TAM agora permite antecipação gratuita de embarque em voos nacionais

Denis Carvalho 9 · abril · 2013

A TAM liberou a antecipação gratuita de embarque para passageiros em voos nacionais no mesmo dia. Por enquanto a novidade não foi informada ao público, mas apenas a agências de viagens e parceiros comerciais da companhia que receberam hoje um comunicado. Segundo as informações, o procedimento é o mesmo divulgado no mês passado pela GOL, ou seja, só pode ser solicitado pessoalmente no aeroporto para voos no mesmo dia e na mesma rota.

O funcionamento é o seguinte: no dia do seu voo, se quiser antecipar o embarque, você deve ir mais cedo ao aeroporto e se dirigir ao balcão de check-in da TAM, onde poderá fazer a solicitação sem nenhum custo adicional, desde que haja voos disponíveis com a mesma origem, destino e aeroporto de conexão se for o caso. Como dissemos, o procedimento não vale para voos internacionais nem para voos em companhias parceiras da TAM.

Ainda de acordo com o comunicado, a solicitação vale para qualquer classe tarifária ou de reserva, mas não pode ser feita para alteração de de datas. Ao contrário da GOL, os passageiros não poderão solicitar o embarque em voos posteriores ao original, ou seja, para atrasar a viagem em algumas horas. Apenas antecipações são permitidas.

Certamente esta mudança tem como objetivo atender aos passageiros em viagens profissionais e executivos, mas sempre pode ser útil. Gostou da novidade? Deixe sua opinião nos comentários!

Mais informações no site da TAM.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Flávio Peralt

    EXCELENTE……..AGORA E A VEZ VOEAZUL,SEGUIR ESSE CAMINHO INFELIZMENTE ELES COBRAM………

    • Hercules Junior

      Estranho… fiz isto pela Azul ano passado saindo de Araçatuba/SP com destino ao Santos Dumont (RJ) com escala em Campinas. Chegando em Campinas, consegui adiantar minha escala sem nenhum custo (teria que esperar 3 horas no aeroporto), acabei ficando só 10 minutos!

  • Daniel Vitor

    Isso é muito bacana! A GOL sempre antecipou pra mim, mesmo antes da nota que ela divulgou. Acho super válido! Se há o voo, e assento, porque não?

    Uma vez a atendente no balcão da GOL, me disse o seguinte: Para nós, havendo vaga num voo antes, é melhor que o senhor vá, pois se algum motivo faça seu voo cancelar ou atrasar, o senhor já está no seu destino satisfeito. A Gol não precisa se preocupar com mais um passageiro.

    Sempre achei inteligente pensar dessa forma.

  • Eduardo Carvalho

    Eu já consegui antecipar com a TAM outra vezes, inclusive voos para Buenos Aires, e também nunca foi me cobrado nada. Inclusive eu tinha um voo GRU – BUE com escala no Paraguai e consegui um voo direto para BUE sem pagar nada.

  • Anderson Lacerda

    Isso é muito legal.

    Uma vez,ainda em 2011, saindo de Fortaleza a TAM me ofereceu essa possibilidade de antecipar o voo e não fizeram cobrança alguma. Com isso deixei de ficar avulso no aeroporto por mais de 3 horas.

    Que todas as companhias sigam essa tendência.

  • Raphael Piccardi Cal

    Sempre fiz isso pela TAM…

  • Walter Santos

    Bacana. E viva a concorrência.

    Eu já consegui antecipar algumas vezes, sem custos, meus voos tanto na TAM como na GOl. mAs também já tive 2 ou 3 tentativas negadas, de foma gratuita, em ambas as cias.

    Algum dia, a Gol me propôs uma diferença tarifária de R$ 550,00 para antecipar meu voo e, obviamente, não o fiz. Tratava-se do dobro do preço pelo qual eu havia comprado o bilhete.

    Mas no geral, não tenho o que reclamar mesmo antes desses comunicados. Melhor agora que virou uma política comercial.

  • Sérgio Pessoa

    Mas a TAM ja fazia isso ha um bom tempo, porém e como foi informado na matéria … ela só não divulga, ja tive voos com conexão que a Cia me oferecia um voo direto por exemplo, ou ja cheguei mais cedo no aeroporto e pedi antecipação sem problemas, ja a GOL eu já não tive a mesma sorte

    • Sim, essa informação estava meio escondida, agora é oficial. Bom que mais pessoas podem tomar conhecimento e se beneficiar. 😉

      • Oscar Luiz da Silva

        Inclusive, a manha era comprar o último voo para antecipar. Tinha vezes que o último voo era mais barato que o anterior…

        • Oscar Luiz da Silva

          Aliás, novidade seria que se pudesse fazer no totem (que nem na Gol), sem precisar ser (mau) atendido pelo pessoal do check-in.

  • tcampos

    Daqui a pouco vão anunciar outra novidade: "Nossos pilotos agora são treinados, e os aviões são equipados com mais de uma turbina para maior conforto e segurança dos nossos passageiros."

    Eu quero é novidade. rsrsrs

    • Eduardo

      Pois é, na falta de novidades estão requentando coisas que já fazem há anos!

  • Carol Felipe

    Isso não é novidade nenhuma, pelo menos para mim, minha família e amigos. Já antecipamos vários voos quando precisamos, bastávamos chegar no guichê do aeroporto e solicitar a alteração, se tivesse vaga, já imprimiam o cartão de embarque na hora, se não, entrávamos na lista de espera e, caso restasse vaga, nós embarcávamos.

  • André Santos

    Como bem dito pelos outros colegas, a TAM já pratica isso há muito tempo sem divulgar. Já me fiz esse procedimento algumas vezes.

  • Carlos Hiroshi Inaga

    No meu último voo de PoA p/ Sp, Devido a horários de ônibus interestaduais, acabei chegando cedíssimo ao aeroporto. Fui logo despachar a mala e, para minha surpresa a Avianca me adiantou o voo. Não sabia que isso era possível. O meu horário era com escala e demoraria o dobro de tempo. O que peguei, não. Fiquei contente com isso. Também acho que se tem assento disponível, por que não, né? Alías, obrigado Melhores Destinos pelas ótimas dicas que nos dão! Abraço à todos!

  • Bety Ramalho

    A prática já existia mas era uma cortesia.Agora, há comprometimento.

  • Carlos Eduardo Silva

    Isso é bom demais, pois dá mais flexibilidade nos horários. Mas será que na GOL pelo Smiles, há alguma forma de saber quais assentos ainda estão disponíveis, como na TAM Fidelidade, ou nossas milhas terão que ser debitadas pra saber essa informação??

  • Bruno Caporalini

    A Gol também disponibilizou o serviço via app smartphone, ao menos no Android.

    Tam, coloque isso de forma automatizada também!

  • Carlos

    A AZUL cobra,sem dúvida.E se tiver um assento disponivel,vc não queria pagar,AZUL nunca permite vc antecipar.Mas TAM,não tenho certeza,depende qual funcionário vc vai ter atendimento,se ela ou ele não queria fazer nada para vc,não acho vc poeria antecipar mais cedo.

  • Amanda

    Por falar em TAM, vi algumas passangems para Miami em Setembro por R$ 1500,0 ida + volta. Esse preço está bom??

  • Bruno Goncalves

    Eu sempre fiz isso na TAM. Mas é importante lembrar aos colegas que os interessados em antecipar o voo vão pra uma lista de espera e faltando 30 minutos pro voo partir eles alocam os interessados nos assentos disponíveis por ordem de chegada. Em algumas vezes eu já fiquei sem poder antecipar porque não tinha lugar no voo. Mas acho isso uma ótima iniciativa das cias, independente se GOL ou TAM, pois facilita muito a vida das pessoas. Na GOL eu nunca antecipei, não sei como é.

  • Carlos Roberto gross

    gente vou relatar meu caso: tentei adiantar em 24h um voo de gru pra orlando em 2011 pela tam. fui ate o aeroporto, conversei no balcão e me pediram 60 mil pontos para a troca, sendo q tinha vaga no voo. bom,nao aceitei e voltei no outro dia pra embarcar normalmente e pra minha surpresa overbooking!!! me mandaram pra um hotel e embarquei no voo no dia seguinte. qdo voltei ao brasil entrei com uma ação contra a tam e ganhei.moral da historia: a tam e a gente só tem a ganhar com esta conduta e espero que seja extendido para os voos internacionais tb!!! rsrs…

  • Vicente Cassepp Borg

    Issso, além de ser uma boa forma de relação com o cliente, é lucrativo para a empresa. Não só por deixar o cliente feliz, mas por que é mais fácil vender uma passagem para um voo daqui a 3 horas do que para um voo daqui a meia hora. Antecipando a passagem, deixo um assento vago que ainda pode ser vendido…

  • Bruna Silveira

    Tenho uma dúvida: se meu vôo é marcado para 00h15, por exemplo, nas primeiras horas do dia, não consigo nunca antecipar?

    Caso antecipasse passaria para o dia anterior…

    Estou com uma passagem assim que gostaria de antecipar…

    • Marina

      Estou na mesma situação!!!

      Denis, tem alguma ideia?

      • Eu acredito que seja possível, mas só checando com sua companhia aérea para ter certeza

    • Flávia

      Parece que não há essa possibilidade, Bruna.
      Estou na mesma situação e fui me informar. Liguei na central de atendimento da TAM e disseram que não é possivel fazer a antecipação se o voo passar para o dia anterior (o horário do meu voo é 1:10). Não satisfeita, fui até o aeroporto e lá me deram a mesma informação: se mudar o dia, não antecipam.
      Ou seja, quem comprar para as primeiras horas do dia, nunca receberá esse benefício…

    • Brenno Ferreira

      Realmente não há essa possibilidade. Como smile diamante, posso antecipar para qualquer hora no mesmo dia. Já precisei antecipar um voo de 1:30 Manaus x Galeão, e não conseguir, porque qualquer voo era no dia anterior;

  • Marcos Lira

    Realmente não era novidade, mas essa vantagem realmente não era do conhecimento de todos. Minha mãe se deu muito bem com esse benefício. Na época das passagens promocionais da TAM, por 3000 milhas o trecho, no dia que ela viajaria a Manaus, o único voo promocional saindo de GRU possuía 2 escalas em Fortaleza e Belém até chegar em Manaus. Dava 8:30 de viagem. Fomos nesse dia, pela manhã, tentar adiantar o voo dela pro único voo direto do dia. E conseguimos! Resultado: ela pode aproveitar a tarde e a noite toda lá em MAO e ainda ficou menos da metade do tempo voando.

    Então fica a dica: Essa regra de adiantar também vale pra você trocar um voo de inúmeras ESCALAS por um voo direto.

  • Thais Carneiro

    Tanto a TAM e GOL já faziam isso. Ficava a cargo do atendente.

    Infelizmente a regulamentacao tras tambem o lado ruim. A GOL antes permitia fazer a mudança no mesmo dia e tentei essa semana e eles só deixam com no maximo 6 horas antes ou depois.

  • Mendonça J&ua

    Como assim "AGORA"?

    Isso sempre existiu, só que meio na surdina, hahaha.

    Sempre fiz isso.

    Tanto TAM como GOL sempre utilizaram esse procedimento.

    A diferença é que a TAM sempre foi mais maleável. A GOL sempre teve a história das 6h para menos ou para mais do vôo original. Mas o bom da GOL é que, além de antecipar, era possível adiar, coisa que a TAM não faz, pois somente permite a antecipação.

    Lembrando que o procedimento de antecipação está sujeito à lista de espera, ou seja, ao chegar no aeroporto, aqueles que forem solicitando a antecipação vão entrando em uma lista e somente 30 minutos antes do embarque é que vão chamando os nomes da lista até que se complete as poltronas restantes do vôo.

    Outra coisa: não é necessário que o vôo antecipado tenha as mesmas conexões, como consta no post. É possível, inclusive, antecipar um vôo com conexões para um direto.

    Em 2011 já consegui antecipar um vôo que era CNF-GRU-GYN-BSB-FOR, sendo duas conexões e uma escala, para um vôo mais cedo que era CNF-BSB-FOR, apenas com conexão em BSB.

    Portanto, o importante mesmo é o aeroporto (e não a cidade, diga-se de passagem) de origem e o do destino.

    O ruim agora é que, com a fama que o MD tem e a quantidade de seguidores, o que era fácil fazer (antecipar vôos), vai ser bem mais concorrido agora, com a publicação do posto. De toda sorte, VIDA LONGA AO MD! =).

  • Alexandre Chagas

    Eu sempre consegui em ponte aerea, não é de hoje.

    Mas da ultima vez a Gol queria me cobrar a diferença, uma má vontade impressionante, Rio – For

  • Arthur Cavalcanti

    Alguem sabe dizer se 1h30min é suficiente para conexao no galeao vindo de voo internacional (miami)? volto de tam e tenho receio de perder a conexao por causa das malas, alfandega… chego em um domingo pela manha

  • Gabriel Souza

    A TAM já consegui sim… Inclusive em um trecho internacional, meu voo era no outro dia diurno e eles anteciparam o meu voo para o Noturno.. sem a cobrança nenhuma!!!!

  • Matheus Ignacio

    Meu primo já fazia isso a um tempo e tinha me falado, no final do ano quando viajei pela TAM consegui fazer o mesmo. Já pela Azul, quando eu fui fazer o mesmo, falaram que cobravam remarcação.

  • Thomas H.

    Eu tinha uma passagem BSB-SP comprada pro dia 5/4, mas por motivo de morte na familia (parente de primeiro grau), tentei antecipar minha ida pro dia 4/4. O atendente da loja do aeroporto de BSB não quis antecipar minha ida sem cobrar multa e diferença tarifaria. Tive que emitir uma outra passagem e perdi a original…Lamentável!!

  • Rodolpho Bezerra

    Pessoal, o que houve com o feed, que não tá atualizando?

  • Dirriba

    Consegui este fato tb na GOL uma vez – na TAM uma vez (inclusive me lembro que era ano novo e a aeronave já estava praticamente em procedimento de portas – o atendente solicitou autorização para o embarque tardio e fui levado direto a escada que foi reposta para o meu embarque eheheh) e tb na Avianca 4 vezes (alias o Avianca teve um ponto extra o procedimento foi ofertado pelo atendente no check-in, sem nenhum entrave).

    Agora me lembro tb de um fato negativo pra GOL – a empresa gerou um no-show pq a atendente viu a minha sogra parada na frente dela e não perguntou nada, qdo atendeu tinha estourado 1 minuto e 40 segundos o tempo e não teve choro…perdeu a viagem e tivemos que comprar uma outra passagem pela TAM pq a tarifa para este noshow ficaria mais do que o triplo na promoção da TAM.

  • Paulo Ricardo

    Isso não é novidade na TAM, sempre fiz isso desde muito tempo, porém nunca foi divulgado.

    Compro sempre vôos mais tardes e depois o adianto.

    Para que consiga fazer isso, comparecer a Loja da Cia no Aeroporto e entrar na "Fila de espera" do vôo de interesse.

  • Gleibi Rabaioli

    Hercules, realmente isso ocorria nas empresas.. ano passado cheguei no aeroporto duas horas antes e foi oferecido a antecipação de embargue pela GOL sem nenhuma taxa adicional. Acredito que a diferença atualmente é que poderá ser pedido o serviço e antes – normalmente – era só oferecido para favorecimento da operadora

  • Fábio Viana

    Nunca tentei isso na TAM, mas na GOL tentei uma vez e só adiantariam pagando. Queriam me cobrar um valor absurdo pela diferença de tarifa. Desisti. Pouco antes da oficialização do serviço pela GOL eu fiz outra tentativa de alteração, dessa vez eu queria remarcar um horário depois do vôo original. Tentei pelo chat e, depois de falar com 2 atendentes diferentes, também não aceitaram. Horas antes do vôo eu fiz nova tentativa, dessa vez através do 0800, e o atendente alterou sem questionar. Acho que antes da oficialização valia muito a sorte de pegar o atendente "num dia bom".

  • Hudson Carvalho

    A Azul é totalmente inflexível em solo. Ontem mesmo passei imensa raiva em Guarulhos. Meu voo atrasado em 02 horas, saindo uma aeronave vazia e não permitiram o embarque, para o mesmo destino.

  • Felipe Vieira

    E se acontecer o contrário: algum passageiro, por qualquer motivo, não puder viajar no voo marcado e tentar, no aeroporto, adiar pro ultimo vôo daquele dia disponível pra o mesmo destino? Será se consegue? Acho que não, heim!!!

    A antecipação do vôo é bom pra cia aérea, que ganha mais tempo pra vender um assento do último vôo.

    Se não fosse intere$$ante pra empresa, com certeza o passageiro não seria "agraciado" com essa permissão!

  • Marcelo Puzone

    Não entendi…faço isso há uns 3 anos…

  • Célia Amaral

    Sempre adiantei tanto com a TAM,quanto a GOL. A Tam só adianta se for 6 horas antes do Voo (era assim até janeiro) e "se" tiver 10 assento disponível a GOL são 4 horas antes do Voo.O deve está acontecendo e que as agências de viagens estão utilizando o que já exitia para "vender" suas passagens, mais não ébem assim que a coisa funciona. SE não tiver mais de 10 assentos livres, você não consegue embarcar, isso é fato!!

  • VIVIANE PAULA DE SOU

    Em setembro do ano passado, voltando de ORL, tam bém consegui vir um vôo antes do meu pela TAM sem pagar nada mais. Que bom que agora está regulamentado, pois passa a ser direito.

  • Luiz Thiago Moura da

    TAm ta com preços bons pros EUA (NYC) em junho ,,, 730 dolares ,, diretao GRU – JFK no 777 !! 😀

  • RayBandeira

    Lá vai: Tenho um voo internacional com a TAM, porém antes tem escalas nacionais. E estas escalas, posso adiantar?

    • RayBandeira

      Outra: só vale para o mesmo aeroporto? Tenho um voo para GRU, posso antecipar para CGH?

  • Vitor Aragão

    A Azul tambem esta com esse procedimento. Ontem consegui antecipar meu voo BSB-VCP marcado para as 20hrs, cheguei no aeroporto as 16 e consegui trocar para as 17:40 sem custo nenhum de remarcação. A funcionária da Azul disse que até 3h antes do voo eu posso remarcar sem custos.

  • Amadeu Montenegro Fi

    Eh bem arriscado, as passagens foram compradas juntas ou são separadas?

  • Arthur Cavalcanti

    Amadeu, comprei junto

  • Arthur Cavalcanti

    Comprei junto

  • Rafael

    Comprei mês passado na super promoção que foi divulgada aqui no MD por R$ 391 ida+volta. Acredito que tenha sido o melhor preço da história hehehe

  • Rafael

    Isso vale para conexões também… correto?

    Irei chegar de Miami em GRU e terei que esperar 5 horas para o voo para Porto Alegre.

    Nesse caso posso tentar uma antecipação na hora com a Gol?

    O voo MIA-GRU-POA é da Delta, mas a parte GRU-POA é operado pela Gol.

    Não tenho muita experiência em aeroportos…

  • Simone Da Fonseca Ar

    Conseguimos antecipar sem custos no dia 25 de março, em SP, voo para Navegantes. Nosso voo era para as 18h30, mas conseguimos antecipar para o das 15h.

  • Carlos Jorge Jaber

    Gostaria apenas registrar que no dia 05/04/2013 estava com duas passagens Gol para o trecho Natal-Rio, decolando às 17:00 horas. Vez que recebi notícia que um parente estava sendo internado aqui no RJ me dirigi ao stand da GOL no Aeroporto de Natal, aproximadamente às 00:30 horas do mencionado dia tentando antecipar meu voo para 03:00 (também voo direto). Fui informado por uma funcionária que não poderia antecipar sem custas de aproximadamente R$ 1.290,00 pois antecipação sem custas só com diferença entre os voos de no máximo 06:00 horas. Registra-se que antes do horário original não há voo direto, exceto o das três horas da madrugada que pousa no Galeão aproximadamente às 06:00. A aviação comercial no Brasil está lamentável.

  • Carlos Jorge Jaber

    Aconteceu comigo também. Não estaria na hora da ANAC regulamentar esta situação?

  • Vinicius Guimar&atil

    A Azul é a pior companhia de todas!!

    Soube da possibilidade de antecipar a vôo, então fui ao aeroporto de Vitória-ES alguns dias antes e resolvi consultar direto no atendimento de check-in, o atendente me confirmou dizendo ser possível, meu vôo de 20h40 poderia ser antecipado para o horário das 8h da manhã sem problemas por haviam vagas de sobra, apenas teria de pagar uma taxa de R$75,00. Me organizei e cheguei ao aeroporto as 6h30 da manhã, no check-in o gerente Douglas simplesmente não permitiu minha antecipação, e ainda quis me cobrar uma taxa de 800,00 absurda. Conclusão, transferiram o erro do funcionário da Azul para mim cliente que não tenho nada haver com isso, e me desloquei bem mais cedo pro aeroporto e praticamento tive que esperar um dia inteiro para embarcar. Lamentável!

    Não recomendo a Azul de forma alguma! e bem que minha mãe já tinha me alertado de problemas que ela também teve com a mesma companhia.

  • Vitor J. Nunes

    Uma dúvida: esse procedimento pode ser feito após a realização do check-in (online)?

  • Vanessa

    A Avianca, oficialmente, diz que nao disponibiliza o serviço. Só se fizer reemissao com pagamento de taxa. Sabe se costumam fazer a antecipação, "extraoficialmente" no balcao do aeroporto, como faziam antes do anúncio oficial da medida TAM e GOL?

    • Dirriba

      Já consegui fazer este tipo de alteração direto no balcão da cia, sem dificuldades – até foi uma sugestão do pessoal do check-in – e sem custos adicionais.
      Só não sei dizer se foi em caráter de exceção ou se voce sempre vai conseguir este tipod e alteração.

  • Alguém já conseguiu pela TAM trocar de aeroporto em São Paulo ?

    Tenho voo p Guarulhos, porém nem existem voo's diurnos p lá

  • Já a TAM diz que a antecipação do voo sem custo pode ser feito presencialmente, apenas no balcão da companhia, se houver assentos disponíveis. "Não há restrição de horário para embarque, desde que o voo pretendido pelo cliente seja no mesmo dia do voo original e em voos para os mesmos aeroportos de origem e destino", disse a companhia, em nota. "É possível também trocar um voo com escalas para um direto."

  • Andrei Miranda

    Mesmo após se fazer o Check-in on line é possível que se faça essa alteração de vôo no aeroporto?

  • ana

    Tenho uma passagem comprada para 3 da madrugada. tem como eu antecipar sem pagar?

  • Seb houver outros voos disponíveis antes é possível sim, mas só há como checar no aeroporto, chegando mais cedo

  • Renata Olivier Vilela Bragança

    Importante disponibilizar essa antecipação pelo aplicativo!!!!!

  • Dá pra fazer sem custo pelo site: http://www.tam.com.br/flight-anticipation/