março para Barcelona pela Air France,o voo pode ser aberto em Paris e a viagem foi bem razoável. O pessoal de terra não é muito agradável, mas havia a opção de pagar um valor extra de 75 euros por uma poltrona com mais espaço para as pernas. Fiz esta opção e não me arrependi, fui alocada na parte superior da aeronave e o espaço para as pernas realmente fez a diferença. A comida é bem razoável e não tive problema algum com bagagens e horários. Voaria novamente, sem dúvidas.

  • Davi Fhenty

    Poxa vida… vou viajar pela Air France dia 3 de dezembro, tenho mais de 1,90… com tantos comentários sobre as poltronas….. fiquei com medo!!! Pela Tam até agora nunca tive reclamações…. pelo contrário, mas TAP… bof! horrível!

    Sobre o pessoal do solo… bom acredito que não sejam tão diferentes de outras Cias…. Lembrem-se, os que possuem costumes franceses sempre são antipáticos na primeira vista, mas são excelentes como pessoas…

    Alguém já viajou pela Swiss Int. Air Lines??? Tenho curiosidade sobre ela!

    abraços

  • Ludmylla

    Li a dica sobre as empresas aéreas e foi ótimo pois vou viajar para a europa em julho de 2011 e já estou olhando as passagens. Gostaria de saber se entre fevereiro e junho é o melhor periodo para comprar passagens baratas.

  • Achei o relato bem simples.

    Mas mesmo assim,deu pra ver a essência dos voos da AF.

    Alias,falta um FR da Eithad

    *_*

  • Marcelo

    Marcone, se vc acrescentar um i em AR vai vender muito mais!!

  • Marcelo

    Também já fiz o trecho Guarulhos-Madrid pela IBERIA…não recomendo pra ninguem! Avião velho, comida ruim, sem entreterimento a bordo…fujam!!

  • Evandro

    Viajar pela Air France é bom por causa do número de vôos e conexões. O problema é viajar com milhas, isto sim é uma missão impossível.

    • Walter

      Fiz os seguintes voos com a Air France:

      SP-Paris-Atenas-Paris-SP em maio de 2007

      SP-Paris-SP em outubro de 2007

      Rio-Paris-Rio em maio de 2010

      Em todos correu tudo muito bem !

      Ah, e essa viagem de 2010 foi feita com milhas Smiles (60.000 milhas).

      Gosto da Air France e voltarei à Europa com ela.

  • Cleber

    O mesmo aconteceu comigo duas outras vezes: uma num voo Viena-Paris e outro Paris-Londres. Fomos parar eu e a minha esposa na "maison de chien". Isso fora o tratamento, lentidão no check-in, a comida, a desatenção quando some uma bagagem, e a falta de informações nos atrasos em solo. E ganha um Häagen-Dazs quem adivinhar a nacionalidade da galera que ia confortavelmente nas primeiras poltronas c/ atendimento quase VIP. Ganhou quem disse "franceses" e pode pegar o meu sorvete pq nessa eu não viajo mais.

  • Cleber

    A Iberia é mestra em exceder sua capacidade de irritar os clientes. Num voo Madrid-SP os comissários estavam em greve e ficavam fazendo operação padrão na bagagem de mão: só uma peça com 5 kg no máximo e de tamanho definido (leia-se mínimo). Isso regado à lauta refeição de 2 pães, 1 garrafa de água e 2 laranjas entregues na entrada do saguão de embarque em Madrid. Chega um casal e seu filho de colo num "Moisés" meio grandinho junto com o de sempre: 2 bolsas imensas c/ frandas, mamadeira, etc, etc. O comissário foi inflexível: somente uma bagagem de mão. O casal escolheu uma das bolsa e qdo o marido ia p/ despachar a bolsa o comissário informa que o "Moisés" tb é bagagem de mão. Ou despacha as bolsa ou o filho vai na área de carga. Que simpáticos…

  • Cleber

    Milhas por milhas o da TAM é mais confiável. Até pq depois que ela se juntou a Star Aliance dá p/ pegar as milhas dela e usar em outra que seja um pouco melhor…

  • maria brito

    eu moro na grecia,viajo todo mes de janeiro pra o Brassil,viajo mais pela a iberia simplesmente pq ja acostumei com o aeroporto…mas e a pior empresa aerea que ja vi na minha vida,a ultima vez que fui ao brasil quando sair dagrecia para a espanha eu achava que tava numa barca voadora nao tive onde colocar minhas pernas,quando pegamos o internacional eu pensei que tinha entrado em um cargueiro,a sorte e que iz algumas amizades a bordo pra passar o tempo pq nao tinha pra vc ver nem cicuito interno nao existia.fora o servico de bordo que e uma verdadeira merda…educacao chegou ali e saiu correndo!ninguem merece….rsrsrs

  • maria brito

    iberia,air france,tap.sao tudo a mesma porcaria.
    em relacao a alimentacao:e melhor vc tirar uma de farofeiro e levar seu lanche de casa kkkkkk
    fora do mau humor dos comissarios de bordos,nao aconselho ninguem viajar nessas porcarias e principalmente pela IBERIA!!!!

  • maria brito

    TIVE UM RETORNO DO RIO A GRECIA PELA IBERIA,PERTO DE MIM ESTAVA SENTADA UMA IDOSA COM SUA NETA DE 11 ANOS QUE VIAJAVAM PRA FRANCA PRA ENCOTRAREI A MAE DA CRIANCA,NA HORA DE SERVIR O ALMOCO,A COMISARIA QUASE BATEU NA CRIANCA PQ ELA NAO TAVA ENTENDEDO O ESPANHOL QUE A JUMENTAVA FALAVA QUANDO PERGUNTOU PRA GAROTA O QUE QUERIA COMER,A GAROTA NAO SABIA RESPONDER,TIVE LEVANTAR E INTERIRIR,ELAS SAO TREINADAS PRA TRABALHAR NO PASTO,E AINDA E DIFICIL PQ ATE OS ANIMAIS GOSTAM DE CARINHO E DE SREM BEM TRATADOS…E FLORIDA!!!

  • andre

    Gosto de viajar pela Air France. O serviço é correto e o atendimento razoável. Fiz GRU-Beijing (Air France ida e volta) e GRU-Londres (KLM e Air France).

    Ocorreram alguns problemas somente na ida a Londres (extravio de bagagem, viagem na última fileira), mas na companhia de franceses e não somente de outros brasileiros como informado em outra mensagem.

    Por conta do desconforto da última fileira nos deram champagne extra e a toda hora perguntavam se precisávamos de algo mais. No caso fizemos a reclamação sobre a situação sem nos alterarmos, humilharmos os comissários etc, o que já vi muito brasileiro fazendo (gentileza na adversidade facilita muito sermos bem atendidos).

    A bagagem foi encontrada alguns dias após a perda, mas nos prestaram assistência para aquisição de itens essenciais (após a viagem e preenchendo o formulário próprio). Também creditaram milhas a mais, já que além do formulário próprio também escrevi uma carta informando toda situação.

    Consegui viajar do Brasil para a Europa com milhas AirFrance/KLM sem problemas (não consegui o mesmo com a TAM ou a TAP).

    Para viajar ao exterior com milhas a TAP é um pouco melhor do que a TAM. A TAP limita/dificulta mas deixa viajar com milhas, ao contrário da TAM que impede de toda forma a viagem com milhas.

    Viajei Qatar GRU-Bali via Doha e é incomparável (5 estrelas mesmo), até as comissárias são simpáticas e interessadas em conversar com os passageiros (nunca tinha visto).

    Lufthansa é uma alternativa muitíssimo atraentes à Air France. Atendimento profissional e não tão burocrático.

  • Mariana

    certamente vcm aloisio é pobre de alma, se nao entendeu o comentario do ataide.

  • Eu e minha esposa já viajamos 2 vezes pela Air France, e pelo conjunto da obra poderia dar uma nota 8 também. Atendimento e qualidade do serviço de bordo ótimos. Qualidade das aeronaves talvez deixe um pouco a desejar, principalmente a climatização.

    Em junho devemos ir à Espanha, e a melhor tarifa disparado é a da Iberia. Sem contar que qualquer outra cia teríamos mais uma parada (moramos em POA). Pelos relatos que tenho lido dá medo. O mais importante realmente é chegar, mas claro que o serviço de bordo conta.

    Ouvi dizer que a Iberia iria repaginar seu serviço de bordo.

    Se alguém voou recentemente com eles, favor informar se houve alguma melhora.

    Obrigado!

  • America Barbosa

    Em janeiro 2009 viajei TAM para Miami num excelente MAGIC RED CARPET. Avião super confortável em classe econômica, atendimento excelente pelo comissariado, sem nenhuma queixa tanto ida quanto volta, Ah o pouso foi eficientíssimo, A American Airlines Miami São Francisco já não foi tão excelente mas bom. São Paulo Nova York pela JAL esse ano (deixou de fazer esse vôo) comissariado excelente mas o avião não tinha muito espaço para pernas e muito duro o assento. Agora irei Air France vamos ver como vai ser depois digo. Mas o MAGIC RED CARPET da TAM é tudo de bom.

  • Fabio

    Fui de Qatar de Sao Paulo a Hong Kong com escala no Qatar. O melhor voo que ja fiz, parabens a eles

  • Juliana

    Irei viajar para Europa em setembro e estou sem saber por qual companhia aerea escolher. Chegarei por Amsterdam e voltarei por Roma. Uma agência de viagem me ofereceu voar pela Alitalia, qual a experiencia de vcs com essa companhia. E a TAP? Já li vários comentários aqui no site e já estou sofrendo só de pensar em passar por tais situações como extravio de mala, perda do voo, etc…

    Qual será a melhor forma de tentar evitar todos esses aborrecimentos… afinal quero ir para Europa para me divertir e passear e não arrumar problemas e aborrecimentos!

    Se puderem me dar algumas dicas agradeço!

  • Marcio

    LUDMyLLA: sou um neófito, perto de muita gente aqui. Mas o que pude aprender, neste pouco tempo de aficcionado por viagens aéreas, é que existem basicamente duas formas de você comprar uma passagem aérea mais em conta:

    1. Ficar de olho sempre (eu disse sempre) nos sites especializados. Este aqui, do MELHORES DESTINOS, é o melhor. Dê uma olhada também no DECOLAR. Promocções surgem a toda hora. Agora, no caso de passagens aéreas, a lei da oferta e da procura vale como nunca. Promoções são frequentes em épocas de baixa procura, como o inverno na Europa. Para o período que você pretende viajar, os preços costumam estar mais altos, pois todo mundo quer viajar nesta época.

    2. Geralmente o preço de uma passagem aérea vai aumentando gradativamente, à medida que vai se aproximando o dia da viagem. Eistem até softwares especializados das cias aéreas para gerenciar isto. Porém, por vezes, você consegue passagens muito em conta, exatamente por estar em cima da data (digamos, até 05 dias), e a ocupação do avião estiver baixa. A empresa aérea baixa os preços no intuito de não levantar vôo com o aviào vazio. Isto significa conseguir passagens com até 250 dólares de desconto. Mas veja bem, é improvável que isto aconteça na alta temporada.

    Espero ter ajudado. Abraços!

  • Marcio

    Maria, não posso falar pela Ibéria e pela TAP. Mas já viajei de AIR FRANCE e recomendo. O serviço de bordo foi muito bom, na minha opinião. Abraços!

  • Tiago

    Juliana,

    O intuito de todos nós é não ter todos esses aborrecimentos, mas , infelizmente, essas coisas são mais normais que gostaríamos.

    Se vc vai chegar em Amsterdam, a dica que te dou é ir pela KLM mesmo, as 2x que voei nela, fui super bem atendido, comissários de vôo bastante prestativos, com vários falando (ou tentando, pelo menos) português, além de poltronas espaçosas e serviço de bordo ok.

    Tente informar-se quanto a chegadas/partidas em cidades diferentes, pois normalmente há uma diferença de tarifas.

  • Pedro Paulo

    Voei AirFrance em abril desse ano e nunca vi um voo tão baixaria como esse. Primeiro, alguem perto de mim simplesmente peidou a viagem inteira. Maior falta de respeito no mundo, isso só pode ser coisa de francês, duvido muito que algum brasileiro faria isso. Infelizmente não consegui identificar o agente. Depois, exatamente no mesmo local onde caiu o voo 447 ha 2 anos, uma senhora se levantou e propos fazer uma oração aos mortos, e pra infelicidade da senhora, todos simplesmente a ignoraram. Pra finalizar, um casal homossexual de homens foi repreendido ao querer entrar juntos no banheiro. A aeromoça foi educada, agiu com muita cortesia e discrição, o problema foi eles, que reagiram de forma agressiva, como se estivessem sido humilhados. Foi uma confusão, eles falavam em francês, mas percebi que todo tempo eles xingavam a pobre funcionária. Enfim, tirando esses pormenores, aeronave boa, comida boa, sorvete a vontade a viagem inteira. Vale a pena.

    • Denis Carvalho

      Hahahaha Que voo, hein?

  • Janaína

    Gente, acabei de chegar de Paris vindo de Air France. Tomem cuidado se forem levar a manta fornecida com vcs. Uma mulher na minha frente foi repreendida pela aeromoça quando guardava a manta em sua bagagem de mão. Tadinha, achei muita sacanagem, a mulher não sabia onde enfiar a cara de tanta vergonha. Só pra sacanear, peguei uma pra mim e entreguei pra mesma mulher na esteira de bagagem. Sou do tempo em que mantas podiam ser levadas tranquilamente pelos passageiros. Alguem sabe se existe uma regra para isso?

  • Marcio David

    Voamos eu e minha esposa pela AIRFRANCE em novembro de 2010, São Paulo-Roma, Milão-Paris e Paris-Rio. O atendimento a bordo foi satisfatório, com boa comida (e opção de menu no jantar). Na ida os comissários de bordo não foram exatamente simpáticos, mas na volta foram muito. Os aviões(Boeing 777 e Airbus A330 para os trechos intercontinentais; Airbus A320 entre a França e a Itália) não eram muito novos, as poltronas realmente apertadas, mas o entretenimento a bordo excelente, com múltiplas opçoes de filmes legendados, shows e documentários (nota 10). Não poderia deixar de mencionar os sorvetes Häagen Dass no fundo do avião, servidos à vontade. De resto, igual às outras.

  • Daniel

    To com uma passagem comprada pela Air France para o mês que vem. Do que posso relatar por enquanto foi o ótimo atendimento pelo telefone sempre que eu precisei entrar em contato. Os atendentes foram bastante educados e prestativos. E eu precisei ligar varias vezes para resolver algumas questões a respeito do meu voo e fazer a troca de uma das conexões.

    Pelo que ouvi falar de outras pessoas que utilizaram a Air France, é uma das melhores companhias que tem e o serviço no geral é excelente. No entanto, fiquei surpreso ao ler os comentários aqui. Muita gente reclamando bastante da companhia. Espero não ter a mesma impressão.

  • Daniel

    Tadinha não. O nome disso é furto.

    hahahaha

  • Anolan

    Voamos com meu marido e minha filha pela Airfrance o 9/10 de agosto e devo dizer que foi a pior viagem da minha vida. As passagens BH-RJ-Paris-Oslo foram compradas pelo site da Airfrance. A passagem Oslo-destino final a deixamos para depois.

    Alguns dias depois de paga a passagem, recebemos um email:

    "Dear Madam, dear Sir,

    We inform you of the schedule change on flight AF443 09/08 departure RIO DE JANEIRO GIG 1 1945 arrival PARIS CDG 1125. You have a new connection on flight AF2374 10/08 departure PARIS CDG 2G 1555 arrival OSLO OSL 1820 We thank you for your understanding and wish you a pleasant trip."

    A gente ligou para a Airfrance, e eles mudaram o vôo para BH-SP-Paris-Oslo.

    De : SAO PAULO GUARULHOS INTERNATIONAL 1 Para : PARIS CHARLES DE GAULLE

    Part. : 09Aug, 16:15 Cheg. : 08:25 (Chegada dia +1)

    De : PARIS CHARLES DE GAULLE 2G Para : OSLO GARDERMOEN

    Part. : 10Aug, 09:40 Cheg. : 12:05

    Então a gente comprou a passagem de Oslo para o destino final pela SAS para 15:45, já que o vôo Airfrance iria chegar a Oslo as 12:05.

    Em resumo, TAM BH-SP (ótima),

    Airfrance SP-Paris-Oslo. Atendimento nada espetacular. Entretenimento a bordo, comida, ok. Surpresa, a terminal de chegada ao CHARLES DE GAULLE ficava bem longe da terminal 2G (isto é, tivemos que pegar um trem, depois correr, imigração (rapidíssimo), correr, escadas, ônibus, controle de segurança (aí pronto, perdemos o avião, e não fomos só nós).. Airfrance não deveria vender vôos com menos de duas horas de conexão, não é?? Aí eles trocaram as passagens (atendimento nota 10 do pessoal de terra), enviaram as malas a Oslo (?) e a gente viajou a Oslo via Frankfurt. Só que a chegada a Oslo seria tarde demais para pegar o nosso vôo SAS 15:45, então tivemos que comprar novas passagens SAS no próximo vôo (19:45, e tinha gente nos aguardando), agora caríssimas, e talvez Airfrance iria nos resarcir por essas passagens. Vôo Lufthansa Frankfurt-Oslo, muito bom, um pouco atrasado. Em Oslo de 4 malas chegaram somente 2. Sem tempo para aguardar mais na fita, o pessoal de SAS disse que nos iria mandar as malas restantes no dia seguinte, deixamos a referência e corrimos de novo, agora ao vôo da SAS. No dia seguinte as malas (e com elas os sapatos, remedios) também não apareceram, submetemos a descrição e ficamos no aguardo. Uma mala apareceu então em Paris (como assim??), a segunda não. Mais ligações a SAS (por sinal, atendimento muito bom) uma semana depois apareceu a última mala.. em Frankfurt! Molhada por dentro! (?) O restante já sabe, Airfrance se desentendeu completamente do fato de eles terem vendido aquelas passagens malucas, não estão nem aí para resarcimento e a gente acabou arcando com o prejuizo e a péssima experiencia. Aprendimos que deveriamos ter comprado a viagem completa de uma vez, seja ligando a Airfrance ou via agencia de viagens, pois a Airfrance não tem compromisso com horário, só com levar você ao destino (eles dizem isto literalmente). Identifique muito bem as suas malas: aumente as chances de recuperá-las. Não aceite passagens com menos de duas horas de conexão ao entrar na Europa, a empresa nem deveria vendé-las. Airfrance, nota 0.

  • Luciana

    Também achei horrível alguém pensar em levar a manta.

  • Ricardo

    Caros Viajantes,

    Alguém escreveria montes de linhas se a viagem estivesse boa ?

  • Ricardo

    Uma pessoa satisfeita fala pra uma. Uma pessoa insatisfeita fala pra dez.

  • Franklin

    Alguma nova avaliação da Air France..farei uma viagem por ela em Junho..

  • Giselle

    Air France é ótima, seus pilotos são verdadeiros heróis, resido à Irlanda e tenho sempre que tomar 3 aviões para visitar familiares em Brasil…Da ultima vez que voltei um comissario da Air France brincou alegremente com meu filho como se fosse alguem da familia e me saudou com um Bonjour, devo dizer o bom dia mais radiante que já recebi…Enfrentamos uma turbulencia muito feia naquela Zona de Convergencia Tropical então apos ter passado esse sufoco com um bebê tudo que eu precisava era desse bom dia acolhedor…Nota 10 com bagagens e horários, com comida e com tranferencias no enorme Charles de Gaulle…viajar na classe Voyager Premium ( 1 acima da turistica) é muita vantagem aqui na Europa, não sei quala diferença de preços brasileira, mas aqui é coisa de somente 100 euros a mais dependendo da epoca e da antecedencia da compra…Puxa, vc viaja quase sozinho com muito conforto e espaço. Não conheço CIA que bata a Air France em questao custo/beneficio. E tenho dito. Que Deus abençoe todos os vôos, principalmente os transatlanticos!

  • Giselle

    Escrevi logo abaixo, pq tb é justo quando nos sentimos gratificados! Poucos se lembram de Deus quando estão felizes ou saudáveis, mas tocam a orar na hora da necessidade…Então seguindo essa logica vim fazer justiça à AF e acima de tudo acho que cada viajante em 1 lugar deve agradecer o Criador por chegar ao destino…e em 2 aos pilotos, não importa que cia. vc viajou. Conhecendo bem condiçoes atmosfericas, posso te garantir que alguns voos chegarem é simplismente uma junção de muita tecnica e sangue frio do piloto e uma mãozinha divina tb.

  • Isa

    já viajei com a AF para Londres e Paris, sempre fui muitíssimo bem atendida, mesmo em terra e mesmo na terra deles. comida quentinha, bebida a vontade,na volta de Paris o voo ainda chegou 10 minutos antes. nada a reclamar

    vou agora em maio para NY pela Tam, pela opçao do voo direto, medo do que me espera…

  • Daniel

    Fiz a viagem e gostei muito da experiência pela Air France.

    O atendimento no aeroporto do Rio foi muito rápido e simpático por parte da funcionária. Apenas passaram meu passaporte no leitor óptico e despacharam minha bagagem. Ainda me deram um folheto informativo sobre o procedimento de conexão para Londres que eu faria. Isso é necessário pois o aeroporto Charles de Gaulle é muito grande e a conexão era pra terminais diferentes.

    O avião não demorou muito a partir da hora marcada.

    O serviço de bordo foi excelente. O entretenimento era bastante vasto. A comida era boa e ainda tinha sorvete Hagen Dasz e Vinho servidos à vontade. O atendimento dos comissários tb foi bastante eficiente e educado. A maioria entendia português embora falasse francês.

    Ao chegar em Paris, o voo para Londres foi atrasado devido ao mau tempo na capital inglesa. Mas os funcionários no aeroporto de Paris foram bem atenciosos e deram um voucher para um refrigerante para quem quisesse pelo tempo de espera (atrasou cerca de 3 horas).

    Chegando em Londres foi tudo tranquilo.

    Já na volta, partiria de Berlim, também com conexão em Paris. Mas, para minha surpresa, ao entrar na internet para saber o terminal de embarque no aeroporto de Berlim, percebi que meu voo Paris-Rio havia sido cancelado e eu fiquei sem saber o motivo. Fiquei desesperado, pois não fui informado e achei que pudesse haver algum erro na minha reserva. Ao chegar no aeroporto de Paris, procurei logo um guichê da Air France para verificar o problema, ja q o voo de conexão com o Rio só seria no dia seguinte (eu quebrei a passagem em um dia para poder conhecer um pouco a cidade). A funcionária era educada, embora falasse um inglês meio confuso (e eu também). Mas conseguimos nos comunicar. Ela informou que o voo fora cancelado devido à greve que a Air France passou naquela semana e eu nem sabia. A funcionária fez uma ligação e resolveu meu problema: me incluiu no próximo voo para o Rio que seria 2 horas depois (na verdade era o mesmo voo mas atrasado em duas horas). Tendo a reserva fiquei mais tranquilo. Fui para o hotel curtir o dia e no dia seguinte à noite cheguei mais cedo para evitar eventuais problemas. Foi tudo tranquilo. O voo que seria às 23:30 acabou sendo às 01:30 e acabou saindo de Paris cerca de 2 da manhã. Mas nada de anormal tb. O atendimento no voo Paris-Rio foi no mesmo nível do Rio-Paris.

    Pelo problema do cancelamento sem aviso prévio, a Air France me deu 12 mil milhas como "recompensa" no plano de milhagens Flying Blue. Duvido que uma companhia brasileira fizesse isso!

    Resumindo: pelo nível de serviço e resolução dos contratempos, eu recomendo a Air France.

    Daria uma nota 9 por tudo.

  • Daniel

    Obs.:

    Voos Rio-Paris e Paris-Rio (Boeing 777-300ER) – servido de bordo completo com entretenimento.

    Voos Paris-Londres e Berlim-Paris (Airbus A320) – serviço de bordo simples, sem refeições e entretenimento (voos curtos).

  • Luana Cruz

    Voei pela Air France em julho de 2011 para Atenas, foi uma experiência boa. Só que o voo de ida Rio-Paris saiu com um atraso de 40 minutos, mas não perdi a conexão pra Atenas. E o voo de volta foi cancelado e tive que ficar mais uma noite em Atenas. O serviço de bordo foi muito bom! Foi minha primeira viagem então não tenho como comparar.

  • Mariana

    Comprei passagens aéreas semana passada pelo site da KLM, mas os voos são pela Air France.. o problema é que ao preencher meus dados não coloquei o "ç" que tenho no sobrenome, imaginando que esse caractere não seria reconhecido, mas agora estou na dúvida já que o nome na passagem deveria ser identico ao nome do passaporte. Será que vou ter problemas? Alguém saberia me dizer se eu devo mudar o nome na passagem e colocar o "ç" ou se devo deixar assim mesmo? Me ajudem , por favor!!

    Obrigada

    • Denis Martins

      Fica tranquila, ninguém vai criar caso com isso!

  • Gustavo

    Eu viajei duas vezes de São Paulo para Paris pela Air France e nunca tive problemas. O atendimento a bordo é ótimo, a comida é boa (considerando que comida de avião nunca é aquela maravilha) e o entretenimento a bordo também compensa. Eu recomendo a Air France bem mais do que a TAM, com suas poltronas apertadas que são uma tortura para a coluna e a péssima programação a bordo.

  • Pingback: Código promocional oferece 15% de desconto em voos da Air France para a Europa()

  • Antonio

    Viajei em abril de 2012 (Rio – Paris – Rio)pela Airfrance e a viagem foi muito boa. Distância entre as poltronas confortável, bom atendimento à bordo pelos comissários, comida razoável (jantar e café da manhã, entretenimento com diversos filmes em Português (inclusive boa parte bem recentes) e nenhum problema com o atendimento em terra (resolvi rapidamente dúvidas pelo telefone).

  • Angelo

    Viajei com minha esposa em abril/maio deste ano GIG/CDG, ida e volta. Experiência muito boa com a AF, tirando o caos do aeroporto no Brasil (culpa do nosso sistema aeroportuário pois todos guichês estavam sendo utilizados e não dava conta da demanda no check-in), o serviço em si foi bastante satisfatório. Na ida tudo pontual, na volta ligeiro atraso, que na verdade foi compensado com a tranquilidade do check-in e do embarque no CGD. Atendimento no CDG bastante atencioso, equipe a bordo falando português, anúncios do comandante em também em nossa língua. Refeições bem servidas, dentro das limitações de uma comida de avião, não esperem comida 5 estrelas, é comida de avião. Durante o voo bebidas e petiscos a vontade. Entretenimento do voo muito bom, grande variedade de filmes recentes, alguns inclusive em português. Sem problemas com bagagens. Enfim, certamente voaria novamente pela AF tomando por exemplo a experiência que tive.

  • Bruno V. Tacca

    Olá,

    Estarei indo pra frança perto do final de julho, andei dando uma olhada na diferença de preço entre a TAM e a AirFrance e é o dobro do preço na AirFrance, está certo isso? É muita diferença..

    Atenciosamente.

  • Elainje

    Em 2010 viajei de AF, e a aeronave era bem ultrapassada! O entretenimento era coletivo, e o monitor estava ruim! Achei a refeição boa, e de madrugada ofereceram sorvete Kibon mesmo! Perdi um trecho da viagem (Londres-Paris – viajando de outra forma), e a atendente em terra da AF no aeroporto de Londres quase me bateu! Disse que era um absurdo eu não ter utilizado o trecho, que as coisas não funcionam assim .. a sorte é que como estávamos em Londres ela falava em inglês.

    Já no ano passado pela British Airways, e apesar de ter achado a comida ruim, achei o atendimento excelente! Perdi um voo de conexao (devido ao tempo ruim em Londres)e devido a isso perdi meu voo para o Rio. O atendimento em

    solo no Heathrow foi exepcional! Me deram 2 opções de retorno, e 2 opções de estadia (ficar em um hotel no aeroporto, ou em Londres).

  • Elaine

    Não vai acontecer nada! Fique tranquila .. Já ocorreu o mesmo comigo!

  • Alexandre Schneider

    Eu viajei pela Air france em 2010,comida exelente o resto uma bosta completa,atedimento arrogante,ai os franceses amam a lingua deles e nao gostam de falar ingles,sao estupidos,(soh tinha uma aeromoca bem showzinha,ela me tratou bem),eu nao voo mais de AF.

  • Christina

    Na última sexta-feira, voei no voo AF444 com destino ao RJ. Ao embarcar em Paris, uma funcionaria rasgou meu cartão de embarque e trocou meu assento, para um lugar horrível: no assento que divide com o banheiro. As pessoas faziam filas e se apoiavam em minha cadeira. Mas o pior, estava na cadeira da frente que estava provavelmente com defeito, pois, quando o passageiro da frente reclinava o mesmo quase caia no meu colo. Chamei uma comissária que pediu educadamente que o mesmo levantasse, ele assim o fez, ela me explicou que a cadeira estava quebrada, ora ele ficava totalmente rente ou totalmente inclinado a ponto de me sufocar. Bem, ihora depiois, ele reclinou o banco, o que representou o fim para mim, pois, nem um livro eu poderia ler, aliás, nem mesmo ir ao banheiro. Eu dependia do passageiro, quando ele se levantava eu aproveitava para ir ao banheiro tb, meu marido fazia o mesmo. Chamei o comissário brasileiro, que com deboche mandou eu reclinar meu banco tb, algo que não faço pois, me sinto mal ou então viajar em pé. Fiquei revoltada com o escárnio e solicitei a chefe da cabine, durante o tempo que esperava, tentei ir ao banheiro e acabei levando uma pancada em minha coxa esquerda, com uma dor insuportável, fiquei mancando. A chefe da cabine disse que nada poderia fazer, ela até explicou a situação ao passageiro da frente, mas ele foi irredutível, quando disse que havia tomado uma pancada na perna, ela chamou o chefe da segurança, que em francês e arranhando no inglês, foi estúpido, disse que não faria nada, que era direito do passageiro da frente ficar como quisesse, o que é mentira, pois, eles poderiam ter removido o mesmo para a primeira classe, onde haviam lugares vazios, pediu meu nome e endereço, eu inocentemente dei,e logo em seguida, pedi o nome dele e o da chefe da cabine, eles se recusaram e disseram que o caso estava encerrado, antes disso, ele disse que já que eu havia me machucado, ora foi uma pancada muscular, eu seria encaminhada a uma emergência no RJ, eu disse que não havia necessidade, ele riu e disse que eu estava mentindo, isso na frente de outros passageiros. Fiquei quase 11 horas apertada, meu marido desistiu de se alimentar, pois, ficou muito chateado com o tratamento. Foi o pior voo da minha vida. Quando chegamos ao Galeão, meu marido foi falar com ele, mas o mesmo mandou que nos retirássemos do avião, na porta do mesmo havia uma funcionária da Air France, quando começamos a relatar o problema, ele veio, e contou em francês a versão dele. Disse que era para registrar o ocorrido, mas não explicou por que pediu meu nome e endereço. Já entrei em contato com a companhia, estou esperando uma resposta no mínimo decente. Caso não haja, irei resolver isso na Justiça. Não pretendo mais voar pela Air France.

    Muitos falam mal da TAP, mas nunca passei por algo semelhante.

  • Gilberto

    Tadinha??? Só brasileiro mesmo pra pensar assim…GERSÓN !!!quem te falou que pode levar as mantas ???

  • Paul

    Mas quanto drama Cristina…aff!!!

  • cicera irene

    eu ainda nao conheço a airfrance,mas mesmo c/alguns depoimentos negativos,estou pensando de ir p/italia,porque falaram mtas coisas iguais da alitalia no entanto eu gostei de viajar por ela p/italia esse ano,depois vou postar aqui o que achei abraços…

  • Tatiana

    Gostaria de apresentar várias reclamações. Infelizmente no site de reclamações da Air France vocȇ tem uma quantidade de palavras limitadas para escrever… vocȇ escreve, preenche tudo e a página não funciona, tem como não reclamar?

    Nosso voo foi o AF 457 saindo de Guarulhos, no dia 28/01/2014. Atrasou no primeiro momento por problemas técnicos na aeronave. Depois de esperar várias horas, o pessoal da Air France disse que estava tudo ok, que poderíamos sair, logo em seguida nos barraram dizendo que a aeronave apresentava outro problema técnico. Esperamos mais 2 hs e finalmente nos disseram que trocariam uma peça que viria da França no dia seguinte. Fomos locomovidos para um hotel e sendo a última a finalizar, entrei no quarto, no centro de SP às 02:30 da manhã e no dia seguinte teríamos o voo às 16:50. Meu roteiro era até a China (saindo de Madri – Pudong na China pela Emirates), consequentemente tive que trocar a data da passagem também para o dia seguinte. No dia 29/01, saímos do hotel no horário de check out às 12:00 e voltamos ao aeroporto, fizemos o check in novamente e entramos na aeronave, mesma do dia anterior. Uma vez que já estávamos assustados, cansados e com o cinto posto, o comandante nos avisa que foi encontrado outro problema técnico e teria outro atraso. Foi aí que todos ficaram agoniados e decidimos não viajar mais na aeronave. Foi um caos total, tivemos que voltar e fazer o check in pela terceira vez em voos e rotas diferentes dos nossos. Como eu já tinha modificado minha passagem da Emirates, avisei na Air France que estaria com meu voo justo (por conta da escala + o atraso que tivemos novamente no voo da KLN) e eles disseram que não tinha problema. Finalizando, voei pela KLM mas com o caos e os atrasos eu só quase perdi meu voo em Madrid, o check in já tinha sido encerrado e o avião sairia em 20 minutos, eu ainda teria que trocar de terminal. Perdi várias mercadorias que tinha comprado no Brasil pq tive que levar minha mala de 23kg para passar na vistoria do passaporte com a polícia española e todos que viajam sabem que não podemos entrar com líquidos contendo mais de 100ml, imaginem o meu desespero, foi um horror!!

    Faltou mencionar o meu outro problema, na segunda tentativa de voar, fui pegar minha mala no carrossel e depois de esperar até a última mala a sair , me dei conta de que alguém havia pego por engano e essa pessoa chamava Paola, não cheguei a vȇ-la em nenhum momento e até agora não sei quem é, mas me deu uma dor de cabeça incrível quando soube que ela já tinha tido tempo de ter feito um novo check-in e que minha mala estava dentro do avião a um outro destino. O pessoal da Air France teve que ir lá no avião para buscar, esperei quase 2 horas para estar com ela em mãos.

    Não recomendo voar com a Air France, principalmente saindo do Brasil!! Aviões antigos, que não deveriam estar voando em nenhum lugar, falta de comunicação total e de respeito ao povo brasileiro. Ah, uma última observação, como eu comprei a passagem no exterior, eu não tinha direito de levar 2 malas como quem comprou a passagem no Brasil, apenas 1 de 23kg.

  • Gisele benedicto

    Tive o prazer de viajar pela Air France duas vezes, na primeira em 2012, utilizando o A330 que sai do galeão as 18:30, e em 2013, no Boeing 747-400, nos assentos localizados upper deck. Bem, não tive do que reclamar, fui muito bem atendida e tratada por todos.
    O que gostaria de deixar destacado aqui, é que muitos brasileiros que embarcam nos vôos para a europa, esquecem de levar consigo a boa e velha educação, e depois ficam reclamando que foram mal tratados pela companhia aérea. O que mais vi foi grosseria com comissários, e até mesmo os gringos que ficaram chapados, foram tratados à altura, entretanto, não tive do que reclamar do tratamento desprendido para com minha pessoa.
    Comida boa, vários sanduíches e bebidas disponíveis ao longo do vôo, sempre havia algum comissário para atender qualquer solicitação, informações e instruções transmitidas em inglês, português e francês, aeronaves limpas, e vôos lotados, sinal de que o serviço é bom, o que faz o cliente querer voltar. Apenas a LAN me ofereceu, voando na classe econômica, um serviço similar.
    No geral recomendo voar de Air France, agora, quem não tem o mínimo de educação para utilizar esse tipo de transporte, que vá voar de TAP sem reclamar!

  • Wellington

    Olá pessoal,

    já voei de São Paulo a Paris com a Royal Air Maroc, infelizmente não tenho fotos dos serviços, mas
    posso garantir que em regra foram bons.
    A Cia não tem stand no aeroporto de GRU, portanto você apenas fica sabendo onde vai fazer o check-in proximo ao momento do embarque, o voo foi realizado em tempo, sem atrasos, o avião não era dos mais novos, mas sem duvida bem confortavel com tela individual. Dentro do avião, em solo, fica tocando musicas tipicas do marrocos, já que a CIA é marroquina, o serviço é muito bom, com alimentação excelente, os funcionários muito educados. Apenas faço uma reclamação do aeroporto de CASABLANCA, que é o local onde todos os voos da CIA fazem escala antes de seguir para outros destinos, lá eu não fui bem recepcionado, acabei tendo um contratempo e em conversa com outros brasileiros cheguei a concluir que eles parecem que tem uma restrição aos brasileiros, não sei dizer bem, mas todos relataram problemas, abordagens por agentes do aeroporto, eu por exemplo fui retirado do avião, educadamente claro, mas fui levado à pista de pouso para abrir a mala quando todos já estavam dentro do avião, fiquei um pouco constrangido com a situação, mas garanto que o medo foi muito maior. Enfim, de regra, tirando esse contratempo, não tenho o que reclamar da ROYAL AIR MAROC, todavia, não voltaria a voar com a CIA simplesmente porque tomei trauma do que ocorreu em CASABLANCA comigo, se ela tivesse voos diretos brasil x europa, com certeza voltaria a voar com essa empresa, a qual agora tem parceria com a GOL.

  • Anonimo

    Viajei para Amsterdam há alguns meses pela Air France, com escala em CDG. Na ida, fui de Sky Priority e não tenho do que reclamar, foi tudo muito bom. A cadeira é desconfortável para dormir, mas ninguém dorme bem em avião de qualquer maneira.

    Na volta, voei de econômica normal. Além disso, a escala em CDG era de 1 hora entre o vôo Amsterdam -> Paris e Paris -> SP (infelizmente não fui eu quem comprou as passagens). Preocupada com essa escala, liguei com antecedência para a Air France na Europa, para pedir para adiantar o vôo, pagando a taxa correspondente. Eles não deixaram que eu mudasse de vôo (tinha um anterior 2h antes) me tranquilizando que não haveria problema. Claro que eu quase perdi o avião, entrei na última chamada, isso porque corri a ponto de passar mal (sou hiper-tenso, achei que fosse desmaiar ao chegar no avião). O CDG é imenso e a locomoção entre os terminais depende do ônibus ou trem interno. Nunca confiem!

    O tratamento que me foi dado voando de econômica me deixou extremamente chateada comparada ao Sky Priority. Nem sou fresco com essas coisas, não espero simpatia – apenas ser bem tratado. Foram grosseiros comigo, não gostei.

    Todos os vôos foram muito tranquilos, sem turbulência, e disso não tenho do que reclamar. Porém, não tenho mais vontade de voar de Air France, pois vi que com um problema mínimo eles não se dispuseram a ajudar – imagino perder mala, avião com turbulência etc.

  • André França

    Conseguir var de Air france em si já é um milagre!! Dos 6 voos que tive com eles, 3 cancelados por causa de greve e em 1 minha mala só foi aparecer 2 dias depois! Tive que apelar pra justiça pra reaver meus gastos extras! Evitem!

  • Giovanna Afonso

    poxa tomara que eu não fique apertada quando eu for pq sou um pouco alta