Acordo de compartilhamento de voos entre TAM e American Airlines é aprovado pelo Cade

Denis Carvalho 18 · abril · 2013

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje o acordo de compartilhamento de voos (codeshare) entre a TAM e a American Airlines para rotas nos Estados Unidos e no Canadá. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo e abre sinal verde para que os clientes da TAM usem a malha da AA nos Estados Unidos e vice-versa

As empresas anunciaram em dezembro a intenção em estabelecer um acordo que permitirá aos passageiros da TAM utilizar aeronaves da American Airlines para cerca de 50 destinos nos dois países da América do Norte a partir de Miami, Nova York e Orlando, para onde a companhia brasileira já opera voos regulares. A chilena LAN, que no ano passado concluiu sua fusão com a TAM, também faz parte do acordo.

Até o ano passado, a American Airlines tinha acordo de codeshare com a GOL, mas este foi rompido após a compra de uma parte minoritária da brasileira pela concorrente Delta. O acordo deve ser seguido por um compartilhamento de milhas e emissões de passagens entre os programas AAdvantage e TAM Fidelidade, o já ocorreria no ano que vem, com a entrada da TAM da Oneworld, mesma aliança da LAN e da American Airlines. A TAM possui outros dez acordos codeshare assinados  com companhias de todo o mundo.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Dica do leitor Rodrigo Machado

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Andre Luis

    No início do ano passado eu consegui trocar três passagens na AA para JFK usando milhas da Gol. Pena que essa parceria da Gol com a AA teve que acabar. Eram muitas opções para os EUA e me lembro que a AA tinha sempre vôos diretos, enquanto que a Delta tinha sempre vôos com escalas. Contudo, fico sempre receoso de enviar milhas para a TAM, porque o site só vive dando problema; porque a TAM tem arrumado muitas maneiras inventivas de discriminar/restringir o cliente que viaja em classe econômica e porque as promoções da TAM quase sempre exigem mais milhas do que a Gol (quando ambas concorrem com as mesmas preferências). Tipo, acho que a Gol acaba sacaneando menos e se sai com uma coisa bem melhor, no final das contas. Então, até hoje, ainda reluto em usar a vermelhinha e acabo indo para a laranjinha.

    • Daniel Vitor

      Exatamente! Voo TAM só quando o preço é inferior, ou o trabalho me joga nela, prefiro sempre voar GOL nas nacionais! Por isso quase não tenho pontos na TAM, e nos voos internacionais, prefiro as estrangeiras!

      • Vanessa

        Sou assim também. Não suporto a TAM.

      • Andre Luis

        Isso mesmo. Os poucos pontos que tenho na TAM são porque a empresa me mandou de TAM ou porque troquei no Km de (des)Vantagens do Ipiranga – que só tem opção pro Multiplus e parei de usar, esperançoso de que o Premmia dos postos BR, com o Smiles, fosse melhor (mas acho que também me dei mal). Tenho um certo receio da TAM e uso a Gol sempre que posso.

  • Guilherme Bese Morei

    Farei alguns vôos pela American Airlines em Maio, gostaria de saber se poderei creditar pontos Multiplus no programa de fidelidade da Tam com esses vôos. E se sim, o que eu preciso fazer para conseguir creditar?

    • Andre Luis

      Guilherme, pelo que consta, você só poderá indicar, no momento de compra de passagem na AA, que quer pontuar na "LAN" (mas não diretamente na TAM), na tela da compra, quando vai indicar os passageiros. Ou poderá emitir passagens, com milhas da AA, diretamente nos participantes do OneWorld, dentro do qual a "LAN" está listada em:
      https://www.aa.com.br/i18n/AAdvantage/earnMiles/t
      Contudo, outro leitor aqui do Blog, mais experiente neste sentido, poderá dizer se os sistemas da LAN e da TAM estão integrados a ponto de você poder emitir na TAM via LAN.

  • Leonardo Couto

    Somente ano que vem quando a Tam sair da *A e entrar na OW.

  • Raoni Bosquilia

    Pessoal, voarei AA em Dezembro e gostaria de saber se posso não informar nenhum programa de milhagem na passagem e esperar até ano que vem e pedir esses pontos desses voos da AA no fidelidade? obrigado!

  • Arilson Gomes

    Alguém sabe dizer se dá pra emitir passagens LAN com pontos multiplus? E se sim, como é que faz isso?