Aeroporto de Brasília anuncia ampliação com nova sala de embarque internacional, shopping center e 5 hotéis

Leonardo Cassol 18 · dezembro · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubichek está completando três anos de concessão neste mês. Nesse período, a movimentação de passageiros cresceu 20%, devendo chegar em 2015 a aproximadamente 19,5 milhões de usuários. Isso fez o aeroporto passar do 4º para o 2º lugar nacional em movimentação anual de passageiros, consolidando Brasília como o maior hub doméstico do Brasil.

A Inframerica, concessionária que iniciou a administração do terminal em dezembro de 2012, já investiu R$1,5 bilhão na ampliação e modernização de toda a infraestrutura aeroportuária. O terminal passou de 60 mil m² para 110 mil m², um aumento operacional de 45%. As pistas de pousos e decolagens, taxiways e pátios também foram reformados e juntos somam 300 mil m².

Em meio a comemoração, a Inframerica anunciou novos investimentos de R$ 3,5 bilhões em 6 novos empreendimentos, que denominou como a “primeira cidade aeroportuária da América do Sul”. Conheça todas as novidades anunciadas!

Novos Empreendimentos

A partir de 2016 serão implementados 6 novos empreendimentos localizados no sítio aeroportuário:

1.Ampliação da sala de embarque internacional

A construção da nova sala de embarque internacional terá início em 2016 e previsão de entrega em 2018. O espaço será conectado ao satélite e ampliado em uma área de 9 mil m², aumentando a quantidade de pontes de embarque de 4 para 8. Do total, 1.500 m² serão destinados a serviços e gastronomia. Com as obras, o Aeroporto de Brasília passa a ter capacidade para receber até 1,5 milhão de passageiros internacionais por ano, 130% a mais do que o comportado atualmente.
Ampliacao-Sala-Embarque-Internacional-Aeroporto-Brasilia

2. Shopping Terminal JK

O Terminal JK, como será chamada a nova infraestrutura, será um empreendimento comercial de 303 mil m² que comportará um shopping com 280 lojas, 30 opções de fast food e oito restaurantes de alto padrão, além de um edifício garagem com capacidade para quatro mil vagas de estacionamento, dois hotéis, dois edifícios de escritórios, cinema, academia e áreas destinadas a descanso. O acesso dos passageiros ao Terminal 1, saguão de embarque, se dará por meio do Terminal JK. As obras começam em 2016 e devem ser concluídas até 2018.
Terminal-JK

3. Rede Hoteleira 

O Aeroporto de Brasília conta hoje com um Hotel Base Concept no sítio aeroportuário e já assinou contrato para abertura de cinco novos hotéis padrão 3, 4 e 5 estrelas. As obras da Rede Hoteleira devem começar ano que vem. Serão um Wyndham Grand Collection e um Tryp by Wyndham localizados no Terminal JK, um Ibis e um Ibis Budget e um Hard Rock Hotel, o 1º do Brasil. A expectativa é que ao final das obras em 2018, 1.600 novos quartos de hotéis estejam à disposição dos turistas.
Novos-Hoteis-Aeroporto-Brasilia

4. Empreendimento comercial com escritórios

O Office Park, prédios de escritórios com estacionamentos privativos e rotativos, terá 487 mil m² de área construída sob medida para atender as empresas interessadas.
Office-Park-Aeroporto-Brasilia

5. Centro comercial

O Sun Park City Center será um centro de comércio, serviços e lazer inspirados em grandes empreendimentos como Downtown Disney e Puerto Venecia, na Espanha. Serão 418 mil m² de área construída próxima ao Terminal Aeroportuário. O complexo contará com parque aquático, aquário, kid’s place, cinema, área verde, lago, outlet, arena multiuso, centro de convenções, hospital e universidade.
Sun-Park-Brasilia

6. Complexo para armazenamento de cargas

Para complementar os serviços de cargas disponíveis no Aeroporto de Brasília, a Inframerica vai construir o Storage, ou Self-Storage. Um espaço de 85 mil m² destinado ao armazenamento de cargas com tecnologia para comportar diferentes tipos de mercadorias.
Storage-Aeroporto-Brasilia

Obras

As obras dos empreendimentos começarão em 2016 e a previsão é que sejam entregues em 7 anos. Todo o desenvolvimento do sítio aeroportuário acrescerá 1.323.808 m² de área construída, quase 10 vezes a área do complexo do Estádio Maracanã.

Aeroporto-Brasilia-Novos-Investimentos

Para o presidente da Inframerica, o engenheiro José Luis Menghini, os três anos de concessão superaram as expectativas da concessionária. “Depois da conclusão das obras o Aeroporto de Brasília se tornou modelo de sucesso no país, conquistando posições importantes e sendo reconhecido pelos passageiros como um Terminal moderno e confortável. Esta é a prova de que a concessão de aeroportos no Brasil foi um modelo exitoso. Temos muitas melhorias e novidades para Brasília nos próximos 22 anos de concessão. Em 2016 deveremos ter novos voos para o continente americano e europeu”, disse o presidente.

—————–

E vocês, o que acharam da novidade? Comentem e participem!

Agradecemos a contribuição do leitor Thiago Cavalcante.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Economista, apaixonado por viagens, aviação e milhas! Especialista em programas de fidelidade do Melhores Destinos