Voos nos Estados Unidos são cancelados após falha de sistema
Voos nos Estados Unidos são cancelados após falha de sistema
Todos os voos saindo dos Estados Unidos foram suspensos temporariamente, na manhã desta quarta-feira, após a falha de um dos sistemas de controle aéreo do país. A medida foi determinada pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA.
Mais de 21,4 mil voos estavam programados para partir dos aeroportos dos Estados Unidos hoje, com capacidade para transportar quase 2,9 milhões de passageiros, conforme dados da Cirium.
A FAA informou que progrediu na restauração do sistema de Aviso para Missões Aéreas (NOTAM), às 10h15 (horário de Brasília), e começou retomando alguns voos nos aeroportos de Newark e Atlanta. Outros começaram a ser retomados às 9h desta manhã no horário da costa leste (11h no horário de Brasília).
A Casa Branca informou que os voos previstos para chegar nos aeroportos dos Estados Unidos podem pousar com segurança. Além disso, afirmou não haver nenhuma evidência de que a falha ocorreu por ataque cibernético.
Caos nos aeroportos
O site FlightAware, que monitora o tráfego aéreo pelo mundo, mostrava que havia, pelo menos, 400 voos cancelados e cerca de 10 mil atrasados nos Estados Unidos até as 10h (horário de Brasília).
A última atualização da administração ocorreu às 10h50 no horário de Brasília. O órgão informou que as operações de tráfego aéreo estavam sendo retomadas gradualmente no país e que as investigações sobre o problema continuarão, para identificar a causa da falha.
Update 5: Normal air traffic operations are resuming gradually across the U.S. following an overnight outage to the Notice to Air Missions system that provides safety info to flight crews. The ground stop has been lifted.
We continue to look into the cause of the initial problem
— The FAA ✈️ (@FAANews) January 11, 2023
O sistema que apresentou falhas é o Notam, responsável por alertar pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos.
Passageiros relataram cancelamentos em diferentes companhias e aeroportos, em várias regiões do país. Aeroportos europeus também registraram atrasos de voos com origem dos Estados Unidos.
Apenas voos militares e de resgate médico estavam autorizados a decolar no país, informou a FAA.
Com informações da Agência Reuters.