Roma inaugura trem turístico noturno para os Alpes na Itália
Roma inaugura trem turístico noturno para os Alpes na Itália
Um novo trem turístico noturno tem conectado Roma aos Alpes italianos na alta temporada do inverno europeu! A rota sazonal recém-inaugurada é feita entre a capital e a estação de esqui Cortina d’Ampezzo.
O destino é uma das portas de entrada para as Dolomitas, cadeia de montanhas considerada Patrimônio Natural pela Unesco. Chamado de Espresso Cadore, o trem será operado até 25 de fevereiro e tem capacidade para acomodar até 220 passageiros.
Turistas podem aproveitar a rota aos fins de semana em viagens noturnas (o que pode ser uma boa para quem quiser economizar com hotel). Após o trecho de trem, os passageiros são transportados de ônibus até a Cortina d’Ampezzo, na Itália.
Rota para os Alpes italianos
IDA: Estação Roma Termini > Comuna de Calalzo di Cadore
- Saída: sextas-feiras, às 21h40
- Chegada: sábados, às 7h57
- Trecho de ônibus: de Calalzo até Cortina d’Ampezzo, 50 minutos
- *Há paradas intermediárias durante o trajeto
VOLTA: Comuna de Calalzo di Cadore > Estação Roma Termini
- Trecho de ônibus: de Cortina d’Ampezzo até Calalzo, 50 minutos
- Saída: domingos, às 21h
- Chegada: segundas-feiras, às 6h40
- *Há paradas intermediárias durante o trajeto
Trem turístico
O trecho turístico conta com trens reformados das décadas de 1980 e 1990. Eles oferecem cabines com beliches para quatro ou seis pessoas e também cabines com leitos mais confortáveis.
Um dos vagões tem restaurante para serviços de jantar e bar, mediante pagamento extra. O café da manhã está incluído na tarifa de todos os passageiros e o trajeto leva mais de 11 horas.
Encontrei no site da ferroviária passagens para janeiro a partir de 160 euros o trecho (cerca de R$ 850) no vagão com beliche para seis pessoas. O ônibus de Calalzo a Cortina D’Ampezzo pode ser incluído na reserva por 10 euros (cerca de R$ 50).
A opção é interessante para quem está em Roma nesse período e quer curtir um destino de neve sem perder tempo viajando durante o dia. Além de sustentável, a opção pode se tornar interessante por economizar uma diária de hotel.
O novo transporte é o primeiro trem da FS Treni Turistici Italiani (TTI), da Ferrovie dello Stato Italiane (FS Italiane). A empresa começou a operar no ano passado para promover viagens lentas e sustentáveis.
A FS Treni Turistici Italiani informou ainda que pretende operar rotas de médio e longa distância entre as principais cidades italianas e locais com atrações turísticas relevantes na Itália. Ela também quer investir em viagens com trens históricos combinados com visitas guiadas, percursos a pé e degustações. Vamos esperar para ver!
As 7 atividades preferidas dos turistas em Roma
- Coliseu, Fórum e Palatino + Arena dos gladiadores
- Visita guiada pelo Vaticano
- Oferta: Vaticano + Coliseu, Fórum e Palatino
- Visita guiada pelo Coliseu, Fórum e Palatino
- Excursão a Nápoles e Pompeia
- Subterrâneos do Coliseu e Arena + Fórum e Monte Palatino
- Audiência com o papa Francisco
Se você não estiver na Europa no inverno, aproveite para curtir o passeio de trem entre Morretes e Curitiba! Veja o vídeo a seguir.
Com informações da Trenitalia.
O que achou da novidade? Pretende optar pelo trem na sua próxima viagem à Itália? Participe nos comentários!