logo Melhores Destinos

Veja como foi o voo inaugural da Azul de Campinas para Paris!

João Goldmeier
27/04/2023 às 14:55

Veja como foi o voo inaugural da Azul de Campinas para Paris!

A Azul acaba de desembarcar em Paris! A companhia realizou ontem seu voo inaugural da nova rota entre Campinas e a capital francesa. Estivamos a bordo do Airbus A350-900 da Azul e em breve vamos publicar nosso review completo, mas aqui você confere em primeira mão como foi o voo:

Primeiro voo da Azul para Paris

Como moro em Florianópolis, e o trecho doméstico estava no mesmo bilhete, fiz o check-in de todos os trechos na minha cidade, e a bagagem também foi despachada para o destino final. Nada de ter que retirar em Campinas e redespachar, o que economiza tempo.

Antes do voo houve uma cerimônia de inauguração do novo espaço Nespresso dentro do Lounge Azul, onde são servidos cafés puros e também na forma de drinks elaborados pelos baristas do local.

Antes da cerimônia de inauguração, conseguimos um acesso antecipado à aeronave que ia fazer a rota, o Airbus A350-900, prefixo PR-AOY, de nome 50 também é azul (em alusão justamente ao avião).

O A350 é um show à parte, e a Azul optou por ter a seguinte configuração interna:

  • 33 assentos na classe executiva, alinhados em 1-2-1;
  • 301 assentos na classe econômica (sendo 102 na Economy Xtra – nas fotos abaixo- que tem mais espaço entre as fileiras), todos na configuração 3-3-3. A exceção é a fileira 29, onde por conta da saída de emergência há um assento a menos em cada extremidade (2-3-2).

Feito o reconhecimento do avião, hora de desembarcar para acompanhar a cerimônia de inauguração do novo voo, realizada no portão de embarque, que estava “vestido” a caráter.

Já a bordo, me acomodei no assento da minha reserva, o 15G, que fica no espaço na Economy Xtra. Porém, durante o embarque surgiu uma outra passageira com o mesmo assento. Como eu sabia que o voo estava lotado, temi pelo pior (ficar pra trás). Conversa daqui, conversa dali, acabei tendo que mudar pro assento 42H, na antepenúltima fileira do avião.

Se por um lado foi uma frustração, a troca me permitiu comparar as duas classes econômicas. Na Xtra, o espaço do meu joelho até a poltrona da frente foi de 4 dedos e na econômica foi de 3 dedos. Além disso, os passageiros da Xtra ganham também uma pequena necessaire. E só! A comida é exatamente igual para todos, assim como as bebidas.

Apesar das festividades, o voo saiu no horário, ponto positivo para o Comandante Macari, veterano da empresa e que recebeu a incumbência de levar este voo inaugural para Paris como uma homenagem por sua carreira na aviação, já que ele está se aproximando da idade corte para comandar este tipo de aeronave. Bem bacana o reconhecimento da Azul.

O jantar foi servido logo que o voo atingiu a altitude de cruzeiro, começando pela frente das cabines e vindo pro final. Por conta da mudança do assento, fui um dos últimos a comer. Já estava morrendo de sono, mas resisti bravamente para mostrar a vocês o prato do chef Claude Troisgrois, que já está disponível nos voos saindo de Campinas para Paris e que a partir de maio estará em todos os voos internacionais de longo curso saindo de Viracopos.

Depois de dormir algumas horas, acordei faltando cerca de 3 horas para o destino e resolvi olhar o sistema de entretenimento da Azul, que é semelhante ao das demais aeronaves, inclusive as que fazem voos domésticos.

Faltando cerca de 1h30 para chegar, teve início o serviço de café da manhã, que tinha torradas, bolinho, queijo processado, iogurte e um salgado de queijo e calabresa (que tava quentinho, uma delícia):

Pousamos às 15h do horário local de Paris (5h à frente de Brasília), 30 minutos antes do horário previsto para a chegada, totalizando 10h de voo.

O novo voo tem seis frequências semanais, saindo de Campinas, , às 23 horas. Já no sentindo inverso, o voo está programado para partir de Orly às 22h15 (local).

Origem Destino Horário saída Horário chegada Frequência
Viracopos (VCP) Orly (ORY) 23h 15h30 De quarta a segunda-feira
Orly (ORY) Viracopos (VCP) 22h15 4h45 De quinta a terça-feira

Além de Paris, a Azul também tem os seguintes voos para destinos internacionais: Lisboa, Fort Lauderdale, Orlando, Montevidéu e Punta Del Este. Em junho deve começar a voar também para Curaçao.

O Melhores Destinos viajou a convite da Azul.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção