Réplica da Torre de Pisa começa a ser construída em Santa Catarina – veja imagens do projeto!
Réplica da Torre de Pisa começa a ser construída em Santa Catarina – veja imagens do projeto!
A obra da réplica brasileira da Torre de Pisa está em andamento na cidade de Pedras Grandes, em Santa Catarina, e tem dado o que falar por lá. Para matar a curiosidade, imagens do projeto arquitetônico e a data prevista de inauguração foram divulgadas.
Anunciada em 2021, como noticiamos aqui no MD, a construção de R$ 5 milhões foi viabilizada, recentemente, após um acordo entre o município e o governo do estado.
O chamado Centro Educacional Torre de Pisa será um prédio de 30 metros e oito andares. Segundo a prefeitura, a previsão é que a obra seja inaugurada em abril de 2023 e, no mesmo dia, seja inclinada de forma proposital (o município não divulgou como a inclinação vai ser feita).
“A construção já iniciou e em breve teremos um centro educacional, com museu, escola de língua italiana e receptivo de turistas. Assim que for inaugurada a torre, os serviços oferecidos no local já começam a funcionar”, disse o prefeito da cidade, Agnaldo Filippi.
A cidade fica a 62 quilômetros de Laguna, cidade catarinense praiana, e a 52 quilômetros de distância da famosa Serra do Rio do Rastro.
Cultura italiana
Com cerca de 4 mil habitantes, o município decidiu investir no projeto turístico porque a região tem o histórico ligado à comunidade e cultura italianas.
O lugar foi berço da colonização italiana no sul de Santa Catarina. Por isso, a torre ficará no distrito de Azambuja, colônia onde chegaram os primeiros imigrantes italianos em 1877.
A ideia de levantar algo parecido com o cartão portal italiano é atrair visitantes à pequena cidade, que está localizada a cerca de uma hora de carro de Criciúma.
Turismo
A prefeitura informou ao Melhores Destinos que a cidade não conta, até o momento, com uma estrutura hoteleira para comportar o aumento de turistas com a chegada da torre.
Por isso, já está sendo projetado um novo resort com águas termais e capacidade de 250 leitos para a cidade, segundo a prefeitura. Além disso, mencionou que os municípios vizinhos têm ótima infraestrutura hoteleira e também vão ganhar com a torre.
Segundo a administração municipal, além de visitar a réplica da Torre de Pisa, o turista que for a Pedras Grandes poderá encontrar ótima gastronomia, com base da culinária típica italiana, turismo de aventura, religioso e um cemitério histórico, de 1877, com as lápides originais e nome dos primeiros imigrantes. O cemitério está sendo restaurado e promete ser mais uma atração turística da cidade, conforme o município.
Torre de Pisa no Brasil?
A versão brasileira da Torre de Pisa é menor na altura (30 metros) e no diâmetro, com 7,5 metros. A original italiana, que está localizada na região da Toscana, tem 57 metros de altura e 15 metros de diâmetro. Assim como a original, a réplica também terá cerca de 5% de inclinação.
A Torre de Pisa original fica na Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres) e faz parte do complexo monumental de edifícios de Pisa junto a outras importantes atrações da cidade italiana. A construção na verdade é a Torre Campanária da Catedral de Pisa, que é o local onde ficam os sinos da igreja.
Por ter sido instalada em uma área instável, com solo de argila e areia, a sua estrutura foi cedendo ao longo dos anos. Ao perceberem que a torre realmente estava inclinando, diferentes estratégias foram adotadas para que ela se mantivesse de pé.
Leia também:
14 resorts de Santa Catarina que você precisa conhecer!
Hotel Fazenda em Santa Catarina – 16 opções para curtir a serra e a natureza!
E aí, quais são suas expectativas para a “torre brasileira”? Pretende ir conhecer a cidade catarinense após a construção? Conta pra gente nos comentários.