TAM firma acordo com a American Airlines para aumentar opções de destinos na América do Norte


TAM firma acordo com a American Airlines para aumentar opções de destinos na América do Norte
A TAM e a American Airlines anunciaram hoje um novo acordo de compartilhamento de voos (codeshare) para aumentar as opções de voo e permitir que passageiros usem as malhas das duas companhias. O acordo está sujeito à aprovação do Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT), ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Brasil. A aprovação pode levar até 11 meses.
Com o codeshare, os passageiros de ambas as companhias poderão desfrutar de benefícios como a simplificação de reserva de voos e conexões mais convenientes nas Américas do Sul e do Norte (com um único bilhete aéreo). Ao todo, os clientes da TAM poderão chegar a 52 cidades dos Estados Unidos e Canadá a partir de Miami, de Nova York e de Orlando, utilizando a malha aérea da American Airlines.
Com o acordo, a American Airlines substitui também a parceria que mantinha com a GOL no Brasil, que foi rompida pela compra de parte da companhia brasileira pela Delta. A TAM possui outros dez acordos codeshare assinados com companhias de todo o mundo.
No anúncio, a TAM reforçou que o acordo com a empresa norte-americana, que é parte da Oneworld “não altera sua condição atual de membro da Star Alliance”. Ao que tudo indica, contudo, a Oneworld deve ser mesmo o destino da TAM a partir de 2014, acompanhando a parceira LAN. A Star Alliance, segundo comenta-se no meio aéreo, deverá ser representada no país pela Avianca Brasil, com a integração de companhia ao programa LifeMiles, da AviancaTaca. A possível compra da TAP, que também é parte da Star, seria mais um incentivo.
Dica do leitor Victor Pirola