123 milhas anuncia a suspensão da emissão de voos flexíveis a partir de setembro
123 milhas anuncia a suspensão da emissão de voos flexíveis a partir de setembro
A 123 milhas anunciou que não irá realizar mais a emissão de passagens flexíveis para clientes que tinham pedidos para viajar entre setembro e dezembro de 2023. Na modalidade dos voos flexíveis os clientes não escolhiam a data exata e nem o horário do voo, ou a companhia aérea, ficando à cargo da agência a definição completa da viagem até dez dias antes do embarque.
Confira o comunicado oficial divulgado no site da 123 milhas e que também está sendo encaminhado por e-mail aos clientes:
De acordo com a nota, a empresa está oferecendo somente a devolução dos valores pagos em vouchers com correção acima da inflação, sem a opção de devolução em espécie, e nem de honrar as passagens ainda não emitidas.
Vale destacar que, de acordo com a empresa, a medida não atinge os clientes que compraram produtos com reserva confirmada (onde escolhem o dia, a companhia aérea e o horário do voo), nem aqueles com embarques em agosto, que já receberam os bilhetes de voos flexíveis.
Quem desejar o voucher com o valor pago poderá solicitar a qualquer momento através do site da 123 milhas.
A 123 milhas publicou ainda algumas perguntas e respostas no seu site. Veja a seguir:
Perguntas e respostas sobre voos e pacotes flexíveis da 123 milhas
Governo critica decisão e diz que vai agir
O Ministério do Turismo publicou uma nota à imprensa informando que considera grave o anúncio da 123 Milhas e que já acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados.
O Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse ao UOL que a pasta vai notificar a 123 milhas e que a empresa não pode apresentar apenas a opção de voucher, porque não foram os consumidores que deram causa ao descumprimento dos contratos.
A orientação dos órgãos de defesa do consumidor é que os clientes prejudicados registrem uma queixa no www.consumidor.gov.br, site oficial do governo que é acompanhando pela Secretaria Nacional do Consumidor.
Nós do Melhores Destinos lamentamos e repudiamos a decisão da 123 milhas de não honrar com o produto que comercializou. Infelizmente, a empresa não está abrindo exceções e nem oferecendo voluntariamente a opção da devolução do valor pago em espécie, apenas em voucher. Entendemos que essa posição é injustificável.
Esclarecemos também que o Melhores Destinos chegou a divulgar por alguns meses voos flexíveis da 123 milhas. Mas, 12 meses atrás, depois de mudanças nas características do produto e de reclamações dos nossos leitores, suspendemos qualquer tipo de comunicação de produtos flexíveis tanto no site, como nas redes sociais.
Vamos continuar acompanhando o caso visando informar e ajudar aqueles que tinham viagens flexíveis programadas com a empresa. Mas, no momento, a orientação para quem não quiser o voucher é seguir a recomendação dos órgãos de defesa do consumidor e registrar a queixa no www.consumidor.gov.br, para que sejam formalizados e contabilizados o número de casos e para que as autoridades possam tomar as medidas cabíveis.