Companhia aérea testa novo exame de saliva que detecta covid em 25 segundos
Companhia aérea testa novo exame de saliva que detecta covid em 25 segundos
A companhia aérea British Airways se tornou a primeira do mundo a testar uma tecnologia que detecta em 25 segundos se o passageiro está com o novo coronavírus. Chamado de “Pelican Covid-19 Ultra Rapid”, ele analisa a saliva do indivíduo para descobrir se está infectada com o vírus ou não. O teste está sendo feito inicialmente com a tripulação, mas pode se tornar no futuro algo fundamental para a retomada de viagens pelo mundo.
Teste de saliva para viajar
A boa notícia é que o teste de saliva não é invasivo, um grande alívio para quem teve de suportar os temidos “cotonetes” cutucando nariz e garganta para coletas.
Segundo a British, basta fornecer uma amostra de saliva, então ela será colocada em uma unidade de sensor descartável. Depois disso, é sacudida e inserida em um leitor digital, que se conecta via bluetooth a um dispositivo inteligente como um tablet ou telefone. Em 25 segundos, os resultados do teste são exibidos em um aplicativo. Simples assim.
“Desenvolvemos o teste pensando na indústria de viagens, onde velocidade, precisão e facilidade de uso são fundamentais. Esperamos que o teste Pelican possa em breve ser usado como um teste padrão para viajantes e tripulantes em todo o mundo”, disse o CEO da Canary Global e inventor do teste ultrarrápido, Raj Reddy.
No Brasil, o teste RT-PCR coletado pelas vias nasais segue sendo o padrão aceito pelas companhias aéreas para viagens internacionais.
Se o teste for tão bom quanto parece, pode realmente ser uma ótima aposta e não apenas para viagens, mas para eventos e muitos outros setores que sofreram nas mãos da pandemia. Será que as companhias usarão o teste nos voos para o Brasil? Comente e participe!