logo Melhores Destinos

Está no ar o Guia de Washington, DC

Monique Renne
03/03/2015 às 0:00

Está no ar o Guia de Washington, DC

Para os que estão de viagem marcada para Washington, ou pretendem ir em breve, o Melhores Destinos preparou o Guia de Washington com muitas dicas! Lá você encontra todas as informações sobre o que fazer em Washingtononde ficarcomo se locomover; os melhores museusmonumentos e memoriais; ótimas opções de compras; vários restaurantes e muito mais!

Estive em Washington pela primeira vez 12 anos atrás. Foi uma passagem relâmpago de apenas algumas horas. Lembro-me do frio congelante na véspera de Natal; o Capitólio emoldurado pelas árvores secas; uma senhora que protestava na Casa Branca; do nome Smithsonian onipresente no National Mall e das imponentes estações de metrô. Nada mais. Convivi durante muito tempo com a sensação de que não tinha conhecido nada.

Anos mais tarde percebi que não estava enganada. Como era possível estar em DC – assim chamada a capital dos EUA pelos moradores locais – e não ter chegado nem perto do Lincoln Memorial? Este não era o único ponto que me intrigava. E diante da oportunidade de visitá-la fui com o objetivo de entender, conhecer e curtir cada pedacinho. Mais tarde percebi que a cidade oferece tanto que é impossível esgotá-la em apenas uma ou duas visitas.


O ponto de partida, assim como o de muitos visitantes, foi o National Mall. Era um belo dia de verão – muito quente, diga-se de passagem – e com céu tão azul que parecia ter recebido uma demão de tinta guache. Um convite a passar horas simplesmente passeando pelos gramados e alamedas da longa esplanada, onde está concentrada a maior parte das atrações. A cidade é acolhedora e extremamente segura, o que tornou irresistível alugar uma bike no sistema compartilhado e pedalar para me ambientar. E como é fácil gostar de Washington!

NIQ_9755

Se for possível resumir o National Mall e arredores, podemos dizer que é um enorme espaço verde cercado de memoriais, prédios públicos e museus. Chato? Nem um pouco! As homenagens aos mais importantes líderes dos EUA extrapolam o comum e tornam-se obras de arte a céu aberto. Os museus guardam acervos incríveis e os prédios públicos, além do valor arquitetônico, são casa de relíquias como o original da Constituição Americana e a Declaração de Direitos. Mas o melhor de tudo é saber que a maior parte das atrações tem entrada gratuita! E as raras exceções, como o Newseum, valem cada dólar investido.

Os museus são realmente o ponto forte da cidade. É possível passar alguns dias apenas no circuito do National Mall. Se incluir as ruas vizinhas serão mais de 20 opções a poucos passos uma da outra. E as atrações não se restringem ao interior dos museus. Passei uma bela tarde de sexta no Sculpture Garden, onde o público fazia piqueniques regados a geladas jarras de sangria em meio às obras de arte de Miró, Alexander Calder e Roy Lichtenstein. Tudo ao som de uma apresentação de jazz ao vivo e com pés descalços no chafariz.

Fiquei por muitas vezes perdida nas salas da National Gallery of Art buscando por Matisse, Monet e Picasso. Não consegui esconder a minha incredulidade durante visita ao National Air and Space Museum, especialmente ao ver o módulo que serviu de base aos astronautas na lua. No Newseum fui arrebatada pela emoção das fotos premiadas pelo Pulitzer, assim como perdi o fôlego no Holocaust Memorial Museum. As visitas seguiram por tantos museus que seria injusto enumerar o melhor. Uma pena que muitos visitantes limitem-se aos elefantes e dinossauros do National Museum of Natural History (um lugar encantador e imperdível, é fato) e deixem de conhecer o National Archives Museum, a Freer Gallery e outros. O tempo é mesmo curto diante de tantas opções.

NIQ_0875

Ultrapassar a fronteira do National Mall não é tarefa fácil. Ele toma muito tempo e a maioria do visitantes chega à cidade para ficar poucos dias. Uma pena. Diante da correria fica difícil curtir uma caminhada por Upper Northwest até o alto da Washington National Catedral; um passeio de barco para ver uma sessão de cinema ao livre no National Harbor; uma voltinha de SUP pelas águas que banham a charmosa Georgetown e até uma pequena viagem para curtir os deliciosos restaurantes de Old Town Alexandria.

Quanto mais tempo ficar, mais você irá gostar de Washington. E isso também inclui as excelentes opções de compras, claro! Estamos falando da capital dos Estados Unidos e ela não iria decepcionar exatamente em um dos quesitos mais importantes da viagem. Outlets, shoppings e as sempre surpreendentes lojinhas dos museus são paradas obrigatórias para quem pretende voltar com a mala um pouquinho mais cheia.

Se não tiver jeito e você realmente só puder ver o básico de Washington, não deixe de comer um autêntico hot dog no Ben’s Chili Bowl; dê um alo para os dinossauros do Museum of Natural History; faça uma selfie com o presidente Lincoln; e feche o dia vendo o pôr do sol nas escadaria do monumento, com o Capitólio ao fundo. Assim como eu, que fiz uma visitinha rápida na primeira vez que estive por lá, certamente você também irá voltar e se apaixonar.

Quer saber mais? Acesse já nosso Guia de Washington e confira todas as dicas e informações que preparamos para você garantir uma viagem inesquecível!

Ah! A mesma senhora que eu vi protestando na Casa Branca 12 anos atrás ainda está lá!

NIQ_1964

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção