Torre Eiffel terá iluminação reduzida para economizar energia
Torre Eiffel terá iluminação reduzida para economizar energia
A partir do próximo dia 23, um dos principais símbolos da Cidade-Luz, a Torre Eiffel, vai passar a apagar as luzes mais cedo do que de costume. Antes acesa até à 1h da manhã, a iluminação se apagará às 23:45, após o horário da última visita à torre. A medida foi anunciada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no último dia 13 e faz parte de um plano de economia de energia que será adotado em toda a cidade.
A atração mais famosa da França é iluminada por refletores para ficar com um brilho dourado. Além disso, cerca de 20 mil lâmpadas são responsáveis por fazer a torre piscar por 5 minutos a cada hora completa, num belo espetáculo que encanta os turistas que visitam a capital francesa.
Com o desligamento das luzes mais cedo calcula-se que a torre terá uma economia de energia de 4%. E ela não será o único monumento que ficará no escuro mais cedo. Outros monumentos públicos pela cidade também terão suas luzes apagadas às 22h. As piscinas e prédios públicos terão o aquecimento reduzido em 1ºC. A iluminação de vias públicas continuará funcionando normalmente.
O objetivo das medidas, segundo a prefeitura da cidade, é chegar a uma economia de 10%. Todos os franceses estão sendo incentivados a fazer o racionamento de energia devido ao corte de fornecimento de gás pela Rússia que vem afetando não só a França, mas vários outros países europeus.
Com informações de Associated Press e CNN Brasil.