Litoral paulista! Túnel vai ligar Santos a Guarujá em menos de dois minutos
Litoral paulista! Túnel vai ligar Santos a Guarujá em menos de dois minutos
Um projeto antigo finalmente deve sair do papel. A construção de um túnel ligando Santos a Guarujá, duas importantes cidades do litoral paulista, vai beneficiar mais de cinco milhões de pessoas por ano.
O presidente Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fecharam um acordo para a construção do túnel subaquático, que deve ficar pronto até 2028. Com essa nova ligação, o caminho entre as duas cidades será feito em menos de dois minutos, muito mais rápido do que é atualmente de balsa.
Novo túnel Santos-Guarujá
A nova ligação entre Santos e Guarujá vai beneficiar muito os turistas, mas principalmente os moradores da região. Atualmente, cerca de 78 mil pessoas transitam diariamente entre as duas cidades. Assim que o projeto for finalizado, a expectativa é de que aproximadamente 150 mil pessoas passem todos os dias pelo túnel, que terá uma extensão de 860 metros.
O caminho é realmente curto, já que as cidades são vizinhas. Mas, hoje em dia, ir de um lugar para outro não é tão fácil assim. Há dois trajetos possíveis: fazer a travessia entre Santos e Guarujá de balsa, que normalmente demora 20 minutos mas pode levar até uma hora, ou de carro pela rodovia Cônego Domênico Rangoni, em um trecho de 43 quilômetros – que também pode demorar bastante dependendo do trânsito.
O túnel imerso será composto por seis módulos de concreto pré-modulado e será construído a uma profundidade de 21 metros. Ele terá três faixas em cada sentido, além de uma área de circulação para ciclistas e pedestres. O projeto prevê também a inclusão futura de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A construção terá no total 1,5 km de extensão, sendo 860 metros apenas de túnel. O novo trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, Guarujá.
A ideia de fazer o túnel Santos-Guarujá é antiga, de quase 100 anos atrás. O projeto atual tem um custo estimado em cerca de R$ 5,8 bilhões, que será custeado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será feito por Parceria Público-Privada (PPP) – a União e o Estado de São Paulo vão arcar com quase 50% do valor cada um.
A licitação e o início das obras estão previstos para até o ano que vem, com a inauguração planejada para 2028.
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