Voos da Ryanair poderão ser gratuitos em cinco anos, afirma seu presidente!
Voos da Ryanair poderão ser gratuitos em cinco anos, afirma seu presidente!
Michael O’Leary, principal executivo da Ryanair, companhia de baixo custo da Europa, informou ao jornal britânico Metro que tem como meta disponibilizar voos gratuitos na companhia em cinco anos. Já pensou que incrível?
Parece absurdo, mas a Ryanair não está muito longe desse objetivo. Ela já faz com alguma frequência promoções arrasadoras com passagens a partir de apenas 2 euros, ou por menos de 9,99 euros já incluindo as taxas!
Mas como a companhia iria sobreviver oferecendo passagens gratuitas? Segundo o executivo, a receita seria gerada através do consumo nas lojas e nos restaurantes do aeroporto, que seria compartilhada, bem como através dos serviços complementares que já são comercializados hoje, como reserva de assentos, despacho de bagagens e alimentação a bordo.
A companhia, que vai transportar 119 milhões de passageiros esse ano, pretende reduzir suas tarifas entre 10% a 15% em 2017, além de iniciar as negociações com os aeroportos onde opera.
“Tenho esta visão de que, nos próximos cinco ou dez anos, as tarifas aéreas na Ryanair serão gratuitas, no caso de os voos estarem cheios, e nós vamos fazer dinheiro com a partilha da receita dos aeroportos, de todas as pessoas que vão passar pelos aeroportos, tendo uma participação nas vendas das lojas de varejo”, mitou O’Leary.
Será que esse modelo vinga? Ou melhor, seria possível sonhar com isso aqui no Brasil? Comente e participe!
A entrevista foi concedida ao jornal Metro e reproduzida pelo jornal O Globo.