Emissão de passaportes pode ser suspensa por cortes no orçamento da Polícia Federal
Emissão de passaportes pode ser suspensa por cortes no orçamento da Polícia Federal
A emissão dos passaportes brasileiros pode ser suspensa a partir de setembro devido a uma sequência de cortes no orçamento da Polícia Federal, de acordo com um relatório entregue ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. A informação foi divulgada hoje pelo Estadão.
“Suspensão, paralisação e interrupção de serviços prestados pela PF a partir de setembro em todo o Brasil, atingindo o atendimento ao cidadão com passaporte, registro de imigrantes e tantos outros mais”, diz o documento entregue ao ministro da Justiça e obtido pelo jornal.
Viaje mais gastando menos! Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de passagens aéreas, hotéis e seguro viagem!
O relatório informa ainda, conforme a notícia, que esse cenário também pode levar à paralisação total das atividades da PF, incluindo investigações de alta complexidade.
Para que a Polícia Federal continue cumprindo com todas as atribuições devidas, a corporação disse precisar de uma suplementação orçamentária de R$ 527 milhões até dezembro, informou a PF à Coluna do Estadão.
O Ministério da Justiça afirmou ao jornal que “está em negociações com o Ministério do Planejamento para viabilizar a recomposição de parte do orçamento previsto, e minimizar os impactos na execução das ações previstas para 2024”. O Palácio do Planalto não comentou o assunto com o repórter Eduardo Gayer.
Leia a reportagem completa no jornal Estadão.
Esta não é a primeira vez que esse tipo de situação ameaça os serviços prestados pela Polícia Federal aos brasileiros. O alerta da PF dá visibilidade e transparência à situação enfrentada pela instituição, além de servir de mecanismo de pressão para o governo liberar recursos para a corporação.
De todo modo, a notícia é péssima e vamos continuar acompanhando o caso para manter vocês informados. Você está com agendamento para tirar o passaporte a partir de setembro? Compartilhe sua situação aqui nos comentários.